Saltar para o conteúdo

Lista do Patrimônio Mundial no Paraguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização do Patrimônio Mundial no Paraguai.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) propôs um plano de proteção aos bens culturais do mundo, através do Comité sobre a Proteção do Património Mundial Cultural e Natural, aprovado em 1972.[1] Esta é uma lista do Patrimônio Mundial existente no Paraguai, especificamente classificada pela UNESCO e elaborada de acordo com dez principais critérios cujos pontos são julgados por especialistas na área. O Paraguai, que ocupa uma região de rica biodiversidade no continente sul-americano e reúne um relevante legado cultural guarani e guaná, ratificou a convenção em 27 de abril de 1988, tornando seus locais históricos elegíveis para inclusão na lista.[2]

O sítio Missões Jesuítas de La Santísima Trinidad de Paraná e Jesús de Tavarangue foi o primeiro local do Paraguai incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO por ocasião da 17ª Sessão do Comitè do Património Mundial, realizada em Cartagena das Índias (Colômbia) em 1993.[3] Desde então, este permanece como o primeiro e único sítio do Paraguai classificado como Patrimônio da Humanidade, sendo este de classificação Cultural.

Bens culturais e naturais

[editar | editar código-fonte]

O Paraguai conta atualmente com os seguintes lugares declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO:

Missões Jesuítas de La Santísima Trinidad de Paraná e Jesús de Tavarangue
Bem cultural inscrito em 1993.
Localização: Itapúa
Além de seu interesse artístico, essas missões são representativas das iniciativas sociais e econômicas que acompanharam a cristianização da bacia do Rio da Prata pela Sociedade de Jesus nos séculos XVII e XVIII. (UNESCO/BPI)[4]

Lista Indicativa

[editar | editar código-fonte]

Em adição aos sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, os Estados-membros podem manter uma lista de sítios que pretendam nomear para a Lista de Patrimônio Mundial, sendo somente aceitas as candidaturas de locais que já constarem desta lista.[5] Desde 2018, o Paraguai possui 6 locais na sua Lista Indicativa.[6]

Sítio Imagem Localização Ano Dados UNESCO Descrição
Sistema Ferroviário Presidente Carlos Antonio López Central / Paraguarí / Guairá / Caazapá / Itapúa 1993 Cultural O sistema foi inaugurado em 1861 e inclui, além da construção de estradas da época, as oficinas, maquinários e acessórios que são acionados pela figura de uma caldeira, os sistemas de água corrente por gravidade, os sistemas de comunicação do século passado - telefonar a um ímã e telégrafo, locomotivas a vapor e bens móveis e imóveis - estações e conjuntos arquitetônicos algumas das cidades ferroviárias - e seu percurso constitui uma viagem por áreas de grande valor paisagístico.
Parque Nacional do Ybytyruzú Guairá 1993 Natural A área possui uma grande riqueza em termos de flora e fauna, vestígios arqueológicos, grutas e abrigos com pinturas rupestres em baixo e alto relevo.
Parque Nacional Tinfunke Presidente Hayes 1993 Natural A área protege o ecossistema úmido do Chaco e também os locais históricos da Guerra do Chaco (1932 - 1935) entre o Paraguai e a Bolívia. O parque foi criado pelo Decreto nº 18.205, de 4 de maio de 1956 e constitui um importante refúgio para a reprodução da fauna silvestre.
Reserva da Biosfera Mbaracayú Canindeyú 2003 Misto: (iii)(x) A Reserva Natural da Floresta Mbaracayú (MFNR) possui 64.405,7 hectares, localizada na região leste do Paraguai próximo à fronteira com o Brasil, uma área com pequenas propriedades e numerosos estabelecimentos de pecuária na Serra de Mbaracayú (Karapa). No leste, existem várias propriedades, fazendas e duas comunidades indígenas de diferentes parcialidades étnicas, e no sul e leste, existem fazendas de tamanhos variados.
Pantanal Paraguaio Alto Paraguai 2018 Natural: (vii)(ix)(x) Este local foi designado como Zonas Úmidas de Importância Internacional (também conhecido como local Ramsar) pela Convenção de Zonas Úmidas de Importância Internacional. Este local é globalmente importante devido à transição entre os ecossistemas do Chaco, Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica (BAAPA). É também uma Área Importante para Aves (IBA), pois 22 espécies de aves migratórias (a maioria delas migrantes neárticas) utilizam o local como ponto de parada. O Pantanal paraguaio é igualmente importante para a conservação de mamíferos carismáticos, como o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), veado-do-brejo (Blastocerus dichotomus), puma (Puma concolor), onça-pintada (Panthera onca), ariranha (Pteronura brasiliensis), tatu-gigante (Priodontes maximus) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). A maioria desses mamíferos é considerada em alguma categoria da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Complexo Ferroviário e Vila Inglesa de Sapucai Paraguarí 2018 Cultural: (ii)(iv) Localizada a 90 km da capital Assunção, a cidade de Sapucai é conhecida por seu fascinante complexo ferroviário. A cidade de Sapucai foi construída entre 1887 e 1894 e tornou-se não apenas uma estação na linha férrea, mas um local onde os trens da locomotiva a vapor foram reparados e construídos.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências