Juventude Franciscana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Juventude Franciscana (Jufra) é a divisão juvenil da Ordem Franciscana Secular, que surgiu em 1950 na Itália[1] e se divide em três segmentos por faixa etária: micro-Jufra (entre os 9 e os 12 anos), mini-Jufra (entre os 12 e os 15 anos) e a Jufra propriamente que acolhe os jovens entre 15 e 30 anos.

Tendo a ordem caráter secular, seus integrantes (jufristas) não precisam viver em mosteiros, conventos ou claustros, pois sua vocação é viver normalmente entre as outras pessoas (ou "no século") e, portanto, podem se casar e ter filhos. Porém, devem procurar viver em obediência ao Evangelho, como o fez São Francisco de Assis.[2]

Sua padroeira é Santa Rosa de Viterbo.[3]

A Juventude Franciscana representa, portanto, um luminoso ideal de vida, que assumis de maneira responsável através da «Promessa». Indispensável para realizar este ideal é cultivar uma relação viva com Cristo, através duma intensa vida sacramental, e sobretudo mediante uma constante referência à Eucaristia, tão amada pelo Pobrezinho de Assis"[4]. (São João Paulo II, Papa).

No Brasil, a Jufra completou em 2011, 40 anos de atuação.[5]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]