Música da série Final Fantasy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Eyes on me)
Logotipo da franquia.

Final Fantasy é uma franquia midiática criada por Hironobu Sakaguchi e produzida pela Square Enix que inclui jogos eletrônicos, filmes e outros produtos. A série começou em 1987 com o jogo homônimo desenvolvido pela então Square Co., criando desde então uma série de jogos eletrônicos que é até hoje o foco da franquia. A música da série Final Fantasy refere-se às trilhas sonoras dos jogos, além de outros álbuns de arranjos e compilações. A música da série vai desde trilhas de fundo leves até grandiosos temas emocionalmente intensos relacionados a personagens e situações.

A franquia tem uma série principal numerada além de vários títulos spin-offs como as subséries Crystal Chronicles, Tactics e Fabula Nova Crystallis. O principal compositor da série principal foi Nobuo Uematsu, que sozinho trabalhou nas trilhas dos primeiros nove títulos, além também de cuidar da produção de diversos álbuns. A música dos spin-offs e jogos principais começando com Final Fantasy X foi criada por uma variedade de compositores incluindo Masashi Hamauzu, Naoshi Mizuta, Hitoshi Sakimoto e Kumi Tanioka.

A maioria dos jogos Final Fantasy, incluindo todos os seus títulos principais, já receberam lançamentos de álbuns comerciais. Muitos também inspiraram outros contendo arranjos vocais, orquestrais e de piano. Além dos lançamentos tradicionais, vários álbuns de compilações com faixas de diversos jogos também já foram produzidos pela Square Enix e outros grupos. A música da franquia já foi interpretada em concertos ao vivo por todo o mundo, como por exemplo a Orchestral Game Music Concerts, Symphonic Game Music Concerts, Play! A Video Game Symphony e Video Games Live, além de formar a base para concertos específicos da série como Dear Friends e Distant Worlds.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.