Relações entre Brasil e Haiti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre Brasil e Haiti
Bandeira do Brasil   Bandeira do Haiti
Mapa indicando localização do Brasil e do Haiti.
Mapa indicando localização do Brasil e do Haiti.
  Brasil
  Haiti

As relações entre Brasil e Haiti são as relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República do Haiti. Os dois países mantém relações bem próximas, devido à atuação das Forças Armadas do Brasil na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti desde 2004, e também à ajuda humanitária após o Sismo do Haiti de 2010.

História[editar | editar código-fonte]

Um militar brasileiro da força de manutenção da paz das Nações Unidas caminha com crianças haitianas durante uma patrulha em Cité Soleil.

Devido às rebeliões em 2004 no Haiti, em que o presidente Jean-Bertrand Aristide viu-se obrigado a renunciar no meio de seu segundo mandato, o Brasil, na época sob o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disponibilizou as suas forças armadas para integrar a Minustah, uma força de paz das Nações Unidas cujo objetivo seria o de estabilizar o país.

Terremoto de 2010[editar | editar código-fonte]

Após o terremoto de 12 de janeiro de 2010, que vitimou mais de 300 mil haitianos e 18 militares brasileiros, o Brasil enviou ajuda humanitária que pode ter chegado a R$ 1 bilhão.[1] Em 11 de maio de 2010, o Brasil tornou-se o primeiro país a efetuar uma contribuição financeira ao Fundo de Reconstrução do Haiti, no montante de US$ 55 milhões.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Os governos do Brasil e do Haiti assinaram em 2011 um acordo de construção no Haiti, de uma usina hidrelétrica projetada pelo Exército Brasileiro, e que fornecerá energia elétrica para cerca de 1 milhão de cidadãos haitianos.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.