Mega Man X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mega Man X (série))
 Nota: Se procura o primeiro jogo da série, veja Mega Man X (jogo).
'
Mega Man X
Logo usado pelo primeiro jogo da série
Gênero(s) Ação,
Plataforma
Desenvolvedora(s) Capcom
Publicadora(s) Capcom
Plataformas SNES, MS-DOS, PC, Celulares, Sega Saturn, Virtual Console (Wii, Wii U e New 3DS), Steam, PlayStation Portable, PlayStation, (PS2, PS4), Xbox One, Game Boy Color, GameCube, Nintendo Switch, Android, iOS,
Primeiro título Mega Man X
17 de dezembro de 1993
Série de origem Mega Man

Mega Man X, mais conhecido no Japão como Rockman X (ロックマンX Rokkuman Ekkusu?), é a segunda franquia de jogos eletrônicos da série Mega Man do gênero ação e plataforma lançada pela Capcom em 1993. Continuando suas com diversas sequências por meio de relançamentos em múltiplas plataformas, o enredo é uma continuação de sua série precedente de Mega Man. A jogabilidade introduziu novos elementos à franquia, como a habilidade de arrancada (dash) e escalar e deslizar nas paredes com os pés. Os seis primeiros jogos da série foram compilados em uma antologia, chamada Mega Man X Collection, para PlayStation 2 e Nintendo Gamecube. É considerado um dos melhores, e mais renomados, nomes da série da Capcom. Em 2018, todos os jogos da série X foram lançados na coletânea Mega Man X Legacy Collection.[1] A coletânea foi dividida em duas partes e disponibilizada para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

História[editar | editar código-fonte]

A série se passa no ano 21XX, quando Dr. Cain, um famoso paleontólogo, participava de uma escavação em busca do fóssil de uma planta e achou por acidente o antigo laboratório do Dr. Thomas Light (da série Mega Man anterior). Para sua surpresa, em meio os destroços do antigo laboratório, Cain encontrou um robô chamado Mega Man X em uma cápsula de diagnóstico, na qual havia sido selado para pelo menos 30 anos de testes, levando em conta o potencial perigo de tal modelo. Mega Man X (chamado de ‘‘X’’) possuía o poder de tomar suas próprias decisões, o que surpreendeu o paleontólogo. Dr. Cain se dedica então a estudar X e com o tempo, ignorando os avisos deixados na cápsula por Dr. Light, conseguiu fabricar seus próprios robôs, baseados no projeto de X, também dotados de livre arbítrio, chamados de Reploids.

Mas, de alguma forma, muitos dos Reploids criados por Cain começaram a se rebelar e atacar os humanos. Esses Reploids malignos se auto-denominam de Mavericks (mais tarde é revelado que o motivo deles se rebelarem é um vírus criado por Dr. Willy, e implantado também o robô chamado Zero. Com isto, foram criados os Mavericks Hunters, um grupo formado por Reploids aliados à raça humana, que seria responsável pelo controle de ocorrências com Mavericks.

Sigma,um Reploid de grandes capacidades, foi escolhido para ser o líder dos Mavericks Hunters (Caçadores de Mavericks). Sigma liderou com firmeza e controle a situação, até que ele também se tornou um deles, e do outro lado declarou a Guerra Maverick contra os humanos e reploids. X tomou a iniciativa de juntar-se aos Maverick Hunters (Caçadores de Mavericks) sob o novo líder, Zero, em uma missão para salvar a Terra de Sigma. Ao longo da série, X, Zero, e posteriormente Axl—um protótipo da próxima geração de Reploids—lutam contra Sigma e seus seguidores Mavericks para impedir suas diversas conspirações para destruir a raça humana.

Personagens[editar | editar código-fonte]

X: O personagem principal. Maverick Hunter “classe B”. Desconhecia o seu passado. Foi criado pelo Dr.Thomas Light, caso o mundo precisasse de um novo campeão, mas esperando que o mundo lhe desse uma opção pacífica de vida. A partir dele são construídos os primeiros Reploids.Ele tem um forte laço com seu amigo Zero,um Reploid que por enquanto decide agir sozinho mas mantendo a ideia de amizade em sua mente e mais tarde de X2 para frente se tornaria o melhor amigo dele. Diferente dos demais, X é o único que se recusa a lutar, já que tem consciência de que seu poder poderá um dia trazer caos ao mundo e as pessoas ao seu redor. Na Série Mega Man Zero, X teve seu corpo físico destruído por Elpizo, que procurava ressuscitar a Dark Elf selada dentro dele e exterminar os seres humanos, criando um novo "paraíso para os Reploids".Com isso, X teve sua alma retirada do seu corpo passando a viver como um cyber-elfo e conselheiro de Zero. Em X7,ele se torna menos confiante, pois perde a sua vontade de lutar e procura paz, mas sua vontade mais tarde é trazida a tona por Axl em X8.

Zero: É um Caçador de Mavericks de alta classe e passa por constantes tormentos relacionados ao seu passado misterioso esquecido que apenas vislumbra em pesadelos, e pelo fato de o Vírus não o afetar como faz com outros Reploids, que tem suas programações corrompidas, se tornando erráticos e violentos e se inclinando à destruição de humanos, mas mudou sua personalidade após X salvá-lo de Sigma em X2 deixando seus problemas de lado. Continuou trabalhando como Maverick Hunter com X, que se tornou um Hunter classe S. Mas sua vida teve fim em X5 quando se sacrificou por X para salvá-lo. Após sua misteriosa "ressureição" em X6,manteve seu jeito calmo e frio, mas desenvolveu um ódio por Sigma quando este planejou usar seu vírus apenas para despertar seu verdadeiro poder e matar X apenas para depois, destruí-lo. Usa o Z-Buster como sua arma principal até X4,trocando pelo Z-Saber, uma espada de energia que depois X herdaria em X6,e depois devolveria a Zero durante a saga Megaman Zero.

Axl: Reploid com a habilidade única de copiar a aparência e a habilidade de outros Reploids, a partir do código de dados. Junta-se aos Maverick Hunters durante o incidente com a Red Alert, que acontece no jogo Mega Man X7.É bastante imaturo em relação a X e Zero e se comporta como um adolescente extrovertido e piadista, ocorrendo situações em que Axl tira a paciência dos dois, porem consegue ser bastante sério quando a situação pedir. Usa os Axl Bullets, duas pistolas sendo capaz de atirar em diversos ângulos além de usar jatos para pairar e desviar dos tiros inimigos. Em Megaman X8 é revelado que Axl é um protótipo de Reploid da nova geração que pode usar o Copy Shot para copiar o DNA de outros reploids e se transformar neles, além de possuir um chip que o torna incapaz de se tornar Maverick. Mas Axl deixa de ser protótipo após Lumine, a chefe final do X8,atacá-lo com misteriosos "tentáculos" enquanto estava morta. Após isso, Axl adquire a White Armor, conseguindo tornar seu Copy Shot infinito e usar o Air Dash a vontade, tornando-se um Reploid da nova geração.

História da Série[editar | editar código-fonte]

Título Lançamento (Japão/América do Norte) Plataforma Notas

Mega Man X

Dezembro de 1993/

Janeiro de 1994

SNES/PC Mais tarde recebeu um remake para PSP chamado de Mega Man Maverick Hunter X. Em 21 de Dezembro de 2011 também recebeu outro remake para iPhone e iPad.
Mega Man X2 Dezembro de 1994/

Janeiro de 1995

SNES
Mega Man X3 Dezembro de 1995/

Janeiro de 1996

SNES/Sega Saturn/PlaySatation Em 1996, recebeu um port 32-bit para Sega Saturn, PlayStation, e PC. A versão completa do jogo só foi lançada para Sega Saturn.
Mega Man X4 Agosto de 1997/

Setembro 1997

Sega Saturn/PlayStation/PC A versão completa do jogo só foi lançada para Sega Saturn.
Mega Man Xtreme Outubro de 2000/

Janeiro de 2001

Game Boy Color
Mega Man X5 Novembro de 2000/

Janeiro de 2001

PlayStation/PC
Mega Man Xtreme 2 Julho de 2001/

Novembro 2001

Game Boy Color
Mega Man X6 Novembro de 2001/

Dezembro de 2001

PlayStation/PC Lançamento de PC foi exclusivo para os mercados asiáticos.
Mega Man X7 Julho de 2003/

Outubro de 2003

PlayStation 2/PC Lançamento de PC foi exclusivo para os mercados asiáticos.
Mega Man X: Command Mission Julho de 2004/

Setembro de 2004

PlayStation 2/Nintendo GameCube
Mega Man X8 Dezembro de 2004/

Março de 2005

PlayStation 2/PC
Mega Man X Collection Janeiro de 2006 PlayStation 2/Nintendo GameCube Essa compilação foi lançada exclusivamente na América do Norte.
Mega Man Maverick Hunter X Dezembro de 2005/

Fevereiro 2006

PSP Remake de Mega Man X.
Mega Man X Legacy Collection 1 & 2 Julho de 2018 PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC Legacy Collection 1 tem as copilações de Mega Man X-X4 e Legacy Collection 2 tem as copilações de Mega Man X5-X8
Mega Man X Dive Offline Setembro de 2023 Android, iOS , PC Foi lançado em setembro de 2023, o relançamento do Mega Man X Dive Offline

Jogos Publicados[editar | editar código-fonte]

  1. Mega Man X (1993, SNES ; 1995, PC)
  2. Mega Man X2 (1994, SNES)
  3. Mega Man X3 (1995/1996, SNES, PlayStation, Sega Saturn; 1998, PC)
  4. Mega Man X4 (1997, PlayStation, Sega Saturn; 1998, PC)
  5. Mega Man X5 (2000/2001, PlayStation, PC)
  6. Mega Man X6 (2001, PlayStation, PC)
  7. Mega Man Xtreme (2001, Game Boy Color)
  8. Mega Man Xtreme 2 (2001, Game Boy Color)
  9. Mega Man X7 (2003, PlayStation 2 e PC)
  10. Mega Man X8 (2004, PlayStation 2 e PC)
  11. Mega Man X: Command Mission (2004, PlayStation 2 e Nintendo GameCube)
  12. Mega Man Maverick Hunter X (remake do original; 2005, PSP)
  13. Mega Man X Collection (compilação com os 6 primeiros jogos; 2006, PlayStation 2 e Nintendo GameCube)
  14. Mega Man X Dive (2020, Android, iOS e PC)
  15. Mega Man X Dive Offline (2023, Android, iOS e PC)
  16. Mega Man X (2011/2023, iOS, Android)

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Foi confirmado pelo criador de Mega Man, Keiji Inafune, que 'Mega Man X' não é o Mega Man da série clássica, como muitos acreditam. Embora não confirmadas diretamente pelo criador, o mesmo vale para outras relações comuns como Protoman e Zero, que definitivamente coexistiram (fato confirmado pelo final de Bass em Megaman 2: the power fighters, para Arcade), e a mais recente aberração, que compara Axl a Bass.É bom lembrar que os personagens da série são robôs, o que simplifica bastante algumas questões, por exemplo, Protoman é o protótipo do Mega Man original, e os dois sem o capacete são bastante parecidos fisicamente mas são robôs diferentes, e Mega Man X é um modelo mais avançado de Mega Man, ou seja, da mesma forma que Protoman é um protótipo do Mega Man clássico, este poderia ser um protótipo de X, mas seriam robôs diferentes.
  • Não há probabilidade de Bass ser atualmente Zero, pois no final de Bass em Megaman 2: the power fighters, Aparece uma "imagem", que mostra claramente Zero, e Bass e Willy conversando sobre Zero, que estava para ser criado. Bass foi criado pela mesma energia que Zero, o Bassinium.
  • Em Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds Zero tem uma palheta de cores onde ele está escuro com detalhes amarelos (as mesmas cores de bass). Isso pode ser tanto uma brincadeira dos produtores da Capcom, quanto uma "pista" sobre a identidade de Zero.Utilizando o mesmo raciocínio acima é possível que Bass seja apenas um protótipo de Zero, a primeira tentativa de Dr.Wily de criar um robô de destruição em massa que lhe ajudasse a conquistar o mundo.
  • A passagem de Mega Man (Também chamado Rockman) para Mega Man X é marcada pela dúvida do que aconteceu com todos os personagens do Mega Man Clássico. Existem diversas teorias, mas poucas realmente plausíveis. As únicas informações confirmadas pela Capcom é que Zero jamais chegou a ser despertado antes da série X e que o vírus Maverick tem conexões com a Evil Energy de Mega Man 8 e a Roboenza de Mega Man 10.
  • Zero, o parceiro do Mega Man X, era a ideia original de Keiji Inafune para ser o protagonista da série.[2] Mas por ser muito diferente do Mega Man clássico, fora substituído por X. Mais tarde estrelaria a sua própria série, Mega Man Zero. Ele foi reformulado como mentor e, posteriormente, parceiro de X, em favor de um protagonista que “parecesse mais o Mega Man”.
  • A série X é frequentemente questionada por algumas semelhanças com a série de filmes Star Wars, sendo umas das mais óbvias a semelhança do personagem Vile com o caçador de recompensas Boba Fett. Considerando o nome japonês de Vile (Vava) e a pronuncia japonesa, que troca o som de "V" por "B", o nome dos dois fica muito parecidos. Outra semelhança está na função de Zero com a função de Obi-Wan Kenobi. Ambos morrem para salvar o personagem principal e desaparecem depois da morte. Outra semelhança está no final do jogo Mega Man X, em que ao lutar contra o primeiro Sigma, o vilão está utilizando um sabre de luz verde.
  • Vários personagens na versão americana de Mega Man X5 foram nomeados com base no nome de integrantes da banda Guns N' Roses. Acredita-se que o nome do personagem Axl seja baseado no nome do vocalista Axl Rose. A música do estágio de Neon Tiger, em Mega Man X3 é uma versão instrumental da música "My Michelle" da banda.
  • Não se sabe como Zero voltou a vida em X6,já que muitos acreditam que Nightmare Zero era High Max mudando de forma, mas é na verdade Zero ressuscitado, mas completamente fundido com o Zero Vírus, mas teve a consciência recuperada por X, em dúvidas sobre como Zero retornou, mas feliz por seu amigo estar de volta.
  • Axl deve ter supostamente se tornado Maverick, pois Lumine o infectou com o vírus, gerando sua White Armor e adquirindo novas habilidades, além de sua armadura ter a cor da armadura de Lumine.

Referências

  1. «Mega Man X Legacy Collection: saiba tudo sobre a nova coleção da Capcom». 30 abril de 2005. Consultado em 25 de fevereiro de 2019 
  2. Hoffman, Chris (Abril de 2014). «The Best Damn Mega Man Feature. Period». Play Magazine. 3 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.