The SpongeBob SquarePants Movie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The SpongeBob SquarePants Movie
SpongeBob SquarePants: O Filme (PRT)
Bob Esponja: O Filme (BRA)
 Estados Unidos
2004 •  cor •  87 min 
Direção Stephen Hillenburg
Produção Stephen Hillenburg
Julia Pistor
Roteiro Derek Drymon
Tim Hill
Stephen Hillenburg
Kent Osborne
Aaron Springer
Paul Tibbitt
Baseado em SpongeBob SquarePants
de Stephen Hillenburg
Narração Tom Kenny
Elenco Tom Kenny
Bill Fagerbakke
Clancy Brown
Rodger Bumpass
Mr. Lawrence
Scarlett Johansson
Jeffrey Tambor
Alec Baldwin
David Hasselhoff
Gênero Animação
Comédia
Aventura
Música Gregor Narholz
Cinematografia Jerzy Zielinski
Edição Lynn Hobson
Companhia(s) produtora(s) Nickelodeon Movies
United Plankton Pictures
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 19 de novembro de 2004
Brasil 24 de dezembro de 2004[1]
Idioma inglês
Orçamento US$ 30 milhões
Receita US$ 140,161,792
Cronologia
The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water (2015)
Página no IMDb (em inglês)

The SpongeBob SquarePants Movie (no Brasil: Bob Esponja - O Filme) é um filme de animação americano dos gêneros animação, aventura e comédia, baseado na série de desenho animado SpongeBob SquarePants[2]. Foi dirigido e produzido por Stephen Hillenburg (o criador da série) e conta com as vozes dos mesmos dubladores da série: Tom Kenny, Bill Fagerbakke, Clancy Brown, Rodger Bumpass e Mr. Lawrence. O filme também conta com as vozes de Alec Baldwin, Jeffrey Tambor, Scarlett Johansson e uma participação especial em live-action de David Hasselhoff como ele mesmo. A música-tema do filme é uma re-edição orquestrada da abertura do desenho animado. Há também uma versão em rock cantada por Avril Lavigne, porém esta versão não aparece no filme e só está presente no CD da trilha sonora.

Este filme, originalmente, marcaria o final da série, mas devido ao enorme sucesso dela, o desenho foi renovado pela Nickelodeon. Em fevereiro de 2012, foi confirmado um segundo filme de Bob Esponja, que estreou em 6 de fevereiro de 2015, com o título The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water. Também foi confirmado um terceiro filme intitulado The SpongeBob Movie: It's a Wonderful Sponge, com previsão de estréia para 22 de maio de 2020.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Esta secção contém revelações sobre o enredo.

Um pirata e sua tripulação estão em alto-mar, quando um deles chega trazendo um baú. Dentro dele, há vários ingressos para o filme do Bob Esponja. Eles comemoram e seguem para o teatro mais próximo para assistirem ao filme, causando a maior confusão e atrapalhando a sessão.

Começa o filme:

É mais uma bela manhã na Fenda do Bíkini. Bob Esponja está bastante animado, já que tem certeza de que vai se tornar o gerente do Siri Cascudo 2, uma réplica do famoso restaurante, que será construída bem ao lado do original. No entanto, na hora da inauguração, o Seu Sirigueijo nomeia Lula Molusco como gerente, alegando que Bob Esponja não é maduro e ainda é um "garoto". Enquanto tudo isso ocorre, Plankton está no Balde de Lixo, reclamando da falta de clientes e do sucesso que Sirigueijo está fazendo. Ele diz que já esgotou todos os seus planos, de "A a Y", para conseguir a fórmula do Hambúrguer de Siri. Karen então o manda dar uma olhada no plano "Z", a última letra do alfabeto. Plankton percebe que o tal plano é perfeito e a prova de falhas, e então, decide testá-lo.

Naquela mesma noite, Bob Esponja está no "Bar do Amendobobo", chorando. Ele encontra Patrick, que o convence a afogar suas mágoas com um "Sundae Triplo". Após devorarem várias taças de sorvete, os dois acabam dormindo no local. Enquanto isso, Plankton (seguindo as instruções de seu plano) invade o Castelo do Rei Netuno, roubando a amada coroa deste e enviando-a para a distante Cidade das Conchas. Pela manhã, Bob Esponja é acordado pelo garçom do bar e decide ir acertar as contas com o Seu Sirigueijo. O Rei Netuno vai ao Siri Cascudo, alegando que foi Sirigueijo quem roubou sua coroa. Ele nega, mas o rei lhe apresenta um falso bilhete de confissão deixado no local. Um áudio falso também aparece na caixa eletrônica, deixando o Rei Netuno cada vez mais furioso. Com ressaca depois de muito sorvete, Bob Esponja chega ao Siri Cascudo, irritado com o Seu Sirigueijo. Mesmo assim, ele impede que o Rei Netuno "frite" o chefe com seu tridente. Bob Esponja se oferece para a ir a Cidade das Conchas e recuperar a coroa, o que é zombado pelo rei, que também o chama de garoto. Mindy, a princesa-sereia filha de Netuno, convence o pai a deixar Bob Esponja ir. Patrick aparece e diz que o amigo consegue tudo isso em 6 dias. O Rei concorda, mas alega que até lá, Sirigueijo ficará congelado. Para salvá-lo, Bob Esponja e Patrick saem da Fenda do Bikini, a bordo do "Siri-Móvel", um carro-hambúrguer. Enquanto isso, Plankton vai ao Siri Cascudo, vê Sirigueijo congelado e finalmente consegue roubar a fórmula, levando-a para o Balde de Lixo e começando a fazer sucesso em toda a cidade. Ele também distribui "capacetes de balde" para toda a população.

Na saída da fronteira municipal, Bob Esponja e Patrick param em um posto de gasolina e tem o carro roubado por um estranho intimidador que vai embora, enquanto os funcionários do posto zombam dos amigos. Confiantes, eles decidem continuar a viagem à pé. Enquanto isso, Karen revela a Plankton a viagem dos amigos, e ele revela que já enviou o assassino profissional Dennis, para "pisar" nos dois. Bob Esponja e Patrick avistam o seu carro parado na frente de um clube barra-pesada. Como a chave do veículo está com o ladrão, os dois decidem entrar lá dentro para pegarem ela. No banheiro do local, eles brincam com as bolhas feitas pelo sabão, e o líder dos homens do clube vê uma delas. Ele afirma que nenhum membro dali estoura bolhas e decide fazer um teste com todos, colocando a música do Amendobobo para tocar. Para a sorte de Bob Esponja e Patrick, dois gêmeos siameses cantam a música antes deles. Com a chave do carro recuperada, os amigos continuam a viagem. Enquanto isso, Lula Molusco descobre que Plankton está vendendo hambúrgueres de siri e vai tirar satisfações com ele. Quando o Lula ameaça entregá-lo para o Rei Netuno, Plankton lhe adiciona um dos baldes-capacetes, que são na verdade, dispositivos para controlar a mente. Com isso, Plankton transforma todos os moradores da cidade em seus escravos.

Passando por uma estrada esburacada (na verdade cheia de esqueletos), Bob Esponja e Patrick avistam uma barraca de sorvete e decidem parar para comprar. A velhinha vendedora se revela um monstro que persegue os amigos e devora o carro deles. Bob Esponja decide voltar pra casa, mas Mindy aparece e lhes mostra o que Plankton fez com a Fenda do Bikini (agora chamada de 'Planktópolis'). Ao ver que os dois estão tristes, Mindy diz que vai transformá-los em homens com a sua "magia de sereia". Ela coloca pedaços de alga no nariz deles, enquanto estavam de olhos fechados. Achando que tem bigodes e que já são homens, Bob Esponja e Patrick pulam de um sinistro abismo. Eles cantam canção "Já Somos Homens", enquanto os monstros do abismo os acompanham e os ajudam a sair dali. Ao voltarem para estrada, Bob Esponja e Patrick encontram Dennis e este arraca os bigodes deles, mostrando que eram falsos. Dennis revela que foi contratado por Plankton, e quando está prestes a pisar nos amigos, uma bota maior o esmaga. Bob Esponja e Patrick agradecem ao forasteiro, mas logo descobrem se tratar do temido Ciclope (que na verdade é um homem com roupa de mergulhador), o ser que assombra a Cidade das Conchas. Os dois tentam fugir, mas acabam capturados pelo transeunte.

Ao acordarem, Bob Esponja e Patrick percebem que estão em um aquário e tentam fazer sinal para outros peixes, até perceber que todos eles estão empalhados. Os dois são colocados sob a forte luz de uma lâmpada de aquecimento, e finalmente avistam a coroa, descobrindo também que a Cidade das Conchas não passa de uma lojinha de lembranças do mar. Desidratados, eles quase morrem, mas são salvos pela suas lágrimas, que danificam os fios, causando um curto circuito, e acionando o alarme de incêndio. A água faz todos os seres submarinos ganharem vida, e juntos, todos dão uma lição no Ciclope. Bob Esponja e Patrick aproveitam para fugirem, mas ao chegarem na praia, perdem o "Saco de Ventos" (o que os faria voltar a tempo) dado por Mindy. Eis que aparece David Hasselhoff e lhes oferece uma carona em suas costas.

Enquanto isso, o prazo de Bob Esponja expirou e o Rei Netuno chega para executar o Seu Sirigueijo. Enquanto, Hasselhoff está nadando, Dennis aparece novamente e tenta deter os amigos. Eles correm pelo corpo de Hasselhoff, e quando Dennis está prestes a deter Bob Esponja, é atingindo por um catamarã. Hasselhoff os dispara (através de seu peitoral), e os amigos são mandados de volta a cidade a toda velocidade, impedindo a execução de Sirigueijo e devolvendo a coroa do Netuno. Plankton aparece e chama todos os seus escravos para matá-los, tornando o Rei Netuno também um escravo. Bob Esponja aceita sua natureza infantil e transforma-se em um mago da música, com uma guitarra elétrica. Ele começa a cantar uma alta música de rock e dispara lasers através do instrumento, o que destrói todos os capacetes que controlavam a mente, libertando o Rei Netuno e os moradores da Fenda do Bikini, do domínio de Plankton. Plankton tenta escapar, mas é pisoteado pelos cidadãos. Plankton é preso e Netuno agradece a Bob Esponja por sua bravura. Ele descongela o Seu Siriguejo, que nomeia Bob Esponja, o novo gerente do Siri Cascudo 2, para a alegria deste.

Uma cena pós-créditos, mostra os piratas que assistiram ao filme, sendo informados pelo porteiro a deixarem o teatro.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublagem EUA Dublagem Brasileira
Bob Esponja Calça Quadrada Tom Kenny Wendel Bezerra
Patrick Estrela Bill Fagerbakke Marco Antônio Abreu
Seu Siriguejo Clancy Brown Luiz Carlos de Moraes
Lula Molusco Rodger Bumpass Daoiz Cabeuzudo
Sheldon J. Plankton Mr. Lawrence Guilherme Lopes
Mindy Scarlett Johansson Raquel Marinho
Rei Netuno Jeffrey Tambor Antônio Moreno
Dennis Alec Baldwin Affonso Amajones
Karen Jill Talley Cecília Lemes
Sandy Bochechas Carolyn Lawrence Letícia Quinto
Sra. Puff Mary Jo Catlett Arlete Montenegro
Victor Thomas F. Wilson Luiz Antônio Lobue
Perch Perkins Dee Bradley Baker Luiz Laffey
Pérola Lori Alan Eleonora Prado
Motorista Sirena Irwin Letícia Quinto
Garçom Dee Bradley Baker Marcelo Pissardini
David Hasselhoff David Hasselhoff Leonardo Camillo
Cantor da Canção Amendobobo Tim Blaney Tatá Guarnieri
Bob Esponja - Amendobobo em Rock Jim Wise Wendel Bezerra
Prisioneiro Joshua Seth Élcio Sodré
Narrador Francês Tom Kenny Tatá Guarnieri

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  1. "SpongeBob SquarePants Theme" – Avril Lavigne - 0:46
  2. "SpongeBob and Patrick Confront the Psychic Wall of Energy" – The Flaming Lips - 3:39
  3. "Just a Kid" – Wilco - 2:51
  4. "The Goofy Goober Song" – Mike Simpson com SpongeBob, Patrick, and Goofy Goober - 2:41
  5. "Prince Paul's Bubble Party" – The Waikikis, Prince Paul, & Wordsworth - 2:29
  6. "Bikini Bottom" – Electrocute - 3:40
  7. "The Best Day Ever" – SpongeBob (Créditos Finais) - 3:02
  8. "They'll Soon Discover" – The Shins - 3:24
  9. "Ocean Man" – Ween - 2:07
  10. "Under My Rock" – Patrick - 3:17
  11. "Now That We're Men" – SpongeBob, Patrick, and The Monsters - 1:50
  12. "Goofy Goober Rock" – Tom Rothrock com Jim Wise - 2:54
  13. "You Better Swim" – Motörhead - 5:14
  14. "The Jellyfish Song by The Jellyfish Band" – Plus-Tech Squeeze Box (featuring SpongeBob SquarePants) - 1:15
  15. "SpongeBob SquarePants Theme" (Movie Version) – The Pirates - 1:01

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: The SpongeBob SquarePants Movie

Referências