Hot Space Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hot Space Tour
Turnê mundial de Queen
Locais Estados Unidos, Canadá, Japão e outros
Álbum associado Hot Space
Data de início 9 de abril de 1982 (1982-04-09)
Data de fim 3 de novembro de 1982 (1982-11-03)
Partes 3
N.º de apresentações 69
Cronologia de turnês de Queen
The Game Tour
(1980-1981)
The Works Tour (1984-1985)

A Hot Space Tour foi uma turnê de shows da banda britânica de rock Queen, que ocorreu entre os meses de abril e novembro de 1982, em divulgação do álbum Hot Space. Foi a última turnê da banda tendo shows na América do Norte. Os músicos Morgan Fisher e Fred Mandel tocaram teclado como músicos convidados.[1][2]

Em 2004, o registro de uma das apresentações da turnê foi lançado, o álbum Queen on Fire - Live at the Bowl, o qual foi filmado durante o show no Milton Keynes Super Bowl, em Londres. Também foram filmados outros shows no Japão e Áustria que foram inclusos no DVD como extras.[3]

Lista de canções[editar | editar código-fonte]

Diferente de outras turnês, em que banda normalmente precisava apenas de poucas noites para ficar confortável com a lista, demoraria mais de um mês durante o inicio da turnê. Todos os shows em Abril foram únicos uma vez que a banda atravessava um período experimental, antes de encontrar a lista ideal em Maio. Durante o ano, era raro ver a mesma lista em mais de dois shows, em particular na fase europeia onde apenas dois shows tiveram a mesma lista de canções, e na fase japonesa em que cada show teve a sua própia lista individual de canções. A banda continuaria a experimentar durante o ano.

A fase europeia teve uma nova abertura com uma gravação de "Flash" a ser ouvida nos altifalantes aproximadamente durante um minuto, depois do qual a banda apareceria passando perfeitamente para uma versão energética de "The Hero". Normalmente o show continuaria com "Tie Your Mother Down", "We Will Rock You (Fast)" ou "Sheer Heart Attack" dependendo da noite.

Para a fase norte americana a abertura foi modifica para a gravação de "Flash" tocando nos alto-falantes antes que a música se acalmasse e a banda começaria a tocar a introdução lenta de "Rock It (Prime Jive)". Em Julho e Agosto, a banda tocava a versão completa de Rock It (Prime Jive) seguido de uma versão curta de "We Will Rock You (Fast)", enquanto que em Setembro tocavam apenas a introdução de Rock It (Prime Jive), tocando de seguida a versão completa de "We Will Rock You (Fast)".

Já a fase Japonesa veria a banda alternar entre "The Flash/The Hero/We Will Rock You (Fast)" e "The Flash/Rock It (Prime Jive)/We Will Rock You (Fast) para abrir cada show.

A versão rápida de "We Will Rock You", que foi apresentada em quase todos os shows desde Novembro de 1977 até ao final de 1981, não foi tocada na maioria dos shows de Abril, estando em rotação nos shows de Maio, fazendo um retorno permanente em Junho. Tie Your Mother Down foi tocada no inicio da maioria dos shows de Abril, voltando para o final dos shows em Maio, onde normalmente ficava em todos os shows desde Novembro de 1977 até ao final 1981. Sheer Heart Attack, que desde a sua estreia em Novembro 1977 era tocada como um bis na maioria dos shows, também foi tocada no inicio de alguns shows em Maio, sendo eventualmente retirada completamente dos shows depois de Junho.

Muitas canções do álbum Hot Space foram tocadas nesta turnê, com "Action This Day" e "Under Pressure" sendo tocadas em todos os shows. Uma vez que o álbum foi lançado a 21 de Maio, os fãs dos primeiros shows ainda não estavam familiarizados com as canções "Staying Power", "Back Chat" e "Action This Day". "Body Language" foi introduzida no show em Maio sendo tocada poucas vezes, eventualmente passando a fazer parte da lista em definitivo em Julho, com "Calling All Girls" também sendo introduzida em Julho. "Life Is Real (Song For Lennon)" só foi tocada em alguns shows em Agosto, e "Put Out The Fire" foi introduzida em Setembro. "Dancer", "Las Palabras de Amor (The Words of Love)" e "Cool Cat" nunca foram tocadas ao vivo (exceção para "Las Palabras de Amor (The Words of Love)" cuja introdução foi tocada antes de "Love of My Life" no show em Milton Keynes, Inglaterra).

Europa
América do Norte
Japão

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Músicos convidados

Referências

  1. Blake, Mark (2010). Is This the Real Life?. The Untold Story of Queen (em inglês). Londres: Aurum. p. 168. ISBN 9780306819599 
  2. Semioli, Tom. «A Hoople's Life: Rock Star Morgan Fisher Returns to New York City» (em inglês). Tom Semioli. Consultado em 6 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 27 de dezembro de 2014 
  3. «On Fire: Live at the Bowl - Queen». Allmusic. Consultado em 3 de janeiro de 2015