Usuário(a):Nuno Tavares/2006 Maio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ARQUIVO
2004
Dez
2005 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2006 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul—Set Out—Nov Dez
2007 Jan—Mar Abr—Ago Set—Dez
2008 Jan—Mai Jun—Dez
2009 Jan—Dez
2010 Jan—Dez


Linhas em branco no começo dos artigos[editar | editar código-fonte]

Eu tenho incansavelmente removido todas as linhas em branco que eu encontro no começo dos artigos mas agora eu parei para pensar se eles são uma decisão da comunidade ou foram apenas muitos (realmente muitos) descuidos. Eu particularmente acho desagradável e queria saber se tem problema continuar tirando.

Acho que se um espaçamento for realmente necessário, poderia ser determinado no monobook geral, não?

Obrigado, Raphael talk + 01:06, 1 Maio 2006 (UTC)

Verdade... Dia bom para dormir cedo... Manuel Anastácio 05:37, 1 Maio 2006 (UTC)

  • Estou ficando complexado ou esses comentários tem a ver com a minha gafe de datas nas deleções? (na minha cabeça hoje era primeiro de junho e as imagens de 1º de maio deveriam ter sido apagadas antes). LOOOOL. Lugustomsg 06:07, 1 Maio 2006 (UTC)

Como proceder[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno,

Agora eu resolvi vigiar não só os artigos do projeto mas também os relacionados a eventos (anos e dias) e queria saber como proceder ao me deparar com um usuário que monta uma página de vaidade no domínio principal e se insere nos artigos de data.

Estou me referindo aos artigos Tiago Bastos e 7 de Agosto.

O que eu devo fazer?

Obrigado, Raphael talk + 20:11, 1 Maio 2006 (UTC)

Tiro no escuro[editar | editar código-fonte]

Tá atirando no escuro? Cuidado para não acertar em quem não deva heim. Sock

Vandalismo[editar | editar código-fonte]

Nuno: Aparentemente o sistema não está aceitando uma reversão minha em Cartografia. Poderias, por favor, conferir se é algo mais sério? Grato, Carlos Luis M C da Cruz 22:24, 1 Maio 2006 (UTC)

Pré-definição[editar | editar código-fonte]

Como faço o pedido para ser criado, ou onde tem a fonte para eu criar, um quadro de pré-definição com a relação de todos os parques nacionais do Canadá, similar ao da Wikipédia en, como este: [1] (no fim do artigo). A lista está aqui. Obrigado. VSbr 00:32, 2 Maio 2006 (UTC)

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAa!!!!!!!!! Yes!!! Descobri!!!! Hahahahah!! Cumpri minha missão na Wikipédia. Agora eu posso morrer em paz! Hahaha Indech::alô? 01:26, 2 Maio 2006 (UTC)
  • Não, ainda falta descobrir o que querem dizer as letras abreviadas Lugustomsg 01:27, 2 Maio 2006 (UTC)

Oi querido! Estou na linha discada, argh... Dá para verificares qual é a última edição válida depois da do Manuel (1o de abril) aqui? Obrigadinha! -- Clara C. 04:06, 2 Maio 2006 (UTC)

Xiiiii, me pegaste... hihihi De história, sou bem ruinzinha. E o diabo da página ainda nem acabou de carregar! LOL Vou dormir que já está me deixando nervosa esta lerdeza. Beijos! -- Clara C. 05:09, 2 Maio 2006 (UTC)

Agora vou mesmo. Só não fui porque vi que havias dito algo em Predefs, seguido de borboletas. Voltei aqui para te avisar que a leitura da Wikipedia:Esplanada (por este link), na seção Geral, está toda ferrada e não se conserta nem com purge nem com novas edições. Será que alguém mexeu nas predefs do Get? LOL Boa noite e bons sonhos! -- Clara C. 06:08, 2 Maio 2006 (UTC)

AVBot[editar | editar código-fonte]

Que achas disto?:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Esplanada/geral#temos_um_bot_anti-vandalismo.3F

LijeAlsØ D C E 04:15, 2 Maio 2006 (UTC)


Parece que o bot está a correr no canal IRC vandalism-en-wp.

O texto no link abaixo faz-me lembrar o pywikipedia bot. Se é Java ou não, já é demais para a minha camioneta (tenho que tirar um curso de informática nas horas livres...)

http://en.wikipedia.org/wiki/User:Tawkerbot2/sample

De qualquer modo, seria de testar esse bot por aqui ?

LijeAlsØ D C E 04:37, 2 Maio 2006 (UTC)


(...) Tenho reparado que tens estado a editar na política de bloqueio mas ainda não li. Vou dar uma vista de olhos. LijeAlsØ D C E 04:39, 2 Maio 2006 (UTC)

(...) Do que li, até agora, parece-me bem. Mas ainda falta acrescentar mais e limar o já existente. Acho que faz sentido alargar:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Vandalismo

Já tinha pensado em fazê-lo mas não passei à prática. Outra questão é a do bloqueio por causa de nomes de usuário. Penso que se possa definir uma, nem que seja pequena, política em relação aos nomes de usuários. Começando por questões mais pacíficas. Penso que se tenha habilitado a função "renameuser", o que tornaria mais prático eventuais situações de mudança de nome.

Por exemplo, nomes iguais ou similares a : Administrador, Reversão, Bot, Portal, Reverter, Editar, Wikipédia,etc (termos de uso comum pela comunidade e próprios do software)

Sei que pode parecer parvo ou que dificilmente aparecerão, mas pelo menos é pacífico que sejam aceites estas restrições.

Outros: sequências aleatórias de números e letras, caracteres não latinos.

Enfim. por aí...depois podia-se expandir para outras situações.

LijeAlsØ D C E 04:59, 2 Maio 2006 (UTC)

(...)Não ... era só a dos bloqueios...mais para a frente talvez elabore uma versão soft para a questão dos nomes e outra aumentando o que diz na página sobre vandalismo (que também está curta e precisa de ficar bem tipificado os vários tipos de vandalismo) LijeAlsØ D C E 05:08, 2 Maio 2006 (UTC)


(...) Sim, sim, tens razão. Nem quero que se faça tudo de uma vez. Estou a pensar no médio prazo. LijeAlsØ D C E 05:28, 2 Maio 2006 (UTC)

sadfg[editar | editar código-fonte]

Pois agora ficaste doente também? A bruxa está solta... Melhoras. Abs, Loge | fogo! 16:17, 2 Maio 2006 (UTC)

parabéns[editar | editar código-fonte]

http://pt.wikipedia.org/skins-1.5/common/images/button_hr.png Linha horizontal (use moderadamente) Obrigado eheh... mas guarda os confetis pró weekend, que agora vou estudar. Abração --Andreas Herzog 16:59, 2 Maio 2006 (UTC)


Bio[editar | editar código-fonte]

Nuno, eu vi, só queria era adiantar trabalho, mas estou a a ver que tenho que esperar pelo teu editor, mais ninguém resolve o problema :) Entretanto vou aumentando a minha lista, que já tem uma dimensão admiravel. um abraço  Rei-artur  ? 21:24, 2 Maio 2006 (UTC)

  • Nuno, tô entrando na fila. Tem algo bem aqui que meus acúmulos de cargo cedo ou tarde vão me forçar a mexer . Lugustomsg 22:16, 2 Maio 2006 (UTC)
  • Ih, sem problemas. Por lá fazer eco de tanto silêncio estou deixando tudo com cara de wikipédia aos poucos (já que vivo tropeçando em buracos). Acho que quem instalou as páginas e o outro que também passeia por lá não se importarão. Lugustomsg 22:26, 2 Maio 2006 (UTC)

Parques Canadá[editar | editar código-fonte]

Obrigado pelo "pré-definição". VSbr 12:29, 3 Maio 2006 (UTC)

Botões[editar | editar código-fonte]

Nuno, eu ainda não copiei, quando servidor voltar tenho que copiar para o commons, para o botão dos {} já existe um no commons, em relação ao outros ainda não existem. Ha um dias que estou para criar alguns botão, amanha não pode passarm, vou criar um botões, principalmente o do lixo. Nuno já agora que simbolo utilizo para representar o improprio?.

Como prometido, foi comprido, Alegre, criei todos os desenhos, estão aqui. Um abraço  Rei-artur  ? 20:16, 4 Maio 2006 (UTC)

Voltando:)[editar | editar código-fonte]

Voltando, mas aos poucos, quero ver se fecho mais alguns topicos de astronomia e relatividade geral. Abraços

--Sebastiao.rocha 02:00, 4 Maio 2006 (UTC)

Falsos usuários[editar | editar código-fonte]

Tem mais gente notando: é um caso estranho, está sob dominio User: mas na esquerda não tem Contribuições do usuário. Vendo o historico, a pagina foi criada mas o user correspondente ainda não foi criado. Rei-artur  ? 22:34, 23 Abril 2006 (UTC), na página do Lijealso

Aquela história de eu enviar o bug a não sei quem, foi piada, certo? LOL Beijinhos, -- Clara C. 03:05, 4 Maio 2006 (UTC)

Exatamente, o bug é na aba, o que confunde as pessoas, como confundiu a mim e ao Rei... -- Clara C. 03:50, 4 Maio 2006 (UTC)

Bem... É sempre melhor olhar para o lado que queremos olhar... hehehe Mas, além do probleminha de confundir as pessoas, tem alguma coisa automática, que não me lembro bem qual, a "classificar" estas páginas como de usuários registrados. Entendo bem a tua postura (eu sou como tu, mais radical talvez) em não transformar em preocupação o que não está a criar problemas (especialmente quando os problemas são muitos...). Mas a história e as estatísticas da wikipédia, um dia, podem vir a depender de resolução de probemas desta natureza. Não te parece? A linha discada continua... e continua a me impossibilitar interações em tempo mais real Saudades, -- Clara C. 04:46, 4 Maio 2006 (UTC)

Arquiva-te! Estou enlouquecendo aqui... -- Clara C. 04:52, 4 Maio 2006 (UTC)

Bot[editar | editar código-fonte]

Nuno, poderia por gentileza responder minha questão em [2]? Muito obrigado! Alegre Lipeoi? 13:51, 4 Maio 2006 (UTC)

Por curiosidade, por que não Nuno? Obrigado + uma vez. Lipeoi? 23:24, 4 Maio 2006 (UTC)

parser do mediawiki[editar | editar código-fonte]

Pensando em um parser do mediawiki off-line:

  • Como ficariam as imagens do commons em um tal artigo? Terá que pegar a dump do commons também?
  • Já tentou rodar o bot: python saveHTML.py -images Holanda, o script faz o download das imagens mas precisa de alguns ajustes como um -start para rodar allpages e também aqui deu vários erros de unicode na saída do html.
  • Como está andando o jmwe?

Abraços, leonardo 14:56, 4 Maio 2006 (UTC)

Eu até já estudei Java sabe... mas eu não gosto daquilo muito rígido, nunca fui muito simpático com coisas fechadas demais. (acho que vou aprender python primeiro... hehehee}) leonardo 22:14, 4 Maio 2006 (UTC)

Biografias - Estado e País[editar | editar código-fonte]

Por gentileza, verifique Wikipedia Discussão:Livro de estilo (biografias)#Estado e País, e se possível, se manifeste.

--Chico 21:20, 4 Maio 2006 (UTC)


Esboço[editar | editar código-fonte]

Ola Nuno, Eu tenho navegado por páginas aleatórias procurando artigos sem categorias e interwiks e sem avisos de esboço ou outros tipos de problemas. Eu não sabia desta recomendação da qantidade de caracteres. Realmente foi precipitado de minha parte ter colocado os avisos, mas é que numa rápida olhada nos artigos da categoria astronomia eu fiquei meio desapontado com o atual estágio dos textos, apesar de que os 3 artigos que você reverteu estarem tão bem ilustrados quanto os atigos de outras wikis. Mesmo o projeto Wikipedia:Projetos/Astronomia está incompleto pelo fato de só contemplar os objetos de estudo da astronomia, os Astros, e não abranger também os observatório, telescópios, radio observatórios e outras instituições e planetários e etc.

Obrigado pela ajuda e bom trabalho. Davidandrade msg 01:13, 5 de maio de 2006 (UTC-3)

lixos e botões[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno. Olha, O Rui Siva aponta na minha discussão 2 questões:

  • a assinatura aquando da inserção das predefs lixo e impróprio (realmente nunca consegui que aparecesse - nem manualmente: ele fala da maneira correcta de inserir, que desconhecia).
  • e o facto de as predefs substituirem o conteúdo do artigo

De realçar que uso os botões extra acima da caixa de edição (script no monobook.js). Não sei se realmente a questão da substituição é relevante ou não. Mas se fôr, dá para alterar o script de maneira que a assinatura apareça sempre e que não faça a substituição? Já agora, a questão das imagens dos botões: já estão no commons?

Se tiveres paciência, pedia-te a tua ajuda. Gracias. LijeAlsØ D C E 15:23, 5 Maio 2006 (UTC)

Relatório[editar | editar código-fonte]

movido para Usuário:Nuno Tavares/JMWEditor/Wikizilla#Desambiguador assistido

Order of Merit[editar | editar código-fonte]

Não vejo problema nenhum. A maioria das outras WP empregam igualmente o termo em inglês. Coloquei Ordem do Mérito em "Ver também". --Mschlindwein msg 23:19, 6 Maio 2006 (UTC)

Citação: Nuno Tavares escreveu: «mas note-se que alguém que não sabe inglês, não saberá o significado dessas palavras.»

Se essa pessoa souber ler o português, lerá o artigo e saberá do que se trata. --Mschlindwein msg 23:25, 6 Maio 2006 (UTC)

Intuitividade. -- Nuno Tavares 23:28, 6 Maio 2006 (UTC)

Nuno, eu desconhecia que tinhas sido o ultimo dinossauro, looool. Um abraço  Rei-artur  ? 18:26, 7 Maio 2006 (UTC)

design gráfico[editar | editar código-fonte]

Pois é Nuno, desculpe a minha falta de atenção faltou o hífen. Obrigado. abraços --Aleph73 18:48, 7 Maio 2006 (UTC)

Há áreas que tem a mesma história, mas outras que as história são muito diferentes. Todas as histórias do design não encaixam de forma nenhuma com história da arte, menos talvez na pré-história, em que arte, tem outro sentido. E muito da história do design gráfico é diferente de produto.

Fiz modificações. Agora só tem uma, menor, sem arquitetura, que é tradicionalmente parte da história da arte.

No momento, muito continua igual, pq os verbete não foram criados para comportar as diferenças, não tive tempo, é um trabalho grande. Alguem criou um projeto wiki para design, mas ninguem começou nada (eu mesmo nem sei exatamente como funciona).

Muito desses problema vem da própria exist6encia de predefinições, algo peculiar apenas a algumas wikipedias. Eu mesmo só começei a cria-las pq o que existia estava tornando os verbetes de design problemáticos, embora vc mesmo tenha percebido que as soluções mal resolvidas tmb atrapalham. Logo, todas suas sujestões são bem vindas para mim.

Design é uma área nova e ainda não tem uma história tão acessível quanto arte e arquitetura, por isso dá mais trabalho e mais confusão. Desculpe, pois muito disso eu ainda estou tentando organizar pois nào há muito padrão. Andei observando a wikipedia de outros países e muitos deles nào tentam resolver essas questões e ficam com verbetes estranhos com aviso de parcialidade. um abraço--Aleph73 21:17, 7 Maio 2006 (UTC)

Nuno, Estou tentando concertar a confusão. Criei uma 'predefinição: História da arte e design' para poder apagar as outras pré-definições. Por que da maneira que ficou, realmente está caótico. O que que vc acha? resolve?

abs--Aleph73 02:09, 9 Maio 2006 (UTC)

Desambiguação?[editar | editar código-fonte]

Nuno, Colocaste uma desambig no verbete Albinismo que não serve para nada... Não há nenhum outro verbete com este nome, ou que possa provocar confusão - justificativas para desambiguar... Se nâo tiver nada contra, vou retirar. Abraços, Conhecer Digaê 20:20, 7 Maio 2006 (UTC)

Vê lá isto: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Unidade_Central_de_Processamento&diff=2018338&oldid=1757031 . Manuel Anastácio 22:17, 7 Maio 2006 (UTC)

Novo episodio[editar | editar código-fonte]

Visto o filme do Robocop, voltou a apareceu com a fatiota do autor. A quantidade tiros que ele dá era praticamente impossivel para um humano, lol. Cá na nossa televisão aparece cada filme, se não perceberes eu depois explico-te . Um abraço  Rei-artur  ? 22:59, 7 Maio 2006 (UTC)

Nobel[editar | editar código-fonte]

Nuno,

Entendo... entretanto, ele é conceituado (aqui e alhures), como uma das categorias do Nobel - e não sei se reparaste, mas a questão é a da uniformização dos títulos. Se ninguém efetivamente questionou, acredito, então, que não há problemas em deixar como está. Agora, me colocando na posição de completo desconhecedor do assunto (o economista é meu irmão), a dum "consultor" da pédia - iria ficar efetivamente sem saber do que se trata um prêmio daquele... Por mim, entretanto, agora que fui informado, tudo bem... Conhecer Digaê 08:52, 8 Maio 2006 (UTC)

Re:[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno! Sei sim. Utilize o JEditorPane, basta dar uma olhada no tutorial em [3]. Como você pode ter visto, ele suporta HTML e RTF (ver [4]).

abraço! Lipe ҉ 11:41, 8 Maio 2006 (UTC)

Entendi! Não quero me responsabilizar porque estou atolado até o pescoço de projetos. Lipe ҉ 20:16, 8 Maio 2006 (UTC)
Interessado estou! Tentarei utilizar o tempo livre na faculdade para isso, mas o ritmo pode ser "lesma". Alegre Manda-me um e-mail explicando tudo, por favor: micaroni@gmail.com abraço, Lipe ҉ 20:41, 8 Maio 2006 (UTC)
Ok! Terei isso em mente. Lipe ҉ 20:51, 8 Maio 2006 (UTC)

Votação para nomeação de administrador[editar | editar código-fonte]

Nuno, não sei se você viu, mas o Indech insinuou na votação que eu tenho alguma relação com o usuário MurdockM. Não é a primeira vez que isso acontece, a Bemelmans havia feito isso antes, mas de maneira mais explícita. Existe alguma maneira de resolver isso de uma vez por todas? Eu não me sinto confortável com essa situação, afinal, eu não sou responsável por esse usuário e não conheço a pessoa que se esconde nele. Luís Felipe Braga 14:03, 8 Maio 2006 (UTC)

Ajuda[editar | editar código-fonte]

Pode ajudar aqui?Vigia 21:18, 8 Maio 2006 (UTC)

Força de Fuzileiros da Esquadra[editar | editar código-fonte]

Meu Comandante: Solicito a sua inspeção na Força de Fuzileiros da Esquadra, uma vez que não me considero inteiramente familiarizado com os equipamentos e procedimentos do século XX. Grato, Carlos Luis M C da Cruz 00:05, 9 Maio 2006 (UTC)

Contato[editar | editar código-fonte]

Ainda não recebi o seu email... Luís Felipe Braga 01:31, 9 Maio 2006 (UTC)

Olá Nuno. Me desculpe pela confusão, eu havia recebido esse email. O problema da votação me deixou um pouco atrapalhado. Eu não dei conta do sincronismo dos horários das mensagens que você deixou na minha página, com os horários de chegada dos emails. :S. Novamente, me desculpe. Um abraço, Luís Felipe Braga 23:56, 10 Maio 2006 (UTC).

Afinfa-lhe! Fiz-lhe uma revisão geral em setembro e como desde então só recebeu pequenas contribuições eu diria que está no ponto! Bjts Lusitana 11:28, 10 Maio 2006 (UTC)

Alteração de nome[editar | editar código-fonte]

Ola Nuno,

Há algum tempo pedi-lhe para alterar meu nome de acesso (de IPN2 para Salm (de "Sergio Alumni")). Ocorre que a alteração aparece apenas para mim, quando assino ainda aparece o ID antigo. Há como alterar isso?

Um grande abraço,


--ipn2 14:02, 10 Maio 2006 (UTC)

(Sergio Alumni, ou Salm)

BIOS[editar | editar código-fonte]

Caro Sr. Tavares,

Agradeço pelas suas instruções referente ao artigo BIOS. Sou novo na Wikipedia e esta é minha segunda contribuição. Espero ajudá-los bastante. Você tem razão em suas críticas. Peço que verifique o artigo novamente, o estilo está mais de acordo com suas recomendações e desta vez contemplei as informações do colaborador anterior.

Obrigado por sua calorosa recepção.

Brunosantosrodri 13:17, 11 Maio 2006 (UTC)

Portal[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno,

Estou com vontade de criar um Portal sobre minha área de atuação profissional, no caso, Segurança da Informação. Não sei isso é conveniente, já que existe o Portal Tecnologias de informação que você cordena, gostaria de saber sua opinião.

gbitten 00:33, 12 Maio 2006 (UTC)

Namespaces[editar | editar código-fonte]

sabes o que me lembrei? em vez de namespaces podiam chamar-se dominios, por exemplo, domínio principal, domínio de ajuda, etc. penso que seria mais intuitivo na wikipédia lusófona. mas desconfio que isso se calhar já tenha sido discutido... o que me podes dizer sobre isso? --Waldir 01:10, 12 Maio 2006 (UTC)

:$ desculpa la, eu devia ter verificado antes... mas desde quando é usado? Hum e já agora, os ns dos {{ns: 0}} seriam difíceis de mudar? --Waldir 03:11, 12 Maio 2006 (UTC)

Artigos enciclopédicos[editar | editar código-fonte]

Olá, Nuno. Queria pedir tua opinião sobre artigos de metrô individuais, mais ou menos tais como aquelas que estão localizadas aqui (entre outras, embora estejam muito mal desenvolvidas). Devem ou não serem criadas (se sim, naturalmente com algum grau de desenvolvimento)? Se não, o que fazer com as já existentes? Abraço, Leslie Msg 04:31, 12 Maio 2006 (UTC)

Bem, nunca gostei destes mínimos sem informações (não valem somente para os artigos sobre estações de metrô, porém), mas a verdade é que estou de certa forma interessado em criar algumas do género (naturalmente, bem mais desenvolvidos), embora tenho fortes dúvidas se devo ou não fazer isto. Leslie Msg 04:54, 12 Maio 2006 (UTC)

eliminar[editar | editar código-fonte]

olá Nuno. Pode-se apagar os artigos e imagens de Categoria:Itens candidatos à eliminação/6 de maio ? (e de todas as datas antes de hoje)? Thanks.Agil 04:36, 12 Maio 2006 (UTC)

Destaque[editar | editar código-fonte]

Buenos! Atã ainda não colocaste o Mosteiro da Batalha para destaque? Por falar nisso (que não tem nada a ver) queria começar com isto (vê o último comentário), o que achas? Bjts Lusitana 09:12, 12 Maio 2006 (UTC)

Kremlin e Praça Vermelha, Moscovo[editar | editar código-fonte]

Estou apenas a seguir a sugestão do Tintazul, que está a reorganizar a página Lista de Património Mundial. Salgueiro 09:51, 12 Maio 2006 (UTC)

Claro, posso ajudar! Haha mas espero que esteja tudo muito bem explicadinho... Lusitana 10:32, 12 Maio 2006 (UTC)

Tenho optado por criar (ou promover a criação) de um artigo por cada sítio património mundial. "Kremlin e Praça Vermelha, Moscovo" é uma entidade definida pela UNESCO, um sítio colectivo se quisermos. Neste artigo deverá colocar-se informação sobre a definição do sítio, a história colectiva em conjunto do Kremlin e da Praça Vermelha, enfim, tudo o que não tenha lugar nos dois artigos sobre os monumentos individualmente por ser "maior" do que estes. (Já agora, Kremlin é igualmente um sítio colectivo, ou seja é composto por uma série de monumentos que possivelmente um dia terão o seu próprio artigo na Wikipédia.)

Outros exemplos de artigos sobre entidades que simplesmente não existem fora da classificação da UNESCO - ou seja, reflectem o nome que a UNESCO deu ao sítio e nenhuma outra realidade, inclusivamente não seriam usados se a UNESCO não os usasse:

Penso que uma observação desses artigos ajudará a ver se faz sentido manter a (minha) norma de um artigo com o título do sítio. A Wiki inglesa não faz assim; eu achei que a forma que adoptei era preferível, no entanto se outros wikipedistas acharem que não, serei flexível: a Wikipédia é uma criação colectiva! Aliás, é por isso que participo: se fosse só minha eu não a editava.

Obrigado pelos parabéns relativamente à lista de Património Mundial; já pensei em promover um projecto da Wikipédia, mas prefiro usar o pouco tempo que tenho em artigos e não em "diplomacia" Haha. No entanto, se alguém quiser... -- Tintazul 12:24, 12 Maio 2006 (UTC)

Publicidade?[editar | editar código-fonte]

Amigo Nuno,

Permíta-me assim chamá-lo. Excusas por incomodá-lo, mais localizei algo estranho, graças a intervenção de um wikwpedista. No texto pinga, há a seguinte imagem Meu professor, vos pergunto. É permitido a propaganda na Wikipédia?. No caso parece-me uma, se não. Com sua permissão posso excluir a imagem ou tranferí-la para o texto Olho de boi?. Acredito que incuí-la no texto existente ou a ser criado, seria o mais coerente. Afinal contar a história das marcas não é publicidade e sim cultura. Agradeço a sua atenção ao dispor. levs14:21, 12 Maio 2006 (UTC)

Violação de direitos autorais[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno Tavares

Venho por meio deste solicitar a retificação de um artigo na Wikipedia por violação de direitos autorais.

A propriedade intelectual é uma expressão genérica que pretende garantir a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto (seja nos domínios industrial, científico, literário e/ou artístico) o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação. Segundo definição da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), constituem propriedade intelectual as invenções, obras literárias e artísticas, símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos utilizados pelo comércio.

A propriedade intelectual abrange duas grandes áreas: Propriedade Industrial (patentes, marcas, desenho industrial, indicações geográficas e proteção de cultivares) e Direito Autoral (obras literárias e artísticas, programas de computador, domínios na Internet e cultura imaterial).

No artigo relativo ao VW Santana (http://pt.wikipedia.org/wiki/VW_Santana), praticamente todo o texto foi copiado dos arquivos do Santana Clube do Brasil (http://www.santanaclube.com/historia/historia-parte01.htm).

Para adicionar o insulto à injúria, é citada como fonte um website que não detém o domínio sobre os direitos autorais: "Santana Fahrer Club" (http://www.vwsantana.com.br). O "Santana Fahrer Club" era domínio exclusivo de Lucas Toffoli Alcino, que rebatizou o website de "Santana Clube do Brasil", alterando também o seu domínio (http://www.santanaclube.com).

Solicitamos então a retificação no referido artigo, com os créditos a quem de direito, sem nenhum tipo de sequestro de nossos direitos autorais, uma vez em em momento algum assinamos nenhum contrato de cessão dos referidos direitos a quem quer que seja.

Gratos pela sua atenção Equipe Santana Clube do Brasil http://www.santanaclube.com

Obrigado pela ajuda[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno,

Como pode perceber, sou um novo wikipedista e ainda pouco familiarizado com o sistema. Portanto, qualquer ajuda recebida é muito importante. Adicionei o artigo plataforma petrolífera sem dar o nome correto e pior ainda: sem estar logado! Agradeço muito sua contribuição ao redirecioná-lo e ao inserir uma ilustração (eu até as tenho, mas ainda não consegui autorização da minha empresa para utilizá-las).

Sem mais, um abraço!

Matt 05:27, 13 Maio 2006 (UTC)

Violação de direito autoral - 2[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno Tavares

O editor que afixou o texto, (Usuário:Thyago Szoke) é o mesmo que publica todo o material do Santana Clube do Brasil sem autorização expressa de seu criador, Lucas Toffoli Alcino.

Gostaríamos de saber a quem podemos recorrer para solucionar este conflito sem precisar tomar as onerosas e desconfortáveis medidas judiciais cabíveis contra este valioso instrumento de pesquisa.

Segundo o advogado Leonardo Barém Leite, do escritório Demarest & Almeida e um dos principais especialistas em Direito na Internet e Propriedade Intelectual no Brasil, caracteriza-se propriedade intelectual o banco de dados de um website como um todo, seja pessoa física ou jurídica.

Todos os trabalhos de criação realizados e distribuídos na Internet pelo Santana Clube do Brasil são evidentemente protegidos pelas leis de Direito de Autor.

Contamos com a sua colaboração para a composição amigável deste impasse. V. Sa. nos disse que não verificou nada do que lhe foi dito, logo, não faz sentido afirmar que o texto não foi copiado, fato lamentável e incontestável, infelizmente.

Gratos pela sua atenção Equipe Santana Clube do Brasil http://www.santanaclube.com

Apagador!!!![editar | editar código-fonte]

Não era suposto " Nuno Tavares apagou "Nuno Tavares" (Olha, sabes o que fiz hoje? Apaguei-me!)" Tu imaginas o prazer que me negaste?!--Rui Silva 14:49, 13 Maio 2006 (UTC)

Egoísta é antônimo de wikipedista!!!--Rui Silva 14:58, 13 Maio 2006 (UTC)

Categoria e pesquisa[editar | editar código-fonte]

Antes de mais as minhas desculpas por incomodá-lo. Coloquei o artigo abaixo, mas não consigo inseri-lo numa categoria ( talvez "descolonização") nem que apareça na pesquisa, quando escrevo "espoliados". Apenas aparece na pesquisa em "artigo". Como devo fazer pois é a 1ª vez que escrevo na Wikipedia. O artigo está em http://pt.wikipedia.org/wiki/Espoliados

Um grande obrigado do

Macua Fernando Gil fergil@netcabo.pt

Apagado[editar | editar código-fonte]

Tristeza Mais apagado ainda???? Tristeza ... Manuel Anastácio 19:48, 13 Maio 2006 (UTC)


  • OK. Mesmo assim tenho tido algumas dificuldades em correr ficheiros java em linux. Um exemplo disso é o Vandalfighter: ele lá abrir abre, agora funcionar...LijeAlsØ D C E 22:32, 13 Maio 2006 (UTC)
tenho a 1.5. O que se passa é que o vandalfighter liga-se ao canal pt.wikipedia mas não aparecem as mudanças recentes na janela. Mas aparecem as mud. recente na consola (o que adianta pouco)  :( ....enfim...não há-de ser nada. LijeAlsØ D C E 22:50, 13 Maio 2006 (UTC)
disseste uma outra vez uma maneira de caçar bugs, indo à consola, etc. Não memorizei o procedimento. Podes-me relembrar ? LijeAlsØ D C E 02:07, 14 Maio 2006 (UTC)
Consegui pôr a funcionar através da consola. Já fiz inscrição no bugzilla. LijeAlsØ D C E 02:23, 14 Maio 2006 (UTC)

Toxiicodepedência[editar | editar código-fonte]

Meu caro, és como um barman que oferece um gin tónico a um ex-alcoólico. Não foste tu quem me diagnosticou a dependência da wiki? Afasta-te Satanás! ehehehe. Agora a sério, desejo-te a maior sorte para o projecto; acho que podias ganar uns trocos; sugiro que o metas numa comunidade de desnvolvimento do tipo [sourceforge.net]; quero ser um beta tester e não um alfa tester. Grande abraço! Agil 02:16, 14 Maio 2006 (UTC)

ok... e quando terminares o curso e te passar um pouco o vício da wiki... fala comigo para te arranjar um bom emprego na área da progaramação ;-) Agil 02:33, 14 Maio 2006 (UTC)

Cruzeiro de Titânio[editar | editar código-fonte]

Cruzeiro de Titânio
Dado a Nuno Tavares em Maio de 2006 como reconhecimento à sua dedicação à Wikipédia em português.

São mais ou menos uns 70 mil motivos, mas estou com preguiça de escrevê-los, se não se importa. Parabéns! Indech::alô? 07:28, 14 Maio 2006 (UTC)

Bloqueio de IP[editar | editar código-fonte]

Olá! solicito bloqueio temporário do IP 201.14.147.214, vide as contribuições do indivíduo [5]. Desculpe se o procedimento está errado, essa parte burocrática eu ainda não conheço bem... --Leonardo Stabile Prates 04:10, 15 Maio 2006 (UTC)

Projeto Forças Armadas[editar | editar código-fonte]

Ola Nuno Tavares, eu já tinha comentado na discussão do projeto Forças Armadas que seria necessário incluir no projeto as forças policiais, em especial eu falei do caso brasileiro onde existe uma Polícia que é entitulada de Militar que funciona como uma força de reserva do Exército Brasileiro. Um novo usuário, Niedson está trabalhando no desenvolvimento dos artigos das PMs e precisa de ajuda e gostaria de participar de algum projeto porque ele não sabe formatar direito os artigos nem está muito por dentro das políticas da Wiki. Eu já o instrui a ler os tutoriais de ajuda e sobre as políticas pasra que possa ajudar de modo mais eficiente. Se for possível, gostaria que você nos ajudasse na padronização de predefinições e no conteúdo dos artigos para evitar os problemas mais corriqueiros da wiki. Agradeço sua atenção, bom trabalho e t+ Davidandrade msg 02:38, 15 de maio de 2006 (UTC-3)

Olá Nuno Tavares, tudo bem? Porque você propos a minha página para eliminação. Gostaria de um motivo convincente e completo.

olá![editar | editar código-fonte]

Oi! Eu sou nova na Wikipédia, e como vc me mandou uma mensagem, gostaria de aproveitar e lhe perguntar como vc descobriu o que eu estava fazendo.... hehehehe Hoje é meu primeiro dia aqui e já estou dando uma de editora!!!!!

Opa![editar | editar código-fonte]

Obrigada! Agradeço pelas dicas! Gostaria de saber o que você faz na Wikipédia, vc é um usuário como eu? Ah, e de onde vc é? Do Brasil mesmo? Eu sou da capital, de Brasília. --Alineperessin 15:07, 15 Maio 2006 (UTC)

Grafia dos nomes[editar | editar código-fonte]

Nuno, de facto é uma questão delicada. Não criei redirecionamentos no caso em questão pois sob nenhuma das duas grafias há um artigo. Se houvesse eu o teria certamente considerado. Quanto ao fundamento é uma questão relativamente fácil: a ortografia vigente da língua portuguesa, tanto no Brasil como em Portugal. É o que fazem as melhores enciclopédias, dicionários biográficos e livros de História. Abraços, --Dantadd 15:12, 15 Maio 2006 (UTC)

Entendi a questão dos afluentes, vou ficar atento. Quando à grafia dos nomes...quiçá deveríamos grafar então Dom Affõso Hẽriques ou Dom Joam I de Portugal, afinal seriam as grafias "originais". Esta não é uma questão de paleografia, mas sim de grafar os nomes como deve ser: na ortografia vigente. Afinal, muitos nomes do passado têm às vezes três ou quatro grafias "originais". A Wikipédia teria de se preocupar um pouquinho mais com este tema e não permitir que o senso comum ("os nome se escrevem como cada um quer" ou "escrevem-se como era na época" ou "escrevem-secomo era no original") acabe por prevalecer. --Dantadd 15:50, 15 Maio 2006 (UTC)
Compreendido, ficarei atento! --Dantadd 15:54, 15 Maio 2006 (UTC)

olá[editar | editar código-fonte]

Sou novo por aqui e gostaria de aprender como funciona a atualização da Wikipédia. Posso contar com a sua ajuda?

Foguete a água[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno, obrigado pela dica. O que ocorreu foi desatenção de minha parte: ao ver que você havia editado o artigo, mas que permanecia algum lixo, pensei que se tratava de lixo antigo. Não observei que a sua ação foi mover o artigo e não reverter a edição. Peço desculpa pelo ocorrido. Vou procurar me manter mais atento no futuro. Adailton msg 15:30, 15 Maio 2006 (UTC)

ADD!!![editar | editar código-fonte]

Oi Nuno! Aqui estou eu novamente....Gostaria de convidá-lo a fazer parte de meus contatos no MSN. Como sou nova aqui, ainda não me sinto segura o bastante de continuar sem antes ter o apoio de alguém mais experiente. Lhe passo meu msn: alineperessin@hotmail.com

Instaview[editar | editar código-fonte]

Daquilo que já vi, tabelas acho que converte, algumas imagens não (acho que só dá pra ver PNG) e as predefinições não converte (ex: a caixa no inínio do artigo Portugal não converteu.

Agora quero é limpar um pouco o meu anterior monobook.js e estou à rasca ;) . LijeAlsØ D C E 16:55, 15 Maio 2006 (UTC)

A wikipédia francesa já tem um sistema de pré-visualização rápida por defeito no sistema: http://fr.wikipedia.org/w/index.php?title=MediaWiki:Monobook.js

Seria interessante testar por cá também. -- LijeAlsØ D C E 17:01, 15 Maio 2006 (UTC)

Manama[editar | editar código-fonte]

grande lolão, :D  Rei-artur  ? 18:53, 15 Maio 2006 (UTC)

Bloqueio de IP[editar | editar código-fonte]

Nuno, poderias bloquear o anônimo que está a vandalizar o artigo Copa do Mundo de 2014 e a criar predefinições estúpidas? Arges 13:55, 16 Maio 2006 (UTC)

Me pegaste de surpresa. Todos os artigos do Campeonato Português e da Taça de Portugal foram criados fora do padrão que vinha sendo seguido [XXXX de YY], como em Taça Libertadores da América de 2006. Anos entre parênteses são uma anomalia que talvez requeira um bot para corrigir. Quanto ao fomento, posso providenciar isso. Indech::alô? 14:00, 16 Maio 2006 (UTC)

Taí uma boa questão. Deve ser criado algum tipo de artigo com esse tipo de padronização ou fica de forma informal, mesmo? Quanto aos anos, o que eu posso dizer é: Quem mandou complicar as coisas? rsrsrs -- Mas isso não impede que seja usado o formato principal, tipo Campeonato português de futebol de 1994/95. No caso da dúvida do Porto, acho que se refere à esse campeonato citado aqui. A informação do artigo, estaria portanto, incompleta. Indech::alô? 14:15, 16 Maio 2006 (UTC)

História de Lisboa[editar | editar código-fonte]

Abd al-Aziz era filho de Musa ibn-Nusair, não do Tárique. O Tárique tinham origens berberes (norte-africanas, portanto), julga-se que teria sido um escravo, enquanto que os outros eram árabes. O próprio nome Abd al-Aziz ibn Musa indica de quem era filho, ibn Musa, "filho de Musa". --JLCA 18:37, 16 Maio 2006 (UTC) Com licença, isto aqui vai ser riscado. Já que sou arrogante, paranóico, e outras coisinhas mais, não vale então dar este tipo de resposta a quem desconhece o que é respeitar os outros. --JLCA 16:43, 24 Maio 2006 (UTC)

IP reincidente[editar | editar código-fonte]

Este ip 194.210.87.54] tem reiteradamente vandalizado várias páginas - e temos um usuário que vive a reverter... Não já era hora de bloquear? Grato. Conhecer Digaê 20:22, 16 Maio 2006 (UTC)

Obs[editar | editar código-fonte]

Nuno, parece conflito. Vigia 20:52, 16 Maio 2006 (UTC)

lista de Batalhas[editar | editar código-fonte]

Nuno, na "lista de Batalhas" do projeto de História Militar, os séculos XVI, XVII e XVIII estão fora do "Renascimento e Iluminismo". Estão na Idade Média. Porém, tive receio em mover sem antes consultar os amigos. Um abraço, --Marcos Souza 21:41, 16 Maio 2006 (UTC)

Cópia no artigo VW Santana (outro caso)[editar | editar código-fonte]

Caro amigo Nuno, boa noite.

Eis mais um caso de violação de direitos autorais envolvendo uma obra técnica de um membro do Santana Clube do Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyota_Bandeirante

Felipe Cavalcante Bitu é membro do Best Cars Web Site e do Santana Clube do Brasil e não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece.

Por favor, solicitamos providências, não sabemos a quem recorrer.

Grato pela atenção

Equipe Santana Clube do Brasil http://www.santanaclube.com

Predefinição Info País[editar | editar código-fonte]

Antes de mais, obrigado pela chamada de atenção. Tenho noção que existem afluentes. Existiam 3: Portugal, Vietname e Argélia. O de Portugal converti a infocaixa/predefinição para tabela simples, pois provavelmente é bastante visitado. Quanto aos outros, eu queria fazer a mesma conversão, mas já a de Portugal deu-me um trabalhão (salvo erro 1 hora para fazer a conversão, e é temporário até acabar...) Por isso deixei os outros 2 afluentes como estão, mas isso é temporário. Pois estou quase a acabar a predefinição. Logo de seguida irei actualizar os artigos dos 3 países. Editar esta predefinição não é "pera doce", só me falta puxar pelos cabelos, hehe. Quanto ao histórico, eu tento fazer o mínimo de edições, mas como a predefinição é tão complexa, vou gravando para ver os resultados e "não me perder".

Acerca disso, até já imaginei o que seria com uma predefinição com muitos afluentes, como a InfoFreguesia, nesse caso a história era outra, jamais poderia fazer o mesmo, pois afectaria muitas páginas.

Mas realmente a página de testes podia ser uma solução, ou até, provavelmente eu próprio criar uma subpágina na minha página de utilizador. Nunca testei ambas as coisas. Farei isso para a próxima, pois está quase... Quanto ao vinho, só no fim disto :-) Mosca 01:54, 17 Maio 2006 (UTC)

Bem, acho que já acabei. Pelo menos parece que funciona. Mas é preciso tempo para saber se não há problemas em alguns países (com dados extensos, ou caracteres estranhos, sei lá que mais, é preciso contar com tudo). De qualquer forma já estou a mudar o Vietname e a Argélia (também para ver se encontro problemas). Acho que vou deixar Portugal como está, sem usar esta predefinição, pois se fosse preciso depois fazer alterações, voltava-se à mesma história. Quanto a mudar para Info/País julgo que não vale a pena (pelo que percebi) pois já terminei as edições na predefinição.
Quanto a isso dos bots deve ser melhor esperar para ver se surgem eventuais problemas com esta predefinição. É que ainda tenho algumas dúvidas, como por exemplo, saber a opinião da comunidade, se tem campos a mais, a menos, ou alterações. Deve ser melhor deixar a discussão em aberto.
Já agora, como é que crio uma subpágina na minha página de usuário? Tipo Usuário:Mosca/Testes. Digitei isso e ia para uma página do usuário com esse nome todo, e não na minha página. Mosca 04:08, 17 Maio 2006 (UTC)

A página de Portugal que me indicaste sai fora porque não tem os campos todos. Vai ver o Vietname. Atenção que no Vietname surgiram pequenos problemas que vou ter que resolver, mas está como deve ser. Quanto à complicação, isso pode-se resolver, basta tirar os campos. Será que se pode criar uma votação ou chamada de atenção na esplanada? Seria melhor saber a opinião de todos. Quanto ao CSS, eu também não percebo lá muito disso, o que eu fiz foi buscar a inglesa (já que não conseguia resolver os problemas da edição de ontem), tentar entendê-la e depois alterar. Obrigado pela dica. Mosca 04:31, 17 Maio 2006 (UTC)

Hehe, isso do nome está resolvido (acabei de retificar e ainda nem tinha visto a tua mensagem). Bem... pelo menos no Vietname, o pior é se há para aí algum com um nome ainda maior, mas dá para "quebrar" onde se quiser. Quanto aos puristas do CSS, não me posso dar ao luxo de considerar-me como tal, como disse, mal percebo de CSS! Realmente reparei nessa história das independências, deu-me cá umas dores de cabeça... pode ser que entretanto arranje uma solução para isso. Bem, vou à Argélia. Mosca 04:51, 17 Maio 2006 (UTC)

Tinha de ser, apanhei logo na Argélia um nome ainda maior! Falei à pouco em quebrar e não tinha a verdadeira noção que isso ficava mal e dava lugar a confusões. Depois vou ver se coloco o nome do país outra vez fora da caixa. Quanto a CSS *com* a tabela não percebi lá muito bem isso. Mas alterando ou não a predefinição, o que gostava mesmo era mander o campo Organizações e propor para votação retirar as infoboxes/caixas/templates que aparecem sempre no final dos artigos de países, basta ver o de Portugal... Está uma confusão no final da página. E pelos vistos também é opinião de alguns como se vê na página de discussão em Portugal. É que com este campo Organizações, os utilizadores podiam navegar na mesma para outras páginas (por exemplo, ONU, UE, OPEP) através destes links. Não sei se me expliquei bem, mas basta ir à pagina da Argélia / Vietname e clicar no campo das organizações. Mosca 05:38, 17 Maio 2006 (UTC)

Já me esquecia. Também se poderia retirar as templates/infoboxes de regiões, como Ásia, Europa (conforme o país, claro), criando um campo (aiiiii, mais um, ainda apanho uma tareia) de Região ou algo do género, mantendo na mesma a navegação inerente a isso. Sendo aprovado, julgo que nos países, desapareceriam essas templates todas (mantendo-as em outras páginas, que não países, pois têm utilidade). Mas claro, é preciso saber a opinião de todos. Para já é melhor analisar durante uns dias a predefinição e depois colocar em discussão na esplanada. Mosca 05:47, 17 Maio 2006 (UTC)

Olá. Parece que parei na predefinição Info País. Segui o conselho e trabalhei na minha página de testes. Mas lembrei-me de ver em vários browsers/plantaformas e encontro diversos problemas. Curioso que até as tabelas presentes em outros artigos, por exemplo EUA que tem uma tabela normal e não usa a predefinição, também dá problemas, isto é, a largura das tabelas muda conforme seja no Firefox (Mac e PC), Safari(Mac) ou Internet Exporer (Mac e PC), translineando os campos, conforme o caso. Há solução para isto? (quer seja em CSS, quer seja em HTML), julgo que é a eterna questão dos "browsers"... E existe alguma página de estatísticas, onde se saiba quais as resoluções dos monitores e os browsers de quem acede à wikipédia? Os chamados access logs. Se estiver a "chatear" ou não tiveres tempo, não ligues. Cá me desenrasco. Mosca 00:59, 21 Maio 2006 (UTC)

Inferno astral[editar | editar código-fonte]

Sem internet decente desde março e trabalhando fora de casa desde início de abril, não tenho conseguido fazer mais aqui do que alguns pitacos, além de ler o que se fala por aí... Mas não podia deixar de notar isto! LOL Imagino, sem ter descoberto realmente, tuas motivações... Beijitos, -- Clara C. 02:52, 17 Maio 2006 (UTC)

Não percebi teu comentário sobre "levitação"... ainda estou sem saber se eu fui xingado ou elogiado... hehehe... Quanto aos campeonatos ingleses, como tudo o mais, eles são razoavelmente complicados. A FA Cup (ou Taça da Inglaterra, ou Taça da Liga, etc.) é a disputa entre os times de todos as divisões em sistema de "mata-mata" (ida e volta). O outro campeonato do país é a Premiere League (ou Liga Nacional, ou Liga da Inglaterra), em turno e returno. Os vencedores destes dois certames disputam a Supertaça da Inglaterra (ou Recopa da Inglaterra, etc.). Viu como é fácil? Indech::alô? 14:59, 17 Maio 2006 (UTC)

Amon e Ámon[editar | editar código-fonte]

Olha vê lá se consegues dar com a bota na perdigota - perante a reclamação do JLCA, decidi mover, de novo, Ámon para Amon. Mas no meio disto tudo, acabei por eliminar o artigo (juro que foi sem querer). Fui tentar restaurar e... Nada! Consegues fazer algo? Manuel Anastácio 16:27, 17 Maio 2006 (UTC)

Esquece - já resolvi o assunto. Manuel Anastácio 16:31, 17 Maio 2006 (UTC)

FC Barcelona...[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno,

 gostaria de saber para onde foi movido o hino do Barcelona. Será que a página onde voce colocou o hino não pode ser apontada em "links externos".

ps: sou novo nisso e nao sei as regras direito.

abraco Bruno

asdfasdf[editar | editar código-fonte]

  • AH..isso era ó(p)timo....como 99% do tempo estou em linux. Depois tens que ver e quiça experimentar o meu novo monobook.js (adaptado da wiki:es > há um código simples para colocar nos monobooks.js alheios). Lá consegui alterar uns códigos (funções), mas como não sou programador nunca dá para muito. 2 botões interessantes são: o da tabela automática (seria interessante conseguir adaptar para fazer caixas informativas §por exemplo, na wiki:de têm uma tabela automática para as taxocaixas$, caixas de sucessão, etc; e o da colocação de artigos para eliminação, mas há outros. Tentei que fosse possível fazer tudo automaticamente no da eliminação só carregando 1 único botão e introduzindo em 3 janelas o motivo a data e título do artigo mas não consegui. Tive que fazer em sequência. Com o novo sistema de eliminação devo confessar que quase nunca mais coloquei artigos para eliminar...fazer aqueles passos todos....pode ser preguiça.

LijeAlsØ D C E 14:54, 18 Maio 2006 (UTC)

Não tinha reparado no botão de inserção das templates...vou ter que ver isso. Quanto ao meu monobook.js, vou tentar incluir mais alguns botões que eu tinha antes e que este ainda não tem (mais relacionado com avisos nas páginas de imagens). Quanto às páginas para eliminar, os botões funcionam bem. Tem um ligeiro problema que é o último passo: ele insere o último template no fundo da página. O que se passa é que fica depois dos interwikis e de um aviso (que refere para colocar a predefinição precisamente antes do aviso). Se não houvesse problema em colocar os interwikis e o aviso no topo do código da página estaria tudo mais ou menos perfeito.
O sistema do monobook que inseri vem da wiki:es. Eles lá têm algo mais simples (o que não quer dizer que seja o melhor). Permite inclusive, segundo sei (ainda não experimentei), ir à página de votação e calcular automaticamente os votos a favor e contra e daí ele arquiva ou não a votão (muito bom). O código preve, acho, a condição de 75% para um dos lados. Agora, aqui na nossa wiki, essa não é a condição única, o que torna problema adaptar. Outra diferença que eles têm em relação à nossa é que colocam a data de hoje e não de aqui a X dias (nos vda, artigos para eliminar e outros). Nós aqui funcionamos ao contrário. LijeAlsØ D C E 16:37, 18 Maio 2006 (UTC)
se quiseres experimentar o monobook é colocar o código abaixo. (penso que será meljor limpar todo o monobook para experimentares porque pode interferir com algumas funções que já tenhas).
document.write('<'+'script src="/w/index.php?title=Usuário:Lijealso/monobook.js&action=raw&ctype=text/javascript&dontcountme=s" type="text/javascript"><'+'/script>');
ah...e ainda tem uns botões extra abaixo do campo de busca. Adaptei uns botões para fazer busca em páginas em português no google, para o verificador ortográfico, dicionário em inglês, dicionário priberam, etc..

LijeAlsØ D C E 16:43, 18 Maio 2006 (UTC)

Predefinição do wikcionário[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno (Grande mestre da wikipédia!),

A Predefinição:Wikcionário aponta para um artigo no wikcionário que tenha o mesmo nome do artigo na wikipédia. Isso não era um problema, até que fizeram uma modificação em todos os wikcionários para tornar os seus artigos sensíveis à capitulação da primeira letra. Por exemplo, Moinho não é mais a mesma coisa de moinho (o exemplo não é dos melhores, pois já existia Moinho no wikcionário e um script o moveu para moinho). Em inglês, a solução que encontraram foi simplesmente apontar para uma busca no wiktionary. Estou pensando em fazer o mesmo por aqui. Antes disso, passei para te perguntar se há alguma idéia de como fazer para que a predefinição aponte para um artigo no wikcionário com o mesmo nome mas com a primeira letra minúscula? --Patrick msg 17:05, 18 Maio 2006 (UTC)

De fato, creio que {{wikcionário|palavra}} é mais elegante que apontar para uma busca :-). --Patrick msg 17:47, 18 Maio 2006 (UTC)

Alteração sem explicação[editar | editar código-fonte]

Nuno, a grande questão está nesta alteração. Por favor, me indique onde há discussão relacionada a isso ou se essa alteração foi apenas um equívoco na hora de elaborar o tutorial.

obrigado, abraço, Lipe ҉ 17:55, 18 Maio 2006 (UTC)

É que as versões anteriores desta, e a primeira inclusive indicam que a votação pode ser criada em qualquer domínio. abraço, Lipe ҉ 17:56, 18 Maio 2006 (UTC)
Analisando as discussões e as alterações acho que houve um equívoco da sua parte ao colocar "deve" ao invés de "recomenda-se". Lipe ҉ 17:57, 18 Maio 2006 (UTC)

Re:[editar | editar código-fonte]

Olá! Bom, acho que você não só teve um momento de sinceridade como também de sensatez e civilidade, talvez a maior até agora sobre Nuno <-> FML. Eu achei que tivesse sido um erro simples na elaboração do tutorial, assumi que o que valia era o que estava abaixo. Tanto é que, a idéia das "mini-votações" eram inspiradas nessa abertura. Eu não esqueci das alterações que eu propus. E, dentre todos os assuntos, esse tema seria o primeiro a ser levantado por mim na Esplanada, mesmo porque talvez a comunidade prefira mesmo que as votações sejam feitas somente sob Wikipedia:Votações. Mas ainda não tive um tempo (prioridade) para lançar isso; se quiser, lance, aí sim podemos resolver esse paradoxo. abraço, Lipe ҉ 18:14, 18 Maio 2006 (UTC)

Estava mesmo demorando para você perder a civilidade e o respeito. Eu estava achando até estranho... abraço, Lipe ҉ 19:14, 18 Maio 2006 (UTC)

? -- Nuno Tavares 19:17, 18 Maio 2006 (UTC)

Porque é você quem arruma conflito e utiliza CAIXAS ALTAS para tentar impor uma opinião. Lamentável! Lipe ҉ 19:19, 18 Maio 2006 (UTC)

Eu acho que as regras estão bem enxutas, simples e objetivas. Para quem quiser o resumo ou ajuda, leia [6] que está na página principal. As regras mais detalhadas só servem em casos de conflitos e portanto devem existir. Eu não iria colocar nada ali que não sentisse a real necessidade de estar ali. abraços, Lipe ҉ 19:18, 18 Maio 2006 (UTC)

Mas é que só você e suas amizades criticam negativamente os meus trabalhos. Não quero "vender" nada, quero apenas colaborar positivamente para a comunidade, pena que você sempre arruma um detalhe para criticar. Para elaborar aquelas regras, eu consultei muita gente e fiz com a ajuda e crítica de todos. Ela foi uma compilação de várias sugestões até que ninguém mais, exceto você e o Lugusto, reclamaram. Ouvi também muitos elogios e manifestações que o texto está bem claro e objetivo, isso me faz crer que eu não tomei o rumo errado e acertei em minha iniciativa. abraço, Lipe ҉ 19:43, 18 Maio 2006 (UTC)
Quanto ao nosso atrito pessoal, um dia eu pude entender claramente que isso se deve ao fato de você achar que eu era/sou o Barão. Como você investigou bastante o caso, eu tinha a segurança que você chegaria à conclusão que eu não tinha nada a ver com o aquilo, mas, não sei afinal em que conclusão chegou. Concluindo, esse é o único motivo que me faz algum sentido pela sua (e de seus colegas) perseguição exaustiva a mim (e você não pode negar isso) e, entendendo que você talvez realmente acredite que eu seja o Barão, isso me faz ter um pouco mais de paciência com você, porque ainda tenho a esperança que um dia você concluirá suas investigações e verá que eu nunca tive nada a ver com o Barão e eu jamais apelaria para ataque de tão baixo-nível. um abraço, Lipe ҉ 19:43, 18 Maio 2006 (UTC)
  • Quando será que ele vai perceber que, para eu e você discordarmos publicamente dele, vários outros discordam silenciosamente? Lugustomsg 19:46, 18 Maio 2006 (UTC)

IPA[editar | editar código-fonte]

Nuno, não sei por que motivo te parece que tenho bom conhecimento de IPA. Na verdade, eu adicionei um pedido de ajuda para a elaboração de um transcrição fonética para Wikipédia, como pode ser visto na discussão do referido artigo (Wikipédia). -- MarcusMBz Blá 20:15, 18 Maio 2006 (UTC)

Re: Campanha do Pacífico[editar | editar código-fonte]

Não deveria ser Campanha do Pacífico, mas sim Guerra do Pacífico (Pacific War). Só que há um problema (War of the Pacific), embora também seja de fácil correcção. Enquanto isso, já tinha para aqui Teatro de Operações do Pacífico à espera de mais algumas coisitas para ser publicado.
Abraços, Get_It 20:45, 18 Maio 2006 (UTC)

  • Já fiquei contente, pois estava a pensar que não tinha nada para fazer agora à noite, e puff, apareces-me tu para me dar trabalho. 8)
    Carimbamus, Get_It 20:58, 18 Maio 2006 (UTC)

Volkswagen Santana[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno,

A respeito do artigo sobre Volkswagen Santana, cabe ressaltar que o Santana Clube do Brasil é uma comunidade criada recentemente por dissidentes do Santana Fahrer Club, entidade que represento.

Gostaria de ressaltar que o Santana Fahrer Club - http://www.vwsantana.com.br - não é uma página de cunho pessoal, uma vez que contamos com mais de 700 associados por toda a federação brasileira, incluindo fãs pela América Latina.

O Felipe Bitu, bem como o Lucas Alcino, são dois dos fundadores do Santana Fahrer Club; ambos saíram por livre e espontânea vontade dessa empreitada, de modo que o clube ficou abandonado por certo tempo. Foi então que, no fim de 2005, ele foi reestruturado, resgatando boa parte da equipe original (caso de Daniel Carpaneda, Luciano Nascimento e de mim) e obtendo novo sucesso, a experimentar um crescimento de mais de 1800% em visitas se comparado à gestão anterior, na qual participavam os dissidentes citados.

Após a reestruturação do clube, ambos quiseram retornar, o que foi decidido em votação entre os associados pela não-aprovação devido a problemas e desentendimentos anteriores. Assim, decidiram fundar outro clube.

O material existente o Santana Fahrer Club conta com artigos escritos por todos. Aqueles escritos pelo Lucas e pelo Felipe, foram já bastante alterados, o que descaracterizou muitas vezes sua versão original. Ainda assim, todo e qualquer conteúdo produzido, fora feito para o Santana Fahrer Club naquela oportunidade, não cabendo assim a informação de cópia e uso indevido de conteúdo.

O Santana Fahrer Club está ciente e já informou seus advogados pela calúnia e difamação que os ex-integrantes Felipe Cavalcante Bitu e Lucas Toffoli Alcino vêm praticando contra seu atual presidente, Thyago Szoke, e também contra a imagem do clube perante suas centenas de associados.

Já estou cansado, como usuário da Wikipedia, de ver o artigo que coloquei aqui, alterado por esses senhores, que sempre removem a referência ao Santana Fahrer Club, mesmo quando deixo links para ambos os clubes - afinal, os aficionados com carro nada têm a ver com problemas internos entre ambos. A última grande alteração foi feita com base no texto que eu havia colocado, e ficou realmente muito boa. E adivinhe? Novamente nossa referência foi retirada.

Sugiro que, se possível, esse tópico seja trancado e colocado como somente-leitura, pois senão ele não terá fim, prejudicando os usuários da Wikipedia e também nossa imagem, visto que a mensagem encaminhada pelo Felipe Bitu consta do histórico da página.

Enquanto o assunto não tiver um ponto final na justiça, solicito, se possível, a suspensão de ambos usuários: aqueles que falam do Santana Fahrer Club e aqueles que falam do Santana Clube do Brasil. Desta maneira, creio que ninguém será prejudicado e cessará tal briga infantil e que serve apenas para demonstrar a falta de respeito com o verdadeiro prejudicado, que é o fã do carro.

Atenciosamente,

Thyago Szoke Presidente Santana Fahrer Club http://www.vwsantana.com.br

Fora de Prazo[editar | editar código-fonte]

Boas Nuno. Desculpe-me aquele comentário pouco ortodoxo mas ontem estava chateadíssimo com outras coisas. Sim realmente foi um equívoco grande. Eu comecei a trabalhar na wikibooks e agora estou a migrar para a wikipedia, penso que nunca quereria entrar nela pela porta errada. ;-) Mas obrigado pelo seu domínio sobre a situação. Espero que possamos conversar mais. --Lightningspirit 13:38, 19 Maio 2006 (UTC)

Re:[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno! Obrigado pelo esclarecimento. Na palavra "Wikipédia" é difícil ter sotaque, já que o sotaque se concentra em algumas situações específicas como "R", "S" e outros. O "djia" faz mesmo com que o "A" quase suma, diferente de como imagino que em Portugal é falado, se for igual à Itália, por exemplo. abraço, Lipe ҉ 17:21, 19 Maio 2006 (UTC)

Nuno, tentei dar uma melhorada. Alegre Mas estou meio gripado, então só poderei fazer melhor depois de sarar. abraço! Lipe ҉ 17:26, 19 Maio 2006 (UTC)

Presentinho... -- hehe Indech::alô? 18:51, 19 Maio 2006 (UTC)

Predefinições[editar | editar código-fonte]

Prezado Nuno, estou utilizando a norma ISO_3166-1, que é a norma que vem sendo utilizada por essas wikipédias para predefinições de países: bg, ca, cs, de, et, el, en, es, eo, fr, ko, is, it, hu, nl, ja, no, pl, ru, sk, tt, th, zh. Além do mais, criei a predefinição utilizando a sigla que já estava descrita nesta lista. O que acha? —Eduardoferreira 14:25, 20 Maio 2006 (UTC)

Olá. Colocar uma nota nesta página ? Ou colocar uma nota na página de cada predefinição que utiliza a ISO 3166? —Eduardoferreira 14:47, 20 Maio 2006 (UTC)
Olá. A idéia da nota é interessante. Mas não estou certo de como deveria proceder para criá-la. Poderia ser assim?
::''Para criar novas predefinições, utilize o [[ISO 3166-1|código do ISO 3166-1]].
<noinclude>
[[Categoria:Wikipedia:Namespace predefinição/Países/NotaPredefiniçãoPaíses]]
</noinclude>

E essa predefinição seria adicionada em cada predefinição.

{{Wikipedia:Namespace predefinição/Países/NotaPredefiniçãoPaíses}}

Certo? —Eduardoferreira 15:46, 20 Maio 2006 (UTC)

Ainda faltam 16 predefinições a serem criadas. Vou criá-las, mas sem a nota. Se por acaso venha a ser necessária a criação da nota, melhor fazer depois então. De acordo? —Eduardoferreira 16:08, 20 Maio 2006 (UTC)

topónimos[editar | editar código-fonte]

Nem me lembrei dessa lol... Já que é para uniformizar, que asism seja. Vou já tratar disso (e entretanto a ver se descubro mais uns quantos lol) --Andreas Herzog 14:54, 20 Maio 2006 (UTC)

Aqui lol... e acho que vou fazer este também lol... Já agora moca digo eu... ora vê lá se já não me deste os parabéns lol --Andreas Herzog 15:18, 20 Maio 2006 (UTC)
Lol no prob... Já agora aqui está! --Andreas Herzog 16:28, 20 Maio 2006 (UTC)

@ síndrome[editar | editar código-fonte]

às vezes há palavras em português que eu não sei bem o género. na dúvidaponho masculino porque é mais bonito... Muriel 17:12, 20 Maio 2006 (UTC)

Campeonato de xadrez[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno, pode deixar, terminando a partida deixo aqui uma mensagem te avisando que tem um novo adversário. Parabéns por ter chegado até a final! Haha Abraços, Rodrigo Sampaio Primo 20:24, 20 Maio 2006 (UTC)

Tabelas[editar | editar código-fonte]

Nuno,
Tenho tido alguns problemas na formatação das tabelas deste verbete. Não percebo porque não consigo reduzir o tamanho das letras nas tabelas todas, porque as tabelas da direitas ficam desalinhadas e porque a cor azulada só aparece na primeira tabela. Como eu sei que tu és o especialista destas coisas mais técnicas, podes tentar dar uma mãozinha, se faz favor.

Viva  Angola

Obrigado. --Lampiao 08:46, 21 Maio 2006 (UTC)


heliponto e heliporto[editar | editar código-fonte]

Nuno,

Bom dia.

Gostaria de lhe atentar para o fato de que heliponto e heliporto, apesar de palavras afins, são dois conceitos diferentes e merecem artigos separados. Acho que isso já estava no texto de ambos, mas vou tentar reescrever as informações para deixar mais clara a diferença.

Saudações

Nero 14:28, 21 Maio 2006 (UTC)

Porque voce esta tentando apagar a pagina que estou fazendo ?[editar | editar código-fonte]

Porque voce esta tentando apagar a pagina que estou fazendo ? --Lucgomes 16:30, 21 Maio 2006 (UTC)

Votação[editar | editar código-fonte]

Amigo, tava precisando muito da sua ajuda... e sua opnião também. Tá tendo uma votação em Discussão:Belo_Horizonte e parece que ninguém pensou nessa questão antes... Andrevruas 17:15, 21 Maio 2006 (UTC)

Bot flag[editar | editar código-fonte]

Nuno, pedidos para ter flag de bot em determinada conta não podem ser considerados como votações. Primeiro, que a página de pedido está fora do prefixo Wikipedia:Votações/ e segundo que, mesmo se o pedido de alguém não confiável para operar uma conta desse tipo fosse aprovado pela manifestação da comunidade, tenho dúvidas se algum burocrata teria muita corarem em lhe conceder o estatuto. Lugustomsg 17:22, 21 Maio 2006 (UTC)


jmwe[editar | editar código-fonte]

PS.: Esqueci-me de contactar-te o outro dia por causa do JMWEditor (versão linux). LijeAlsØ D C E 17:56, 21 Maio 2006 (UTC)

SH-60 Seahawk[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno, obrigado pelas orientações, elas foram muito úteis para mim, porque (1) sou bastante novo na área e (2) meu conhecimento em html e afins é quase nulo. Tenho bastante prática com fóruns do tipo AFM e ACIG, inclusive sou moderador num dos maiores fóruns militares lusófonos, o [7], mas a linguagem daqui ainda me é um pouco difícil, mas nada que não se aprenda. sds, Carloseduardo 10:13, 22 Maio 2006 (UTC)

Foto ausente?[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno, o Commons não é uma database universal, que independe da língua? Pergunto isso por que duas imagens do Seahawk não apareceram na minha versão em português, apesar do link igual à da versão em inglês. Qual o procedimento? Desculpe pelas perguntas primárias, Carloseduardo 11:57, 22 Maio 2006 (UTC)

Pois é, fui conferir e realmente as fotos que não apareceram não estão no Commons. Qual é o procedimento para que elas sejam adicionadas ao Commons e assim possam ser vistas desde todas as Wikipédias? sds, Carloseduardo 12:13, 22 Maio 2006 (UTC)

Pedra Filosofal[editar | editar código-fonte]

Nuno, Necessito enviar o poema acima para o commons. Como não sabia o que fazer, deixei-o provisóriamente no autor, António Gedeão. Eu acho que já fiz isso antes, mas não me lembro. Grato, Carlos Luis M C da Cruz 17:02, 22 Maio 2006 (UTC)

  • Foi mal! Aliás já veio e já foi, sob pretexto de VDA uma vez que o autor faleceu em 1997, segundo 555. Foi bom enquanto durou... Grato mesmo assim, Carlos Luis M C da Cruz 19:06, 22 Maio 2006 (UTC)

Text/EditorPane[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno,

como pode ver em [7] desisti disso por enquanto. Percebi que não tenho tempo mesmo de fazer uma tarefa que necessita um pouco mais de atenção que o normal. Estou realmente atolado no trabalho e jamais terei um tempo para limpar a cabeça e me concentrar em tal coisa. Espero que entenda e desculpa não poder ajudar.

um abraço, Lipe ҉ 18:43, 22 Maio 2006 (UTC)

All right.

Já se pode utilizar o jmwe em linux?  Lije*Also  (D) @ (C) 22:06, 22 Maio 2006 (UTC)

Ho! Signore mio, que me vol cose mercatore? Argento? Nom abiamo noi e si volio uno piccolo assolo daré, stupido huom o!
O link: http://www.escolanacionaldeteatro.com.br/texto18.htm
Fernando Ф 23:01, 22 Maio 2006 (UTC)

Esplanada Geral[editar | editar código-fonte]

Boa noite Nuno, desculpa encomoda-lo só gostaria de ouvir sua opinião a respeito do comentário que fiz na Esplanada/geral - Assinatura de artigos abraço

--- Papa Whisky na escuta!!+ 00:38, 23 Maio 2006 (UTC)

Boas Vindas[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno! Pelo visto já temos um editor-bot-de-boas-vindas... Legal. Só precisariamos ver um esquema para distribuir a responsabilidade de rodar o bot (e/ou fazer com que ele pegue toda a lista de criação de usuários) para que não sejam distribuidas as boas-vindas apenas quando o seu micro estiver ligado (suponho que isso seja um problema ai). Abraços! Raphael talk + 01:04, 23 Maio 2006 (UTC)

By the way, sou contra. Ver a Esplanada... -- Clara C. 06:51, 23 Maio 2006 (UTC)

xsxxe <!--> xgdgdgs[editar | editar código-fonte]

E nem sabia que estavas por aqui! LOL Pois é. Me sinto cada vez mais incompreendida (quase maluca, né?). Gostei imensamente da iniciativa do Indech, mas o assunto se desenvolve em paralelo. O importante e crucial é outra coisa, NMO... -- Clara C. 06:51, 23 Maio 2006 (UTC)

Moldávia vs. Moldova[editar | editar código-fonte]

Por favor, seria interessante saber sua opinião sobre este tema aqui. Obrigado, --Dantadd 11:14, 23 Maio 2006 (UTC)

LPM e material das FAP[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno,
Pelos vistos lá para Setembro/Novembro vamos ter muita coisa que actualizar e refazer aqui pela Wikipédia, incluindo corrigir algumas coisas nos artigos das OHP e do Lynx.
Abraços, Get_It 14:58, 23 Maio 2006 (UTC)

  • Pois, mas já estou a ver que só vamos ter material de facto para alterar depois de 2009. :\ Devido à porcaria do Eurostat até as compras já planeadas e efectadas estão a ser atrasadas. :X
    Abraços, Get_It 15:25, 25 Maio 2006 (UTC)

Povos[editar | editar código-fonte]

Bom, pelo menos no Brasil nome de povos são escritos com minúsculas: "o povo basco"/"os bascos", "o povo português"/"os bascos", "o povo turco"/"os turcos". Não sei por que turco seria com minúsculas e Turcos Seljúcidas com maiúsculas. De qualquer forma, veja aqui. --Dantadd 21:26, 23 Maio 2006 (UTC) E antes que eu me esqueça: em quase todos os artigos de povos na Wiki usamos minúsculas: alemães, italianos, eslovenos, polacos, ingleses etc etc... Não faz o menor sentido usar maiúsculas. --Dantadd 21:28, 23 Maio 2006 (UTC)

Nuno, às vezes você é muito rude comigo...e noto isto desde que ingressei na Wikipédia e não sei o motivo disto. De qualquer forma, veja o link eu passei, retirado do Formulário Ortográficos de 1943 que diz: Observação 2ª - Os nomes de povos escrevem-se com inicial minúscula, não só quando designam habitantes ou naturais de um estado, província, cidade, vila ou distrito,mas ainda quando representam coletivamente uma nação: amazonenses, baianos, estreme­nbos, fluminenses, guarapuavanos, jequíeenses, paulistas, pontalenses, romenos, russos, suíços, uruguaios, venezuelanos, etc.

Obrigado, --Dantadd 21:34, 23 Maio 2006 (UTC)

Bom, se é só uma impressão errada minha melhor, fico mais tranqüilo...muitas vezes as palavras escritas são traiçoeiras. Bom, repito o que diz o Formulário Ortográficos de 1943 que diz:

Observação 2ª - Os nomes de povos escrevem-se com inicial minúscula, não só quando designam habitantes ou naturais de um estado, província, cidade, vila ou distrito,mas ainda quando representam coletivamente uma nação: amazonenses, baianos, estremenhos, fluminenses, guarapuavanos, jequíeenses, paulistas, pontalenses, romenos, russos, suíços, uruguaios, venezuelanos, etc. Acho que é suficiente como base para meu posicionamento. Abraços, --Dantadd 21:45, 23 Maio 2006 (UTC)

Hispania[editar | editar código-fonte]

Logo que possa vejo isso, ando muito ocupado, mas temos que falar dos povos da peninsula toda, na wiki espanhola deve ter alguma coisa que se possa pegar, na inglesa tb deve ter algo. O engraçado seria falar numa frase sobre as características de um dado povo da peninsula. Ou da luta que derão a Roma, ou outra coisa qualquer. Tem um link com um mapa dos povos ibericos, poderia-se pegar num mapa em dominio publico da peninsula e por os nomes dos povos por cima, ficando assim o artigo com um mapa e o leitor mais familiarizado com os povos. --Pedro 22:21, 23 Maio 2006 (UTC)

137 mil[editar | editar código-fonte]

Bem me parecia, LOL, Um abraço  Rei-artur  ? 22:31, 23 Maio 2006 (UTC)

Software e Programa de computador[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno, como você sabe, sou novato aqui e gostaria de saber se existe alguma solução comumente utilizada para corrigir a existência simultânea de duas categorias redundantes como, por exemplo, "Software" e "Programa de computador". -- Um abraço, MarcusMBz Blá 22:54, 23 Maio 2006 (UTC)

Tentei incluir {{fusão|Categoria:Software}} em "Categoria:Programa de computador" mas não funcionou como esperado. Essa marcação pode ser usada em artigos que são categorias? Como? Desculpe tomar o seu tempo. -- Um abraço, MarcusMBz Blá 23:34, 23 Maio 2006 (UTC)

Realmente, acima eu escrevi "Programa" no lugar de "Programas". Tudo resolvido. Obrigado. -- Um abraço, MarcusMBz Blá 23:50, 23 Maio 2006 (UTC)

Credo! Este é o problema com defeitos em linha de montagem... hehehe... Já arrumei. Obrigado. MarcusMBz Blá 00:06, 24 Maio 2006 (UTC)

proclamação da república[editar | editar código-fonte]

Gostariamos de saber alguns sites onde possamos encontrar este tipo de informação.

canção[editar | editar código-fonte]

DESCULPE O SEU UA UÊ, EU NÃO KIRIA MAGOAR VOCE, FOI CIÚME SIM. DA PROXIMA EU ME MANDO, K SE DANE SEU JEITO INSEGURO. O NOSSO AMOR VALE TANTO.... TE AMO NUNO DA WIKIPÉDIA

ISRS[editar | editar código-fonte]

Força Nuno. Perfeitamente de acordo em mudar para Inibidor Selectivo de Recaptação de Serotonina com os redirects.--João Carvalho 20:09, 24 Maio 2006 (UTC)

Não Nuno, eu não estava reclamando do seu bot. É que ele começou com as boas-vindas antes, só por isto. Então usamos o The Bot (The Joker --> The Bot), claro, com um nome melhor a decidir. --Slade talk 12:21, 25 Maio 2006 (Quinta-feira)

Moldávia[editar | editar código-fonte]

Nuno, não levei a mal a tua mensagem, entendo o que queres dizer. Todavia, explico-me:

  1. expus meus argumentos na discussão;
  2. convidei todos os editores registrados que fizeram edições no artigo em questão, mesmo que somente uma;
  3. convidei outros editores (os mais participantes) mesmo que não tivessem editado o artigo nem mesmo uma vez;
  4. na discussão foram expostos mais argumentos que corroboraram amplamente o argumento em favor de "Moldávia";
  5. na discussão não houve sequer uma opinião contra a mudança;
  6. na discussão avisei que eu iria fazer o movimento no dia seguinte, não houve nenhuma manifestação contrária;
  7. outro administrador, Andreas Herzog, já começou a mudar - como eu - alguns artigos, incluindo o próprio artigo em questão.

Entendo que possa ter sido apressado, mas acredito que não foi de forma alguma arbitrário. De qualquer forma, a discussão continua aberta e caso o movimento verique-se não-consensual poderemos analisar como proceder. Obrigado, --Dantadd 13:44, 25 Maio 2006 (UTC)

Pompéia[editar | editar código-fonte]

Nuno, para minha supresa você desfez o que eu fiz nos artigos sobre Pompéia. Supreende-me também o fato dos dois pesos e duas medidas. Para as coisas feitas por outros, eu tenho de argumentar, discutir etc. Para coisas que eu faço simplesmente desfazem sem a menor cerimônia. Eu gostaria de continuar um bom artigo sobre o sítio arquelógico de Pompéia, separadamente do artigo sobre o atual município, pois existe uma descontinuidade territorial e histórica entre ambos. Isto ocorre também em outras wikis. Entretanto, você vai lá e "pá-tá-pum", desfaz tudo e depois diz que algumas atitudes minhas poderiam ser arbitrárias. Isto já aconteceu com Vésperas sicilianas, que você moveu para Vésperas Sicilianas, eu indaguei e você nunca me respondeu. Preferi não continuar para evitar mais um atrito. Todavia, expresso meu descontentamento com o que você fez com Pompéia e, assim que eu aumentar o artigo, proporei novamente a separação. --Dantadd 13:58, 25 Maio 2006 (UTC)


Vamos tratar as coisas separadamente:

1) Quanto ao artigo Moldávia que você sugere que seja feito agora? Espero que entenda que fiz de tudo para não ser arbitrário e fazer uma mudança consensual.

2) Quanto ao artigo Pompéia eu não desfiz nada, pois a linha que mencionava a antiga cidade continua no artigo sobre o comune atual. Eu apenas criei um artigo Pompéia adicionando um parágrafo relativamente esclarecedor sobre a antiga Pompéia, que deveria ser desenvolvido separadamente da entidade municipal hoje existente (como é feito na en.wiki ou na de.wiki). Você fundiu duas realidades distintas e neste movimento foi-se embora uma foto Tristeza. E veja também que não fiz nenhuma ameaça, pois não disse "vou separar de novo", disse que "proporia a separação".

3) Quanto às Vésperas sicilianas em italiano é "Vespri siciliani", francês "Vêpres siciliennes", castelhano "Vísperas sicilianas". Eu sinceramente não quero entrar novamente nesta celeuma de maiúsculas, mas afirmo que esta "capitalização" exacerbada não é parte da índole latina do nosso idioma. Ademais, a palavra "sicilianas" é um adjetivo para as "Vésperas", antes de mais nada. O nome é "Vésperas" e "sicilianas" é adjetivo. Quanto à minha indagação fiz na sua página de discussão logo depois que você moveu o artigo.
Enfim, eu também acredito que devemos fazer as coisas conjuntamente. Falando nisso, quero criar artigos para os 41 condados da Romênia e gostaria de contar com sua opinião para saber como seria a melhor forma de fazê-lo, para quem sabe depois passar para as mais de duas mil comunas da Romênia. --Dantadd 14:33, 25 Maio 2006 (UTC)

Ok, resolvidos os três casos. Quanto às "vésperas", o Priberam fala delas sim, veja:

  • "véspera", do Lat. vespera, (no pl. ) parte do ofício divino que se reza de tarde.

A razão do nome é porque as agitações começaram nas vésperas de 31 de março de 1282. Alegre A en.wiki usa maiúsculas porque todos gentílicos em inglês levam maiúsculas, sempre... Abraços, --Dantadd 15:16, 25 Maio 2006 (UTC)

Telepatia[editar | editar código-fonte]

Ufa...mais uma. Nuno acho que você anda a caçar as coisas que eu faço por aí. Decidiu "pegar no meu pé". Alegre No artigo telepatia você desfez minha reversão dizendo que não entendia o porquê. Bom, se você ler o texto inserido pelo doido varrido do Eduardo Carvalho vai entender a minha reversão. Ele só escreve bull-shit em um sem-fim de artigos (ele está enchendo a Wikipédia de artigos esotéricos sem qualquer fundamento), você deveria vigiar a ele e não a mim. O texto que ele inseriu em telepatia, além de estar porcamente traduzido, editado etc etc...é uma visão tendenciosa da telepatia, não é texto digno da Wikipéia. Eu realmente não sei como interpretar algumas ações...Por favor, vá no artigo e leia o texto inserido e que eu reverti, por gentileza. --Dantadd 17:04, 25 Maio 2006 (UTC)

Período regencial do Brasil[editar | editar código-fonte]

Respondi seu comentário em Discussão:Período regencial brasileiro; quando possível for, dê uma passada de olhos lá. Até. Tonyjeff 17:43, 25 Maio 2006 (UTC)

Suspeito![editar | editar código-fonte]

Olá, boa tarde! Nuno, por favor veja se estou certo, no artigo Itapeva tenho quase certeza de que o texto foi copiado da página da prefeitura. Comento isso na página de discussão. Obrigado. --Reynaldo 20:57, 25 Maio 2006 (UTC)

O mesmo está acontecendo com Ourinhos, obrigado. --Reynaldo 21:06, 25 Maio 2006 (UTC)

Re:[editar | editar código-fonte]

A única coisa que encontrei a respeito disso foi isto: [8] por quê? abraço! Lipe ҉ 22:14, 25 Maio 2006 (UTC)

Quero fazer uma biblioteca (workframe) completa OO (orientada a objetos, minha especialidade) que consiga executar comandos na Wikipédia. Tive alguns problemas no desenvolvimento, principalmente para logar (trabalhar com biscoitos) e também com "conflito de edições". Consegui uma vez só, por causa de uma coxambra absurda, postar uma informação através da biblioteca (e foi com o IP, deslogado). É por isso que estacionei o robô por enquanto, tenho muito trabalho aqui para resolver e depois volto a mexer nisso. um abraço! Lipe ҉ 22:50, 25 Maio 2006 (UTC)
Completando: através dessa biblioteca será possível desenvolver qualquer coisa de/para a Wikipédia. Terá todos os objetos necessários para desenvolver qualquer ferramenta a partir dela. Lipe ҉ 22:55, 25 Maio 2006 (UTC)

Obrigado! Imaginei que tivesse alguma coisa que eu preciso pronta, mas preciso que seja em Java e GFDL, há nessas duas condições? Se sim, onde posso encontrar? Dei uma olhada rápida por Usuário:Nuno Tavares/JMWEditor/Roadmap e não encontrei. Encontrei uma lista no estilo "a fazer" e nenhum link a código ou API (javadoc). Se puder me dar mais uma pista agradeceria muito. abraço, Lipe ҉ 23:16, 25 Maio 2006 (UTC)

Analisando o código-fonte do MediaWiki (é, cheguei a esse ponto) pude perceber que se a edição é feita pelo mesmo usuário não há o problema do conflito de edição, ou seja: se houver um usuário logado, esse problema (pelo menos o que eu tive, que acho que é um problema bem básico) não haveria. O problema que eu tive é definir o "wpStarttime" e o "wpEdittime" de modo que não haja conflito de edição. Lipe ҉ 23:27, 25 Maio 2006 (UTC)

MediaWikiLib[editar | editar código-fonte]

Eu gostaria sim que me enviasse, se possível. Fiquei receoso em perguntar porque lembro-me de que em certa ocasião você me deixou transparecer que queria um certo sigilo com o código. Se me enviar, gostaria que fosse GNU/GFDL ou GPL e que eu pudesse colocá-lo num SVN público, de acesso livre (somente-leitura) a todos, que será divulgado na internet (possivelmente também aqui na Wikipédia). (vou continuar a ler o que escreveu) um abraço, Lipe ҉ 23:35, 25 Maio 2006 (UTC)

Tudo que estou fazendo é GPL. Meu MSN, Gtalk e e-mail é tudo o mesmo: micaroni@gmail.com
Lipe ҉ 23:36, 25 Maio 2006 (UTC)
Não te vejo online no MSN. Bom, deixa para conversarmos outro dia, se quiser, porque você está com sono e eu preciso terminar um trabalho ainda hoje. Até! Lipe ҉ 23:39, 25 Maio 2006 (UTC)

Francisco Salgado Zenha[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno. Precisava de ajuda na {Infobox PM}, porque o que coloquei como conteúdo, não aparece na totalidade no artigo. Há coisas que ainda não sei fazer como deve ser... Abraços.--João Carvalho 13:46, 27 Maio 2006 (UTC)

Olá Nuno. Repara que na {infobox PM} (no artigo), não aparecem as 4 linhas:
  • | antes=[António Maria de Mendonça Lino Neto]
  • | depois=[Joaquim Pinto da Rocha e Cunha]
  • [VI Governo Provisório de Portugal|VI Governo Provisório]
  • * Ministro das Finanças

coisas que são visíveis quando se edita o artigo.--João Carvalho 23:05, 27 Maio 2006 (UTC).Obrigado pela ajuda.--João Carvalho 23:14, 27 Maio 2006 (UTC)

sobre a reversão na arvore genealogica[editar | editar código-fonte]

Bom dia Caro colaborador Sobre a reversão que fizeste, gostaria de lembrar-te que fora o paradigma histórico familiar que é o padrão, existe o paradigma de rastreio genético à doenças (mesmos as comportamentais) que é o usado no caso do programa genepro e também é um atributo das arvores genealógicas. Grato pela atenção e o como os ingleses dizem: "muito para o oeste é leste"

Re:[editar | editar código-fonte]

Desculpe, achei que não se importasse por ser do mesmo e-mail. Basta retirar. um abraço, Lipe ҉ 17:56, 27 Maio 2006 (UTC)

oi[editar | editar código-fonte]

pois mas nesse site que já conhecia tb n esta o brasão não há na net nada a ver se consuegia colocar na net alguma coisa.desde já o meo ob

Criar artigo novo[editar | editar código-fonte]

Boa noite Nuno! Ao fazer uma busca se o artigo não existir aparece a proposta para se criar, isso não está acontecendo, acredito que exista algum problema. Ou eu estou 'bloqueado" para novos artigos?

O artigo Ourinhos tem texto cópiado da página da prefeitura. Veja na discusão da página o endereço origem!

Obrigado, --Reynaldo 02:02, 28 Maio 2006 (UTC)

Categorias redundantes?[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno,

Encontrei duas categorias criadas por você que me pareceram redundantes: Categoria:Sistemas de janelas e Categoria:Gestores de janelas. São realmente coisas diferentes? --Patrick msg 22:45, 28 Maio 2006 (UTC)

Mudar nome de usuário[editar | editar código-fonte]

Nuno. Queria eliminar esse nome de usuário. Como fazer? VSbr 12:58, 29 Maio 2006 (UTC)

Tem como limpar todo o histórico, pelo menos?
E se eu propor como eliminação rápida?? Qual o problema??VSbr 13:12, 29 Maio 2006 (UTC)
Mas o histórico fica na GPL também. Só quero que o apague, só isso. Fui o único editor. VSbr 13:37, 29 Maio 2006 (UTC)
Na Wikipedia em inglês eles apagam através da eliminação rápida. VSbr 13:42, 29 Maio 2006 (UTC)
Se eu fiz a movimentação de forma errada, por gentileza, conserte-a. VSbr 16:08, 29 Maio 2006 (UTC)

Sobre Artigo Aplicações da Ciência da Computação[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno Tavares, de fato muitas dos pontos levantados (não todos) por você eram conhecidos por mim como em desacordo com as regras do wikipedia. Mas antes de continuar queria te explicar melhor quais eram as intenções deste trabalho e te explicar porque algumas delas aconteceram.

Sou usuário há muito tempo da wikipedia e antes mesmo de seu advento já utilizava ferramentas baseadas no wiki como forma de gestõe de conhecimento na universidade e empresa onde trabalho. Acredito piamente na conhecimento aberto e apesar de não ter contribuído muito para a wikipedia, o uso para muitas de minhas atividades. Quase todas minhas aulas na disciplina de Iniciação a Ciência da Computação são baseadas em seu conteúdo. Minha intenção era aproximar ainda mais meus alunos deste mundo e torná-los, no futuro, potenciais contribuidores.

Meu projeto era baseado em algumas fases, tais como:

  • Fase 1 - Pesquisar que contribuições alunos, sem muito conhecimento de Computação, poderiam fazer na wikipedia. Nesta fase, eu mesmo pesquisei na wikipedia e cheguei a conclusão que existe pouco sobre as aplicações tecnológicas da computação (e quando tem elas estão pulverizadas);
  • Fase 2 - Sugerir os temas para os alunos e fazer com que eles contribuam. Nesta fase a minha idéia foi criar um artigo ilha, para que eles pudessem trabalhar sem que outras pessoas interfericem (ou interfericem o minímo) enquanto o trabalho não estivesse concluído.
  • Fase 3 - Fazer a triagem dos trabalhos e avaliar aqueles que realmente são relevantes e não foram plágios de outros artigos da wikipedia. Este era o trabalho que ia fazer após esta semana, quando todos tivessem concluído.
  • Fase 4 - Remover os que não forem relevantes, fundir coisas iguais, retirar os plágios(minha esperança era que não houvessem plágios), revisá-los segundo as normas da wikipedia e linkar o artigo principal "Aplicações da ciência da Computação" ao artigo Ciência de Computação para que só então a comunidade pudesse avaliar a relevância e removê-lo ou alterá-lo se assim desejar.


Mas infelizmente eu não pude concluir o projeto, já que ele foi avaliado como inadequado. Neste caso, achando que os objetivos do meu projeto foram compreendidos, gostaria de saber quais as opções que eu tenho pra continuar este projeto? Seria viável mantê-lo conforme eu pensei até a finalização da Fase 4? Se não gostaria de ter pelo menos o conteúdo que foi apagado de volta, visto que apesar de alguns terem sido plágios, muitos outros eu mesmo acompanhei e vi os alunos pesquisando e construindo os artigos com suas próprias palavras.

--GibeonAquino 18:23, 29 Maio 2006 (UTC)

E agora?[editar | editar código-fonte]

Nuno,

É o diacho! Achei que não tinha o artigo, quando criei a Lista de governadores da Bahia, e fiquei um bom tempo a editá-lo. Então, quando fui fazer a caixa de sucessão de primeiro-ministro, deparo-me com não um, mas 2 artigos - sendo que um redirect para o outro, com pedido de revisão...

Foi o caso do que criei, há pouco: João Lustosa da Cunha Paranaguá, quando já tinha o Marquês de Paranaguá em redirect para o João Lustosa da Cunha...

Nunca fiz uma fusão, e cada um detém-se numa característica específica sobre o biografado... Neste caso, o que devo fazer? Copiar o "velho", naquilo que ainda não consta no "novo", ou um redirect - com a transposição do conteúdo e formatação para o "velho"? E, no "relatório de governo da província da bahia", lá do século XIX, ele assina seu nome com o Paranaguá ao fim (acho que não era nem Visconde, ainda - apenas "conselheiro", atual desembargador nos Tribunais brasileiros) - portanto o nome do outro artigo está incompleto...

Esperando vossa opinião, Conhecer Digaê 19:28, 29 Maio 2006 (UTC)

Domínio Público de obras dos Poderes Públicos do Brasil[editar | editar código-fonte]

Ola Nuno! (posso chamar assim?)

Não sei se você tem visto as discussões no projeto Forças Armadas sobre a navegação das Polícias Militres do Brasil, mas o caso é que começamos uma discussão no artigo da Polícia Federal do Brasil sobre o porque de não ter o brasão da mesma no artigo. O fato é que chegamos a algumas conclusões que precisão de algum veredito com relação às políticas de imagens da wikipédia. Movi nossa discussão para está página e gostaria que você desse uma olhada e desse sua opinião. Agradeço sua atenção e peço sua ajuda para que possamos chegar a um entendimento sobre esta questão e na melhor situação possível, podermos ajudar à Wikipédia a ter mais imagens e artigos melhores.

Bom trabalho e t+ David Andrade 22:35, 29 Maio 2006 (UTC)

pedido ER[editar | editar código-fonte]

Nuno, uma ER para "cimento nassau"... thanks. Conhecer Digaê 01:19, 30 Maio 2006 (UTC)

Fusão[editar | editar código-fonte]

Ao menos entendeu meu arrazoado? O Redirect foi você quem fez... Como o "Paranaguá" constava do nome de registro dele, posso mesclar os conteúdos e fazer um redirect no artigo anterior para o novo, e no outro, mudar o destino do redirect? Conhecer Digaê 01:34, 30 Maio 2006 (UTC)

ER...[editar | editar código-fonte]

Perdão, pensei que VDA fosse caso...

Matéria publicada em: (http://www.pe-az.com.br/biografias/joao_pereira_santos.htm) * Com algumas atualizações da http://www.cimento.org .

Está no próprio contexto... Conhecer Digaê 01:36, 30 Maio 2006 (UTC)

BAS NOCHES!!! Conhecer Digaê 01:44, 30 Maio 2006 (UTC)

Documentação[editar | editar código-fonte]

Quem não deveria andou brincando na documentação da Wikipedia e fazendo trapalhadas no Wikisource. Depois veja os diffs e as talks de usuário, meu humor está na mesma quantia de tempo disponível. Lugustomsg 02:23, 30 Maio 2006 (UTC)

Regra 7 WP:ER[editar | editar código-fonte]

Se um usuário não tiver o conhecimento necessário sobre a licença GNU e escrever um texto (ou carregar uma imagem} sob copyright, o mesmo será apagado por eliminação rápida. O mesmo vale quando ele edita a sua página de usuário não tendo o conhecimento necessário sobre a GPL (além do mais, as edições referentes as licenças não passam de esboços). Se ele reconheceu o erro, não vejo motivo para não apagar. A regra 7 diz: "Páginas em que o próprio criador reconhece que se enganou...". Em nenhum momento essa regra diz que no meu caso não pode ser apagada. Vespa 11:20, 30 Maio 2006 (UTC)

Não sei o motivo de vc tomar essa decisão autoritária. Só quero privacidade e editar de forma anônima como a maioria daqui fazem. Vespa 11:23, 30 Maio 2006 (UTC)
"Prefiro não utilizar a minha conta principal, por isso o uso dessa SP nessa mensagem. Vespa 11:25, 30 Maio 2006 (UTC)"
Outra coisa, essa dúvida já tinha me surgido anteriormente, mas não cheguei a ler o texto em inglês da GNU, somente o texto em português, que é um mero esboço, e está bem menos abrangente. Por esse motivo tinha continuado com o nome de usuário. Vespa 13:22, 30 Maio 2006 (UTC)

Nuno....isso é ridículo. É um direito meu....Ser bloqueado por isso é abusar da autoridade.Vespa 23:35, 30 Maio 2006 (UTC)

Não entendo pq fazer as pessoas pegar antipatia com a Wikipedia. Sempre contibuí por prazer,,,mas isto é ridículo!!!!!!!!Vespa 23:45, 30 Maio 2006 (UTC)

Dispositivo Militar Ultramar[editar | editar código-fonte]

Bom dia Nuno,

Criei o artigo "dispositivo Militar no Ultramar" separado da "lista de unidades militares" por causa do sistema de envio de unidades para o Ultramar do Exército Português. As unidades expediciconárias serviam durante 2 ou 3 anos e, quando acabava a sua comissão, eram retiradas, extintas e substituídas por novas. Assim, o dispositivo podia manter-se igual durante vários anos, mas as unidades que o guarneciam iam rodando. Ex.: O dispositivo de numa determinada localidade implicava a manutenção permanente de um batalhão - o dispositivo podia manter-se igual durante 8 anos mas, como as unidades que o guarneciam iam rodando, passariam pela localidade 3 ou 4 batalhões diferentes. Cp. JSobral

Confusão[editar | editar código-fonte]

Nuno, até essa questão ser resolvida, por favor mova novamente Usuário:VSbr a conta original. Tinha tentado resolver o caso movendo-o para VRS, mas piorou, só aumentou a confusãpo. Obrigado. VRS 12:12, 31 Maio 2006 (UTC)

Erro na página de resultado de busca de artigo que não existe.[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno! Está ocorrendo um erro na página que é mostrada como resultado de uma busca de um artigo que não existe. Esse erro, pelos meus testes, só está acontecendo no Firefox (o IE mostra a página corretamente, não sei o que acontece em outros navegadores). Apresento abaixo o que aparece no Firefox:

Não existe uma página com exatamente este título.

   Pode [[::Teste 123|criar um artigo com este título]] ou criar um pedido.

Um abraço, MarcusMBz Msg 12:30, 31 Maio 2006 (UTC).

Opinião[editar | editar código-fonte]

Olá, meu nome é Beatriz e escrevi um artigo sobre a Justine, - uma nova banda brasileira formada somente por mulheres, em sua maioria bem jovens -, que está sendo votada para a eliminação. Gostaria muito de saber a sua opinião sobre o assunto (se deve ou não ser eliminada), pois acredito que a banda é uma excelente referência para difundir a música, no caso o rock, entre as mulheres, que raramente optam por tocar um instrumento popular (como guitarra, baixo ou bateria), ou expor suas idéias neste cenário da música e da cultura brasileira. Não temos grandes bandas totalmente femininas de expressão, acredito que esta seja, senão a primeira da nova geração, uma das pioneiras do estilo. Muito obrigada. --Beatriz pinheiro 21:28, 31 Maio 2006 (UTC)

Relativo à Wikipedia:Esplanada/anúncios#Linha direta para contato externo[editar | editar código-fonte]

Estou enviando essa a todos que se manifestaram em tal tópico. Peço que respondam por lá. Que tal se tirarmos a Wikipédia lusófona de sua enorme crise de fobia social (lástima, era VDA) e começarmos a articular o OTRS? Assim, tal página seria apenas a indicação para um endereço de e-mail onde editores que tenham sido aprovados pela comunidade poderiam responder às pessoas (novatas ou não), de forma mais profissional e estruturada, diversas questões. Essa já é a quarta vez que tento colocar esse assunto por aqui, logo logo terei ataque histérico se ele morrer de novo Hein?. Lugustomsg 22:35, 31 Maio 2006 (UTC)

Portal: Portugal[editar | editar código-fonte]

Nuno, Estava a imprimir o verbete sobre Portugal para uma aluna quado passei pelo Portal de Portugal, de lá saltando para as listas dos Castelos e Fortalezas de Portugal, desatualizadas: se alguém se interessar e tiver paciência, poderá transferir dados da "sebenta" na minha página de usuário (mais completa, mas sempre desordenada) para atualizar ambas. Abraço forte, Carlos Luis M C da Cruz 23:30, 31 Maio 2006 (UTC)

Inmetro?[editar | editar código-fonte]

Nuno, não sei se é brasileiro, por isso estou repassando algumas ponderações:

O Inmetro faz parte do Governo do Brasil (é uma autarquia ligada ao ministerio), e seu símbolo é um símbolo do governo, regido por leis e/ou normas. O uso como divulgação, texto cientifico, técnico e jornalístico é liberado e estimulado para que ajude a população a reconhecê-lo.

É importante que a população reconheça este selo porque ele também é usado para aferir equipamentos, utensílios e serviços relacionados a certificados de qualidade industrial. Para uso em produtos e certificações de qualidade (ISO 9000, por exemplo) o Inmetro, representando o governo, exige que o produto tenha sofrido os devidos testes atestando a qualidade.

A marcação contraditória está em definir símbolos do Governo Brasileiro como símbolos de livre uso, o que não é verdade. O uso de simbolos como bandeiras, armas nacionais entre outros não pode ser usado em roupas, salvo uniforme oficiais, por exemplo. Eles também não podem ser alterado ou simplificado ou exibidos cortados. Há regras até para impressão em preto e Branco.

Isto é uma implementação diferente, por exemplo, da legislação americana que não só permite como recebe o uso "criativo" dos simbolos nacionais como uma manifestação de patriotismo

há duas possibilidades: nao associar a marca ao governo do Brasil, ou definir a categoria símbolos do governo do Brasil como não sendo de dominio publico.

Divulgar o simbolo na Winkipédia é interessante para a população pois é uma marca notória e de grande popularidade no pais (80% da população conhece a marca e o orgão que a representa) que o governo associa aos seus programas de qualidade industrial.

Gostaria de saber se o simbolo terá de fato de ser removido. Grato (Leandro Brito 15:06, 16 Maio 2006 (UTC))</nowiki>


duvidas sobre tabelas[editar | editar código-fonte]

Nuno, eu me chamo Ycaro e participo do wikipedia apenas alguns meses e peço a sua ajuda para saber como fazer uma tabela de informações igual as que tem em varios artigos. Se você puder me ajudar, eu agradeceria. Preciso de alguns tipos de tabelas que não existem no tutorial. grato (Ycaro Gouveia Ribeiro 16:14, 20 Junho 2006 (UTC)) </nowiki>