Saltar para o conteúdo

Número real: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 189.76.28.151 para a última revisão de Aleph Bot, de 16h19min de 7 de março de 2014 (UTC)
Linha 4: Linha 4:


[[Ficheiro:Set of real numbers (diagram).svg|thumb|esquerda|Diagrama de alguns subconjuntos de números reais.]]
[[Ficheiro:Set of real numbers (diagram).svg|thumb|esquerda|Diagrama de alguns subconjuntos de números reais.]]
Os números reais são números usados para representar uma quantidade contínua (incluindo o [[zero]] e os negativos). Pode-se pensar num número real como uma fracção decimal possivelmente infinita, como 3,141592(...). Os números reais têm uma correspondência biunívoca com os pontos de uma [[recta|reta]].
Os números reais são números usados para representar uma quantidade contínua (incluindo o [[zero]] e os negativos). Pode-se pensar num número real como uma fração decimal possivelmente infinita, como 3,141592(...). Os números reais têm uma correspondência biunívoca com os pontos de uma [[recta|reta]].


Denomina-se [[corpo (matemática)|corpo]] dos números reais a colecção dos elementos pertencentes à [[conclusão]] dos racionais,<ref>Durão Judice, Edson. ''Introdução à álgebra linear''. Instituto de Minas Gerais, 1960. pp. 220.</ref> formado pelo [[corpo de frações]] associado aos inteiros (números racionais) e a [[Norma (matemática)|norma]] associada ao infinito.
Denomina-se [[corpo (matemática)|corpo]] dos números reais a colecção dos elementos pertencentes à [[conclusão]] dos racionais,<ref>Durão Judice, Edson. ''Introdução à álgebra linear''. Instituto de Minas Gerais, 1960. pp. 220.</ref> formado pelo [[corpo de frações]] associado aos inteiros (números racionais) e a [[Norma (matemática)|norma]] associada ao infinito.

Revisão das 20h35min de 1 de abril de 2014

 Nota: Para outros significados de Real, veja Real.
Conjuntos de números



O conjunto dos números reais é uma expansão do conjunto dos números racionais que engloba não só os inteiros e os fracionários, positivos e negativos, mas também todos os números irracionais.[1][2]

Diagrama de alguns subconjuntos de números reais.

Os números reais são números usados para representar uma quantidade contínua (incluindo o zero e os negativos). Pode-se pensar num número real como uma fração decimal possivelmente infinita, como 3,141592(...). Os números reais têm uma correspondência biunívoca com os pontos de uma reta.

Denomina-se corpo dos números reais a colecção dos elementos pertencentes à conclusão dos racionais,[3] formado pelo corpo de frações associado aos inteiros (números racionais) e a norma associada ao infinito.

Existem também outras conclusões dos racionais, uma para cada número primo p, chamadas números p-ádicos. O corpo dos números p-ádicos é formado pelos racionais e a norma associada a p!

Propriedades

O conjunto dos números reais com as operações binárias de soma e produto e com a relação natural de ordem formam um corpo ordenado. Além das propriedades de um corpo ordenado, tem a seguinte propriedade:

  • Se for dividido em dois conjuntos (uma partição) A e B, de modo que todo elemento de A é menor que todo elemento de B, então existe um elemento x que separa os dois conjuntos, ou seja, x é maior ou igual a todo elemento de A e menor ou igual a todo elemento de B

Construção intuitiva

Intuitivamente, podemos construir o conjuntos dos números reais a partir dos racionais da seguinte forma: uma reta formada por números racionais tem buracos[4][5] (por exemplo, existe um buraco onde deveria estar a raiz quadrada de 2). O conjunto dos números reais completa essa reta, tapando todos os buracos, de forma que se a reta real está dividida em duas semi-retas, então existe um ponto separando as duas semi-retas.

Construção rigorosa

Existem várias formas rigorosas de construir a partir de , as mais tradicionais[6] são através dos cortes de Dedekind e de sucessões de Cauchy.

Extensões


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros


Referências

  1. Ailton Feitosa. «Números Reais». InfoEscola. Consultado em 02 de março de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Marcos Noé. «Números Reais». R7. Brasil Escola. Consultado em 02 de março de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Durão Judice, Edson. Introdução à álgebra linear. Instituto de Minas Gerais, 1960. pp. 220.
  4. Zoega Táboas, Plácido (2008). Cálculo em uma Variável Real. [S.l.]: EdUSP. p. 17. ISBN 8531410312 
  5. «Números irracionais». IGM. 23 de agosto de 2010. Consultado em 04 de março de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Practical Foundations of Mathematics, por Paul Taylor

Leitura adicional

Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Link FA