Super Amostra Nacional de Animes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de SANA)
Ir para: navegação, pesquisa
Super Amostra Nacional de Animes
Primeira edição 14 à 15 de dezembro de 2001
Edição atual ª16
Período indefinido
Local(is) Ceará Centro de Eventos do Ceará
País  Brasil
Gênero Cultura Pop (Animes, otakus, mangá, games, etc)

O Sana é um tradicional evento realizado anualmente pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira que reúne fãs de Anime, Mangá, Tokusatsu,Games, Cultura Geek, em geral, bem como artistas e ícones do gênero em uma convenção realizada na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. O evento é um dos maiores do Brasil no seu gênero.

É um evento de caridade para o Instituto do Câncer do Estado do Ceará.

Edições passadas (2001 - 2009)[editar | editar código-fonte]

SANA 1[editar | editar código-fonte]

O primeiro SANA ocorreu em 14 e 15 de dezembro de 2001, foi realizado no auditório da biblioteca na UNIFOR, e foi marcado pela criação do grupo No Video (grupo responsável pelo evento) em Fortaleza. Cerca de 240 pessoas compareceram. Estiveram presentes no evento stands da KanedaSan Studios e demais stands de Arte Japonesa. Houve também a realização do primeiro concurso de desenho SANA.

SANA 2[editar | editar código-fonte]

Ocorreu nos dias 20 e 27 de julho de 2002, realizou-se no auditório Celina Queiroz da UNIFOR. Além da exibição de animes e dos stands de venda, foi marcado pela apresentação de uma banda cover da famosa banda X-Japan.

SanaE e Sana Hades[editar | editar código-fonte]

O SanaE, 14 de dezembro de 2002, e o Sana Hades, 14 de junho de 2003, foram eventos que ocorreram entre o SANA 2 e o SANA 3, que consistiram em eventos comemorativos ao aniversário de um ano do SANA, além de fazer uma comemoração ao retorno de Cavaleiros do Zodíaco ao Brasil, e à saga de Hades que acabara de ser lançada no Japão. Os eventos reuniram, respectivamente, 420 e 500 pessoas, surpreendendo os organizadores.

SANA 3[editar | editar código-fonte]

Ocorreu nos dias 8 e 9 de Agosto de 2003 e foi realizado pela primeira vez no Centro de convenções do Ceará. 3.000 pessoas compareceram ao evento. Animes foram exibidos em um telão que animou o público, além de concursos como cosplay, desenho e AMV's.

SANA 4[editar | editar código-fonte]

Ocorreu nos dias 10 e 11 de Julho de 2004. O público surpreendeu a organização do evento: 5.000 pessoas compareceram no Centro de convenções do Ceará durante os dois dias. Além da sala principal, estreiavam mais duas salas extras que exibiram animes clássicos e tokusatsus. O público ainda pôde conferir exibições de de j-music em um telão na área externa o evento, onde havia stands de venda e exposição de representantes de grandes lojas de anime e mangá como Animanga, Conrad, Revistas & Cia e Studio Lunart exibindo seus acervos. O SANA 4 reuniu ainda uma série de jogos, inúmeros workshops, belíssimas apresentações de artes marciais, cosplay e a palestra do dublador Marcelo Campos, que faz as vozes de Trunks no Dragon Ball Z, do Cavaleiro de Áries Mu, e de Yu-Gi-Oh!. O evento foi encerrado pela apresentação da banda cover de j-music Himitsu.

Cine SANA[editar | editar código-fonte]

O Cine SANA ocorreu no dia 9 de outubro de 2004 no Cine São Luiz Centro, consistindo em uma exibição de Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) que reuniu cerca de 1.200 pessoas lotando o mais antigo cinema de Fortaleza.

SANA 5[editar | editar código-fonte]

Ocorreu nos dias 8 e 9 de maio de 2005 no Centro de Convenções do Ceará. O evento reuniu surpreendente 12.000 pessoas e contou com a presença de convidados de grande prestígio, como a desenhista Érica Awano, o jornalista Sidney Gusman, o dublador Gilberto Barolli e o roteirista Marcelo Cassaro. A apresentação de cosplay reuniu mais de duas mil pessoas simultaneamente em volta do palco para ver o espetáculo de mais de 3 horas de duração.

SANA 6[editar | editar código-fonte]

O SANA 6 reuniu 20.000 pessoas nos dias 15 e 16 de Julho de 2006 no Centro de convenções do Ceará. Os convidados Gilberto Baroli e Sidney Gusman, compareceram pela segunda vez no SANA e vieram acompanhados por Miriam Ficher, Cristiano Torreão, Marcelo Del Debbio e Elza Keiko. Um dos pontos altos do evento foi a palestra do segundo dia, onde todos os convidados participaram de um mesão no qual vários temas foram abordados, de anime/mangá até RPG/HQ. O concurso de cosplay aconteceu nos dois dias de evento, reunindo um grande número de cosplayers (o número de Cosplayers nos dois dias do evento, mesmo sem participarem da apresentação era absurdamente grande). O Sana 6 contou com sete salas de exibição para o conforto do público. Um grande número de stands estiveram presentes, entre eles: Mangá Power, Halle-yu Cosplay, Angel soul, Animetal Records, JBC, Conrad, Tanaka e Revistas&Cia.

SANA WCS[editar | editar código-fonte]

O SANA WCS - World Cosplay Summit, a Seletiva Cearense para o Campeonato Brasileiro de Cosplays, ocorreu no dia 17 de março de 2007, no Centro de Negócios do Sebrae-CE, cerca de 2000 pessoas compareceram ao evento. A Etapa Cearense do WCS (World Cosplay Summit), rendeu aos campeões, Sephiroth e Cloud do filme Final Fantasy: Advent Children, vaga assegurada no Campeonato Brasileiro de Cosplays, realizado anualmente em SP. Além da Seletiva Cearense para o Campeonato Brasileiro de Cosplays, o evento contou também com exibição de animes, mesas de RPG, stands de vendas, área de games (exposição dos consoles Nintendo Wii e Playstation 3), shows das bandas Yakisoba e Kame Rider e sorteio de um Nintendo Wii.

SANA 7[editar | editar código-fonte]

Com cerca de 32 mil visitantes[1], a sétima edição da Super Amostra Nacional de Animes (SANA 7) reuniu a comunidade dos fãs de anime e mangá do Norte e Nordeste nos dias 20, 21 e 22 de julho, no Centro de Convenções de Fortaleza. Entre as novidades da sétima edição estavam os shows de Akira Kushida & Takayuki Miyauchi, considerados os maiores intérpretes de músicas de Tokusatsu do Japão. Os visitantes do SANA 7 também puderam conhecer as vozes por trás de alguns personagens de famosos desenhos animados. Os dubladores convidados são Leonardo Camilo (Ikki de Fênix e Miro de Escorpião em “Cavaleiros do Zodíaco”) e Waldyr Sant’anna, que imortalizou sua voz como o atrapalhado Homer Simpson, da série “Os Simpsons”. O SANA 7 também contou com a presença da desenhista Érica Awano e de Marcelo Del Debbio (escritor de RPG). Outra novidade do SANA 7 foram os mascotes oficiais, San & Ana, com arte de Érica Awano, que foram lançados durante o evento. A convenção também manteve as atrações tradicionais, como os concursos de cosplay - no qual os participantes interpretam os seus personagens favoritos, o de edição de vídeo (AMV - anime music video), card games (Magic, Yu-Gi-Oh!), desenho amador (colorido e P&B) e videogame. A mega-estrutura do evento, que contou com sete salas de exibição de animes e tokusatsus, palco para palestras, salas para workshops, ambiente para Animekê, palco para TalkShow, apresentação de artes marciais, sorteios, praça de alimentação, ambiente para shows nacionais e internacionais, atendimento ambulatorial e uma equipe de organizadores com mais de 120 integrantes, fez do SANA 7 um grande sucesso de público e qualidade.

SANA Fest[editar | editar código-fonte]

A FCNB (Fundação Cultural Nipônica Brasileira) lançou uma prévia de um dos principais eventos nacionais no universo "otaku", para anunciar as atrações e iniciar a contagem regressiva para o SANA 8. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de janeiro de 2008 e reuniu mais de 6 mil pessoas[2]. Contou com a participação dos dubladores convidados: Miriam Ficher, Mauro Ramos e Isabel de Sá.

Além disso, o SANA Fest também contou com a eliminatória estadual do torneio de cosplays WCS (World Cosplay Summit). Houve também bandas J-Rock, stands com os mais variados temas para compra (mangás, utensílios e fantasias para cosplays, DVD's), apresentação de animes e tokusatsus variados, espaço para card games, espaço para video games e jogos de lan, espaço para RPG e muito mais.

SANA 8[editar | editar código-fonte]

O SANA 8 ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de julho, novamente no Centro de Convenções do Ceará. O Evento foi dedicado ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Dentre as muitas atrações estavam Nobuo Yamada e Yumi Matsuzawa, os cantores da consagrada série Os Cavaleiros do Zodíaco. Yamada, o cantor dos temas "Pegasus Fantasy" e "Blue Forever", e Yumi, cantora das músicas "Chikyuugi" e "Kimi To Onaji Aozora". O SANA 8 também contou com a presença de Kouji Wada, consagrado cantor de músicas de sucesso da série Digimon, e Ricardo Cruz, da JAM Project. Cerca de 42 mil pessoas lotaram o Centro de Convenções nos três dias do evento.

SANA 9[editar | editar código-fonte]

O SANA 9 aconteceu nos dias 17, 18 e 19 julho de 2009, no Centro de Convenções do Ceará.

Contou com a presença de quatro convidados internacionais, os cantores Hiroshi Kitadani, Masaaki Endoh, Hironobu Kageyama (os três do JAM Project) e Kanako Ito.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]