Parque Estadual do Biribiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Estadual do Biribiri
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Parque Estadual do Biribiri
Rio Biribiri
Localização
País  Brasil
Estado  Minas Gerais
Mesorregião Jequitinhona
Microrregião Diamantina
Localidade mais próxima Diamantina
Dados
Área &0000000000016998.66000016 998,66 hectares (170,0 km2)[1]
Criação 22 de setembro de 1998 (25 anos)[1]
Visitantes Não disponível
Gestão Instituto Estadual de Florestas
Coordenadas 18° 07' 05" S 43° 34' 47" O
Parque Estadual do Biribiri está localizado em: Brasil
Parque Estadual do Biribiri

Parque Estadual Biribiri é uma reserva natural do estado de Minas Gerais.


Localização[editar | editar código-fonte]

O Parque está localizado a cerca 300 km de Belo Horizonte, sendo a entrada do parque na cidade de Diamantina, inserido no complexo da Serra do Espinhaço, fazendo ainda parte do roteiro turístico da Estrada Real.

Belezas Naturais[editar | editar código-fonte]

Tendo como cobertura vegetal nativa o Cerrado, Campos rupestres e floresta de galeria, ela ainda abriga como pontos de visitação a cachoeira dos Cristais, cachoeira da Sentinela, o rio Biribiri e rio Pinheiros.

Vila do Biribiri[editar | editar código-fonte]

A Vila do Biribiri localizada a cerca de 13 km da entrada do parque, são construções remanescentes das instalações da Estamparia S/A, empreendimento vislumbrada pelo então Bispo Dom João Antônio dos Santos e seus irmãos Antônio Felício dos Santos e Joaquim Felício dos Santos, que jaz no único túmulo da Vila, localizado ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. [3] A fábrica teve seu funcionamento entre os anos de 1876 e 1973, sendo negociada a venda de seus imóveis em 2013, os então locais de moradia para os empregados hoje funcionam como hospedaria e restaurante para os visitantes do Parque.

Pelas características das construções acabou servindo de locação para algumas produções cinematográficas tais como Xica da Silva, Dança dos bonecos, e A hora e a vez de Augusto Matraga.[3]


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma Unidade de Conservação da Natureza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.