Leonor de Aragão, Rainha de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leonor de Aragão
Infanta de Aragão
Rainha Consorte de Portugal
Regente de Portugal
Leonor de Aragão, Rainha de Portugal
Leonor de Aragão
consorte de El-Rei D. Duarte
Rainha Consorte de Portugal
Reinado 14 de agosto de 14339 de setembro de 1438
Antecessor(a) Filipa de Lencastre
Sucessor(a) Isabel de Avis, Rainha de Portugal
Regente de Portugal
Reinado 14381439
 
Nascimento 2 de maio de 1402
  Medina del Campo, Castela e Leão, Espanha
Morte 19 de fevereiro de 1445 (42 anos)
  Toledo, Espanha
Sepultado em Mosteiro da Batalha, Portugal
Cônjuge Duarte I de Portugal
Descendência João de Portugal
Filipa de Portugal
Afonso V de Portugal
Maria de Portugal
Fernando de Portugal, Duque de Viseu
Leonor de Portugal, Imperatriz Romano-Germânica
Duarte de Portugal
Catarina de Portugal
Joana de Portugal, Rainha de Castela
Casa Trastâmara (por nascimento)
Avis (por casamento)
Pai Fernando I de Aragão
Mãe Leonor Urraca de Castela
 Nota: Para outros significados de Leonor, rainha de Portugal, veja Leonor, rainha de Portugal (desambiguação).

Leonor de Aragão (em catalão: Elionor d'Aragó 2 de maio de 1402, Toledo, 19 de fevereiro de 1445,[1] — foi uma infanta aragonesa que viria a ser rainha de Portugal por casamento com o rei D. Duarte, e regente durante a menoridade do seu filho D. Afonso V.

Vida[editar | editar código-fonte]

Era filha do rei Fernando I de Aragão com Leonor Urraca de Castela, condessa de Albuquerque. Pelo lado paterno, Leonor era neta de João I de Castela e de Leonor de Aragão; por via da mãe, era neta de Beatriz de Portugal, e por conseguinte bisneta do rei Pedro I de Portugal com Inês de Castro. Portanto, era uma mistura de sangue real português, castelhano e aragonês. Teve seis irmãos, entre os quais os reis aragoneses Afonso V e João II.

Foi regente após a morte do marido, mas acabou por ser afastada por ser estrangeira e haver forte desconfiança.[2] Refugiou-se, então em Castela, em Toledo, onde faleceu em 1445.[3] As circunstâncias de sua morte foram suspeitas. Ingeriu uma tisana e rapidamente sentiu-se indisposta. Em apenas uma hora seu corpo se cobriu de manchas e faleceu.

Repousa no Mosteiro da Batalha, ao lado do marido.[4]

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 1428, casou-se com o herdeiro do trono português D. Duarte. Foi seu irmão, D. Afonso V de Aragão, que tratou do contrato de casamento, já que seu pai havia falecido em 1415. O que pesou na decisão de Afonso V ao escolher D. Duarte como marido de sua irmã, foi o fato de Portugal ser o único reino peninsular que escapava ao controle dos infantes de Aragão. Ambicionava, assim, estabelecer uma sólida aliança entre Aragão, Navarra e Portugal.

As rainhas de Portugal contaram, desde muito cedo, com os rendimentos de bens, adquiridos na sua grande maioria por doação. D. Leonor recebeu como dote 30 florins de ouro de Aragão e, por hipoteca, Santarém, com todos os seus rendimentos. Recebeu ainda em doação Alvaiázere, Sintra e Torres Vedras.

Regência[editar | editar código-fonte]

D. Leonor tornou-se rainha em 1433, em decorrência da morte do sogro, D. João I. A rainha deu à luz nove filhos, sendo quatro deles ainda antes de ser rainha. João foi o primogénito e morreu pouco tempo depois. Em seguida veio Filipa e, finalmente, Afonso. Ele foi o primeiro filho herdeiro dos reis que se chamou príncipe; até então, todos eram chamados de infantes primogénitos herdeiros. A última filha nasceu em 1439, cerca de seis meses após a morte de D. Duarte.

D. Duarte, em seu testamento, confiou a regência do Reino à sua esposa até que seu sucessor, D. Afonso, atingisse 14 anos. D. Leonor passou a assinar os atos régios com a expressão "a triste Rainha". As Cortes de Torres Novas de 1438, levantaram diversos argumentos para colocar a soberana de lado,[2] dentre eles o de que o rei não podia ficar sob a guarda de uma mulher (ainda mais estrangeira), pois cresceria fraco e efeminado. A solução foi apresentada pelo infante Henrique, com uma proposta conhecida como «Regimento do Reino de 1438».[2] A rainha percebeu a insatisfação em que o reino se encontrava e aceitou partilhar o poder real com o cunhado D. Pedro: ela ficaria com a criação dos infantes e com o governo e administração da Fazenda Real enquanto o cunhado ficaria com o regimento da justiça. Porém, tal medida não se mostrou eficaz.

Túmulo de Leonor e Duarte no Mosteiro da Batalha.

Nas cortes de Lisboa de 1439, a regência foi entregue somente ao infante Pedro.[2] D. Leonor tentou resistir, mas com os concelhos e grande parte da nobreza contra ela, foi obrigada a entregar seu cargo e a criação de Afonso ao infante Pedro, o qual achavam que tinha mais direitos para exercer a regência. Leonor, ainda em Sintra, enviou uma mensagem aos irmãos de Aragão, pedindo-lhes ajuda.[2] Estes não quiseram intervir diretamente e enviaram uma embaixada reclamando que fossem cumpridas as determinações das Cortes de Lisboa de 1439. Não obtendo êxito D. Leonor partiu para Almeirim, o que desagradou D. Pedro. Sentindo-se insegura, a rainha resolveu fugir. Partiu, em 1440, para o Crato com uma pequena comitiva, levando consigo algumas jóias que lhe restavam e sua filha Joana, que ainda estava em período de amamentação. Nessa altura, sai de Lisboa D. Álvaro Vaz de Almada, com gente de armas, artilharias e provisões, para tomar o castelo de Amieira e do referido Crato, em posse do prior do Crato que a tinha apoiado e a guardava.[5]

Acabou por refugiar-se em Castela, onde veio a morrer.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Do seu casamento com D. Duarte, Leonor de Aragão teve nove filhos:

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • RODRIGUES, Ana Maria S. A. (2012). As tristes rainhas : Leonor de Aragão e Isabel de Coimbra Coleção Rainhas de Portugal, vol. VII ed. Rio de Mouro/Lisboa: Círculo de Leitores 
  • VENTURA Margarida Garcez, ARAUJO Julieta (2011). D. Leonor de Aragão: A Triste Rainha - 1402(?)-1445. Lisboa: Academia Portuguesa da Historia / QuidNovi 
  • Mattoso, José (1993). História de Portugal — A Monarquia Feudal. 2.º volume. [S.l.]: Círculo de Leitores. ISBN 972-42-0636-X 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Leonor de Aragão, Rainha de Portugal

Precedida por
Filipa de Lencastre

Rainha de Portugal

14331438
Sucedida por
Isabel de Avis
Precedida por
João, Mestre de Avis

Regente de Portugal

14381439
Sucedida por
Pedro, Duque de Coimbra
Precedida por
Beatriz de Castela
Rainha-Mãe de Portugal
14381456
Sucedida por
Catarina de Áustria