Pópis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde maio de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Pópis
Língua original Espanhol
Outro(s) nome(s) Menina com
voz entupída
Morada Desconhecida
Nascimento 27 de Janeiro de 1964
Idade 8-9 Anos
Origem  México
Sexo Feminino
Cabelo Marrom
Características Fanha,bondosa e apaixonada
Família Frederico (tio, falecido)
Quico (primo)
Dona Florinda (tia)
Amigo(s) Quico, Chaves,Nhonho, Godinez
Inimigo(s) Chiquinha,Seu Madruga
Temporada(s) 1974-1992
Primeira aparição "O Festival Da Burrice" (1974), sketch mais antigo de Chaves onde Pópis aparece pela primeira vez
Última aparição "Aulas de Inglês" (1992)
Interpretado por Florinda Meza

Popis ou Pópis (Nome no Brasil) é uma personagem fictícia do seriado El Chavo Del Ocho, interpretada pela atriz Florinda Meza. Ela é conhecida por ter sua voz fanha e por ter uma boneca chamada Serafina, ela faz também a Dona Florinda no seriado. É sobrinha de Dona Florinda (Florinda Meza) e prima de Quico (Carlos Villagrán).

Informação pessoal e personalidade[editar | editar código-fonte]

Pópis é prima de Quico e sobrinha de Dona Florinda, ela estuda na mesma escola e na mesma sala onde o seu primo estuda. Ela cai muito fácil em uma pegadinha de Chiquinha e tem uma paixão por Nhonho. Ela é mimada e vaidosa, e por ser prima de Quico, Pópis tem mais vantagem com coisas que Quico tem. Sua primeira aparição foi no episódio "O Festival da Burrice" que também tiveram a primeira aparição de Nhonho,Malicha e Elizabeth [1]

Seu penteado é composto de duas marias-chiquinhas alinhadas com dois lacinhos nele. O seu visual foi o que menos mudou ao longo da série durante a temporada, em 1974 o seu visual era um vestido listrado, tendo a cor principal, o rosa.

Em 1981, já Chaves que acabou virando como um quadro do programa Chespirito, o visual de Pópis acabou virando um vestido listrado amarelo e rosa com bolsos; já na temporada de 1988 mudou a cor do vestido tendo trocado as cores e ficado como rosa e verde. Pópis é ingênua, tanto que no episódio "As Tortinhas de Merengue sem açúcar" a mesma pensou que as tortas de merengue eram de verdade e comeu elas.

Em vários episódios é possivel perceber que Pópis gosta de Nhonho, no episódio "Escolinha do Professor Girafales (1978)" ela fica envergonhada quando o mesmo pede ela em namoro.

Relação com os demais personagens[editar | editar código-fonte]

Dona Florinda - Elas se dão bem, Pópis, sendo sobrinha de Dona Florinda, a Dona Florinda disse que já confudiram a Pópis com ela.

Seu Madruga - Já que Pópis é prima do Quico, Seu Madruga não gosta dela e grita com ela quando ele fica muito irritado.

Dona Clotilde- As duas não se conhecem bem, mas Pópis sabe que o apelido de Clotilde é "Bruxa do 71"

Chaves - Pópis e Chaves são amigos e Pópis mal sabe que Chaves mora na casa Número 8 do seriado, pois Pópis quase nunca vai a vila, e ela só descobre quando o mesmo fala para ela que ele mora na casa número 8.

Chiquinha - As duas se odeiam, e não são amigas por Chiquinha sempre querer fazer travessuras com ela. E Pópis quase sempre caindo em suas brincadeiras.

Quico - Os dois tem uma boa amizade. Ambos são mimados pela Dona Florinda mas com Quico é mais (por ser filho dela). E acaba recebendo os melhores brinquedos, e não gosta de emprestá-los (ou dá-los) a Pópis.

Professor Girafales- Professor Girafales quando faz pergunta a Pópis, Ela acaba sempre errando a resposta e quando ele começa a falar "Tá, Tá, Tá, Tá!!!" Pópis fala a mesma frase "Vou Contar tudo pra minha mãe"

Senhor Barriga - Pópis já chamou Seu Barriga de vários tipos de coisas, e Seu Barriga acaba ficando com raiva dela.

Bordões[editar | editar código-fonte]

  • "Vou contar tudo pra minha mãe" (Quando alguém grita com ela ou a maltrata) [2]
  • "Gritou comigo?" [3]
  • "Conta tudo pra sua mãe, Quico!" (ou qualquer criança, se referindo também a mãe ou pai, como por exemplo, Chaves, Nhonho, etc.) [4]
  • "Eu vou te acusar!"

Dublagem[editar | editar código-fonte]

No Brasil, Pópis foi dublada pela Marta Volpiani (Que dublou ela em todos os episódios que ela participou) [5] A mesma só dublou a Pópis por causa de um acordo que a dubladora entrou com o SBT de dublar a personagem Pópis e a personagem Dona Florinda.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «O primeiro dia de aula de Nhonho e Pópis :: Chaves do 8». chavesite.webnode.com.br. Consultado em 24 de junho de 2018 
  2. «Relembre os famosos bordões de Chaves e sua turma». SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. Consultado em 24 de junho de 2018 
  3. «Relembre os famosos bordões de Chaves e sua turma». SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. Consultado em 24 de junho de 2018 
  4. «Relembre os famosos bordões de Chaves e sua turma». SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. Consultado em 24 de junho de 2018 
  5. «Marta Volpiani». Wiki Chaves