Ilana Trombka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilana Trombka
Ilana Trombka
Ilana Trombka em 2022
Diretora-Geral do Senado Federal
Período 2015
até a atualidade
Presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre
Antecessor(a) Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho
Dados pessoais
Nascimento 14 de dezembro de 1972 (51 anos)
Porto Alegre (RS)
Alma mater Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Ilana Trombka (Porto Alegre, 14 de dezembro de 1972) é uma servidora pública, doutoranda em políticas públicas e mestre em comunicação social.[1] Atualmente exerce o cargo de Diretora-Geral do Senado Federal.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira Acadêmica[editar | editar código-fonte]

Ilana Trombka é mestre em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É especializada em Direito Legislativo, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Relações Públicas (PUCRS).Atualmente é doutoranda no curso de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Iniciou sua carreira no meio acadêmico como professora, tendo lecionado na Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS (FIDENE/UNIJUÍ) e no Centro Universitário de Brasília - UniCeub (1998-2001), onde assumiu posteriormente a coordenação dos cursos de Comunicação Social. Ilana ainda lecionou disciplinas de pós-graduação na Universidade do Legislativo Brasileiro (2003-2004) e na União Pioneira de Integração Social - UPIS (2007-2013). Mentora do Columbia Global Centers, no Columbia Women's Leadership Network, Nova Iorque (EUA).

Servidora Pública[editar | editar código-fonte]

Aos 24 anos, foi aprovada no concurso para Analista de Comunicação – especialidade em Relações Públicas do Senado Federal. Entre 1998 e 1999, foi coordenadora do Programa 0800 – A voz do cidadão, uma linha direta da Casa com a população, para registrar opiniões e esclarecer dúvidas. Atuou também como diretora da Secretaria de Relações Públicas (2000-2001) e assessora da Secretaria de Coordenação Técnica e Relações Institucionais da Presidência do Senado (20052010). Cedida ao Poder Executivo, em 2011,[3] atuou como chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Integração Nacional, onde trabalhou diretamente com programas do Governo Federal. Ilana é co-fundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro (2007), que tem entre seus objetivos, incentivar a continuidade das pesquisas realizadas por cientistas brasileiros no continente. Diretora-geral desde 2015, Ilana elaborou um documento intitulado Carta de Compromissos, que apresenta onze pilares que são utilizados como referência para o direcionamento estratégico do Senado Federal, Ato da Comissão Diretora nº 5, de 2015.[4]

Ilana é responsável pela Implantação do Processo Eletrônico no Senado,[5] que auxiliou na redução de gastos, diminuição da burocracia e aumento da segurança na tramitação de processos.

Igualmente, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS), publicado em sua gestão, por meio do Ato da Diretoria-Geral nº 25/2015,[6] orienta as ações de todas as áreas da administração a partir de princípios de eficiência de recursos e sustentabilidade. Como resultado até 2018, o Senado reduziu em 13 milhões o consumo de unidades de copos descartáveis, economizou em média 8% de energia e reduziu o consumo de água em torno de 25%.

Foi a idealizadora do Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Econômica em Decorrência da Violência Doméstica e Familiar no ano de 2016.[7] O Ato da Comissão Diretora nº 4, de 2016[8] determina que todos os contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados do Senado Federal devem reservar o mínimo de 2% das vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade decorrente de violência doméstica.

Ilana empenha-se ainda para conscientizar toda a Casa sobre a importância de prevenir e combater o assédio sexual e moral.[9] As ações incluem distribuição de materiais informativos, palestras, bate-papos e publicação de vídeos que orientam os colaboradores sobre como identificar e denunciar um caso suspeito, de acordo com o Ato do primeiro-secretário (APS 8/2018).

Em sua gestão, o Senado Federal foi a primeira entidade pública do país a estabelecer um Plano de Equidade de Gênero e Raça (PEGR),[10] que prevê 28 objetivos e um plano de execução em cinco eixos temáticos: Comunicação; Educação; Cultura Organizacional; Gestão; e Saúde. Todas as ações da Casa, em especial o PEGR, possuem alinhamento institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que orienta a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, nos termos do ODS n°5.

O DGer.com, informativo eletrônico, publicado trimestralmente, também foi implementado no início da gestão da Ilana com o objetivo de apresentar a todos a prestação de contas da Diretoria-Geral. Ele contém um resumo da evolução das iniciativas e projetos que estão sendo construídos no dia a dia.

Criada em 2015, a Liga do Bem, o qual Ilana é uma das fundadoras, é formada por colaboradores voluntários do Senado Federal, que atua em prol de causas sociais e vem beneficiando moradores de rua, mulheres em estado de vulnerabilidade, crianças, idosos, animais abandonados e famílias carentes. São diversas instituições alcançadas pelas ações, entre hospitais, creches, abrigos, asilos e escolas.

Visando estabelecer uma comunicação direta dos colaboradores com a direção da Casa e aperfeiçoar os processos administrativos, Ilana também idealizou o Manha de Ideias. Um programa realizado mensalmente, sempre na primeira segunda-feira de cada mês, com a participação de qualquer colaborador do Senado (servidor efetivo, comissionado, terceirizado, estagiário, menor aprendiz) que tem interesse em apresentar sua ideia ou interagir com diretores da Casa.

Premiações e Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Finalista do Prêmio Viva da Marie Claire e Instituto Avon na categoria Empreendedorismo e vencedora de duas edições do Prêmio Opinião Pública, Trombka, tem seu trabalho marcado por ações efetivas pela equidade de gênero e combate à violência contra a mulher no cenário público federal. Tendo recebido como reconhecimento o Prêmio Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), 5ª Edição, vinculada à Presidência da República, como constatação às ações de combate à desigualdade de gênero e de raça implementadas na Casa.

Destaca-se ainda o Prêmio Boas Práticas (A3P),[11] concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a quatro projetos da Casa, conforme categorias: Grupo de Trabalho de Compras e Contratações Sustentáveis, na categoria compras e licitações; o Desengaveta, na categoria gestão de resíduos sólidos; o Carona Solidária, na categoria mobilidade e transporte; e a Feira Orgânica, na categoria qualidade de vida.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

Insígnia País Honra Data
Brasil Comendador da Ordem de Rio Branco 21 de novembro de 2023[12]

Outras Realizações[editar | editar código-fonte]

Ilana é Vice-Presidente do Conselho de Supervisão do Sistema Integrado de Saúde, membro do conselho Editorial do Senado[13] e integrante do Comitê de Investimentos e Negócios, do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

É uma das fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil (instituição idealizada pela empresária Luiza Trajano), seção Distrito Federal, que tem por objetivo garantir direitos iguais, trabalho, segurança, educação e saúde de qualidade para as mulheres de todo Brasil. E coautora do artigo Social Marketing and Health Communication: a case study at the Brazilian Federal Senate, publicado na revista Health Communication (Editora IntechOpen),[14] do Reino Unido.

De 2018 a 2020 integrou o Conselho de Administração FINAME[15] do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que teve como atribuições orientar, aprovar e acompanhar o plano de negócios e a estratégia de longo prazo do FINAME.

Em março de 2020, Ilana se tornou membro da seção Brasil do WomenCorporateDirectors.[16] O WomenCorporateDirectors (WCD) é a maior organização associativa e comunidade do mundo composta de mulheres diretoras corporativas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «TROMBKA-"O impacto das novas tecnologias de comunicação nas organizações"». www.ufrgs.br. Consultado em 24 de novembro de 2021 
  2. Diário Oficial da União - Pág 65 - Senado Federal - Portaria de 11 de Fevereiro de 2015 n º4
  3. Diário Oficial da União - Pág 02 - Gabinete Pessoal da Presidência da República - Ministério da Integração Nacional art. 1 do Decreto n 4.734, de 11 de junho de 2003, Nº 395
  4. Ato da Comissão Diretora do Senado Federal nº 5, de 2015
  5. Senado inaugura processo eletrônico na próxima segunda-feira - Senado Notícias - 30/04/2015
  6. Ato da Diretoria-Geral nº 25/2015
  7. Projeto do Senado promove inclusão de vítimas de violência no mercado
  8. Ato da Comissão Diretora do Senado Federal nº 4, de 2016
  9. Senado inicia segunda fase de campanha contra assédio sexual e moral no trabalho - Senado Notícias - 30/05/2019
  10. Plano de Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal
  11. Iniciativas do Senado vencem a chamada pública do programa Boas Práticas A3P - TV Senado - 08/02/2019
  12. «DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - Seção 1 | Nº 220, terça-feira, 21 de novembro de 2023». Imprensa Nacional. 21 de novembro de 2023. p. 11. Consultado em 24 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 21 de novembro de 2023 
  13. Conselho Editorial do Senado Federal
  14. Social Marketing and Health Communication: A Case Study at the Brazilian Federal SenateBy Paulo Ricardo dos Santos Meira, Ilana Trombka and Daniele Carvalho Calvano Mendes Submitted: December 11th 2017 Reviewed: April 30th 2018 Published: November 5th 2018 DOI: 10.5772/intechopen.78126
  15. «Colegiado FINAME» 
  16. WomenCorporateDirectors global community

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Artigo: Dividir pra conquistar: uma história sobre a equidade de gênero

Prêmio: Finalista na Categoria Empreendedorismo - Prêmio Viva