Grêmio Esportivo Juventus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Juventus de Jaraguá
Nome Grêmio Esportivo Juventus
Alcunhas Moleque Travesso
Tricolor Jaraguaense
Tricolor do Jaraguá Esquerdo
Torcedor(a)/Adepto(a) Juventino
Mascote Moleque Travesso
Fundação 1 de maio de 1966 (57 anos)
Estádio João Marcatto
Capacidade 6.000 espectadores[1]
Localização Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brasil
Presidente Paulo Ricardo Marcelino
Treinador(a) Alemão
Material (d)esportivo Sport +
Competição Catarinense - Série B
Copa Santa Catarina
Brasileirão - Série D
Website sociogrena.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Grêmio Esportivo Juventus é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. Suas cores são bordô, preto e branco.

História[editar | editar código-fonte]

O Juventus foi fundado no dia 1º de maio de 1966, por um grupo de 27 pessoas do Movimento da Juventude Católica de Jaraguá do Sul, incluindo os Padres Elemar Scheidt e Odílio Erhardt, tendo como seu primeiro presidente o Sr. Loreno Antônio Marcatto. Inicialmente, as cores do clube seriam vermelho, branco e preto, conforme o estatuto. Porém, o bordô foi adotado posteriormente, durante a disputa do Campeonato Catarinense de 1976, em homenagem ao clube homônimo existente em São Paulo.

Sua primeira sede foi o salão Paroquial Cristo Rei, mudando mais tarde para o Estádio João Marcatto, este doado ao clube pelos Senhores Dorval Marcatto, Loreno Antonio Marcatto, Vergílio Chiodini e Renato Pradi. O terreno contava, inicialmente, com uma área de 10.120 m².

O primeiro título em 1971[editar | editar código-fonte]

O primeiro título na história do Juventus foi em 1971. O clube conquistou, de forma invicta, o Campeonato Regional, mais conhecido como a Taça dos Municípios. Participaram equipes como o Ipiranga e Continental, de Rio Negrinho, Operário, de Mafra, e Dom Pedro II, de Corupá. Faziam parte da equipe de Jaraguá do Sul: Doza (massagista), Carneiro (técnico), Loreno Marcatto (presidente), atletas Epi, Nondas, Sebastião, Edio, Padre Adolfo, Farraco, Spézia, Henrique, Adilson, Amilton, Valdir, Durval, Darci, Jorge, Ari (artilheiro da competição com 13 gols) e Roquinho.[2]

O tricolor jaraguaense atuou na primeira divisão entre os anos de 1976 e 1980. Após 10 anos licenciado do futebol profissional, o clube voltou em 1990 para a disputa da Segunda Divisão Catarinense. E foi preciso somente um ano na Segunda Divisão, para que o Juventus conseguisse seu acesso à divisão de elite do futebol Catarinense. O regulamento previa que somente o campeão subiria, mas uma mudança de última hora tornou possível o acesso, já que o Juventus ficou em segundo lugar na competição.

A equipe jogou a primeira divisão entre 1991 e 1997. Foi no ano de 1994 que o Juventus teve uma das melhores campanhas de sua história na Série A do Campeonato Catarinense. Com um ataque avassalador, que balançou as redes em mais de 50 oportunidades, a equipe chegou até a semifinal, quando enfrentou o Figueirense. Depois de empatar, em casa, por 1 a 1, o time jaraguaense perdeu para o alvinegro na capital, por 1 a 0, ficando com a terceira colocação do Estadual. Na foto, em pé: Neilor, Leonetti, Alcir, Nei, Luisinho, Celso Rezende (preparador físico) e Dr. Glenio (médico). Agachados: Índio (massagista), Silvinho, Indio, Alaor, Carlos Alberto e Ricardo.[2]

Mudança de nome[editar | editar código-fonte]

Em 1996, durante a gestão de Ângelo Margutte, a equipe de futebol do Juventus passou a se denominar Jaraguá Atlético Clube. Para justificar mudança na denominação da equipe, Margutte usou como argumento o fato do uso do nome da cidade facilitar a identificação da equipe e a obtenção de patrocínio. Esta foi a fase mais crítica do clube, onde uma gigantesca dívida foi contraída. O Juventus, então chamado Jaraguá, ficou com a sua imagem prejudicada na cidade e como resultado do colapso financeiro foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Catarinense.

Em decisão do Conselho Deliberativo, optou-se por encerrar as atividades profissionais por tempo indeterminado, até que a dívida fosse totalmente paga e a imagem do clube recuperada.

A volta do Juventus[editar | editar código-fonte]

Em julho de 1998, o Jaraguá voltou a se chamar Grêmio Esportivo Juventus. Em abril de 1999 o Juventus fechou um contrato com a Radix Assessoria e Consultoria, para que respondesse pela Gestão do Departamento de Futebol. No contrato, ficou estabelecido que a Radix seria responsável pelo futebol amador, semi-profissional e profissional do clube, tendo autonomia administrativa, financeira e jurídica. O contrato de gestão era válido até 2005, porém foi encerrado no ano de 2000, após a diretoria do clube concluir que o contrato não era mais benéfico ao clube.

O primeiro título estadual[editar | editar código-fonte]

Em 2004, o Juventus retornou à disputa de competições de futebol profissional. Neste ano, conquistou seu primeiro título estadual, a Série C do Catarinense (então chamada de Série B1). A equipe conquistou o primeiro turno, ao vencer na final o Brusque (3-1; 1-1). No segundo turno, a decisão foi novamente contra o Brusque, desta vez vencida pelo adversário (0-4; 2-0). Nas semifinais do campeonato, o Juventus eliminou o Figueirense B (2-1; 1-2), enfrentando o Brusque em mais uma decisão. Desta vez, o confronto valeu pelo título do Campeonato. Foi o campeão do primeiro turno contra o campeão do segundo turno, ambos vitoriosos na disputa das semifinais do Campeonato. Com o estádio João Marcatto lotado, o Juventus comemorou o seu primeiro título estadual, com uma vitória por 4 a 2, após empate em 1 a 1 na primeira partida da decisão, em Brusque.

Na campanha do título é possível destacar placares históricos, como a goleada de 6 a 0 sobre o Inter de Lages e 5 a 0 sobre o Real Sport de Blumenau. O fato curioso desta edição é que Juventus e Brusque se enfrentaram 8 vezes, com ampla vantagem para o Juventus. Foram 5 vitórias do Juventus (1-0; 3-1; 2-0; 2-0; 4-2), dois empates (1-1; 1-1) e apenas uma vitória do Brusque (4-0).

Em 2005, participou da Série B (então chamada de Série A2), porta de entrada para a primeira divisão de Santa Catarina. Depois de altos e baixos no decorrer da competição, o tricolor acabou garantindo uma das últimas vagas à elite Estadual, retornando nove anos depois de seu rebaixamento.

Em 2006, o 3º lugar na Série A[editar | editar código-fonte]

E logo no seu retorno, em 2006, o Juventus surpreendeu e conquistou a terceira colocação, atrás apenas do Figueirense e do Joinville, repetindo assim o feito de 1994. Na primeira fase, o Juventus classificou-se em 2º lugar do Grupo A, com destaques as vitórias de 1 a 0 sobre o Avaí; duas vitórias sobre a Chapecoense (4 a 1 no João Marcatto e 4 a 3 no Índio Condá), além da goleada de 4 a 1 sobre o Atlético de Ibirama. Já na 2º fase, o Juventus classificou-se em 2º lugar do grupo, com 3 vitórias em 6 jogos, duas contra o Metropolitano (1-0; 2-1) e uma vitória contra o Brusque (1-0). Nas semifinais do campeonato, dois confrontos contra o Joinville (0-1; 0-3) e a conquista do 3º lugar geral do Campeonato. Uma campanha histórica.

Em 2007, primeiro turno arrasador[editar | editar código-fonte]

Em 2007, o Juventus fez uma excelente campanha no 1º turno, ficando em 2º lugar com 8 vitórias em 11 jogos. Destaque para as vitórias sobre o Avaí (1 a 0 na Ressacada), Brusque (3 a 2 em Brusque), Criciúma (1 a 0 no João Marcatto) e as históricas goleadas sobre o Metropolitano (4 a 2 no João Marcatto), Joinville (4 a 1 na Arena Joinville), Atlético de Ibirama (4 a 2 no João Marcatto) e o Próspera (8 a 1 em Próspera). Apesar da excelente campanha, o Criciúma conquistou o primeiro turno após o revés do Juventus diante do Figueirense por 2 a 1, em Florianópolis, na última rodada.

Já no segundo turno, o Juventus fez uma campanha ruim, ficando em 11º lugar na classificação. Na classificação geral do campeonato, o tricolor jaraguaense ficou em 6º lugar, com 9 vitórias, 2 empates e 11 derrotas. Foram 44 gols pró e 40 contra, com saldo positivo de 4 gols.

Em 2008, com uma preparação deficitária, o elenco montado às pressas não conseguiu boa campanha e acabou rebaixado para a Série B (então chamada de Divisão Especial), ao ficar em 11º lugar dentre 12 equipes.

Em 2009, o acesso para a Série A[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o clube firmou uma parceria com a empresa Falcão Sports, do jogador da Seleção Brasileira de futsal, Falcão. A empresa assumiu o departamento de futebol no início do ano e o resultado foi o acesso para a Série A (então chamada de Divisão Principal). Neste ano, o Juventus conquistou o primeiro turno do campeonato com 7 vitórias em 9 jogos. Destaque para as vitórias contra o Videira (2-1), Próspera (1-0), Hercílio Luz (3-1), CFZ Imbituba (3-1), Joaçaba (2-1) e Concórdia (2-0).

No 2º turno, a equipe ficou em 4º lugar, com 3 vitórias e 3 empates em 9 jogos, mas já estava classificada para o quadrangular semifinal. Destaque para as vitórias contra o Próspera (4 a 1 em Próspera), NEC (4 a 0) e Hercílio Luz (1 a 0 em Tubarão).

No quadrangular semifinal, o Juventus ficou em 2º lugar, conquistando a vaga para a Série A e disputando o título com o CFZ Imbituba, que conquistou o título na ocasião.

Em 2010, a parceria com a Falcão Sports foi desfeita. Neste ano o Moleque Travesso fez uma campanha muito abaixo do esperado e acabou rebaixado para a Série B do Catarinense.

Permanência na Série B[editar | editar código-fonte]

Em 2011, uma nova parceria com empresários foi firmada, mas sem atingir os objetivos esperados. No primeiro turno, a equipe chegou até às semifinais, sendo eliminada pelo Hercílio Luz (0-3; 1-0). No segundo turno, o Juventus ficou em 8º lugar e não se classificou para as semifinais. O clube ficou em 7º lugar na classificação geral, ficando assim mais uma temporada na Série B. O Juventus acabou amargando pela primeira vez em sua história dois anos inteiros e consecutivos na segunda divisão estadual (em 2008 a segunda divisão foi disputada no mesmo ano que a primeira, e no seguinte já veio a conquista do acesso).

Vice-campeão em 2012[editar | editar código-fonte]

Com uma diretoria completamente nova, em 2012 o Juventus resgatou sua identidade tricolor nos uniformes de jogo, o que não ocorria desde antes do clube se profissionalizar, nos anos 70. A volta ao uniforme tricolor deu sorte e o Moleque Travesso conquistou o vice-campeonato da Segunda Divisão, e o consequente retorno à Divisão de Elite de Santa Catarina.

No 1º turno, a equipe terminou em 3º lugar na fase de grupo, com 4 vitórias em 9 jogos. Destaque para as vitórias sobre o Hercílio Luz (3-0), Biguaçu (2-1), Porto (3-0) e Caxias (4 a 0 em Joinville). Nas semifinais foram dois confrontos contra o Guarani, com empate em 0 a 0 no João Marcatto e vitória do Guarani por 3 a 1 em Palhoça.

No 2º turno, o Juventus terminou em 1º lugar na fase de grupo, com 6 vitórias em 9 jogos. Destaque para as goleadas históricas aplicadas sobre o Tubarão (5 a 0 em Tubarão), Biguaçu (6 a 0 no João Marcatto) e Caxias (6 a 0 no João Marcatto). Nas semifinais o Juventus eliminou o Tubarão (0-1; 2-1). Já na final, derrota de 1 a 0 para o Guarani de Palhoça no primeiro jogo. Na decisão, no Estádio João Marcatto, vitória por 3 a 0, conquistando o título do returno e a vaga na Série 2013.

Na final do Campeonato foram dois confrontos contra o Guarani, com derrota por 1 a 0 em Palhoça e empate em 0 a 0 na final, em Jaraguá do Sul. Com os resultados, o Juventus conquistou o Vice-Campeonato do Campeonato Catarinese Série B de 2012.

Rebaixamento em 2022[editar | editar código-fonte]

Em 2022 foi rebaixado no Campeonato Catarinense após ficar na lanterna fazendo apenas 7 pontos em 11 jogos.[3]

Invencibilidade[editar | editar código-fonte]

O Juventus detém uma das maiores invencibilidades dentro das competições oficiais do futebol catarinense. O feito foi conquistado em 2004, ano do retorno do clube ao profissionalismo, na Série B1. O Moleque Travesso ficou 23 partidas sem perder um jogo sequer, entre os dias 30 de maio (data da derrota por 2 a 1 para o Carlos Renaux) e 9 de outubro (data da derrota para o Operários Mafrenses), totalizando 130 dias sem derrotas. Foram 14 vitórias e 9 empates.

As 23 partidas disputadas neste período foram

02/06/04 — GE Juventus 1x0 CA Fraiburgo
06/06/04 — GE Juventus 1x0 Brusque FC
09/09/04 — Figueirense B 0x1 GE Juventus
16/06/04 — Camboriú 1x1 GE Juventus
20/06/04 — GE Juventus 5x0 Real Sport AC
27/06/04 — Concórdia FC 1x1 GE Juventus
30/06/04 — Concórdia FC 0x0 GE Juventus
04/07/04 — GE Juventus 1x0 Concórdia FC
07/07/04 — Blumenau EC 1x2 GE Juventus
11/07/04 — GE Juventus 3x1 Blumenau EC
14/07/04 — GE Juventus 3x1 Brusque FC
18/07/04 — Brusque FC 1x1 GE Juventus
25/07/04 — EC Internacional 1x1 GE Juventus
01/08/04 — GE Juventus 2x1 CA Operários Mafrenses
08/08/04 — CA Canoinhas 0x0 GE Juventus
15/08/04 — GE Juventus 1x1 Blumenau EC
22/08/04 — CA Fraiburgo 0x0 GE Juventus
29/08/04 — GE Juventus 2x0 Carlos Renaux
04/09/04 — Brusque FC 0x2 GE Juventus
08/09/04 — GE Juventus 3x0 Figueirense B
12/09/04 — GE Juventus 2x2 SD Camboriuense
19/09/04 — Real Sport AC 0x2 GE Juventus (jogo em Gaspar)
26/09/04 — GE Juventus 2x1 Concórdia FC

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Catarinense - Série C 1 2004

Outros títulos[editar | editar código-fonte]

Municipais[editar | editar código-fonte]

Outras conquistas[editar | editar código-fonte]

Torneios estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato de Integração Waldomiro Schützler 1993

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Catarinense de Juniores (Sub-20) da Série A (1ª Divisão): 1996
  • Campeonato Catarinense de Juniores (Sub-20) da Série B (Divisão Especial): 2009
  • Campeonato Catarinense Juvenil Aberto: 2006
  • Campeonato Catarinense Juvenil da Série B (Sub-17) 2015
  • XX Copa Sul-Americana de Futebol de Base (categoria juvenil) 2009

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Santa Catarina Campeonato Catarinense 19 3º colocado (1994 e 2006) 1976 2022 5
Série B 14 Vice-campeão (4 vezes) 1990 2023 5
Série C 1 Campeão (2004) 2004 1
Copa SC 9 Vice-campeão (2021) 1991 2021
Brasil Série C 2 24º colocado (1995) 1995 1996
Série D 2 38º colocado (2021) 2021 2022

Referências

  1. «Cadastro Nacional de Estádios de Futebol» (PDF). www2.cbf.com.br. Consultado em 22 de junho de 2013. Arquivado do original (PDF) em 10 de maio de 2013 
  2. a b «Especial completo do cinquentenário do Juventus». OCP Online. 1 de maio de 2016. Consultado em 3 de junho de 2016 
  3. «Próspera e Juventus são rebaixados para a Série B do Campeonato Catarinense». www.nsctotal.com.br. Consultado em 5 de março de 2022