Saltar para o conteúdo

Pediatria: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 200.205.137.126 para a última versão por 201.29.194.14 (Huggle)
Linha 15: Linha 15:
== História ==
== História ==


Após a metade final do [[século]] XIX houve necessidade de maior resolutividade [[médica]], pois os índices de [[mortalidade infantil]] estavam muito altos, além disto ter uma especilalização agiria como inibidor da concorrência profissional. A partir disto surgiu a Pediatria como uma especialidade.
Após a metade final do [[século]] XIX houve necessidade de maior resolutividade [[médica]], pois os índices de [[mortalidade infantil]] estavam muito altos, além [[Fralda|<FRALDAS>]] disto ter uma especilalização agiria como inibidor da concorrência profissional. A partir disto surgiu a Pediatria como uma especialidade.
Mas houve certas dificuldades para institucionalizar e reconhecer a especialidade, para tanto os argumentos que foram utilizados é de que para [[crianças]] deveria haver uma semiologia e uma [[terapêutica]] voltadas especificamente para [[crianças]].
Mas houve certas dificuldades para institucionalizar e reconhecer a especialidade, para tanto os argumentos que foram utilizados é de que para [[crianças]] deveria haver uma semiologia e uma [[terapêutica]] voltadas especificamente para [[crianças]].
Conforme a ampliação da especialização, os pediatras foram se unindo em sociedades,e surgiram em locais tais como [[São Paulo]], [[Minas Gerais]], [[Rio de Janeiro]], [[Bahia]], [[Rio Grande do Sul]].
Conforme a ampliação da especialização, os pediatras foram se unindo em sociedades,e surgiram em locais tais como [[São Paulo]], [[Minas Gerais]], [[Rio de Janeiro]], [[Bahia]], [[Rio Grande do Sul]].

Revisão das 10h44min de 25 de junho de 2010

Tratamento Pediátrico

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos(Puericultura) ou curativos. (principalmente crianças)

Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).

Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas patologias exclusivas ou não da criança e adolescente.

O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação, entretanto somente os profissionais que concluíram curso de residência médica conseguem a inscrição da especialidade junto ao registro do CRM.

Para atuar em áreas especificas da pediatria é necessário além da formação inicial, treinamento e estudos em serviços especializados por um período que vai de um a três anos.

História

Após a metade final do século XIX houve necessidade de maior resolutividade médica, pois os índices de mortalidade infantil estavam muito altos, além <FRALDAS> disto ter uma especilalização agiria como inibidor da concorrência profissional. A partir disto surgiu a Pediatria como uma especialidade. Mas houve certas dificuldades para institucionalizar e reconhecer a especialidade, para tanto os argumentos que foram utilizados é de que para crianças deveria haver uma semiologia e uma terapêutica voltadas especificamente para crianças. Conforme a ampliação da especialização, os pediatras foram se unindo em sociedades,e surgiram em locais tais como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul. A sociedade do Rio de Janeiro foi fundada em 1910 e possuia somente 67 sócios, mas era para os residentes no estado do Rio de Janeiro, somente em 1951 é que se nacionalizou a sociedade e passou a ser considerada Sociedade Brasileira de Pediatria.


LETÍCIA LOPES PAES DA COSTA..!!!

Dados estatísticos da SBP

  • Em 1992 o quadro dos pediatras no Brasil era:
    • 24.650 profissionais ( 13,5%), distribuídos de forma homogênea em território nacional;
    • 78,7% cursaram residência;
    • Predomínio feminino;
    • Renda média de 2.163 dólares.
  • Em 1999:
  • 70,7% tem consultório;
  • 77,61% acham a profissão desgastante;
  • Renda de 60% fica entre 2..000 e 5.000 reais;
  • Menos de 10,4% tinham título de especialista.

Pediatra hoje

Estima-se que os pediatras ocupam 40% das suas atividades clinicas com prevenção.O pediatra, atualmente,depara-se com situações diversas nas consultas , tais como:

  • Mães que trabalham o dia todo;
  • Televisão e mídias como um todo;
  • Grande exposição a conteúdos eróticos;
  • Violência;
  • Dificuldades financeiras.

Futuro

Com a expectativa de vida podendo chegar até 100 anos o grande desafio do pediatra é a prevenção de doenças crônicas dos adultos e idosos, modificando hábitos nocivos à saúde futura,os quais se estabelecem nesta faixa etária, tais como obesidade, diabetes, ateroesclerose, hipertensão arterial, pneumopatias, entre outras. SER PEDIATRA É UM OTIMO FUTURO PRA QUEM GOSTA.

Referências