Saltar para o conteúdo

Araricá: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 31: Linha 31:
| região_metropolitana = [[Região Metropolitana de Porto Alegre|Porto Alegre]]
| região_metropolitana = [[Região Metropolitana de Porto Alegre|Porto Alegre]]
| vizinhos = [[Novo Hamburgo]], [[Sapiranga]], {{nowrap|[[Nova Hartz]]}}, [[Parobé]] e [[Taquara (Rio Grande do Sul)|Taquara]]
| vizinhos = [[Novo Hamburgo]], [[Sapiranga]], {{nowrap|[[Nova Hartz]]}}, [[Parobé]] e [[Taquara (Rio Grande do Sul)|Taquara]]
| dist_capital =
| dist_capital = 69 km
<!-- Características geográficas -->
<!-- Características geográficas -->
| área = 35.292
| área = 35.292

Revisão das 01h28min de 2 de janeiro de 2017

Araricá
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Araricá
Bandeira
Brasão de armas de Araricá
Brasão de armas
Hino
Gentílico araricaense
Localização
Localização de Araricá no Rio Grande do Sul
Localização de Araricá no Rio Grande do Sul
Localização de Araricá no Rio Grande do Sul
Araricá está localizado em: Brasil
Araricá
Localização de Araricá no Brasil
Mapa
Mapa de Araricá
Coordenadas 29° 36' 50" S 50° 55' 30" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Região metropolitana Porto Alegre
Municípios limítrofes Novo Hamburgo, Sapiranga, Nova Hartz, Parobé e Taquara
Distância até a capital 69 km km
História
Fundação 28 de dezembro de 1995 (28 anos)
Administração
Prefeito(a) Flávio Luis Foss ( PP, 2017–2020)
Características geográficas
Área total [1] 35,292 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 4 868 hab.
Densidade 137,9 hab./km²
Clima Temperado
Altitude 53 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,784 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 48 694,677 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 9 589,34

Araricá é um município da Microrregião de Porto Alegre, na Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a 29º36'49" de latitude sul e 50º55'30" de longitude oeste, a uma altitude de 53 metros. Sua população em 2007 era de 4 781 habitantes. Foi criado em 28 de dezembro de 1995. Possui uma área de 37,458 km². É um município cortado pelo rio dos Sinos.

Topônimo

"Araricá" é um vocábulo de origem tupi, significando "mata do rio das araras", através da junção dos termos a'rara (arara)[5], 'y (água, rio)[6] e ka'a (mata).[7]

História

Até a chegada dos primeiros europeus à região, no século XVI, a mesma era habitada pelos índios carijós[8]. No fim do século XIX, famílias de origem alemã se estabeleceram na encosta do Morro Ferrabrás, parte de um projeto de colonização planejada nos limites de São Leopoldo e Taquara, em áreas cedidas por dom Pedro II ao Barão de Jacuí. A área rural foi dividida em linhas ligando pontos de referência geográfica chamadas "travessões", criando propriedades de 48 hectares e, aí, fixando as primeiras famílias de colonizadores alemães.

O Barão do Jacuí, a partir de 1870, loteou as terras do Amaral Ribeiro (que, na época, era chamada de Ratzemberg) e Nova Palmeira (Araricá), nome dado em função do grande número de palmeiras observadas pelos engenheiros que realizaram medições topográficas no local. Esta última havia sido escolhida para a sede da colônia. Foi elaborado um plano urbano, traçando as ruas da futura cidade. Também foi construído uma igreja grande em lugar elevado, para os moradores católicos. Este fato é, na verdade de grande importância na história do município.

Vejamos que estamos em 1870, época em que o país vivia sob o regime do padroado, ou seja, regime de acordo entre a Santa Sé e a Coroa Brasileira. Isto significa que a construção[9] da Capela em tamanho para acolher grande número de povo (Cf. segundo documentos arquivados na Cúria Metropolitana de Porto Alegre), serviria para sediar uma Igreja Matriz, o que era por sua vez critério necessário para a instalação de uma Freguesia ou município, visto que o âmbito civil e religioso estavam atrelados em virtude do padroado. No entanto, com um rápido desenvolvimento, Sapiranga acabou se tornando o ponto central da região, em detrimento de Nova Palmeira.

Em 15 de agosto de 1903, o progresso chegou a Nova Palmeira, com a inauguração da linha férrea que se estendeu até Taquara, trazendo grandes benefícios para a localidade.

A cidade mudou seu nome, em 1943, para Araricá (ou Ararica, como a população costumava dizer) sendo que, a origem do nome do município está ligada a uma ave colorida, verde e azul. O significado do nome de origem indígena é bebedouro no vale dos papagaios.

Igreja Matriz

Em 1889, caiu a monarquia no Brasil e, com isso, a relação Igreja/Estado. Não mais era necessária a instalação canônica de uma paróquia como critério necessário para fundação de um município. E assim, a capela, construída na intenção de ser matriz, em vista também do desenvolvimento acentuado de Sapiranga, permanece durante mais de um século na condição de capela, e a ideia de uma paróquia no solo de Araricá só retornaria no ano de 2004, quando o então pároco de Nova Hartz, frei Irineu Della Libera e o administrador das comunidades católicas do território de Araricá, diácono José Alves, vendo a necessidade de uma paróquia no município para um melhor trabalho com o povo católico da cidade, iniciaram a mobilização do povo católico no esforço em fazer possível a instalação de uma sede paroquial na cidade.

Em 2007, o recém empossado bispo de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel, em visita pastoral, aprova e abençoa a iniciativa, pedindo que se empenhassem com ardor neste projeto. Desde então todos os católicos dentro de suas possibilidades sob a autoridade e coordenação do pároco de Nova Hartz, Pe. Francisco das Chagas Alves, ajudam na construção da necessária estrutura para a ereção da nova Paróquia que teria como sede a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, em sua parte mais elevada. Seu território seria desmembrado da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Nova Hartz e também da Paróquia São Luís Gonzaga de Sapiranga. Em suma, o Decreto de Criação da Paróquia de Araricá contempla, em sua jurisdição, todo o município. No ano de 2010, dom Zeno nomeou, como vigário paroquial de Nova Hartz para o município de Araricá, o padre Irineu José Theobald, que dedicaria integralmente seu tempo para a viabilização da construção da Casa Canônica, já iniciada por padre Chagas.

Em 14 de novembro de 2012, o bispo diocesano da Diocese de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel, ao publicar oficialmente nomeações e transferências de sua diocese para o ano de 2013, nomeou, como primeiro pároco da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Araricá, padre Irineu José Theobald[10]. A instalação solene da paróquia e posse do primeiro pároco aconteceu a 20 de janeiro de 2013.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 155.
  6. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 22.
  7. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 14.
  8. BUENO, E. Brasil: uma história. Segunda edição revista. São Paulo. Ática. 2003. p. 18-19.
  9. Dados que constam no Documento de Autorização para Construção da Capela assinado pelo Bispo da Diocese de São Pedro do Rio Grande, Dom Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, em 1° de Janeiro de 1891; in Arquivo documental da Comunidade Católica de Araricá; ou também in Arquivo Histórico Arquidiocesano de Porto Alegre
  10. http://www.mitranh.org.br/s2/index.php/1887-nomeacoes-e-transferencias-dos-padres

Ligações externas

Ver também

Predefinição:Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.