TV Allamanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
TV Allamanda
TV Allamanda Ltda.
Porto Velho, Rondônia
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
13 VHF analógico
36 UHF e 13.1 Virtual digital
Sede Bandeira de Porto Velho.svg Porto Velho, RO
Rua da Alegria, 4494 - Floresta
MAPA
Slogan A gente compartilha com você
Rede SBT
Fundador Rômulo Furtado Andreoli
Pertence a Grupo Furtado de Comunicação
Proprietário Rômulo Furtado Andreoli
Presidente Luciana Furtado
Fundação 1988 (28 anos)
CNPJ 05.687.918/0004-17
Prefixo ZYB 592
Emissoras irmãs TV Meridional
Clube Cidade FM
Cobertura 70% do Estado de Rondônia
Coord. do transmissor 8° 45' 1.90" S 63° 52' 34.60" O
Potência 0,25 kW
Página oficial www.tvallamanda.com.br (em implantação)

TV Allamanda é uma emissora de televisão brasileira sediada em Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Opera nos canais 13 VHF e 36 UHF digital, é afiliada ao SBT. Pertence ao Grupo Furtado de Comunicação, do qual também fazem parte a TV Meridional e a Rádio Clube Cidade FM.

A programação do SBT é exibida pela TV Allamanda com uma hora de atraso em relação ao horário de Brasília, devido ao fato da programação ter de se adequar às regras de classificação indicativa impostas pelo Ministério Público, em função do fuso horário (Rede Fuso). Apenas aos domingos a programação da emissora é exibida em tempo real, devido ao fato dos programas desses dias terem em sua maioria classificação DJCTQ - L.svg ou DJCTQ - 10.svg.

História[editar | editar código-fonte]

Em Julho de 1988, A TV Allamanda inicia em Porto Velho, suas transmissões, retransmitindo a programação do SBT. Entrou em operação através do Canal 8, vindo anos depois migrar para o Canal 13.

A inauguração, marcou a história das comunicações. Época em que o Estado de Rondônia era carente de estradas, energia elétrica e mão de obra especializada. A inauguração da emissora e de sua rede de retransmissoras há 25 anos cobrindo a parte mais populosa do Estado marcou a história das comunicações em Rondônia. Superando as dificuldades para a instalação de prédios, torres, instalação de antenas e equipamentos. A implantação de toda a rede em 4 anos foi uma expressiva realização e um importante episódio na evolução das comunicações no território rondoniense.

A construção de prédios, instalação de antenas, torres e equipamentos de transmissão foram alguns dos desafios enfrentados. Sua implantação no prazo de quatro anos foi considerada um momento épico na história de Rondônia.

O programa “Estúdio Aberto”,apresentado pelo jornalista Sérgio Valente, foi o primeiro conteúdo local levado ao ar. Dois anos mais tarde, já na década de 90, a TV Allamanda faz a estreia de seu primeiro telejornal, o “TJ Allamanda”. O grande destaque, que rendeu a emissora recorde de audiência, e mesmo premiação como melhor programa televisivo local outorgado pela Câmara de Vereadores de Porto Velho, foi o programa “Bronca Livre”, programa aberto à participação direta da população com suas críticas, sugestões e reivindicações que teve como apresentadores Francisco Rangel e Marcelo Reis.

Em 1996, há a inauguração da nova sede da emissora e do novo parque transmissor, na rua da Alegria, bairro Floresta, zona Sul de Porto Velho,marcando o início de um novo tempo na história da emissora.

Novos programas[editar | editar código-fonte]

Em 2007, a TV Allamanda estreia com sucesso e recorde de telespectadores os programas Comando Policial e Allamanda Hoje. No ano seguinte as empresárias Adriana e Luciana Furtado assumem o comando do grupo, que lhes foi transferido por seus pais Rita e Rômulo Furtado junto ao conhecimento administrativo.

Em 2010 a emissora entra em fase de reconstrução, após incêndio acidental no estúdio ocorrido no final de 2009, que ocasionou a perda total de equipamentos. Demonstrando espírito de superação, a TV manteve a programação no ar, mesmo improvisando estúdios em outros departamentos da emissora.

Novo estúdio[editar | editar código-fonte]

A inauguração do estúdio e novos cenários aconteceu em 2011 e deu início a uma nova e promissora fase de expansão da TV Allamanda, tanto na capital quanto no interior do Estado. O “Allamanda Hoje” sai de cena para dar espaço ao “Allamanda Revista”. Já o Comando Policial, pelo relevante serviço prestado à população, consagra-se como programa líder de audiência no horário e se mantém até hoje.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
13.1 36 UHF 1080i Programação principal da TV Allamanda / SBT

A emissora começou as transmissões digitais a 2 de Outubro de 2015,contendo a sua programação e a da rede nacional do SBT

Programas[editar | editar código-fonte]

  • Allamanda Revista
  • Bronca Livre
  • Comando Policial
  • Vitrine

Extintos[editar | editar código-fonte]

  • Allamanda Esporte Cidade
  • Allamanda Hoje
  • Estúdio Aberto
  • TJ Allamanda
  • Vida Selvagem

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.