Ladino (classe de personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ladino (RPG))
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Nos jogos de RPG, o Ladino (também conhecido como ladrão) é uma classe de personagens típica de cenários de fantasia medieval, dentre os quais se destacam os jogos Dungeons & Dragons, mais conhecido como D&D,[1] Pathfinder Roleplaying Game, Final Fantasy, World of Warcraft e alguns MMORPGs.

Muitas vezes (e em muitos jogos), ladinos é uma classe de ladrões. Bem furtivos e escorregadios, ladinos, se não estão roubando algo, estão trabalhando numa busca por um tesouro, que antes de repartir o lucro com seus parceiros, ele já os roubou.

Ladinos são muito úteis tendo-os no grupo de batalha, são ótimos batedores, seus ataques furtivos podem ser fatais até mesmo para um Dragão Vermelho (um dos monstros mais poderosos deste jogo), mas ele não se limita somente em combates, suas habilidades fora de combate são de grande ajuda, os ladinos e somente eles podem sentir armadilhas e desarma-las sendo assim de grande ajuda em masmorras. Geralmente, sua personalidade não é de uma pessoa má, e sim de alguém mal instruído ou sem oportunidades, apenas querendo se dar bem, geralmente são de gênero Caótico Bom, ou Caótico Neutro, que já entra no caminho do Assassino ou Mercenário, que faz serviços bons ou ruins, fazendo isto apenas pelo dinheiro.

Nos jogos ,podem realizar as seguintes funções:

  • Destrancar portas
  • Destrancar baús
  • Desarmar armadilhas
  • Roubar itens e dinheiro
  • Confundir adversários, e fazê-los brigarem entre si
  • Escapar de tumultos
  • Escapar de enrascadas em geral
  • Bombas de Fumaças
  • Andar Silenciosamente

Na maioria dos jogos, suas funções não são sempre as mesmas, pois são muito adaptáveis, varia de acordo com a necessidade do grupo. Não é comum eles usarem magia, mas mesmo assim eles sabem e usam-na sem desperdícios. Mesmo assim, existem jogos em que eles não têm poderes especiais e nem magias. Nos RPGs eletrônicos orientais, como Final Fantasy, geralmente o Ladino evolui para a classe ninja, o que o possibilita de usar magias.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. Skip Williams, tradução:Arthur Bobany (14 de dezembro de 2004). «Personagens com Classe: Ladino». RedeRPG 
  2. Square Enix Co., ed.(2003). Final Fantasy Origins North American instruction manual. Square Enix Co. 5p. SLUS-01541.
Web
  • Rogue (em inglês) no Pathfinder Roleplaying Game Reference Document
Publicações
Livros básicos
Conjuntos de regras clássicas
Suplementos
Periódicos
Licenças Open Game LicenseGame System License