SBT Cuiabá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde fevereiro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
SBT Cuiabá
Televisão Rondon Ltda.
Cuiabá, Mato Grosso
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
05 VHF analógico
45 UHF e 5.1 Virtual digital
Outros canais ver mais
Sede Bandeira de Cuiabá.svg Cuiabá, MT
Rua Mestre Teodoro Lourenço da Costa, 25 - Alvorada
MAPA
Slogan Mato Grosso se vê aqui
Rede SBT
Rede(s) anterior(es) Rede Manchete (1985-1999)
TV!, RedeTV! (1999-2009)
Fundador Roberto Dorner
Pertence a Grupo Roberto Dorner de Comunicação
Proprietário Roberto Dorner
Presidente Roberto Dorner
Fundação 1985 (32 anos)
CNPJ 01.046.390/0001-01
Prefixo ZYQ 720
Nome(s) anteriore(s) TV Rondon (1985-2016)
Cobertura Vale do Rio Cuiabá e partes do estado de Mato Grosso
Potência 2 kW
Página oficial sbtmt.com.br

SBT Cuiabá é uma emissora de televisão brasileira sediada em Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso. Opera nos canais 5 VHF e 45 UHF digital, e é afiliada ao SBT. A emissora pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, de propriedade do empresário, pecuarista e político Roberto Dorner, do qual também fazem parte o SBT Rondonópolis e o SBT Sinop.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora entrou no ar em 1985 fundada por Júlio Campos sendo afiliada da Rede Manchete. A TV Rondon juntamente com a TV Brasil Oeste e algumas estações de rádio, faziam parte do Grupo Futurista de Comunicação da Fundação Júlio Campos. Com a falência da Rede Manchete em 1999, a emissora acompanhou o processo de transição da emissora para TV!, e posteriormente RedeTV!, tornando-se uma das suas primeiras afiliadas.

Entre junho e julho de 2009, a direção da emissora anunciou que deixaria a RedeTV! pelo SBT, após assinar acordo de afiliação com a rede.[1] À meia-noite do dia 1º de agosto a emissora começou a transmitir o sinal do SBT, que já estava há 3 meses sem afiliada no Mato Grosso desde a desafiliação da TV Cidade Verde.[2] A RedeTV! por sua vez passou a ser retransmitida pela recém-criada TV Cuiabá, no canal 47 UHF.

Em 15 de abril de 2011, a torre de transmissão da emissora caiu devido às fortes chuvas e rajadas de vento no local, fazendo duas vítimas que estavam em um caminhão: uma morreu na hora e a outra ficou gravemente ferida. A emissora custeou todo o funeral e tratamento médico das vítimas e decidiu acionar judicialmente a empresa Bimetal, responsável pela montagem da torre, após o laudo pericial constatar que a torre que deveria durar 10 anos, ficou de pé apenas dois anos.

Em 4 de fevereiro de 2016, a emissora deixa de utilizar o nome TV Rondon e passa a se chamar SBT Cuiabá. O mesmo ocorreu com as outras emissoras do Grupo Roberto Dorner de Comunicação, a TV Rondon de Rondonópolis e a TV Cidade de Sinop, que passaram a se chamar, respectivamente, SBT Rondonópolis e SBT Sinop.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

PSIP Canal Proporção de tela Programação
5.1 45 UHF 1080i Programação principal do SBT Cuiabá / SBT

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 13 de julho de 2012, através do canal 45 UHF. Em 18 de maio de 2014, a programação do SBT, que até então era exibida em definição padrão, passa a ser transmitida em alta definição. Em 10 de novembro do mesmo ano, os programas locais da emissora passaram a ser produzidos em alta definição.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. TV Rondon acerta com o SBT. Rede TV tenta levar sinal para o Canal do Gugu
  2. Romilson Dourado (31 de julho de 2009, 10:25). «TV Rondon retransmite SBT e mantém França e Rabello». RD News. Consultado em 15 de maio de 2010  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.