Obito Uchiha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Obito Uchiha
うちは オビト
Primeira aparição Episódio 32 do animé Naruto Shippuden
Criado por Masashi Kishimoto
Vozes Japão Wataru Takagi

Brasil Diego Lima

Perfil
Alcunha Tobi
Sexo Masculino
Vida no animangá
Afiliações Team Minato,Akatsuki
Personagem de Naruto
Portal Animangá
O leque ( 団扇 uchiwa ), símbolo do Clã Uchiha

Obito Uchiha (うちは オビト, Uchiha Obito?), também conhecido como Tobi (トビ, Tobi?), é um personagem fictício da série de anime e mangá Naruto, escrito e desenhado pelo Mangaka Masashi Kishimoto. O personagem faz sua primeira aparição na capa do décimo sexto capítulo do mangá onde é enquadrado em uma foto do grupo do qual fazia parte durante a sua adolescência.[1] É definitivamente inserido na série entre a primeira e a segunda parte, Em um conto chamado Kakashi Gaiden. Mais tarde, durante a segunda série, torna-se um dos principais antagonistas do mangá.[2]

O Personagem[editar | editar código-fonte]

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Durante a sua adolescência obito é apresentado como um rapaz alegre desajeitado e retardatário; pertence ao prestigiado Clã Uchiha, do qual é muito orgulhoso embora a pertença a ele representa um trabalho pesado para carregar nas costas por um ninja sem um talento. Ao contrário do que foi escrito para a observância das regras do seu parceiro e rival kakashi Hatake, do qual é frequentemente retomado, obito coloca os seus companheiros na frente às rígidas regras ninja e ao próprio sucesso da missão, conseguindo inverter os ideais enraizados ninja do rival. Estava apaixonado pela colega de equipa rin, da qual procurava a atenção, embora ela tivesse atraída por kakashi.

Na sequência da sua suposta morte, obito é resgatado por um ancião madara uchiha e não conseguiu voltar para a aldeia por causa das feridas, tenta recuperar a fim de que possamos reencontrar a seguir os seus companheiros. Vim a saber que rin e kakashi se encontram em perigo, obito corre imediatamente em seu auxílio; cheguei no local, porém, o jovem uchiha assiste à morte de rin pela mão de kakashi: este evento derruba radicalmente o animo de obito, o qual Chega à conclusão de que o mundo real é mero portador de ódio e desespero e decidir aderir ao projecto espostogli por madara, através do qual subjugar a humanidade mediante o Tsukuyomi infinito, deportandola em uma ilusão utopia espelho da realidade em que ninguém mais poderá sofrer qualquer Sofrimento. No seguimento da reunião com madara, a personalidade de obito muda radicalmente: Estes, com efeito, torna-se extremamente sisudo, até mesmo arrogante quando se trata de suas habilidades; despreza quem acha fraco e elogia! Aqueles que conseguem segurar minha cabeça, como demonstrado durante o combate Com Minato; renuncia ao seu sonho de se tornar hokage e pejorativa Naruto para a mesma aspiração. Esta arrogância dirige-se também em kakashi e acusou de falar demais. Mesmo após a morte de rin pela mão do ninja-Cópia, obito não lhe dá a culpa, pelo contrário, acusando a "realidade em que vivem". no entanto, ben que Obito continue a pensar assim, seus pensamentos e Analepse mostram que ele quer Ativar o projeto olho lunar, não para destruir apenas a realidade do mundo por vingança, mas para poder rever rin.

De agora em diante, obito apresenta-se com dois diferentes alias, de modo que, durante a segunda parte do mangá, a sua verdadeira identidade restos no desconhecido por quase trinta volumes: Tobi, identidade com a qual se junta à Akatsuki, e madara Uchiha, nome usado para atrair a atenção dos seus adversários e ser levado a sério.

No início da série Shippuden, nas suas primeiras aparições como tobi, obito é um dos personagens que representam a parte engraçada do mangá, na medida em que se apresenta como um indivíduo bastante engraçado, desastrado, desajeitado e desinteressado aos estilos de luta dos outros, o que incomoda Muito seu companheiro Deidara[3]. A sua comédia, no entanto, é muito apreciada por alguns membros da organização, que lamentam na sequência da sua suposta morte devido a Deidara [4]. Na sequência da sua aparente desaparecida, obito assume uma conduta séria e inteligente, se tornando o principal antagonista do mangá, declarando-se o verdadeiro líder da Akatsuki e resumindo a personalidade fria e misantropistica ao qual era chegado a causa da morte de rin.

Aparência[editar | editar código-fonte]

O coprifronte com o símbolo de konoha

Obito tem uma pele clara e cabelos negros, assim como os olhos; de menino ainda usava óculos, que abrangiam também as orelhas, pela viseira laranja e feitos de forma a ser isolados do exterior. Usava um vestido azul escuro com costuras laranjas cujo o dorso era adornado com pelo típico símbolo do Clã Uchiha; trazia coprifonte da aldeia da folha e ligadas aos pulsos tinha das placas metálicas de protecção, similarmente ao camarada kakashi.

Após a suposta morte, veste o usual túnica negra decorado com nuvens vermelhas da Akatsuki e deixar crescer o cabelo para depois cortá-las em seguida. Durante este período esconde a sua identidade graças a várias máscaras: as duas primeiras possuem apenas um furo em correspondência do olho direito, e a terceira, utilizada durante a quarta grande guerra ninja, tem três para o fato de que na cavidade ocular esquerdo você é Transplantado o rinnegan; o motivo desta terceira máscara parece uma fusão entre o Sharingan e Rinnegan.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Obito é um ninja do Clã Uchiha da aldeia da folha. Na Juventude faz parte de uma equipa de três Genins, entre os quais ele mesmo, kakashi hatake e rin nohara, capitaneado pelo jounin Minato Namikaze, futuro quarto hokage. Participa no exame de seleção dos chuunin de konoha, durante o qual na segunda sessão deve enfrentar juntos aos seus companheiros de equipe, o grupo formado por jai maito, ebisu e genma shiranui. Tenta abordar jai em combate mas vem depressa posto fora de combate por causa de um acidente. Ultrapassada a segunda prova terá que lutar contra o mesmo adversário a sofrer, no entanto, o mesmo fim. No Torneio só kakashi recebe a promoção e é nomeado chuunin, enquanto obito a decorre posteriormente e, ao mesmo tempo, o seu colega é promovido ao posto de professor. Enquanto isso estoura a terceira grande guerra ninja.

Terceira grande guerra ninja[editar | editar código-fonte]

Durante a terceira grande guerra ninja, juntamente com kakashi, rin e minato, obito é enviado a desempenhar uma missão secreta nos confins da aldeia da grama, com o objetivo de entrar nas costas do inimigo e destruir a ponte kannabi, de onde os ninjas Inimigos recebem fontes. Após a partida, a equipe está sendo atacado por um ninja da Terra e, neste momento, obito revela-se inútil aos olhos do rival, que mostra o mille falcões, recém-desenvolvido mas incompleto, contra o inimigo. A noite em si, minado narra a obito que o pai do kakashi tinha falhado uma missão preferindo salvar os companheiros, e que, por vergonha, tiraram-lhe a vida: este é o motivo pelo qual kakashi era obcecado pelo cumprimento das regras. No dia seguinte, uma vez que se separou do mestre, obito, juntamente com kakashi e rin, está sendo atacado por dois ninjas da aldeia da rocha e no confronto rin é raptada. Obito tenciona ir para salvá-la, mas kakashi os responde de foco na missão, que é de importância vital para os efeitos da guerra. Apesar da oposição do camarada, obito viaja para salvar rin. Kakashi decide ajudá-lo, mas na luta contra os inimigos perde o olho esquerdo; durante o salvamento de rin, obito consegue demonstrar as suas capacidades ao rival, ativando pela primeira vez do Sharingan, matando um inimigo e conseguindo recuperar rin. Porém um dos ninjas permanecido tenta matar os ninja da folha, fazendo ceder a vez de uma caverna. Kakashi não se apercebe de uma pedra que está em vias de franargli vestido: ocorre assim obito, que consegue empurrar via a tempo antes que a gruta se desmorone completamente, o que salvou a vida. No entanto, a parte direita do corpo do uchiha permanece esmagada sob as rochas: sabendo de ser moribunda, obito decide doar a kakashi, como prenda para a sua promoção a jonnin, seu olho esquerdo contendo sharingan, abusada de transplantar Rin.

A reunião com Madara[editar | editar código-fonte]

Com o deslizamento de terra causado pelo ninja da rocha, o corpo imobilizado de obito é sepultado pelas pedras, porém, causando uma abertura no solo a ele abaixo que o fará milagrosamente acabar em um dos corredores dos quais é composto o esconderijo subterrâneo de Madara Uchiha, centenário ninja Morto pelo seu clã. Obito é tratado pelo próprio madara, o qual ele vai reconstruir a metade destruída do seu corpo através das células do primeiro hokage cultivadas através do chakra da estátua demoníaca: desta forma obito recebe, além dos seus genes naturais do Clã Uchiha, mesmo os dos senju. Uma vez ripresosi, obito tem absoluta intenção de reencontrar a kakashi e rin, mas por causa da reabilitação do seu corpo regenerado deve permanecer na caverna de madara durante um certo período de repouso, durante o qual os exposto por madara o " Projeto do olho Lunar ". entretanto obito aperta amizade com os zetsu brancos, em especial com um zetsu pelo rosto em espiral.

Depois de vários meses, obito vem a saber que kakashi e rin caíram numa armadilha dos ninjas da névoa; não sendo ainda totalmente restabelecido, obito usa o corpo do zetsu em espiral como armadura e alcançará o campo de batalha onde a visão do assassínio de Rin pela mão de kakashi causa nele uma violenta mudança de personalidade. O choque faz com que desperte obito sharingan hipnótico (tanto o seu que o de kakashi) e, tomado de um aleatório, de terra queimada dos ninjas da névoa para depois apertar nos braços o corpo sem vida de rin, ignorando totalmente o Desmaiado Kakashi. De volta ao santuário convicto de que o mundo reserve apenas desespero, obito aceita o projecto de madara, destinado a criar um mundo ilusório onde não há sofrimento e rin ainda está viva.

Ataque à aldeia da folha e nascimento da Akatsuki[editar | editar código-fonte]

Obito é o responsável pelo ataque à aldeia da folha o dia do nascimento de Naruto: Aproveitando-se do parto de kushina uzumaki, o uchiha, quando liberado o demônio, toma o controle encaminhado para destruir a vila,[5] mas , depois de ter lutado contra o antigo Mestre Minato Namikaze, agora quarto hokage, é forçado a retirada.[6] O mesmo minado, posteriormente, sela o demônio no corpo do filho naruto, de modo a ofertar os poderes da raposa Com os quais se possa derrotar obito em um futuro não muito distante.[7][8]

Após participa ao extermínio do Clã Uchiha Itachi, ajudando na sua missão [9] e, no período em que a vila da névoa era chamado de "a névoa sangrenta", toma o controle do quarto mizukage, yagura, através de uma técnica Ilusória [10]. Neste período recruta pessoalmente kisame hoshigaki entre os seus subordinados e entra em contacto com nagato, na aldeia da chuva, para pressioná-lo a criar a organização Alba.[11]

Segunda parte do Mangá[editar | editar código-fonte]

Após a morte de sasori, obito entra oficialmente na organização, assumindo a identidade de Tobi, como novo companheiro de deidara, com o qual captura sem muito esforço o Bijuu.[12] posteriormente os dois enfrentam: Sasuke Uchiha ao final do embate, no entanto, deidara se suicide através do c0. A seguir revela, mentindo, de ser o lendário Madara Uchiha, e querendo dar início à quarta grande guerra ninja e ordena a nagato de capturar naruto, força portadora da raposa.[13] Pouco tempo depois, aborda os ninjas da folha em A fim de não ficarem interferir no confronto entre sasuke e itachi. Nesta ocasião shino aburame tenta atacá-lo com os seus erros, mas fracassa por causa da habilidade do inimigo, aparentemente capaz de smaterializzarsi e saltar.[14]

Na sequência, advertido por zetsu que o confronto entre itachi e sasuke estava terminado, muda completamente a personalidade, tornando-se frio e sério, e é então que kakashi vislumbra o seu sharingan. Logo depois, mediante o kamui, se teletransporta num ninho de madrugada, onde também leva os corpos dos irmãos uchiha. Diz então a sasuke a verdade por trás o extermínio do seu clã: o massacre foi encomendado em itachi por danzo, pelos conselheiros homura e koharu mitokado utatane e por hiruzen sarutobi, apesar de este tivesse esperado em uma resolução pacífica, para cancelar a ameaça representada pelo Clã Uchiha, que planeava um golpe de estado contra a folha. Obito revela que itachi concordou em assumir a missão e viver na ignomínia para salvar a vila e a honra do clã, mas pedindo ao terceiro ninja de proteger o irmão mais novo e esconderem a verdade; obito, além disso, confessa ter sido cúmplice de Itachi nessa noite. Depois desta revelação, Sasuke decide se juntar a ele, cheio de ira e vingança para destruir a vila da folha e vingar o irmão.[15]

O Gunbai ( Jūn Pèi? ) arma de Madara Uchiha utilizada por obito durante a quarta grande guerra

Após a derrota de pain, obito dirige-se ao summit dos kage tendo mas antes um diálogo com naruto, kakashi e yamato, aos quais ela conta a verdade sobre itachi, para depois entrar na reunião. Aqui salve sasuke e pede aos kage que lhe forem entregues as duas forças trazendo restantes. É nesta ocasião que tobi explica as razões por trás de suas ações: a execução do "Projeto do olho lunar" (月の眼計画 Tsuki no me keikaku ), com quem pretende trazer a paz no mundo dos ninjas. Recusa dos kage de colaborar, proclama o início da quarta guerra ninja.[16] Posteriormente interfere no retorno de danzo da aldeia da folha e captura os guardas do corpo deste último, fuu e torune, deixando o caminho livre para Sasuke, que abordará e matará Danzo.[17] Em seguida faz uma aliança com Kabuto Yakushi, principalmente depois que estes lhe mostra a técnica da ressurreição impura [18]. Posteriormente, após uma dura batalha com konan, Recupera o rinnegan pelo corpo do Nagato [19] e, revelando de ter sido ele a doar esses olhos ao ninja da chuva, se transplanta o rinnegan no olho esquerdo.[20]

Quarta grande guerra ninja[editar | editar código-fonte]

Uma vez iniciada a guerra põe kabuto às estreitas para que lhe revele os segredos da técnica de ressurreição e entra em posse dos cinco tesouros do eremita dos seis caminhos da transmigração. Obrigado O Rinnegan controla as anteriores forças trazendo capturadas, mortas pela organização Alba e ressuscitar por kabuto, as quais têm, como obito, sharingan e rinnegan e com estas prepara-se para apanhar as duas últimas forças trazendo: Naruto e Killer Bee.Durante o confronto chegam em socorro das duas forças trazendo kakashi hatake e jai maito. Depois que os bijuu controlados por ele são libertados do seu controle por naruto, ele desce pessoalmente em campo. Entretanto obito faz absorver o chakra da raposa de nove caudas, contido nos corpos de kinkaku e ginkaku, à estátua demoníaca (外道魔像 Gedo Mazo ), começando a despertar o decacoda. Kakashi analisa as suas técnicas e a os segredos, por forma a combinar os ataques pelas duas diferentes dimensões exploradas por obito e conseguir fazer destruir a sua máscara de Naruto e finalmente descobrir a sua verdadeira identidade, permaneceu na sombra até então. Ao mesmo tempo Madara Uchiha, ressuscitado pela técnica de ressurreição, libertado pelo controle de kabuto e tendo reduzido em fim de vida os cinco kage seus oponentes, vem para dar suporte ao camarada obito e o decacoda ser despertada. A Aliança ninja chegará no campo de batalha para reforçar a kakashi, Jai, Naruto e bee; a luta se fará cada vez mais desesperada e kakashi utilizará o kamui no dez code para derrotá-lo e fazê-lo desaparecer de uma vez por todas. Obito o interceptar e que, em nome da perigosidade do ninja-Cópia, defrontar um confronto com ele dentro da outra dimensão para poder isolar do campo de batalha e afastá-lo do monstro. Obito será derrotado pelo ex-companheiro de equipe e, já no fim da vida, decide saltar fora da dimensão e fugir antes que kakashi os dê o golpe de misericórdia. Madara, neste momento, revela que aí dentro obito há uma parte preta, idêntica à do Zetsu Negro, que contém a sua vontade. Graças a ela madara força o corpo de obito a executar os selos para o rinne tensei, de modo que Obito sacrifique a sua vida para ressuscitar madara com um corpo de carne e osso, com quem possa se tornar a força portadora do dez code. Inesperadamente Obito consegue inverter no último momento, a situação tornando-se ele próprio a força portadora do decacoda e conseguindo imitar o eremita dos seis caminhos.

Apesar disso não consegue resistir a kurama, cercado pelo Susano ' ou de Sasuke, que se lança sobre ele com uma espada estraendogli o decacoda sob a forma das sete bestas codate absorvidas pela estátua gedo. Obito cai no chão e logo depois vem kakashi pronto para matá-lo quando minado o detém. Logo após o zetsu negro surge do solo e toma controle de obito, fazendo-lhe usar o rinne tensei para ressuscitar madara. Zetsu diz também que lhe resta pouco tempo para viver, e que uma vez morto madara vai recuperar o seu rinnegan. Madara então extrai de obito a estátua gedo e prepara-se para usar a técnica rinbo hengoku. Na sequência quando madara vai para recuperar o seu olho do corpo de obito, o zetsu negro, que já controla este último, aproxima-se de madara para entregar-lhe também a outra metade do kyuuby que lhe serviria para se tornar o rikudo perfeito. Mas com uma reviravolta a vontade de obito ultrapassa o zetsu negro através do seu sharingan. A esta altura obito revela a madara de não ser este último mas mas sim a obito que queria se tornar hokage, neste ponto o perfura com uma mão no estômago sobrepor o chakra. Em seguida consegue transportar naruto na dimensão paralela graças à técnica do kamui, com uma ação combinada com kakashi, a fim de dar-lhe uma parte do chakra da raposa de nove caudas envolta na sua metade de corpo ocupada pelo zetsu negro. Depois de ter passado traz de Naruto na dimensão real finalmente pede a sakura de destruir o seu rinnegan para impedir que madara dela se apodere a sua tentativa falha de fato madara penetrado na dimensão do kamui tenta matar sakura. A tentativa é frustrado por obito que consegue salvá-la-la na dimensão real vindo, posteriormente, atacado por madara que lhe revela ser o verdadeiro responsável pela morte de rin para induzir obito a deixar-se consumir pelo ódio. Finalmente os tira o rinnegan esquerdo enquanto lhe substitui com o olho que doou a kakashi há algum tempo atrás vindo coagido pela vontade do zetsu negro que toma posse total do seu corpo.

De volta na dimensão real com madara assiste à activação do tsukuyomi infinito permanecendo imunizado contra os efeitos da técnica. Já possuído pelo zetsu negro perfura madara no peito depois que o zetsu negro se revela a vontade de kaguya ootsutsuki. Fiz isto revela que o tsukuyomi infinito transformará todos aqueles que estão presos em zetsu brancos, dito isto deixa o corpo de obito que cai em terra desprovido de força. Obito é depois tratado por naruto através do chakra do eremita dos seis caminhos e após ser informado da situação, nota que a técnica utilizada por kaguya para viajar nas dimensões é similar ao kamui e decide para recuperar o Sasuke da dimensão em que kaguya a ele Trouxe após relembrar as palavras que lhe disse naruto prepara-se para lutar, dizendo que estava disposto a morrer para salvar o mundo. Juntos a sakura usa o kamui para saltar na dimensão de kaguya para recuperar o Sasuke. Conseguir fazer, também graças à habilidade no olho de Sasuke, que pode se mover na velocidade da luz para pequenos trechos do terreno. Obito faz retorno juntamente com os dois ninja na dimensão onde ele luta contra Naruto Kaguya, e está sendo transportado por esta numa dimensão com uma alta gravidade. Na tentativa de proteger naruto e Sasuke, obito toma no peito um ataque que provoca a morte, mas não antes de ter salvo kakashi pelo mesmo ataque usando o kamui uma última vez. No outro mundo, conheça rin que diz a obito, jovem, que ela o teria sempre protegido. Obito, no entanto, para ficar sozinho com rin (ou, pelo menos, como diz ele) quer impedir a kakashi de alcançá-las e, então, de morrer. Faz então retorno no mundo real e doa para kakashi um poder temporário, mas fundamental, que permitirá a este último de evocar o susanoo através de ambos os olhos com sharingan. Antes de fazer tudo isso, revela a kakashi que ele será o sexto hokages e naruto o sétimo hokage.

Capacidade ninja[editar | editar código-fonte]

Sharingan Hipnótico de obito uchiha
O Rinnegan

Sendo um membro do Clã Uchiha, obito tem uma predisposição natural para o chakra de tipo fogo e usava frequentemente em batalha a base técnica ensinada aos membros do clã: Bola de fogo suprema. Depois de entrar na equipe de minas, começa em obito e kakashi uma rivalidade pela qual nascerá também sua amizade. Por causa da raiva devido à sua impotência para ajudar o amigo, obito ativa pela primeira vez do sharingan com dois tomoe por olho. O esquerdo eu estarei dando a kakashi mesmo pouco depois de ter sido atropelado por um deslizamento de terra que fará tudo para que seja dado como morto.

Depois de ter sido salvo por madara, para continuar a viver, obito, precisa de uma determinada substância branca derivada do chakra da estátua demoníaca ( 外道魔像 Gedo Mazo ), que percorre a parte direita do seu corpo e lhe permite um "reposição" dos membros perdidos e a imortalidade biológica. Quando você está em contato direto com um zetsu branco ou com o demônio decacoda ( 十尾の尾獣 Jūbi no bijū ), obito também torna-se capaz de usar a arte da madeira, através de seu corpo ou com o do cercoterio.

A morte de rin determina em obito um violento choque emocional que causa a evolução do próprio poder ocular na fase seguinte de sharingan hipnótico: essa mudança ocorre também no olho doado ao ex-companheiro kakashi, embora estes torna-se capaz de utilizá-lo em um período muito Seguinte. O poder exclusivo do sharingan hipnótico de obito é uma arte mágica espaço-temporal chamada Kamui ( 神威 Literalmente "poder dos deuses"), que lhe permite transportar a si próprio ou a outras pessoas em outra dimensão e se tornarem intangível aos corpos atravessar aparentemente a matéria Smaterializzandosi Rimaterializzandosi e ao seu gosto. Na realidade, o primeiro efeito de kamui implica o segundo, pelo fato de que, entregando em outra dimensão a parte do seu corpo que está sendo afetada pelo golpe inimigo ou, em geral, da matéria que parece ultrapassar, o seu corpo Parece ser, em vez disso, atravessado por ele, dando a impressão de ser intangível.

Na batalha com konan, obito demonstra ser capaz de usar izanagi, uma arte ilusória do sharigan que é utilizada em si próprio e que é capaz para pouco mais de um minuto de mudar o seu destino desfavorável em uma situação favorável, como , por exemplo, desviar de uma flecha mortal ou de evitar ser atropelados por uma explosão; no entanto, ao final da técnica, como sacrifício para a mesma o olho do utilizador fecha e perde a visão.

Por ocasião da quarta grande guerra ninja, obito se transplanta no olho esquerdo o rinnegan colhido de nagato, o qual oferece-lhe a capacidade de controlar a sua própria versão das seis caminhos da transmigração de pain com quem ter sob controle és forças trazendo notificadas em vida pela Técnica de ressurreição (dotadas igualmente de sharingan e rinnegan) e os respectivos bijuu: pelo demônio bicoda, matatabi, ao demónio eptacoda, chomei. Estes podem utilizar todas as técnicas detidos em vida e também se transformar nos bijuu em seu selados passar da primeira para a segunda versão (forma "Miniatura" do demônio) para chegar finalmente a assumir, a sua forma. No entanto, dado o excesso de esforço utilizado para segurar os bijuu, obito não é capaz de aproveitar também os poderes típicos do rinnegan e das seis caminhos.

Em continuação do conflito, obito se torna a força portadora do decacoda, obtendo um poder deixá-lo lutar ao mesmo tempo contra ninja do calibre de Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha, Minato Namikaze e tobirama senju. Começa também uma nova habilidade inata, superior até mesmo à arte do pó de onoki, que se apresenta sob a forma de nove esferas negras que pode moldar a seu Bel-prazer, tanto para atacar como para se defender. Também demonstrou ser capaz de annulare o efeito regenerador da técnica da ressurreição impura combinando entre si a arte do yin e a arte do Yang. Neste Estado possui também um poderoso fator de cura, que lhe permite recuperar depressa também por ferimentos graves.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Na versão original, obito, como adulto, é dublado por wataru takagi no início nas partes estúpido e posteriormente à ruptura da sua máscara por parte de Naruto no episódio 343. Além wataru, também é dublado por naoya uchida nas partes série, Quando finge ser Madara Uchiha (Naoya Uchida dupla na verdade também o lendário uchiha), embora não seja clara como faça obito a usar a voz do seu mestre. Em vez de criança vem dublado por sosuke komori nos episódios 119 e 120, no filme herdeiros da vontade do fogo e jogos eletrônicos até naruto shippuden: Ultimate ninja storm revolution. Enquanto o duplo megumi han, sempre desde criança, desde o episódio 343 em diante e no jogo Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4.

Na versão italiana foi escolhido Diego sabre como dublador do personagem, que interpreta obito quer como tobi que como madara, alternando um tom de voz muito alegre com um tão sério para as 2 personalidades diferentes. Quando criança, mas, em contrapartida, a voz de Davi garbolino.

Referências

  1. Kishimoto, Masashi (2003). «Capítulo 16». In: Panini Comics. [S.l.: s.n.]  Parâmetro desconhecido |titúlo= ignorado (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. Kishimoto, Masashi (2006). «Capítulo 239». In: Panini Comics. Naruto, Volume 27. [S.l.: s.n.] 
  3. Kishimoto, Masashi (2009). «Captítulo 362». In: Voz Media. Naruto, Volume 40. [S.l.: s.n.] 
  4. Kishimoto, Masashi (2007). «Capítulo 363». In: Shueisha. Naruto, Volume 40. [S.l.: s.n.] 
  5. Voz Media, ed. (2010). «Capítulo 501». Naruto, Volume 53. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-870126-4  Parâmetro desconhecido |codnome= ignorado (ajuda); |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  6. Voz Media, ed. (2010). «Capítulo 503». Naruto, Volume 53. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-870126-4  Parâmetro desconhecido |codnome= ignorado (ajuda); |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  7. Voz Media, ed. (2010). «Capítulo 504». Naruto, Volume 53. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-870126-4  Parâmetro desconhecido |codnome= ignorado (ajuda); |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  8. Voz Media, ed. (2009). «Capítulo 440». Naruto, Volume 47. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-874711-8  Parâmetro desconhecido |codnome= ignorado (ajuda); |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  9. Kishimoto, Masashi (2008). «Capítulo 401». In: Shueisha. Naruto, Volume 43. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-874552-7 
  10. Kishimoto, Masashi (2008). «Capítulo 404». In: Shueisha. Naruto, Volume 44. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-874589-3 
  11. Voz Media, ed. (2010). «Capítulo 507». Naruto, Volume 53. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-870084-7  Parâmetro desconhecido |codnome= ignorado (ajuda); |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  12. Kishimoto, Masashi (2006). «Capítulo 318». In: Shueisha. Naruto, Volume 35. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-874273-1 
  13. Shueisha, ed. (2008). «Capítulo 364». Naruto, Volume 40. [S.l.: s.n.]  Parâmetro desconhecido |codnome= ignorado (ajuda); |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  14. Shueisha, ed. (2008). «Capìtulo 395». Naruto, Volume 43. [S.l.: s.n.] ISBN 978-4-08-874552-7  Parâmetro desconhecido |codnome= ignorado (ajuda); |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  15. Voz Media, ed. (2009). «Capítulo 401». Naruto, Volume 43. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1-4215-2929-5  Parâmetro desconhecido |codnome= ignorado (ajuda); |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  16. Kishimoto, Masashi (2010). «Capítulo 467». In: Shueisha. Naruto, Volume 50. [S.l.: s.n.] 
  17. Kishimoto, Masashi (2010). «Capítulo 475». In: Shueisha. Naruto, Volume 51. [S.l.: s.n.] 
  18. Kishimoto, Masashi (2010). «Capítulo 490». In: Shueisha. Naruto, Volume 52. [S.l.: s.n.] 
  19. Kishimoto, Masashi (2010). «Capítulo 510». In: Shueisha. Naruto, Volume 54. [S.l.: s.n.] 
  20. Kishimoto, Masashi (2010). «Capítulo 514». In: Shueisha. Naruto, Volume 54. [S.l.: s.n.]