Saltar para o conteúdo

Iguatu (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iguatu
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Iguatu
Bandeira
Brasão de armas de Iguatu
Brasão de armas
Hino
Gentílico iguatuense
Localização
Localização de Iguatu no Ceará
Localização de Iguatu no Ceará
Localização de Iguatu no Ceará
Iguatu está localizado em: Brasil
Iguatu
Localização de Iguatu no Brasil
Mapa
Mapa de Iguatu
Coordenadas 6° 21' 32" S 39° 17' 56" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Municípios limítrofes Norte: Acopiara e Quixelô, Leste: Orós e Icó, Sul: Cedro e Cariús, Oeste: Jucás
Distância até a capital 380 km
História
Fundação 25 de janeiro de 1853
Administração
Prefeito(a) Agenor Gomes de Araújo Neto (PMDB)
Características geográficas
Área total 1,029,002 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 98,507 hab.
Densidade 89,65 hab./km²
Clima semi-árido
Altitude 217 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,692 médio
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 428.084 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 4 660,00

Iguatu é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se no Centro-Sul do Ceará. É um dos principais centros econômicos da região com uma rodoaviária regional(Terminal Rodoviário Vrigilio Távora), uma linha férrea administrada pela CFN Companhia Ferroviária do Nordeste e Aeroporto de Iguatu.

Terra da natal dos músicos e compositores Eleazar de Carvalho, Evaldo Gouveia e Humberto Teixeira; e do bispo Mário Teixeira Gurgel.

Etimologia

O topônimo Iguatu vem da língua tapuia ig ou i(água) e catu(bom, boa) significado rio bom ou água boa. É uma alusão a grande lagoa, a maior do estado do Ceará, situada na parte leste da cidade. Sua denominação original era Venda, depois Sitio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha, Missão da Telha, Telha e desde 1883[4] .

História

A localidade anteriormente abrigava uma aldeia de índios Quixelô[5],[6]. A região era conhecida pelo nome de Telha, fazendo menção a uma grande lagoa de mesmo nome dos arredores, quando os jesuítas chegaram a região a partir de 1707. Depois de lutas de resitências por parte dos índigenas e rendição destes, estes colaboravam com os colonizadores. Sitio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha e Missão da Telha, devido a uma olaria existente na cidade. Em 1831, povoado da Telha já se tornara tão grande e próspero que foi elevado a freguesia e com a expanção da Estrada de Ferro de Baturité até a cidade do Crato (Ceará) em 1910, no município de Iguatu são inauguradas quatro estações de trem(Sussuaruna, Iguatu, Juguaribe Mirim e Alencar)[7],[8],[9],[10], as quais consolidaram a base econômica da município.

As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm da missão indígena, quando em 1746 iniciaram-se as obras da primitiva capela, orago que se dedicou a Senhora Santana, sendo concluída em 1775 e tendo como subordinante a Paróquia de São Mateus. Como paróquia surgiu em 1851 e consta como seu primeiro vigário, no período compreendido entre 1832 e 1844, o padre Vicente José Ferreira. Em dia 28 de janeiro de 1961, o Papa João XXIII editou a bula "In apostolicis muneris" criando a Diocese de Iguatu.

Em 2009, é criado o Campus Avançado de Iguatu da Universidade Regional do Cariri.

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Iguatu[4]. O município é dividido em oito distritos: Iguatu (sede), Barreiras, Barro Alto, Baú, Gadelha, José de Alencar, Riacho Vermelho e Suassurana[4].

Geografia

Clima

Gráfico climático para Iguatu
JFMAMJJASOND
 
 
99
 
34
23
 
 
152
 
33
22
 
 
217
 
32
22
 
 
155
 
32
22
 
 
74
 
32
21
 
 
30
 
32
20
 
 
13
 
32
20
 
 
7
 
34
20
 
 
9
 
35
21
 
 
12
 
36
22
 
 
10
 
36
22
 
 
39
 
35
23
Temperaturas em °CPrecipitações em mm

Fonte: UFCG[11]

A pluviosidade no município é de 805,3 mm anuais com chuvas concentradas de janeiro à abril. Com temperaturas que variam, conforme a época do ano e local, de mínimas de aproximadamente 20°C até máximas de 35°C. As médias térmicas mensais, no entanto, giram entre 26°C e 29°C[12].

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Alto Jaguaribe, sendo elas os rios Jaguaribe, Trussu; riachos como o Carnaúba, Antônio e outros tantos. Existem ainda diversas lagoas, destacando-se a do Iguatu(a de maior acumulação d’água natural do estado) e Baú, Barro Alto, Bastiana, do Saco e da Telha. Os principais açudes são: do Governo(Marcio Ferandes), Orós e Trussu[13],[14].

Relevo e solos

As terras do município são de relevo suave, com formas ligeiramente entalhadas e altitudes entre 200 e 500 m, resultantes da superfície de aplainamento do Cenozóico; faz parte da denominada Depressão Sertaneja. Os solos são podzólicos, litólicos, solos aluviais e vertissolos[13] As principais elevações são as serras: do Casquilho, do Esse, do Morais e do Mundo Novo[15].

Vegetação

A vegetação predominante é a caatinga arbustiva densa[13].

Economia

O município exerce papel de centro regional de comércio e serviços, oferecendo apoio para mais de 10 municípios da região onde se localiza. Sua economia é baseada na agricultura: algodão herbáceo e arbóreo, arroz, banana, feijão, milho; pecuária: bovino, suíno e avícola.

Além de diversas olarias, a base econômica mais antiga ainda econtram-se 70 indústrias: uma de mecânica, 05 metalúrgicas, 4 de madeiras, uma de borracha, uma química, 2 diversas, 10 do mobiliário, uma de couro e peles e produtos similares, 3 editorial e gráficas, 8 de produtos minerais não metálicos, 5 de serviços de construção, 31 de produtos alimentares, 5 de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couro e peles.

O turismo esportivo também é uma ds fontes de renda do município, principalmente devido o clube de futebol local(Iguatu Futebol Clube), o clube de handbol (IHC Iguatu Handebol Clube). O estádio municipal Elmo Moreno, conhecido como Morenão é a sede deste eventos.

Cultura

O município tem diversas entidades e eventos culturais.

Museu

  • Museu da Imagem e do Som de Iguatu, com um acervo de vídeos,discos,fotos e recortes sobre a historia cultural e dos artistas de Iguatu.

Teatro

É uma cidade que conta com companhias e grupos de teatro:

  • Companhia Ortaet de Teatro
  • Companhia Dupla Face de Teatro
  • Companhia Chacoalho Teatro de Bonecos
  • Grupo Metamorfose de Teatro
  • Grupo Elo Vanguarda de Teatro
  • Grupo GETAP de Teatro.

Eventos Culturais

Os principais eventos culturais são:

  • Expo Iguatu (exposição agropecuária municipal)
  • Fenercsul (Feira de Negócios da Região Centro-Sul)
  • Festa da Padroeira - Nossa Senhora Santana - 26 de julho
  • Semana do Município - janeiro
  • Iguatu Festeiro (São João Fora de Época)
  • Iguatu Junino escolar(realizado em Junho)
  • Festival de Música Centro sul e Vale do salgado
  • Festival do Dia Mundial do Teatro - 27 de março
  • FEST JOVEM - Torneio de futebol

Ligações externas

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b c http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
  5. Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974
  6. Aragão, R. B, Índios do Ceará e Topônimios Índigenas, Fortaleza, Barraca do Escritor Cearense. 1994
  7. http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/engbarreto.htm
  8. http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/iguatu.htm
  9. http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/jaguaribe.htm
  10. http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/alencar.htm
  11. http://www.dca.ufcg.edu.br/clima/dadosce.htm
  12. Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.
  13. a b c http://www.cprm.gov.br/
  14. http://atlas.srh.ce.gov.br/
  15. http://www2.ipece.ce.gov.br/cartografia_1/Mapas%20Municipais/H-I_pdf/iguatu.pdf
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Centros sub-regionais do Brasil