Francisco de Albuquerque Melo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Francisco de Albuquerque Melo
Nascimento 1777
Viseu
Morte 4 de fevereiro de 1843 (66 anos)
Desterro
Nacionalidade português, brasileiro
Cidadania Brasil
Ocupação militar, político

Francisco de Albuquerque Melo (Viseu, ca. 1777Desterro, 4 de fevereiro de 1843) foi um militar e político luso-brasileiro.

Filho de Manuel Caetano de Albuquerque Melo e de Ana de Albuquerque e Melo. Casou com Genoveva Cândida da Costa, que dentre outros filhos tiveram Maria do Patrocínio de Albuquerque Melo, que casou com Afonso de Albuquerque e Melo.

Veio ainda jovem para o Brasil, sentando praça no Regimento de Linha da província de Pernambuco. Foi Comandante de Armas da província de Santa Catarina, por carta imperial de 15 de junho de 1824.

Foi presidente da província de Santa Catarina, nomeado por carta imperial de 12 de março de 1825. Assumiu a presidência neste mesmo dia, presidindo a província até 14 de janeiro de 1830. Foi nomeado presidente da província do Mato Grosso em 31 de março de 1831, porém não assumiu o cargo.

Durante sua administração em Santa Catarina foram instaladas agências postais nos portos de São Francisco do Sul e Laguna. Em 1828 chegaram os primeiros imigrantes alemães em Desterro. Uma parte dos mesmos resolveu permanecer no porto de chegada, originando o núcleo da colonização alemã de Florianópolis. A outra parte foi destinada à colônia de São Pedro de Alcântara e também Louro (Alto Biguaçu), atual município de Antônio Carlos.

Foi deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina na 3ª legislatura (1840 — 1841), como suplente convocado, recusando-se a assumir o cargo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Piazza, Walter: Dicionário Político Catarinense. Florianópolis : Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1985.


Precedido por
João Antônio Rodrigues de Carvalho
Presidente da província de Santa Catarina
1825 — 1830
Sucedido por
Miguel de Sousa Melo e Alvim


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.