A Conquista do Oeste: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.24.37.88 para a última versão por Arthemius x, de 2012-11-24T16:57:13 (UTC)
Linha 65: Linha 65:
e mais:
e mais:
* [[Russ Tamblyn]], como desertor confederado
* [[Russ Tamblyn]], como desertor confederado
* [[Andy Devine]], como comandante Peterson
* [[Harry Morgan]], como o General Ulysses S. Grant
* [[Raymond Massey]], como Abraham Lincoln
* [[Lee Van Cleef]], como um ladrão de viajantes (não creditado)
* [[Lee Van Cleef]], como um ladrão de viajantes (não creditado)
* [[Cliff Osmond]], como um barman (não creditado)
* [[Jay C. Flippen]], como Huggins (não creditado)
* [[Ken Curtis]], como Ben (não creditado)


== Principais prêmios e indicações ==
== Principais prêmios e indicações ==

Revisão das 04h42min de 8 de janeiro de 2013

How the West Was Won
A Conquista do Oeste (PRT/BRA)
A Conquista do Oeste
 Estados Unidos
1962 •  cor •  164 min 
Género faroeste
drama
épico
Direção John Ford
Henry Hathaway
George Marshall
Roteiro James R. Webb
Narração Spencer Tracy
Elenco Gregory Peck
Henry Fonda
Carroll Baker
Debbie Reynolds
James Stewart
Música Alfred Newman
Idioma inglês

How the West Was Won (br / pt: A conquista do oeste) é um filme épico estadunidense de 1962, dirigido por John Ford, Henry Hathaway e George Marshall.

O filme procura retratar em seus 164 minutos a conquista do Oeste estadunidense, desde os primeiro pioneiros até a chegada da estrada de ferro, trazendo o progresso, e as transformações ocorridas no período, como o estabelecimento de uma típica família de pioneiros na região, desde sua chegada ao Velho Oeste, e os desdobramentos e pequenas e grandes tragédias por que passa em sua evolução. É um imenso painel, reunindo um elenco famoso. Foi rodado na técnica cinerama. É um dos poucos filmes estadunidenses que conta em seus créditos com três diretores responsáveis.

Direção

O trabalho de direção foi dividido entre os diretores por segmentos da história: John Ford dirigiu o segmento da Guerra Civil dos Estados Unidos da América; Henry Hathaway, os segmentos dos Rios, Planícies e Os Fora-da-Lei; e George Marshall ficou com o segmento da Estrada de Ferro.

Houve ainda a participação na direção de Richard Thorpe, não-creditada, dirigindo as sequências históricas que serviam de transição para as sequências principais.

Sinopse

Filme épico que narra os 50 anos da expansão americana rumo ao Oeste, entre 1830 e 1880, vistos através das experiências das famílias Prescott e Rawlings, passando pela isolação dos sítios construídos pelos pioneiros, pela corrida do ouro, pela guerra civil americana e, finalmente, pela construção das estradas de ferro.

Segue os Prescotts, uma família imigrante do Leste, por quatro gerações, do Canal Erie, por volta de 1830, até meio século depois, quando efetivamente se estabelecem. Pelo caminho encontram piratas fluviais e escapam com a ajuda do caçador de peles Linus Rawlings, que posteriormente se casa com uma de suas filhas, Eve. A outra filha, Lilith, transforma-se em uma cantora de barcaça e atrai o olhar do aventureiro Cleve Van Valen. Eles cruzam as planícies juntos em um trem de passageiros e ganham e perdem uma fortuna na California; enquanto isso Linus se torna fazendeiro e, com a Guerra da Secessão, se junta ao exército da União e é morto na batalha de Shiloh. Um de seus filhos, Zeb, também se junta ao exército e, com o final da guerra, permanece como oficial de cavalaria e é mandado para o Colorado para ajudar na segurança da estrada de ferro que cruzava a terra dos índios. Enquanto isso Lilith transforma-se na senhora mais rica da família, tendo sobrevivido tempo suficiente para ver o sonho do assentamento dos pioneiros no Velho Oeste realizado.

Elenco e personagens

e mais:

Principais prêmios e indicações

Oscar 1964 (EUA)

Prêmio Eddie 1964 (American Cinema Editors, EUA)

  • Venceu na categoria de filme melhor editado.

Curiosidades

  • O stunt Bob Morgan, na época marido da atriz Yvonne De Carlo, sofreu sérios ferimentos e quase morreu ao rodar um tiroteio sobre um trem em movimento, carregado de toras de madeira, na parte final do filme. Uma das correntes que seguravam as toras rompeu-se e Morgan foi esmagado. A recuperação demorou cinco anos e a atriz interrompeu sua carreira para cuidar do marido.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre A Conquista do Oeste