Lista de Património Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um local listado como Património (português europeu) ou Patrimônio (português brasileiro) Mundial ou Património da Humanidade é o reconhecimento conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que ele tem uma importância única para o mundo e a humanidade e obriga-se a estabelecer salva-guardas para garantir sua preservação para as gerações futuras.

Anualmente, o WHC (World Heritage Convention) (Convenção do Patrimônio Mundial) da UNESCO,[1] realiza sua sessão e o Comitê do Patrimônio Mundial, órgão executivo do WHC, após minuciosos estudos, levantamentos científicos, visitas aos locais, informações históricas e outras investigações e análises (em alguns casos demora anos) propõe, aos países signatários, a inclusão de novos locais para integrar a Lista do Patrimônio Mundial.

Todos os atuais 191 países signatários do documento elaborado na Convenção do Patrimônio Mundial realizada em 1972 pela UNESCO[2], que criou o Comitê do Patrimônio Mundial, tem o direito de propor novas inscrições para avaliação. Em 2015, 1 031 sítios integravam a lista da WHC, assim distribuídos, conforme sua classificação: 802 culturais, 197 naturais e 32 mistos, localizados em 163 países, e do total, 31 são trans-fronteiriços e 48 estão em perigo. A Itália é o país com o maior número de sítios que integram a Lista do Património Mundial, com 51, seguida pela China com 48, Espanha com 44, França com 41 e Alemanha com 40. Cada sítio que integra a lista tem um número próprio de identificação, mas é recorrente que algumas novas candidaturas de sítios pelos países membros, resultantes de pesquisas históricas e arqueológicas, e após avaliação pelo Comitê do Patrimônio Mundial e homologação e inclusão na lista, englobam, ou são adjacentes, ou contínuos à sítios que já constavam de listas anteriores, sendo estes sítios, listados como integrantes de descrições maiores. Como resultado, os números de identificação excedem 1 300, embora a listagem divulgue menos locais.[3].

Como forma de facilitar a organização e actualização da lista, bem como para evitar duplicação de informação foi decidido manter apenas as listas regionais de património mundial que estão listadas abaixo:

Determinadas categorias podem agrupar Ligações externas com características especiais:

Referências

  1. UNESCO-WHC (World Hetitage Convention - Convenção do Patrimônio Mundial) 'em inglês' ; 'em francês'. Páginas visitadas em 06 de fevereiro de 2016.
  2. UNESCO - WHC - Lista do Patrimônio Mundial 'em inglês' ; 'em francês'. Visitadas em 5 de março de 2016

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]