Brotoeja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Miliária)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
LilDot001.jpg

Brotoeja (Litte Dot) é uma personagem de histórias em quadrinhos, publicada regularmente nos Estados Unidos pela Harvey Comics, entre 1949 e 1982 e, a partir de então, esporadicamente até 1994.

No Brasil, teve sua própria revista, publicada pela Rio Gráfica e Editora, durante mais de uma década. Durante o começo da década de 1970, era frequente, inclusive, a aparição de anúncios da revista na Rede Globo de Televisão, que era dona da editora, sempre promovida com outras três revistas infantis da editora: Riquinho, Bolota (Litte Lotta) e Tininha (Little Audrey).

Além de sempre envolverem bolinhas, pelas quais a menina era fanática, as histórias de Brotoeja frequentemente apresentavam tios e tias da menina, sem qualquer preocupação em limitar o número deles a algo que fosse verossímil. Nos Estados Unidos, inclusive, além da revista Little Dot, durante treze anos foi publicada uma revista intitulada Little Dot's Uncles & Aunts, dedicada aos inúmeros tios e tias de Brotoeja, cada qual com sua própria obsessão.

Nos Estados Unidos, foi na revista Little Dot que, pela primeira vez, surgiram personagens que viriam a se tornar populares, como Riquinho (Richie Rich) e Bolota (Litte Lotta).


Em comparação com muitas propriedades de Harvey, a personagem não foi adaptada animação até 2018, quando será lançada na Netflix, a série Havery Street Kids, onde aparecerá ao lado de Bolota e Tininha.[1]

Referências