Saltar para o conteúdo

Descalvado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Descalvado
  Município do Brasil  
Igreja Nossa Senhora do Belém
Igreja Nossa Senhora do Belém
Igreja Nossa Senhora do Belém
Símbolos
Bandeira de Descalvado
Bandeira
Brasão de armas de Descalvado
Brasão de armas
Hino
Lema Nequaquam mínima es
(De maneira alguma és a menor)
Gentílico descalvadense
Localização
Localização de Descalvado em São Paulo
Localização de Descalvado em São Paulo
Localização de Descalvado em São Paulo
Descalvado está localizado em: Brasil
Descalvado
Localização de Descalvado no Brasil
Mapa
Mapa de Descalvado
Coordenadas 21° 54' 14" S 47° 37' 08" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Luís Antônio (N), Santa Rita do Passa Quatro (NO), Porto Ferreira (L), Analândia (S), Pirassununga (SE), São Carlos (O)
Distância até a capital 242 km
História
Fundação 1832 (191–192 anos)
Administração
Prefeito(a) Luiz Antônio Panone (PPS, 2009–2012)
Características geográficas
Área total [1] 755,226 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 31 053 hab.
Densidade 41,1 hab./km²
Clima tropical de altitude (Cwa)
Altitude 679 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,82 muito alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 631 828,402 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 20 574,03

Descalvado é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º54'14" sul e a uma longitude 47º37'10" oeste, estando a uma altitude de 679 metros. Sua população estimada em 2006 era de 31.265 habitantes. Possui uma área de 755,226 km². Descalvado é o principal produtor nacional de produtos Pet. Conhecido pela produção agropecuária e por suas reservas naturais de areia para uso industrial, o município desponta como a capital nacional de produtos Pet (animais de estimação), devido à cadeia produtiva presente e da representatividade das indústrias de nutrição animal instaladas, caracterizando o município como principal produtor nacional. O município oferece baixo custo de vida, custo de operação industrial mais competitivo e infraestrutura completa para receber o investidor, dispondo de áreas e distritos industriais, suporte jurídico e mão-de-obra especializada.

História

Origem do nome

As terras de Descalvado foram desbravadas por fazendeiros e seus escravos durante as primeiras décadas do século XIX. Entre os pioneiros, estava José Ferreira da Silva, que mandou construir, em 1832, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Belém, e fez uma doação para a constituição do patrimônio, no município de Araraquara. Lentamente, foram sendo construídas diversas habitações ao redor da capela e formou- se uma pequena povoação.

Em 28 de fevereiro de 1844, foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Belém de Descalvado, sendo transferida para Moji Mirim. Em 7 de março de 1845, a freguesia foi incorporada ao município de Rio Claro e, em 22 de abril de 1865, elevada à categoria de vila.

Por volta de 1882, chegaram a Descalvado os trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro que, somados à cultura cafeeira, foram fatores de desenvolvimento da cidade. Em 26 de dezembro de 1908, alterou-se a denominação para Descalvado. E em 1924, a sede do município passou a ser ligada por rodovia estadual aos municípios de São Carlos e Porto Ferreira.

Nascer do sol em Descalvado em 2009.

Geografia

Demografia

Dados do Censo - 2006


População total: 31.265

  • Urbana: 24.136
  • Rural: 4.785
  • Homens: 14.419
  • Mulheres: 14.502

Densidade demográfica (hab./km²): 38,30

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 10,43

Expectativa de vida (anos): 74,42

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,23

Taxa de Alfabetização: 91,84%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,820

  • IDH-M Renda: 0,755
  • IDH-M Longevidade: 0,824
  • IDH-M Educação: 0,880

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Corregos: Olaria, Anhumas, Cajuru, Capivara, Descaroçador, São João, Campo, Matança, Espraiado, Ipiranga, Barra Grande ou Água Vermelha, Paraíso, Jacutinga, Paiolonho, Santa Rosa, Patos, Gaviãozinho, Água Podre, Sujo, Santa Eulália, Água Limpa, Capetinga, Santo Antonio, Cajuru, São Domingos, Cateto, São Rafael, Sapé, Prata, Gasoso, Serrinha, Bebedouro, Ibicoara, Gregório, Bomba, João Porto, Tabôa, Jatobá, Vila Nova, Tamanduá, Pinheirinho, Montes Claros, Capão Alto, Olho D'Água, Água Choca, João Bias e Buraco da Onça.

Transportes

  • Viação Santa Cruz (Descalvado à Americana/ Araras/ Leme/ Limeira/ Pirassununga/ Porto Ferreira/ São Carlos)
  • Viação Danúbio Azul (Descalvado à São Paulo)
  • Viação Rápido D'Oeste (Descalvado à São Simão/ Ribeirão Preto/ Santa Rita do Passa Quatro/ Porto Ferreira)
  • Empresa de Onibus Realidade (Circular Municipal)

Rodovias

Ficheiro:SP-215.JPG
"Rodovia SP 215".

Economia

Agronegócios

A agricultura é uma das principais atividades econômicas do município, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar. Descalvado conta com uma usina de processamento, responsável pelo esmagamento de 1.390 toneladas de cana por ano, resultando na produção de 115.024 toneladas/ ano de açúcar e 43.441 m3 /ano de etanol, inserindo o município no contexto global dos biocombustíveis. O município também fornece matéria-prima para outras três usinas instaladas na região.

Entre os destaques da pecuária, está a produção de [[leite] e de frangos de corte. O município é sede do Centro APTA-AVES do Instituto Biológico da USP, que desenvolve pesquisas na área de sanidade e manejo de frangos, sendo uma referência para o Estado de São Paulo.

Comércio e Serviços

O comércio atende às necessidades da cidade e da região e se concentra em dois corredores comerciais, com destaque para presença de grandes redes varejistas, como Lojas Colombo e Magazine Luiza, e a variedade de produtos oferecidos (eletroeletrônicos, vestuário, móveis, alimentícios, cosméticos) nos mais de 600 estabelecimentos instalados.

O setor de serviços é um dos mais desenvolvidos do município, com uma rede de 1.300 prestadores (transportadoras, escritórios de engenharia, obras, jurídico). Descalvado possui também 7 agências bancárias e 2 estabelecimentos de crédito, a Crediguaçu e o Banco do Povo Paulista.

Indústria

A atividade industrial é marcada pela presença de 74 indústrias de diversos segmentos, algumas delas de grande porte e representatividade nacional e internacional.

A cadeia industrial de produtos Pet, que coloca o município na elite produtiva deste segmento, é ancorada pela presença de grandes produtores nacionais e mundiais de nutrição animal, como a Royal Canin, a Socil e a SPF Brasil por exemplo.

Descalvado constitui também uma das maiores reservas naturais de areia utilizada nas indústrias de vidro e fundição, encontrada em poucas regiões do país. Os cerca de 2 milhões de toneladas de areia industrial extraídas anualmente no município abastecem 70% do mercado nacional de embalagens e 90% do mercado de fundição.

Turismo

Conhecido por suas fazendas centenárias, cachoeiras e corredeiras, Descalvado possui diversos atrativos naturais que servem como opção para quem quer apenas apreciar uma bela paisagem, para os praticantes de esportes de aventura e para os empresários interessados em investir em negócios nas áreas de hotelaria, gastronomia, ecoturismo, entre outros.

Principais Pontos Turísticos

"Salto Dom Lino ou Salto do Pântano".
  • Salto do Pântano

Principal atrativo turístico da cidade localizado a 7 km do centro, a cachoeira possui 42 m de altura e volume de água de 800L/s. A beleza do vale onde se forma a queda d’água e a facilidade de acesso tornam o local uma ótima opção para visitação e prática de esportes de aventura, como rapel e arvorismo.

  • Salto do Gasoso

O Salto do Gasoso tem cerca de 20 metros de altitude e fica a poucos quilômetros do Salto do Pântano. A beleza e o volume da queda d’água favorecem a prática de esportes de aventura, além de ser uma ótima opção para visitação.

  • Castelo de Almanza

Réplica de um castelo construído na cidade de Almanza, na Espanha, este ponto turístico é um dos mais belos e surpreendentes do município. Além da arquitetura, o prédio conserva também objetos iguais aos encontrados no castelo espanhol, como relógios, esculturas e obras de arte.

  • Corredeiras do Pitangui

Localizada no Rio Mogi Guaçu, as corredeiras são ideais para prática de canoagem e rafting, servindo também para os turistas que querem desfrutar de uma tradicional pescaria.

  • Cachoeira dos Índios

A cachoeira, com aproximadamente 12 m de altura, está localizada no bairro do Butiá, distante 6 km do centro da Descalvado. É mais opção que o município oferece para visitação e prática de esportes de aventura.

  • Rio Mogi Guaçu

Principal afluente do Rio Pardo, o Rio Mogi Guaçu nasce em Minas Gerais e sua foz está localizada no município de Pontal. Em Descalvado, o patrimônio natural é freqüentado por turistas em busca de uma bela paisagem e por adeptos da pescaria.

Escolas

Públicas

E.M.E.I. Professora Vania Aparecida Zago

E.M.E.I. Professora Terezinha Machado

E.M.E.I. José Canonico Monsenhor

E.M.E.I. Luiz Dias Alvarenga

E.M.E.I. Maria de Lourdes Delalibera Benini

E.M.E.I. Mario Franceschini

E.M.E.I. Paulo Roberto Jordão

E.M.E.I. Renata Salzano Gentil

E.M.E.F. Dirce Sartori Serpentino

E.M.E.F. Francisco Fernando Faria da Cunha

E.M.E.F. Edna Maria do Amaral Marini

E.M.E.F. Thereza dos Anjos Puoli

E.M.E.F. CAIC Dr. Cid Muniz Barreto

E.M.E.F. Coronel Tobias

E.M.E.F. Maria Sylvia Traldi de Marco

E.M.E.F. Padre Orestes Ladeira

E.E. José Ferreira da Silva

Privadas

  • Centro Educacional SESI 205
  • Cooperativa de Educação Descalvadense Anglo (CEDESC)
  • Colégio Objetivo

Universidades

  • UNICEP - Centro Universitário Central Paulista
  • UNICASTELO - Universidade Camilo Castelo Branco
  • FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião de Araraquara