TV Centro América Tangará da Serra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Centro América Tangará da Serra
Terra Comunicação Ltda
Rua Ramon Sanches Marques, 202-W - Jardim Acácia
 Brasil
Tipo Comercial
Cidade de concessão Bandeira de Tangará da Serra.jpg Tangará da Serra, MT
Canais
13 VHF analógico
36 UHF
Virtual: 13.1 PSIP digital
Outros canais 11 Techcable
Slogan Com você
Rede Rede Globo
Rede(s) anterior(es) Rede Manchete
Fundador Eduardo Elias Zahran
Pertence a RMT
Proprietário Grupo Zahran
Fundação 11 de dezembro de 1997 (20 anos)
Nome(s) anteriore(s) TV Terra
Cobertura Tangará da Serra
Página oficial TV Centro América (site)
G1 - Mato Grosso (notícias)
GE - Mato Grosso (esportes)

TV Centro América Tangará da Serra é uma microgeradora de televisão brasileira com sede em Tangará da Serra, MT.[1] Retransmite a programação da Rede Globo, além de gerar programação local. Primeira emissora de televisão instalada em Tangará da Serra, foi também a primeira a implantar o sinal digital com imagens em alta definição no interior de Mato Grosso. Opera nos canais 13 VHF e 36 UHF Digital (13.1 Virtual). É uma das redes de transmissão regionais da TV Centro América, que tem a central localizada em Cuiabá. Por ser uma microgeradora, a emissora está autorizada a veicular conteúdo local na programação, mas tem cobertura restrita ao município de Tangará da Serra, atingindo 26.330 domicílios com televisão e uma população de 90.262 habitantes.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Sede da TV Centro América, no bairro Acácia, em Tangará da Serra.

A TV Centro América Tangará da Serra foi fundada em 11 de dezembro de 1997,[3] quando passou a fazer parte da Rede Matogrossense de Televisão, tornando-se afiliada da Rede Globo. Anteriormente denominada TV Terra, era afiliada à Rede Manchete e foi a primeira emissora de televisão da cidade. À época, Tangará da Serra era uma cidade muito jovem, com menos de 25 anos de emancipação política, possuindo aproximadamente 50 mil habitantes, porém mesmo sob estas circunstâncias passou a contar com uma pequena emissora afiliada à Rede Globo que, com os mais altos índices de audiência da TV aberta local, exibe, além da programação da emissora carioca, programas locais que valorizam a cidade, visando o público de todas as idades, seguindo o padrão de diversidade e qualidade da TV Globo, levando ao telespectador as principais informações e notícias da região.

Em 15 de outubro de 2014 um temporal atingiu a cidade de Tangará da Serra, com ventos que chegaram a 140 km/h, causando grandes estragos em inúmeros estabelecimentos residenciais e comerciais. A torre de transmissão da TV Centro América não resistiu aos ventos fortes e caiu, deixando o canal fora do ar na região.[4] A transmissão do sinal analógico foi retomada logo na manhã do dia seguinte, em baixa potência, de maneira provisória. O sinal digital voltou a ser transmitido logo em seguida, no início da noite, também de maneira provisória. A transmissão do sinal digital da TV Centro América ficou comprometida e os telespectadores tiveram dificuldade de recepção enquanto uma nova torre, mais moderna e resistente, estava sendo montada. No entanto, a construção de uma nova estrutura, visando a melhoria da transmissão e recepção do sinal da emissora, já estava prevista desde o início dos testes do sinal digital, em 2013.

Em agosto de 2015, a emissora instalou uma câmera especial no alto da torre, que permite a captação de imagens panorâmicas de todas as regiões da cidade de Tangará da Serra, com imagens de alta definição, tornando os noticiários locais e estaduais mais dinâmicos.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

PSIP Canal Proporção de tela Programação
13.1 36 UHF 1080i Programação TV Centro América / Rede Globo

Em 7 de fevereiro de 2014 tornou-se a primeira emissora a implantar o sinal digital em HDTV no interior de Mato Grosso.[5] O processo de implantação, porém, foi iniciado dois anos antes, com a troca de câmeras e equipamentos, preparação da equipe e uma reestruturação no prédio da emissora. Os testes de transmissão iniciaram em novembro de 2013 e duraram três meses, tempo suficiente para efetuar os devidos ajustes no sinal e implantar o Guia Eletrônico de Programação, enquanto os telespectadores já poderiam desfrutar das imagens em alta definição.[6]

Programação[editar | editar código-fonte]

Além da programação estadual gerada pela TV Centro América em Cuiabá e dos programas nacionais da Rede Globo, a emissora produz uma versão local do MTTV 1ª Edição, com exibição ao meio-dia, fortemente voltado para a região Tangará da Serra e municípios vizinhos.

Em 4 de novembro de 2013, o telejornal até então apresentado pelas jornalistas Theodora Malacrida e Daniela Santos[7] ganha um cenário novo e moderno e passa a ser apresentado por Kátia Krüger. Anteriormente, havia uma edição local do MTTV 1ª Edição aos sábados e o MTTV 2ª Edição possuía o Primeiro Bloco com geração local, mas posteriormente a emissora passou a produzir somente o MTTV 1ª Edição, uma vez que a segunda edição do telejornal integra as notícias de todo o estado. As principais notícias de Tangará da Serra e região são veiculadas em rede estadual no Bom Dia Mato Grosso e MTTV 2ª Edição, com matérias gravadas e links ao vivo.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.