Vitiligo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vitiligo
Mão depois de uma vitiligo
Classificação e recursos externos
CID-10 L80
CID-9 709.01
OMIM 193200
DiseasesDB 13965
MedlinePlus 000831
eMedicine derm/453
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.

Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

Prognóstico[editar | editar código-fonte]

Vitiligo em pele negra.

A princípio, o vitiligo é um distúrbio crônico. Existem vários tipos clínicos de vitiligo, cada qual com prognóstico próprio. Porém, dependendo do seu tipo clínico, pode haver regressão espontânea ou a partir de tratamento médico. O vitiligo pode permanecer focal indefinidamente ou se generalizar.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Existem inúmeras opções terapêuticas para o vitiligo, a saber: corticosteróides, imunomoduladores, helioterapia, PUVA e enxertos cirúrgicos. Esteróides têm sido usados para remover as manchas brancas, porém não são muito eficientes. Outro tratamento mais radical é tratar quimicamente para remover todo o pigmento da pessoa para que a pele fique mais uniforme. As terapias psicológicas também têm mostrado bons resultados, uma vez que há uma ligação intrínseca entre estresse e a saúde da pele.[1]

Famosos com vitiligo[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Campio MÜLLER, Dors Tigre da Silva, Marisa, Juliana (2007). «Uma integração teórica entre psicossomática, stress e doenças crônicas de pele» (PDF). Consultado em 31 de dezembro de 2016 
  2. «Vitiligo and how it affects the body». FOX2now.com. 2015-02-05. Consultado em 2016-12-31 
  3. McGurk, Stuart. . "So, what now, Jon?" (em en-GB). British GQ.
  4. "Photos : Lady Gaga, Adam Sandler, Holly Marie Combs... découvrez les maladies cachées des stars ! (réactualisé)". Public.fr.
  5. "Experts Say Disease Can Lighten Skin". tribunedigital-sunsentinel.
  6. "Scott Jorgensen’s extreme Vitiligo solution". The Underground.
  7. "Tamar Braxton Bravely Opens Up About Her Vitiligo As The Real Hosts Discuss Their Biggest Insecurities! So Many Tears!".
  8. a b «Loyola researchers engineer protein to combat the skin disorder vitiligo». newsarchive.medill.northwestern.edu. Consultado em 2016-12-31 
  9. «Vitiligo update Lee Thomas regaining his skin pigmentation». FOX. Consultado em 31 de dezembro de 2016 
  10. «Amitabh Bachchan». IMDb. Consultado em 2016-12-31 
  11. "Rapper lança crônica delicada da periferia - Cultura - Estadão". Estadão.
  12. "Yvette: my battle with vitiligo". Mail Online.
  13. "Daniel Bryan on Twitter". Twitter.
  14. "How stress can bleach the colour of your skin: That's what happened to Emma, but a new drug could ease her anguish...". Mail Online.
  15. "Luiza Brunet conta que usa maquiagem para camuflar o vitiligo: ‘Encontrei uma forma de suavizar minha vida com ele’" (em pt-BR). Extra Online.
  16. Garrett, Giannella. . "Defying Gravity: Teen Ballerina Michaela DePrince". Teen Vogue.
  17. "Confira a história de Winnie Harlow, modelo com vitiligo que é inspiração no mundo da moda! - Revista Todateen" (em pt-BR). Revista Todateen.
  18. "Cantora paulista Tiê diz que sofre de vitiligo e lúpus: "Quase morri"" (em pt-BR).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vitiligo