Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, aconteceu no dia 25 de Julho de 1992, no Estádio Olímpico de Montjuic.
Programação
[editar | editar código-fonte]¡Hola!
[editar | editar código-fonte]A primeira parte da cerimônia, começou após a contagem regressiva de 25 segundos, com um ramo de flores desenhado no centro do estádio, e, soando uma música composta por Carles Santos, o ramo vira vários outros desenhos até formar a palavra "Hola!". No fim, é formado o logotipo dos jogos.
Hinos
[editar | editar código-fonte]As bandeiras de Catalúnia, Barcelona e Espanha entram no estádio. Assim, é tocado o hino de Catalúnia, para a entrada das autoridades, para depois, ser tocado a Marcha Real. Para finalizar este segmento, 7 aviões da Patrulha Aérea Espanhola cruzam o estádio de Leste à Oeste.
Benvinguts
[editar | editar código-fonte]Montserrat Caballé e Josep Carreras interpretam a tradicional canção catalã de boas-vindas "Benvinguts". Com isso, 600 bailarinos, todos vestidos de branco, formam os cinco anéis olímpicos e dançam a sardana,a dança tradicional catalã aonde qualquer um pode entrar. No fim, esses bailarinos fazem o desenho de um coração e levantam panos vermelhos.
Terra de Paixão[1]
[editar | editar código-fonte]360 percussionistas entram no estádio, representando as mais antigas tradições medievais das terras de Aragão. Depois, 300 músicos surgem. Junto com eles, pessoas fantasiadas de elementos que fazem parte de uma pintura espanhola aparecem no palco. Os músicos formam um grande círculo no centro do estádio. Logo após, no palco, aparece Plácido Domingos, que ao som de sua música, subitamente entra Cristina Hoyos montada em um cavalo negro. Assim, continuando no centro das atenções, Cristina interpreta a dança flamenca para finalizar este segmento.
El Mar Mediterráneo
[editar | editar código-fonte]Neste segmento, foi apresentada a cultura mediterrânea, cultura do "Mar Olímpico". Começa com a primeira corrida olímpica, realizada por Hércules, uma corrida de leste a oeste, guiada pelos raios do sol. Cruza os limites do mundo e cria o Mar Mediterrâneo.
Depois, na representação, um barco é atacado por um terrível monstro. Apenas um dos tripulantes sobrevive,este funda a cidade de Barcelona. No fim deste segmento um mosaico gigante é indicado em um lado do estádio que representa as Ramblas e as torres do templo da Sagrada Família
Ryuichi Sakamoto
[editar | editar código-fonte]Neste segmento, Ryuichi Sakamoto, um compositor japonês da trilha do filme "O Último Imperador da China", se apresenta. Este foi o segmento de "passagem" da parte artística para a parte protocolar.
Desfile das Delegações
[editar | editar código-fonte]Na introdução, 18 crianças com uma roupa branca, fizeram acrobacias ao entrarem no estádio. Depois, 5 fileiras de crianças(na ordem da direita para esquerda, azul, amarelo, preto, verde e vermelho) entraram no estádio, também fazendo acrobacias.O COOB tinha duas línguas oficiais o espanhol e catalão.Pela Carta Olímpica quando isso acontece a língua oficial deve ser a francesa,a mesma carta obriga que a Grécia por ter sido o berço dos Jogos Olímpicos seja a primeira delegação a entrar.
Bandeira Olímpica
[editar | editar código-fonte]Ao som da música de Agnes Baltsa como cantora e Mikis Theodorakis como maestro, a bandeira olímpica entrou no estádio. O Hino Olímpico foi cantado por Alfredo Kraus, nas duas línguas oficiais dos Jogos.O espanhol e o catalão.
Tocha Olímpica
[editar | editar código-fonte]A tocha olímpica foi conduzida por grandes atletas espanhóis, até chegar a flecha de Antonio Rebollo, arqueiro paraolímpico, que lançou o fogo até a pira.[2]
Juramentos
[editar | editar código-fonte]Luis Doreste Blanco, ouro em Los Angeles 1984, fez o juramento dos atletas. Quando estava falando, ele esqueceu o seguinte trecho: "Que participareos en estos juegos olimpicos...Compliendo con sus regulamientos...". O dos árbitros foi feito por Eugeni Asensio, árbitro da FINA.
"Amigos Para Siempre"
[editar | editar código-fonte]Os jogos já começaram com um recorde mundial, a maior bandeira olímpica do mundo, com 114 metros de largura, e tudo isso, ao som de "Amigos Para Siempre"
Controvérsias
[editar | editar código-fonte]O arqueiro paraolímpico Antonio Rebollo disparou uma flecha com fogo até a Pira Olímpica desde o lado oposto do estádio.[2] Ele foi orientado para a flecha passar por cima da Pira Olímpica o gás que manteria a ela acesa já estava ligado.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ «Lletra de benvinguts :: PortalSardanista». portalsardanista.cat. Consultado em 24 de junho de 2020
- ↑ a b Sánchez, Alberto Sisí (5 de agosto de 2016). «Os momentos mais pop das cerimônias de abertura da Olimpíada». EL PAÍS. Consultado em 15 de julho de 2019