Saltar para o conteúdo

Joaçaba Atlético Clube: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ThiagoRuiz (discussão | contribs)
Reversão de 1 edição de 189.72.66.217 para a última edição de ThiagoRuiz (Huggle)
Linha 1: Linha 1:
{{DadosClubeFutebol
{{DadosClubeFutebol
|[[Ficheiro:Logo_JAC.jpg]]
|nomeabrev=JAC
|nomeabrev=JAC
|alcunhas=
|alcunhas=

Revisão das 16h06min de 11 de dezembro de 2009

Predefinição:DadosClubeFutebol


O Joaçaba Atlético Clube, JAC, é um clube de futebol da cidade de Joaçaba, meio oeste catarinense, fundado em Fevereiro de 1997. Disputa atualmente a Divisão Especial de SC, a segunda divisão estadual. Manda seus jogos no estádio Oscar Rodrigues Da Nova, com capacidade para 7.000 pessoas. Veste as cores azul, amarela e branca, cores do município de Joaçaba, e seu mascote é o Leão.

História

O clube surgiu em 1997, após a dissolução da Associação Desportiva Joaçaba. Muitas vezes confundido com ele e com o JAC (Joaçaba Esporte Clube), fundado na década de 70, apesar de serem três clubes diferentes. Disputou a segundona em 97, 99, 2000 e 2001. Sendo que no ano de 2000 bateu na trave duas vezes, uma ao ser vice campeão perdendo para o Internacional o titulo, após dois empates por 1x1; outra ao ficar em 5o lugar na seletiva que ocorreu no mesmo ano e classificava 4 equipes para a elite. Após o ano de 2001 a equipe se licenciou dos gramados e só retornou em 2007, disputando a divisão de acesso e mais uma vez chegando perto, ao perder o returno e a vaga na elite para o Atlético Cidade Azul de Tubarão. Na segundona de 2009, o time fez uma péssima campanha no primeiro turno, com duas vitórias e um empate em nove jogos,mas no segundo turno veio uma inesperada recuperação: o time conseguiu 17 de 27 pontos possíveis e ficou com a vice liderança do returno, o que não foi o suficiente para classificar a equipe, que ficou a um ponto da tão sonhada classificação para o quadrangular final. Em 2010 a equipe estará mais uma vez tentando o retorno do futebol profissional joaçabense a elite de SC. Disputará a divisão especial, equivalente a segundona.

Grandes Jogadores

Jacozinho é o maior idolo, com passagens pelo clube desde sua fundação, é também o maior artilheiro da historia do JAC. Mauro Ovelha, hoje treinador prestigiado no cenário catarinense, defendeu a zaga e comandou a equipe nos seus anos iniciais. Luiz Carlos (Apucarana)Pereira(pai da Natália da Seleção Brasileira Feminina de Volei),Pedro Paulo, William Carioca, Marcelinho, Rall, entre outros também gravaram seus nomes na história do JAC.

Grandes Momentos

- Melhor campanha no returno da segundona em 1999. - Vice Campeão Catarinense da Segunda Divisão 2000. - 5o Lugar na Seletiva para a Primeira Divisão 2000. - Vice Campeão do Returno Divisão de Acesso 2007. - Terceiro lugar no grupo A Divisão de Acesso 2008. - Vice Campeão do Returno Divisão de Acesso 2009.

Torcida

Agora no ano de 2009, teve uma ideia de criar uma nova Torcida a Geral. Então no ano de 2010 a torcida já vai estar começando a cantar ao lado da Torcida Fúria do Leão. O JAC é caracterizado pela raça dos jogadores e por nunca desistir, por isto a alcunha de leão do vale. No ano de 2009, mais precisamente no segundo turno do campeonato, surgiu a Torcida Organizada Fúria do Leão, que formou uma banda, a qual toca instrumentos e apóia incondicionalmente o leão com cantos que levantam a moral do time. Apesar de não ser numerosa, canta o tempo todo pelo Leão do Vale. No final do torneio, surgiu uma outra torcida organizada, A Grande Leão do Vale, que não possui cantos, mas ama o clube da mesma maneira.

Futebol

A cidade sempre apresentou grande tradição pelos campos do estado de Santa Catarina. Na década de 80, com o Joaçaba Esporte Clube, JEC, chegou a estar representada na Taça de Bronze, terceira divisão nacional da época, após garantir classificação com o título da Taça Santa Catarina em 1981. No início da década de 90 surgiu a Associação Desportiva Joaçabense, ADJ, que sagrou-se campeã da segunda divisão em 1992, e disputou a elite catarinense entre 93 e 95, sendo neste último ano a 3a colocada no estadual, perdendo nas semifinais para o Criciúma. No mesmo ano foi rebaixada forçadamente pela Federação devido a dividas trabalhistas. Em 1997 surgia então o Joaçaba Atlético Clube, JAC, vice campeão da segunda divisão em 2000, licenciou-se em 2001 e retornou aos gramados em 2007. Neste ano de 2008 representará novamente a cidade na Divisão de Acesso do Estadual de Profissionais. Tudo isso se passou no Estádio Oscar Rodrigues Da Nova, estádio municipal com capacidade para 7.000 espectadores sentados.

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.