Relações entre Brasil e Venezuela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre Brasil e Venezuela
Bandeira do Brasil   Bandeira da Venezuela
Mapa indicando localização do Brasil e da Venezuela.
Mapa indicando localização do Brasil e da Venezuela.
  Brasil

As relações entre Brasil e Venezuela são as relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República Bolivariana da Venezuela. O Brasil mantém uma embaixada em Caracas. A Venezuela mantém uma embaixada em Brasília. Ambos são vizinhos no continente sul-americano, com uma extensão de 2.199 km na fronteira entre os dois países.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, em 1 de janeiro de 2011.

Ambos os países tiveram um relacionamento agradável, especialmente entre os anos 2002 e 2016, quando Brasil e Venezuela eram governados por presidentes com ideologias semelhantes. Hugo Chávez e Lula, eram amigos próximos[1], trocavam visitas com frequência. No final do governo de Hugo Chávez, a Venezuela ingressou no MERCOSUL, com um forte apoio do Brasil.[2] Após os oito anos do governo Lula, Dilma Rousseff deu continuidade a um bom relacionamento com a vizinha. Após a eleição de 2013 na Venezuela, Nicolás Maduro, novo presidente procurou reforçar os laços ideológicos e econômicos com o Brasil.[3]

Em 2016, o impeachment de Dilma Rousseff levou Maduro a classificar tal atitude um golpe de Estado, e se recusou a reconhecer o novo governo, então presidido por Michel Temer. Esse foi o estopim para o desencadeamento de uma crise entre os dois países.[4] Após a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018 e o alinhamento do Brasil aos Estados Unidos, causou ao Brasil e a Venezuela um distanciamento político e econômico.

Nicolás Maduro fez críticas a Bolsonaro e chegou a ameaçar militarmente o país sul-americano. Embora os dois países tenham cortado quase todos os laços diplomáticos, ainda há movimentação comercial, mesmo muitas empresas brasileiras terem anunciado o fim de investimentos na Venezuela. Muitos venezuelanos pediram refúgio no Brasil,[5] os quais foram recebidos pelo Governo brasileiro e redirecionados por todo o país em busca de emprego.

Comércio[editar | editar código-fonte]

Marco fronteiriço na Fronteira Brasil–Venezuela, entre as cidades de Pacaraima, no Brasil, e Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

Entre os anos de 2002 a 2010, o comércio entre os dois países da América do Sul cresceu mais de 227%, elevando de US$ 1,43 bilhão, em 2002, para US$ 4,68 bilhões em 2010.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.