Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de PUCRS)
Ir para: navegação, pesquisa
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PUCRS
Lema Ad verum ducit (Conduz à verdade)
Fundação março de 1931 (86 anos) (como Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas)
Tipo de instituição Privada, filantrópica e confessional
Localização Porto Alegre (RS) - Brasao.png Porto Alegre e
Brasao Viamao.jpg Viamão, Brasão do Rio Grande do Sul.svg Rio Grande do Sul
Docentes 1.296 (2017)
Reitor(a) Evilázio Teixeira
Vice-reitor(a) Jaderson Costa da Costa
Total de estudantes 20.530 (2017)
Campus Campus Central (Porto Alegre)
Campus Viamão (Viamão)
Página oficial http://www.pucrs.br

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira, com campi localizados nas cidades de Porto Alegre e Viamão, no Rio Grande do Sul. É uma das maiores e mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior, bem como a maior privada do estado do Rio Grande do Sul e a primeira universidade fundada pela ordem dos Irmãos Maristas no mundo.[1]

A PUCRS oferece 59 opções de cursos de graduação, 24 de mestrado, 22 de doutorado e mais de 100 especializações. Até 2017, possui cerca de 20 mil alunos e já diplomou mais de 165 mil estudantes.[2] O sistema educacional é organizado em cursos e programas, que possibilitam estudos de graduação e pós-graduação, educação continuada, além de atividades de extensão e pesquisa.[3]

No ano de 2013, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC)[4], utilizado pelo Ministério da Educação brasileiro (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado no país, a PUCRS foi considerada a melhor universidade privada da Região Sul .

Brasão[editar | editar código-fonte]

O brasão da PUCRS é formado, em seu timbre, por uma tiara (ou coroa) e duas chaves papais, sob às quais pende um liste azul com o lema latino Ad verum ducit, que significa "conduz à verdade".[5] Em seu escudo, decorado com pele de arminho, há uma cruz de São Pedro invertida, em cor vermelha, na qual estão estampados o monograma dos Irmãos Maristas e uma estrela de sete pontas.[6]

História[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Estátua de São Marcelino Champagnat.

A história da Universidade inicia com a vinda para o Brasil dos Irmãos Maristas, uma congregação religiosa fundada por São Marcelino Champagnat no ano de 1817, na França. No ano de 1900, os primeiros Maristas chegaram à cidade de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, a pedido do bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. A partir de então, muitos outros religiosos maristas - tendo sempre como ideal o estilo marista de educar - vieram da Europa.

Em 1904, através das instalações da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre, criou-se a Escola Nossa Senhora do Rosário. A transferência do Colégio Nossa Senhora do Rosário para os arredores da Praça Dom Sebastião, no bairro Independência, ocorreu em 1927. Em março de 1931, fundou-se a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, com apenas nove alunos. Fora o primeiro passo para a constituição da Universidade.

O projeto dos Irmãos Maristas foi conduzido pela visão do Irmão Afonso, com a colaboração do Irmão Faustino João e dos professores Elói José da Rocha, Elpídio Ferreira Paes, Salomão Pires Abrahão, Francisco Juruena, Irmão José Otão e Antônio César Alves, entre outros. Em 1940, foi fundada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, seguida pela Escola de Serviço Social, no ano de 1945, e pela Faculdade de Direito, em 1947. Com as quatro faculdades, a União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE), entidade civil dos Irmãos Maristas, requereu ao Ministério da Educação a equiparação de universidade.

Universidade católica[editar | editar código-fonte]

Pelo decreto nº 25.794, de 9 de novembro de 1948, do presidente Eurico Gaspar Dutra, as faculdades passaram a constituir a Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a primeira criada pelos Irmãos Maristas no mundo.

Em 8 de dezembro de 1948, o então arcebispo de Porto Alegre e chanceler da Universidade, Dom Vicente Scherer, deu posse à primeira administração para o triênio de 1948 a 1951, assim constituída: Reitor, Armando Pereira da Câmara; Vice-Reitor, Irmão José Otão; Diretor da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Francisco Juruena; Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Antônio César Alves; Diretor da Escola de Serviço Social, Mário Goulart Reis; Diretor da Faculdade de Direito, Armando Dias de Azevedo.

Os demais reitores ao longo da história da Universidade foram os professores cônego Alberto Frederico Etges (1951 a 1953), Irmão José Otão (José Stefani) (1954 a 1978), Irmão Liberato (Wilhelm Hunke), que completou o último triênio do Irmão Otão (02/05/1978 a 29/12/1978), Irmão Norberto Francisco Rauch (1979 a 2004), Irmão Joaquim Clotet (2004 a 2016) e o Irmão Evilázio Teixeira, que desde dezembro de 2016 ocupa o cargo de reitor.

Universidade Pontifícia[editar | editar código-fonte]

No dia 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII, por solicitação da mantenedora e do arcebispo Dom Vicente Scherer, outorgou à Universidade o título de Pontifícia. As obras dos Irmãos Maristas sempre foram pautadas pela obediência e respeito às diretivas do Santo Padre, o Papa.

Como Universidade Pontifícia, o arcebispo de Porto Alegre é seu chanceler, Dom Jaime Spengler (desde 2013). Os anteriores foram Dom Vicente Scherer (1948 a 1981), Dom João Cláudio Colling (1981 a 1991), Dom Altamiro Rossato (1991 a 2001) e Dom Dadeus Grings (2001 a 2013).

Campi[editar | editar código-fonte]

Unidade Endereço
Campus Central Avenida Ipiranga, 6681, bairro Partenon, Porto Alegre
Campus Viamão Avenida Senador Salgado Filho, 7000, bairro Lisboa, Viamão

Ingresso[editar | editar código-fonte]

O exame vestibular da PUCRS ocorre duas vezes ao ano, no verão (Dezembro) e no inverno (Junho). O primeiro colocado em cada curso de graduação, no Vestibular de Verão, recebe uma "Bolsa Mérito", isto é, uma bolsa de estudos integral que o isenta do pagamento das disciplinas previstas no currículo do curso almejado.

Outra maneira de ingressar na PUCRS é através do Programa Universidade para Todos (ProUni), ao qual a Universidade aderiu desde sua implantação, em janeiro de 2005. A bolsa ProUni é concedida conforme a classificação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).[7]

Desde a edição de 2017 do vestibular de inverno da PUCRS, há também a possibilidade de ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que a Universidade disponibiliza uma porcentagem de vagas de cada curso oferecido para ingresso com a nota do Exame. Os estudantes poderão concorrer utilizando a pontuação obtida em uma das três últimas edições, além das provas do vestibular da PUCRS. No caso de se inscreverem pelas duas modalidades – provas do vestibular e aproveitamento do desempenho no Enem – o melhor resultado irá valer para fins de classificação.[8]

Além do Vestibular, a PUCRS oferece a possibilidade de Ingresso Extravestibular nos cursos de graduação através de Transferência, Ingresso de Diplomado e Reopção.

Pesquisa e inovação[editar | editar código-fonte]

O Campus Central da PUCRS concentra mais de 200 laboratórios e espaços como a Biblioteca Central Irmão José Otão, o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT), o Parque Esportivo, o Instituto de Cérebro, especializado em pesquisas e atendimentos em neurologia, e o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais, entre outros espaços que também dão apoio ao ensino.[9] Ainda, para os alunos dos cursos de saúde, a PUCRS possui um hospital próprio para aulas práticas e estágios, o Hospital São Lucas.

O Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) estimula a pesquisa e a inovação por meio de ações simultâneas entre a universidade, instituições privadas e governo. Até 2017, abriga 120 empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa em suas duas unidades, em Porto Alegre e em Viamão, gerando mais de 6.300 postos de trabalho. No Tecnopuc também está localizada a Raiar, incubadora de empresas. Um de seus programas, o Startup Garagem, é voltado exclusivamente para empreendedores da PUCRS que precisam de apoio para desenvolver um modelo de negócios e de incentivo para tirar sua empresa do papel.

Em 2016, a universidade lançou mais um projeto de inovação, o Idear, laboratório avançado que oferece disciplinas sobre empreendedorismo, bem como cursos e seminários, reunindo iniciativas impulsionadoras do empreendedorismo e da inovação na sala de aula.

A PUCRS desenvolve pesquisa de excelência em diversas áreas de conhecimento, através de seus centros de estudos e pesquisas. Os campos que merecem maior destaque são os seguintes: acervos culturais, o aeroespaço, a arqueologia, as células-tronco, a Democracia, a energia solar, genoma e evolução, inteligência artificial, meio-ambiente e armazenamento de carbono, a memória, a televisão digital e a tuberculose.[10]

Até 2017, a PUCRS conta com mais de 570 estruturas de pesquisa (entre grupos, núcleos, laboratórios, centros e institutos), que desenvolvem aproximadamente 2.000 projetos de pesquisa envolvendo docentes, alunos dos programas de pós-graduação e da graduação, sendo mais de 170 deles com parcerias internacionais. Um deles é o Instituto Nacional de Saúde Respiratória Pediátrica, que estuda alternativas de prevenção a doenças respiratórias infantis. Outro é o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose, que pesquisa medicamentos e vacinas para essa doença.[11]

Além de participar dos programas de iniciação científica (IC) das agências de fomento do país e do estado, a PUCRS tem um programa próprio de bolsas para incentivar projetos que promovam a interação entre diferentes áreas do conhecimento. São mais de 500 alunos de graduação bolsistas envolvidos em pesquisa, além de 36 alunos de ensino médio de diversas escolas de Porto Alegre. Estes são contemplados pela bolsa IC Jr.

Extensão universitária[editar | editar código-fonte]

A PUCRS investe em ações sociais, culturais, educativas e econômicas, com mais de 700 mil atendimentos anuais ao público interno e externo. Um exemplo é o Centro de Extensão Vila Fátima, que oferece assistência jurídica, ambulatórios de saúde, apoio social e auxílio a alunos com problemas de aprendizagem encaminhados por escolas da região da universidade. Internamente, o Centro de Atenção Psicossocial atendeu, nos últimos 10 anos, 12 mil estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade.

Um novo projeto da PUCRS, o Service Learning (do inglês aprendizagem por meio de serviços), une ensino e extensão, já que possibilita aos alunos de graduação desenvolver, dentro das disciplinas de seus cursos, soluções para empresas, ONGs e órgãos públicos. São mais de 1.100 alunos envolvidos a cada semestre em 177 projetos com impacto social e econômico. Um deles é realizado junto à Associação Comunitária Campo da Tuca, em Porto Alegre. Os alunos da universidade desenvolveram o planejamento estratégico, campanhas de marketing e estabeleceram uma parceria com uma empresa para que os adolescentes atendidos pela instituição possam atuar como jovens aprendizes.

Além do Service Learning, outros projetos de extensão (em que os alunos prestam serviços para a comunidade) realizaram 425 mil atendimentos nas áreas de educação por meio de ações em escolas públicas; saúde, envolvendo assistência odontológica; assistência social, com a Incubadora de empreendimentos solidários; e cidadania, com o atendimento jurídico.

Cursos de graduação[editar | editar código-fonte]

Cursos de mestrado[editar | editar código-fonte]

  • Administração e Negócios
  • Biologia Celular e Molecular
  • Biotecnologia Farmacêutica
  • Ciência da Computação
  • Ciências Criminais
  • Ciências Sociais
  • Comunicação Social
  • Direito
  • Economia do Desenvolvimento
  • Educação
  • Educação em Ciências e Matemática
  • Engenharia e Tecnologia de Materiais
  • Engenharia Elétrica
  • Filosofia
  • Gerontologia Biomédica
  • História
  • Letras
  • Medicina e Ciências da Saúde
  • Odontologia
  • Pediatria e Saúde da Criança
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Teologia
  • Zoologia

Cursos de doutorado[editar | editar código-fonte]

  • Administração
  • Biologia Celular e Molecular
  • Ciência da Computação
  • Ciências Criminais
  • Ciências Sociais
  • Comunicação Social
  • Direito
  • Economia do Desenvolvimento
  • Educação
  • Educação em Ciências e Matemática
  • Engenharia e Tecnologia de Materiais
  • Filosofia
  • Gerontologia Biomédica
  • História
  • Letras
  • Medicina e Ciências da Saúde
  • Odontologia
  • Pediatria e Saúde da Criança
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Teologia
  • Zoologia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul