Eduardo Yáñez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eduardo Yáñez
Nascimento 25 de setembro de 1960 (55 anos)
Cidade do México,  México
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)

Eduardo Yáñez (Cidade do México, 25 de setembro de 1960) é um ator mexicano de cinema e televisão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quando era um adolescente, Eduardo tinha foco no futebol americano, mas ao observar uns ensaios de atuação em um período de férias dos estudos, mudou de opinião.

Eduardo chegou a Televisa e o produtor Ernesto Alonso lhe deu a oportunidade de atuar ao lado de Victoria Ruffo na telenovela Quiéreme siempre no ano de 1982. Desde então, o ator demonstrou seu talento e forte personalidade ao público de telenovelas.

Em seguida atuou na telenovela "El maleficio" de 1983, outra produção de Ernesto Alonso, que sem dúvida foi o seu grande padrinho na sua carreira. Outras telenovelas sa seguiram em que Eduardo teve atuações importantes, como: "El amor nunca muere" e "Tú eres mi destino" ambas no ano de 1984, "Dulce desafío" em 1988, seu dublê nessa novela era nada mais e nada menos que Fernando Colunga.

Também foi protagonista de Yo compro esa mujer em 1990 atuando com atriz Letícia Calderón, por essa atuação, ele conseguiu atrair grandes expetativas no público com sua habilidade de ator que em seguida obteve prêmio como o melhor ator do ano. Em 1994 foi protagonista da telenovela "Guadalupe", onde novamente fez par romântico com a atriz Adela Noriega.

Eduardo já atuou em conhecidos filmes americanos, quando residiu nos Estados Unidos tais como Striptease, que foi o grande sucesso da atriz Demi Moore, The Punisher, Man on fire e as populares séries Cold Case e CSI: Miami. Após vários anos estando ausente na televisão mexicana, Eduardo regressaria novamente para protagonizar ao lado de Gabriel Soto e Alejandra Barros a telenovela La verdad oculta de 2006.

Nos anos seguinte, em 2007 ela atuou em Destilando amor interpretando Rodrigo Montalvo Santos um empresario rico no ramo da produção de tequila, fiel e perdidamente apaixonado por Gaivota, personagem da atriz Angélica Rivera, essa foi uma nova versão da telenovela colombiana Café com aroma de mulher que teve muito sucesso Estados Unidos, Chile e Venezuela, entre outros países.

No ano de 2008, foi o protagonista de Fuego en la sangre, outra nova versão de outra telenovela colombiana Pasión de gavilanes. Na qual ela deu vida ao personagem Juan Reyes o irmão maior de Franco personagem de Pablo Montero, e de Oscar Jorge Salinas, atuou também com Nora Salinas, e novamente com a atriz Adela Noriega.

Em 2009 foi o protagonista da 4ª versão de Corazón salvaje", ao lado da atriz Aracely Arámbula. O ator declarou publimanente que, este personagem foi um grande fracasso na sua carreira. [1]

Em 2012 se tornou protagonista da novela Amores verdaderos, atuando ao lado de Erika Buenfil, ele personificou o guarda costa José Angel Arriaga.[2]

Em 2015 foi um dos protagonistas da novela Amores con trampa, junto com Itatí Cantoral, África Zavala e Ernesto Laguardia.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Eduardo Yáñez confiesa que 'Juan del Diablo' fue un fracaso en su carrera TV Notas (16 de setembro de 2012). Visitado em 9 de janeiro de 2016.
  2. Eduardo Yáñez protagonizará Amores verdaderos El Universal (29 de maio de 2012). Visitado em 9 de janeiro de 2016.
  3. Itatí Cantoral y Eduardo Yáñez protagonistas de "Somos los Carmona" Radio Formula (24 de outubro de 2014). Visitado em 9 de janeiro de 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]