Compton (Califórnia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Compton.
Compton
Localidade dos Estados Unidos Estados Unidos
Compton martin luther king monument.jpg
Monumento Martin Luther King na frente da prefeitura da cidade.
Cognome(s): CPT, The Hub City
Lema(s): Birthing a New Compton
Compton está localizado em: Califórnia
Compton
Localização de Compton na Califórnia
Compton está localizado em: Estados Unidos
Compton
Localização de Compton nos Estados Unidos
Dados gerais
Incorporado em 11 de maio de 1888 (132 anos)[1]
Prefeito Aja Brown
Localização
33° 53' 48" N 118° 13' 30" O
Condado Los Angeles
Estado  Califórnia
Tipo de localidade Cidade
Fuso horário -8/-7
Características geográficas
Área 26,21 km²
- terra 25,93 km²
- água 0,26 km²
População (2010[2]) 96 455 hab. (3 720,43 hab/km²)
Altitude 18–24 m
Códigos
Código postal 90220-90224
código FIPS 06-15044
Sítio web http://www.comptoncity.org
LA County Incorporated Areas Compton highlighted.svg
Localização de Compton no Condado de Los Angeles.

Portal Portal Estados Unidos

Compton é uma cidade localizada no sul do estado norte-americano da Califórnia, no Condado de Los Angeles.[3] Compton é uma das cidades mais velhas do condado e em 11 de maio de 1888 foi a oitava cidade a se incorporar. De acordo com o 2010 United States Census, a cidade tem uma população total de 96.455.[4] É conhecida como "Hub City" devido a sua centralidade geográfica no Condado de Los Angeles. Os bairros em Compton incluem Sunny Cove, Leland, Downtown Compton, e Richland Farms. A cidade tem uma população majoritariamente de classe média e é lar para uma comunidade relativamente nova, com uma média de 25 anos de idade, contra a média americana de 35.[5]

Além de ser muito lembrada por causa dos artistas que lá nasceram, Compton foi onde as irmãs e tenistas multicampeãs Serena Williams e Venus Williams tendo seu pai, Richard Williams como treinador, começaram a praticar tênis na infância.[6][7] A cidade representa muito a cultura do hip hop da costa Oeste e se tornou muito conhecida por isso, sendo chamada até de "Berço do Rap".[8] Grupos como N.W.A. referenciavam a cidade em várias de suas músicas, a mais conhecida de todas foi "Straight Outta Compton", que revolucionou o rap.[9][10] A representatividade do N.W.A. e de Compton é tão grande para o rap que já inspirou um filme com o nome do primeiro álbum e da música homônima do grupo, Straight Outta Compton, que foi muito bem recebido pelo publico e critica tendo uma porcentagem de 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.[11][12] Desde a época, até hoje a cidade é muito referenciada em várias músicas de rap. Lá nasceram vários rappers famosos como: Dr. Dre, The Game, Eazy-E, Kendrick Lamar, Suge Knigth, MC Ren, DJ Yella, Arabian Prince e muitos outros. O rap também influenciou muito na reputação violenta que a cidade tem, pelas letras violentas que retratavam o cotidiano de seus artistas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sinal de estrada para Compton

De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 332,5 km², onde 323,3 km² estão cobertos por terra e 9,2 km² por água.[2]

Demografia[editar | editar código-fonte]

Crescimento populacional
Censo Pop.
200093 493
201096 4553,2%
Fonte: US Census[2][13]

Segundo o censo nacional de 2010[2], a sua população é de 96 455 habitantes e sua densidade populacional é de 3 720,43 hab/km². Possui 24 523 residências, que resulta em uma densidade de 945,89 residências/km².

Crime[editar | editar código-fonte]

Após o Tumulto de Watts em 1965, o crime em Compton aumentou drasticamente à medida que mais moradores da classe média fugiram. Em 1969, tinha as maiores taxas de criminalidade no estado da Califórnia. Três anos depois, a cidade, com uma população de pouco menos de 80.000 habitantes, registrou 46 assassinatos, o que representa a maior taxa de homicídios per capita nos Estados Unidos. A reputação violenta de Compton alcançou o holofote nacional no final dos anos 80 com a ascensão proeminente dos grupos de gangsta rap como Compton's Most Wanted e N.W.A., este último que lançou o álbum Straight Outta Compton em 1988. A cidade tornou-se notória pela violência de gangues, causada principalmente pelos Bloods e Crips. Em 2013, a taxa de homicídios foi de 36,8, uma diminuição em relação ao pico da década de 1990. Armas são usadas na grande maioria dos homicídios em Compton. Entre 2000 e 2016, 91,5% foram mortos por armas, em comparação com a média nacional de 67,7%. Em 2015, houve uma baixa recorde de 15 homicídios, enquanto a taxa de homicídios no resto dos EUA aumentou.

O bairro perdeu moradores com o agravamento dos problemas de segurança e, após os tumultos de 1992 na área metropolitana de Los Angeles, muitas pessoas deixaram a cidade.

Em setembro de 2003, Yetunde Prince, irmã mais velha das tenistas Venus e Serena Williams, foi assassinada a tiros quando passava de carro perto do local onde as suas irmãs costumavam treinar na infância.[14][15]A música "Dreams", do álbum The Documentary do rapper The Game, que também é de Compton, é em homenagem a Yetunde.

Embora o US News & World Report não tenha listado Compton nas "11 cidades mais perigosas" de 2011 para as taxas gerais de criminalidade nos Estados Unidos, ele contrasta a CQ Press, usando dados do relatório anual do FBI de estatísticas criminais "Crime nos Estados Unidos de 2010 ", que classificou Compton como tendo a oitava maior taxa de criminalidade no país.

Compton experimentou uma queda no homicídio no final dos anos 1990 e 2000. O crime estabilizou-se globalmente nos anos 2010. A diminuição dos homicídios tem sido atribuída a vários fatores, incluindo tempos de resposta mais rápidos por parte da polícia (reduzindo disparos) e melhores cuidados médicos (aumentando as taxas de sobrevivência). O novo prefeito eleito em 2013 ajudou a resolver as guerras entre as gangues, o que reduziu ainda mais a taxa de homicídios.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Alguns episódios da sitcom The Fresh Prince of Bel-Air ocorreram em Compton porque o amigo de Will Smith, DJ Jazzy Jeff, morava lá. Muitas carreiras de artistas de rap começaram em Compton, incluindo o grupo N.W.A. (Eazy-E, MC Ren, Dr. Dre, Ice Cube, DJ Yella, Arabian Prince), Coolio, DJ Quik, The Game, Kendrick Lamar, YG, Roddy Ricch e Compton's Most Wanted. Muitas das letras de rappers artistas vindos de Compton falam sobre as ruas e suas vidas em Compton e nas áreas próximas. Muitos jogadores conhecidos da NBA também frequentaram o ensino médio na cidade. Arron Afflalo frequentou a Centennial High School; DeMar DeRozan frequentou a Compton High School; e Tayshaun Prince, Tyson Chandler, Brandon Jennings, Cedric Ceballos e o falecido Dennis Johnson participaram da Dominguez High. O ator e comediante Paul Rodriguez Sr. também participou da Dominguez High.

Até recentemente, a população de Compton era dominada por uma população negra, mas os latinos agora representam o maior grupo étnico da cidade. Apesar da mudança na população, muitos atletas profissionais e artistas negros são originalmente de Compton. Os negros continuam a dominar a política local, ocupando a maioria dos cargos eleitos na cidade. Embora visto como um subúrbio a margem da grande Los Angeles, Compton tem visto um aumento de moradores de classe média nos últimos anos, devido à sua moradia acessível, apesar dos retratos da cidade na mídia. Com o afluxo de imigrantes e a mudança demográfica na população étnica, foi depois do censo de 2000 que os latinos foram reconhecidos como a maioria.

Obelisco de Compton

Compton tem uma população crescente das ilhas do Pacífico, filipinas e vietnamitas. A região de West Compton e Willowbrook sem personalidade jurídica têm mais negros de classe média do que a cidade central (oeste de Alameda St.) e East Compton, esta última com um número maior de hispânicos e negros de classe trabalhadora. Subseções de baixa renda na Compton Boulevard têm muitas empresas pertencentes a latinos.

Graffiti referenciando o grupo N.W.A.

Compton tem sido referido em numerosas ocasiões como um reduto de gangues e canções de gangsta rap e G-funk, especialmente no final de 1980 e durante toda a década de 1990, e assim alcançou uma associação, não só com a violência de gangues e crime, mas com a música do hip hop da Costa Oeste dos Estados Unidos. A cidade é conhecida como o lar de muitos rappers famosos. Compton evoluiu para uma população mais jovem; a idade média das pessoas que moram em Compton era de 25 anos no momento da última pesquisa completa do censo em 2010; a média dos Estados Unidos na época era de 35,3.

Compton é o lar do Compton Cricket Club, o único time de críquete de exibição nascido na América. Seu fundador, Ted Hayes, disse: "O objetivo de jogar críquete é ensinar as pessoas a respeitarem a si mesmas e respeitarem a autoridade, para que parem de se matar".

Artistas locais[editar | editar código-fonte]

Krist Novoselic

Referências

  1. «California Cities by Incorporation Date». California Association of Local Agency Formation Commissions. Consultado em 29 de setembro de 2012. Arquivado do original (Word) em 17 de outubro de 2013 
  2. a b c d «GCT-PH1 - Population, Housing Units, Area, and Density: 2010 - State -- Place and (in selected states) County Subdivision» (em inglês). United States Census Bureau. Consultado em 21 de setembro de 2011 
  3. «City of Compton - Home». www.comptoncity.org. Consultado em 5 de novembro de 2015 
  4. «Compton city, California – Population Finder – American FactFinder» 
  5. De acordo com o censo de 2010.
  6. «Column: Venus and Serena Williams return to Compton to renew ties to the community». Los Angeles Times. 12 de novembro de 2016. Consultado em 19 de julho de 2020 
  7. «Also straight outta Compton: Tennis champs Venus, Serena Williams». CNN. 8 de setembro de 2015. Consultado em 19 de julho de 2020 
  8. Alex, Por; SchmidtCompton, re Lozetti e Felipe; EUA. «Berço do rap gangsta é vizinho da Seleção e serve de inspiração». globoesporte.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2019 
  9. Sabbaga, Julia (8 de agosto de 2018). «Straight Outta Compton: como o álbum do N.W.A mudou a história». Omelete. Consultado em 10 de fevereiro de 2019 
  10. Internet (amdb.com.br), AMDB. «Rolling Stone · Os detalhes da ascensão profética e caótica do N.W.A, o grupo de rap mais perigoso do mundo». Rolling Stone. Consultado em 10 de fevereiro de 2019 
  11. Straight Outta Compton (2015) (em inglês), consultado em 10 de fevereiro de 2019 
  12. «Filme conta a história do grupo de rap N.W.A.». O Globo. 13 de setembro de 2015. Consultado em 10 de fevereiro de 2019 
  13. «GCT-PH1-R - Population, Housing Units, Area, and Density (geographies ranked by total population): 2000 - Geography: State -- County - State -- Place and (in selected states) County Subdivision» (em inglês). United States Census Bureau. Consultado em 21 de setembro de 2011 
  14. «Irmã de Venus e Serena Williams assassinada». Record. 15 de setembro de 2003. Consultado em 20 de julho de 2020 
  15. «15 anos para assassino de meia-irmã da Williams». Record. 6 de abril de 2006. Consultado em 20 de julho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Compton (Califórnia)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Compton (Califórnia)
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.