Usuário(a):HunteMr/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mike Härter
HunteMr/Testes
Informação geral
Nome completo Mike Hebling Härter
Nascimento 8 de abril de 1996 (28 anos)
Local de nascimento Londrina,  Paraná
 Brasil
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Instrumento(s) Vocal
Extensão vocal Baixo
Período em atividade 2014–atualmente
Gravadora(s) Hales Universe

Michael Hebling Härter (Londrina, 8 de abril de 1996) é um cantor e compositor brasileiro mais conhecido pelo seu nome artístico Mike Härter.

Härter iniciou sua carreira em 2014 em um canal no Youtube, postando vídeos de áudios de suas próprias canções, onde duas delas, "Video Games" e "Jeans Azul", acabaram recebendo atenção de um grande grupo, tornando-se virais. Seu trabalho recebeu atenção da Warner Music Brasil, onde Härter acabou lançando seu primeiro álbum de estúdio, Nascer Para Morrer. Ainda em 2016, Härter conquistou o prêmio de cantor "Revelação" no Prêmio Multishow. Após seu contrato de dois anos com a gravadora acabar em 2018, Härter assinou com a Hales Universe com Jensen Hale como seu empresário, lançando no mesmo ano um extended play intitulado Através Das Câmeras, contando com o sucesso "Realeza", que foi inserido em seu segundo álbum de estúdio no ano posterior, Heroína, no qual obteve um desempenho de grande sucesso em todos seus singles, atingindo a marca de 3 milhões de cópias vendidas pelo Brasil, recebendo certificado de 10 vezes diamante.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2014–2016: Nascer Para Morrer[editar | editar código-fonte]

Após criar uma conta no Youtube e postar suas canções em agosto 2014, "Video Games" e "Jeans Azul" se tornaram virais na internet, atingindo milhões de visualizações, levando a "Video Games" ser lançado como o primeiro single de sua carreira, posteriormente lançando "Jeans Azul". Mais tarde, Härter declarou "Eu apenas coloquei aqueles vídeos meses atrás porque aquelas eram minhas duas músicas favoritas escritas por mim mesmo. Para ser totalmente honesto, eu não imaginava que fariam sucesso ou que eu iria seguir uma carreira como cantor, era tudo apenas por diversão, mas as pessoas gostaram de verdade." As músicas fizeram com que Härter começasse a se apresentar em pequenas casas de shows ao redor do país. Em 5 de fevereiro de 2015, Härter assinou um contrato com a Warner Music Brasil, onde começaram a trabalhar em seu álbum de estreia.

Em 4 de abril de 2015, Härter lançou a canção "Nascer Para Morrer" como o primeiro single oficial de sua carreira, onde uma semana depois anunciou que o seu álbum de estúdio se intitularia Nascer Para Morrer. Em 16 de maio, Härter lançou o disco, contando com "Video Games" e "Jeans Azul" como faixas, tornando-se um grande sucesso comercial e atingindo a 3ª posição da Top Álbuns Brasil, além de diversas criticas positivas. O segundo single de seu álbum, "Outro Lado" com Cristiano Araújo – que veio a falecer quatro dias depois – tornou-se também um grande sucesso comercial, impulsionando a popularidade de Härter, permanecendo por dez semanas consecutivas no topo da Billboard Brasil Hot 100 Airplay. Durante esse período, Härter começou a apresentar-se em programas televisionados e festivais. Em 25 de outubro, Härter apresentou-se no Prêmio Multishow, vencendo a categoria "Revelação" na qual havia sido indicado. Além disso, ele também apresentou a categoria "Melhor Cantor", vencida por Mason Hale. Em 18 de setembro, Härter iniciou sua primeira turnê, "Um Pedaço das Sombras", para promover seu disco. Em 15 de novembro, Härter apresentou-se no Grammy Latino, onde foi indicado a cinco categorias, vencendo "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira".

Em 3 de fevereiro de 2016, Härter apareceu na canção "Sua Outra Metade" da banda Detonautas. Em 14 de abril, Härter apresentou-se no programa Música Boa Ao Vivo, cantando ao lado de Caetano Veloso, Seu Jorge e Anitta, lançando no mesmo dia a canção "Apavorado" como terceiro single de seu álbum, onde foi certificado de 7x platina pelas vendas acima de 2 milhões de cópias no Brasil. Em 16 de junho, Härter juntou-se com Tiago Iorc na canção "O Que Passou, Passou", tornando-se um grande sucesso em território nacional, atingindo a 1ª posição da Billboard Brasil. Em agosto, Härter gravou seu primeiro DVD, gravado no Rio de Janeiro.

2017–2018: Projetos televisionados e problemas pessoais[editar | editar código-fonte]

Em março de 2017, Härter revelou estar tomando uma pausa de sua carreira para buscar novas inspirações para seu próximo álbum de estúdio. Em abril, vazou na internet uma nota de que Härter estaria em conflito com sua gravadora Warner Music Brasil para mudar seu estilo musical, onde mais tarde foi revelado que queriam colocá-lo para bater de frente com Mason Hale. Em 15 de setembro, Härter apresentou-se no Palco Sunset da sétima edição do Rock in Rio, onde foi bem recebido pelo público, sendo uma das apresentações mais faladas do festival naquele ano. Após meses de conflitos com a Warner, foi anunciado em dezembro daquele ano que Härter estava quebrando seu contrato com a gravadora em pró de seu lado artístico. Härter veio a explicar tudo o que estava acontecendo em entrevistas televisionadas e radiofônicas, além de dizer que estaria um tempo longe de qualquer estúdio ou contrato, pois tudo aquilo havia mexido com sua cabeça.

Em 16 de fevereiro de 2018, Härter disse que seu segundo álbum de estúdio já estava começando a ser produzido independentemente e que até então soava "totalmente diferente" de seu álbum de estreia. Durante os meses de abril, junho e julho, chamadas misteriores sobre quem seria o novo técnico do The Voice Brasil em sua sétima temporada foram exibidas diariamente na TV. Com a estreia do programa em 17 de julho, foi revelado que Härter era o mais novo jurado do programa. Ainda em 2018, Härter participou do álbum Não Para Não de Pabllo Vittar como produtor, além de ceder alguns vocais de fundo para sua canção "Disk Me".

2018–presente: Heroína[editar | editar código-fonte]

Härter apresentando-se em 28 de dezembro de 2018.

Em 2 de agosto de 2018, Härter assinou contrato com a gravadora Hales Universe com o empresário Jensen Hale para cuidar de sua carreira. Em 8 de novembro, Härter lançou de surpresa um extended play acústico no Spotify intitulado Através Das Câmeras. Após o lançamento, o EP estreou na 7ª posição do Spotify Brasil e foi lançado fisicamente para venda em 10 de dezembro, onde estreou na 3ª posição da ABPD Top Álbuns com 28 mil cópias vendidas, enquanto estreava em Portugal na 5ª posição pela AFP com 25 mil cópias vendidas. Em 5 de abril de 2019, "Realeza" foi lançada como o primeiro single do álbum, tornando-se grande sucesso pelos países de língua portuguesa, alcançando o primeiro lugar em quase todas as paradas de sucesso, incluindo top 3 em países da Europa e América Latina. Com "Realeza", Härter tornou-se o artista brasileiro mais jovem desde Mason Hale a atingir simultaneamente o topo dos charts de outros países.

Em 15 de maio, Härter lançou o seu segundo álbum de estreia, "Heroína", contando com a canção "Realeza" como faixa de abertura do álbum. O disco estreou na primeira posição de diversos países no qual "Realeza" estava fazendo sucesso; No Brasil, o álbum estreou no topo da ABPD Top Álbuns com 88 mil cópias, permanecendo por nove semanas consecutivas, onde recebeu certificado de platina dupla pelas vendas acima de 600 mil nesse período. O segundo single do álbum, "Tipo De Pessoa" também tornou-se um grande sucesso dentro e fora do Brasil, fazendo com que a imagem de Härter crescesse aceleradamente. O lançamento do álbum foi seguido por mais quatro singles: "Altura" foi lançado em 12 de junho, tornando-se sucesso nacional, "Familiar" que foi um sucesso virtual, "Deixados Para Trás" que atingiu sucesso moderado e "Repita Meu Nome" em parceria com Jão, atingindo a 1ª posição de diversos charts brasileiros, incluindo o Spotify. Durante a promoção de seu material, Härter recebeu criticas mistas envolvendo a qualidade de seu trabalho e o assunto tratado em suas canções, com pessoas clamando que "suas letras depressivas são algo atormentador e incitam ao suicídio".

Em 13 de janeiro de 2020, Härter lançou a canção "Hemorragia" foi lançada de surpresa como sexto single do álbum, juntamente com um vídeo-clipe.

Artisticamente[editar | editar código-fonte]

Influências[editar | editar código-fonte]

Härter cita um grande número de artistas que o influência musicalmente, incluindo inúmeros performers do meio dos século XX, incluindo Elvis Presley, Frank Sinatra, Cat Power, Fiona Apple, Hope Sandoval, Father John Misty, Antony and the Johnsons, Nina Simone, Billie Holiday, Julie London, Bobby Vinton, The Crystals, Miles Davis, The Shangri-Las, Janis Joplin, Axl Rose, The Eagles, Lou Reed, Bob Seger,, Bruce Springsteen e Bob Dylan, Jeff Buckley, Joan Baez, Leonard Cohen.

Seus filmes favoritos, The Godfather, The Godfather Part II, e American Beauty também influênciam seu estilo musical. Inspirado pela poesia, Härter cita Walt Whitman e Allen Ginsberg como influências para suas composições; citando "Leaves of Grass" de Whitman e "Howl" de Ginsberg como seus livros favoritos de ambos. Sua música, "Eletrecidade" de seu EP, Nascer Para Morrer, cita Whitman na letra, "Whitman é meu pai". Härter também ja citou os diretores de filmes David Lynch, Federico Fellini e os pintores Mark Ryden e Pablo Picasso como influências.

Voz e timbre[editar | editar código-fonte]

Härter possui um expansivo tipo de voz chamado baixo, no qual se espalha por três oitavas e vem sendo descrito como "captativo e altamente emotivo", balançando entre sua nota mais baixa (B1) até sua nota mais alta (D5). Following the release of Ultraviolence, which was recorded live in single takes and lacking Pro Tools vocal editing, critics fell into favor with Del Rey's vocal ability, praising her large range, increased vocal confidence, and uniquely emotive delivery. When recording in the studio Del Rey is known for vocal multi-layering, which, as it has been noted, is difficult for her to replicate within a live setting, especially with the lack of backing singers to fill out the original vocal style. Stage fright has also been noted as a major contribution to Del Rey's struggles with live performances. However, journalists noted in 2014 that her live performances had increased exponentially in confidence. Billboard deemed the Coachella debut of "West Coast" to be a "star-making performance" and lauded the singer's vocal abilities. Contemporary music critics have called her voice "smoky", "gravelly", and reminiscent of Marilyn Monroe. Upon the 2015 release of Honeymoon, her voice was compared by Los Angeles Times critic Mikael Wood to those of Julee Cruise and Eartha Kitt.

Del Rey started the use of her lower vocals on the tracks from Born to Die, claiming that "people weren't taking me very seriously, so I lowered my voice, believing that it would help me stand out. Now I sing quite low... well, for a female anyway".

"I sing low now, but my voice used to be a lot higher. Because of the way I look, I needed something to ground the entire project. Otherwise I think people would assume I was some airhead singer. Well, I don't think... I know. I've sung one way, and sung another, and I've seen what people are drawn to", she said on the topic.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Härter se identifica sexualmente como bissexual. Em 19 de julho, Härter comprou uma mansão em Ipanema no valor de R$2.400,00 milhões.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Notas
2018–presente The Voice Brasil Jurado

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Mike Härter

Turnês[editar | editar código-fonte]