Usuário(a) Discussão:Cesarious/Old

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Cesarious/Old, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! 

-Diego UFCG 18:25, 2 Mar 2005 (UTC)

Costa da Lagoa[editar código-fonte]

Será que Costa da Lagoa é mais importante que as outras localidades? É que neste momento, só tem lixo (não a localidade,mas a página). Se não há nada para meter lá dentro, é melhor eliminar.--Rui Silva 12:12, 3 Mar 2005 (UTC)

Bem, é que escrevi um trabalho de dezenas de páginas sobre a Costa da Lagoa e pretendo coloca-lo lá... É só esperar mais um poucochito... :-) Sobre a Freguesia, Barra, etc. não tenho nada pronto. Mas futuramente posso trabalhar nisso. Cesarious 13:23, 3 Mar 2005 (UTC)

Boa, Cesario (sem acento?...) Mas não exagere... Lembre-se que o conteúdo dos artigos deve ser enciclopédico, ou seja, com interesse geral e educativo (o que, infelizmente, nem sempre acontece na nossa Wikipédia; mas está melhorando!). Deixe no seu artigo só o que for importante (por exemplo para o turismo, conservação do ambiente, história, etc.)
Sobre a foto, não sei se é a que está na Lagoa - gostei!!! Quando você carregou (ou carregar) a foto, tem que preencher uma página própria com a indicação da sua proveniência - não se esqueça que a sua foto vai ficar em domínio público... ou seja, um dia você vai encontrá-la na Net, com indicação de ter sido tirada por algum malandro... Mas é bonito participar com imagens próprias!
Abração. Ah, e vá "estudando" a história de páginas que lhe interessem, para conhecer melhor como funciona a Wikipédia. Muito cuidado com o material de outras fontes - pode tirar ideias e conteúdo, mas NUNCA COPIAR textos ou imagens!--Rui Silva 13:57, 3 Mar 2005 (UTC)

Sim, sim! Como escrevestes: só o que for importante: informações para o turismo, conservação do ambiente, história, geografia... Breve verás o que há. E umas quantas fotos também. Não me preocupo com o fato de um dia encontrar estas fotos na net, pois tenho os originais e EU sei que sou o autor... Isto me basta! ;-) Aliás, o trabalho que escrevi não me rendeu nada além da satisfação de ver um dia a região da Costa da Lagoa tombada, tombamento este baseado nas justificativas que escrevi! Estão no decreto da prefeitura de Florianópolis, as justificativas e meu nome... ;-)Como faço para que o botão "Sua assinatura com hora e data" funcione? Estou colocando "na mão"... :-( Cesarious 17:02, 3 Mar 2005 (UTC)

Chico Buarque[editar código-fonte]

"Tanto mar...", Cesario! Mas o que afasta, também aproxima, não é?! Como é bom ter uma discussão educada! Obrigado por ter iniciado na minha página. É, eu também me divirto a escrever sem colocar C's mudos e "trocar" acentos! Quando me lembro, ou quando o dedo desliza...

Queria lhe dizer que aqui em Moçambique também há diferenças em relação ao português de Portugal. Além de que, com 4 ou 5 novelas brasileiras por dia (temos uma estação de TV associada à Record...), os moçambicanos já adotaram muitas expressões brasileiras - mas não o sotaque, ainda... Mas tenho de dar alguns exemplos, p'ra você se rir com a "cara-metade": aqui, uma "fila" (por ex. para comprar ingresso no cinema) se diz "bicha" e um mercadinho se chama "casa de frescos"... Pode?! Mas também utilizamos termos das línguas locais. O carrinho de empurrar, não o pequeno com duas pegas, mas o maiorzinho com rodas de automóvel, se chama "tchova", da expressão "tchova xita-duma", que significa, "empurra que há-de pegar"... A vossa "condução" aqui se chama "chapa" porque quando começou era o mesmo preço para qualquer lugar, então se dizia "chapa 100" - com a desvalorização, agora se paga 5000 Meticais, que é o equivalente a USD 25 cêntimos, penso que deve dar +/- 75 centavos de Real.

Bom, vamos continuar! Abraços para si e "Dona Quê"? Já sou amigo dela, também! Ah, outra coisa, veja se encontra por aí livros do nosso Mia Couto, que inventou uma linguagem muito engraçada. Ele já levou prémio da vossa Academia de Letras! Tchau (é o termo normal aqui!)

P.S. Mas não falou se o seu nome é mesmo sem acento...--Rui Silva 06:45, 4 Mar 2005 (UTC)

Costa da Lagoa[editar código-fonte]

Olá Cesarious,

Não, não procedeste errado. Só que, como não sabia se os links seriam colocados ou não, acabei colocando-os. Conheço Florianópolis, sim, e gosto muito da tua cidade. Sempre que posso passo por aí... Uma coisa: Esqueceste de assinar a mensagem que deixaste na minha página de discussão. Assina-se com 4 ~ seguidos, assim: ~~~~, o sistema coloca automaticamente o nome do autor, data e hora. Abraço, Marcelo Schlindwein 12:33, 4 Mar 2005 (UTC)

Para alguém que porventura me visite aqui: Suponho que possam se considerar as imagens do site www.brazil4you.com liberadas desde que seguidas dos créditos... Veja troca de correspondencia abaixo:


Original Message -----

From: BrasilViagem To: Cesario Simoes Jr. Sent: Thursday, March 03, 2005 2:38 PM Subject: Solicitação de imagem

Prezado Sr. Cesario,

Inicialmente agradecemos a visita e o interesse no www.brazil4you.com. Nossa intenção é divulgar as imensas possibilidades turísticas oferecidas pelo Brasil.

Quanto à sua solicitação, não há problemas em utilizar a imagem mencionada, desde que seguida de créditos como falado:

Créditos: Florianópolis C&V Bureau / BrasilViagem.com

Nos colocamos à inteira disposição para quaisquer outras solicitação ou informação.

Atenciosamente

Adriano Sant'Anna BrasilViagem/Brazil4you.com INFOCHANNEL Tel.: +55 21 2224-7446 Fax: +55 21 2224-7403 adriano@btb.com.br www.btb.com.br



Original Message -----

From: Cesario Simoes Jr. To: info@brazil4you.com Sent: Thursday, March 03, 2005 2:37 PM Subject: Foto em http://www.brazil4you.com/pontur/?CodAtr=2508 (http://midia.brasilviagem.com/jpg/6665.jpg)

Por favor, como eu poderia entrar em contacto com o autor ou com o detentor dos direitos autorais da foto que é mostrada em http://www.brazil4you.com/pontur/?CodAtr=2508 (http://midia.brasilviagem.com/jpg/6665.jpg)?

Esta foto poderia ser usada para um projeto de artigo para a internet que tenho sobre a Lagoa da Conceição, citando-se a fonte?

Obrigado! Cesario Simões, Jr. --Cesario Simões Junior 13:10, 4 Mar 2005 (UTC)

Lagoa da Conceição[editar código-fonte]

Oi Cesario, estive "embelezando" a Lagoa da Conceição e a Costa da Lagoa, colocando a sua localização porque creio que, mesmo no brasil, nem todo o mundo sabe onde fica... Carregue no "botão" HISTÓRIA, para ver as mudanças que fiz.

Outra coisa, você fala de mandioca e aipim que, na nossa Wikipédia são a mesma coisa - será que em Florianópolis significam coisas diferentes? Mais trabalho p'ra você...

Tenho uma amiga em Blumenau, chamada Mariana Fluger, que trabalhou comigo aqui em Moçambique. Se puder contatá-la, diga-lhe que eu tenho muita saudade e que perdi o e-mail dela; o meu é rui_de_paula_e_silva@hotmail.com - assim você pode conversar comigo fora da Wikipédia, se quiser. Abraços.--Rui Silva 13:20, 4 Mar 2005 (UTC)

Afinal, o artigo sobre a mandioca já fala dos dois tipos e vários nomes. Estive lá colocando alguma info. sobre o seu uso em Moçambique, mas fiquei com vontade de colocar o texto da sua msg para mim na discussão da página. Que acha? Abraços e votos de boa semana p'ra você e D.Elvirinha.--Rui Silva 06:05, 7 Mar 2005 (UTC)

Por favor indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem PonteDaLagoa.jpg. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se nenhuma delas se encontra sem estes dados essenciais.

Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na wikipédia de língua portuguesa consulta Wikipedia:Política de imagens, FAQ:direitos autorais e Ajuda:Como usar imagens.

Nota: A wikipédia de língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Podes também optar por carregar as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, etc) ao qual todas as wikipedias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a wiki pt desnecessariamente. Obrigado e boas contribuições! M. Schlindwein 20:55, 4 Abr 2005 (UTC)

Olá! Foi dada a autorização pelo autor ou pela fonte, como consta acima... Coloquei o texto na imagem. Mas... Em que categoria se insere? Cesario Simões Junior 10:53, 5 Abr 2005 (UTC)


Escreveste: Quanto à sua solicitação, não há problemas em utilizar a imagem mencionada, desde que seguida de créditos como falado: Créditos: Florianópolis C&V Bureau / BrasilViagem.com

Eles sabem que a imagem poderá ser usada para qualquer fim, mesmo comercial? É importante que eles estejam de acordo com isso, pois é o que especifica a licença GFDL que rege a Wikipédia. Se sim, podes usar a predefinição {{GFDL}}. Abraço, M. Schlindwein 11:34, 5 Abr 2005 (UTC)

Olá Cesário. De facto já existe a categoria:Rios do Uruguai, assim como a categoria:Rios da América do Sul. Não deves, no entanto, colocar o artigo sobre um qualquer rio, na categoria:Rios da América do Sul porque essa categoria destina-se a alojar as categorias dos "rios por país" por ex: categoria:Rios do Brasil, categoria:Rios do Uruguai etç.. É como subir uma escada: O rio X pertence à categoria:Rios do Brasil, esta categoria pertence à categoria:Rios da América do Sul que por sua vez pertence à categoria:Rios que pertence à categoria:Hidrografia and so on. Qualquer dúvida não exites em perguntar. Se é um interessado nesses assuntos aconselho-te a contactar e consultar a página do Gervásio que está em mão com um projecto muito interessante sobre Hidrografia e precisa de ajuda. um abraço e bom trabalho. Paulo Juntas 12:18, 5 Abr 2005 (UTC)

Nunca disse: "São José também caracteriza-se por receber muitos retirantes do Oeste e do Alto Vale do Itajaí, formando assim muitas favelas no município, como a de Barreiros que tem 70 000 habitantes." Não tenho o menor conhecimento sobre o município de São José de Santa Catarina. Por isso, não sei o que dizer. Abraços, --E2m 06:46, 6 Abr 2005 (UTC)

Rio Negro do RS e outras dúvidas[editar código-fonte]

Caro Cesario, primeiro sejas bem-vindo ao Wikipedia:Projetos/Hidrografia. Precisamos de vários colaboradores lá e tua ajuda será de inestimável valia. Postarei teu nome como coordenador da hidrografia de Santa Catarina, conforme falamos ao MSN, e certamente faremos um grande trabalho juntos. Quanto às tuas perguntas, sobre o artigo Rio Negro que nasce em Bagé, ele deve chamar-se rio Negro (Rio Grande do Sul), mova o conteúdo para esta página. Feito isto, inseriremos uma chamada para este rio em em Lista de rios do Rio Grande do Sul e igualmente na página de desambiguição Rio Negro; 1-ao invés de usarmos o termo represa, melhor convencionarmos usarmos o termo barragem. Há muito a ser feito aí, eu iniciei um esboço básico, mas parei na Lista de usinas hidrelétricas do Brasil, artigo que deverá ser expandido com outros artigos. Crie, portanto, dentro da tua disponibilidade um artigo de nome barragem, no qual inseriremos o sinônimo represa (sem acento circunflexo); 3-Quanto a dois nomes para o rio Imaruí, sem problemas, amigo. Inseriremos o conteúdo do artigo no nome mais usual e mais conhecido do rio e podemos inserir um "'redirect" na outra entrada, ok?; Quanto ao MSN, já nos falamos, podes me contactar sempre que precisar, estarei à disposição. Abraços, Gervásio Santana de Freitas 13:37, 6 Abr 2005 (UTC)

Veja a melhoria do lay-out que inseri em Rio Maruin, coloquei a foto num box com descrição texto da mesma, e links para o tema mãe. Sempre que inserir fotos, podes usar esta pré-definição, bem como, sempre que inserir artigos mínimos sobre rios, podes inserir este lay-out, ok? Boas contribuições. Gervásio Santana de Freitas 15:01, 6 Abr 2005 (UTC)

Rios e Lagoas de SC[editar código-fonte]

Caro amigo, estive trabalhando hoje para dar-te uma baliza segura no quesito rios e lagoas de Santa Catarina. No quesito lagoas, veja o artigo lagoa, ele deve ser expandido, pois está com texto mínimo. No quesito lagoas de Santa Catarina, abri o artigo Lista de lagoas de Santa Catarina para que tu possas inserir todas as logoas que puderes catalogar. Neste particular,há o artigo Lista de lagoas do Brasil, de onde puxaremos as páginas de cada estado e, dentro delas, as lagoas de cada estado. Sei que há muitas outras, portanto, mãos à obra dentro do teu tempo livre. Quanto a rios de Santa Catarina, o norte é o artigo Lista de rios de Santa Catarina, da mesma forma, insira aí todos os rios que puderes catalogar. Neste particular,há o artigo Lista de rios do Brasil, de onde puxaremos as páginas de cada estado e, dentro delas, os rios de cada estado. Procure catalogar dos maiores para os menores, exemplo, faça primeiro os maiores rios e lagoas do estado para ir, gradativamente, dentro do teu tempo livre, adentrando conteúdo nos menores. Para ter uma macro visão do projeto, entra no artigo hidrografia e aí clica, embaixo na categoria hidrografia. Verás que vamos do macro para o micro, do geral para o particular, do mundo para o continente, do país para o estado. Qualquer dúvida ou ajuda que precisar, escreva-me. Gervásio Santana de Freitas 18:48, 6 Abr 2005 (UTC)

Claro que está certo, caro amigo. Você está no rumo certo para tornar-se um grande wikipedista. Como Taquaras é um distrito do município de Rancho Queimado, não esqueça de colocar esta informação na página mãe do próprio município. Lá ainda não consta que ele tem um distrito com este nome. E, para esta informação ser relevante, edite e crie o artigo Taquaras com as informações possíveis, tais como população, arroios, meio econômico de subsistência, pontos turísticos se for o caso, e outras coisas mais que julgar necessário. Ah, e parabéns pela ampliação do artigo sobre as lagoas. Ficou excelente. Boas contribuições. Gervásio Santana de Freitas 12:13, 9 Abr 2005 (UTC)

Olá Cesarious,

imagens da NASA são de domínio público, mas a fonte (NASA) tem que ser citada. Por favor, coloca o tag {{CopyrightNASA}} nas imagens da NASA. Abraço, M. Schlindwein 13:01, 9 Abr 2005 (UTC)

Artigo em Destaque[editar código-fonte]

Caro amigo, dê uma olhada atentamente em dois artigos que trabalhei, Escorpião e Tex, e, se julgas que eles mereçam entrar em destaque na página inicial da Wikipédia, dê seu voto para um para para ambos, em:

Você, como membro cadastrado, pode editar e votar. Participe. Gervásio Santana de Freitas 11:02, 10 Abr 2005 (UTC)

Lagoa do Peri[editar código-fonte]

Caro amigo, parabéns por mais um artigo, o Lagoa do Peri. Note, porém, que sempre ao final dos artigos você precisa categorizar o mesmo, ou seja, inserir ele numa categoria, no caso, Lagoas do Brasil, já fiz isso. E para cada artigos de lagoa de Santa Catarina, vc pode colocar aquele final do Veja também, apontando para Hidrografia e para a Lista de lagoas do estado. Agora fica mais fácil, para cada novo artigo de lagoas, edite a Lagoa do Peri e copie o final a partir do veja também. Outra coisa que acho que não sabes, na área de geografia, usamos a pre-definição esboço-geo, vejá lá na página que é uma prefedinição especial para esboços de artigos de geografia, aparece então uma foto a mais que no esboço comum não aparece. Abraços wikipedianos e boas contribuições. Gervásio Santana de Freitas 12:30, 11 Abr 2005 (UTC)

Voltando ao artigo Lagoa do Peri, atendendo a tua solicitação, revisei o mesmo. As informações que colocastes no mesmo enriquecem em muito o artigo, mas ele ainda pode ser melhorado e ter ainda mais informações para figurar como aspirante a "artigo destaque". Ainda assim estás de parabéns, a cada nova contribuição tua, vejo que és a pessoa certa para a hidrografia de SC. Eu inseri alguns links, consertei pequenos erros, e inseri duas subseções no mesmo, uma para localização geográfica e outra para patrimônio natural, com isto, agrupamos os textos e ordenamos a informação. Edite o artigo e veja como criei as subseções, é bem fácil. Podes usar sempre este recurso de subseção para organizar melhor um artigo longo. Boas contribuições. Gervásio Santana de Freitas 19:39, 13 Abr 2005 (UTC)

Desambiguação e nomes diferentes de rios[editar código-fonte]

Caro amigo, no caso de Maruim, terás mesmo que fazer uma página de desambiguação. Dar-te-ei as dicas aqui e tentarás tu mesmo fazer, se não conseguires, me passarás nova msg que faço para vc e depois vc edita e vê como se faz, ok? Bem, faz-se assim, na página principal do termo em questão Maruim tu vais editar e colocar no alto, na primeira linha, a pré-definição
Ver desambiguação - deve estar entre chaves duplas (duas chaves abrem e duas fecham ao final)
Feito isso, visualiza e salva a página, verás que vai abrir um link em vermelho para uma página que chamar-se á Maruim (desambiguação).
De imediato você deverá editar esta página e, no alto, colocar a pré-definição:
disambig - deve estar entre chaves duplas (duas chaves abrem e duas fecham ao final)
Com isso, esta página não precisa (e nem deve) ter categoria, por ser página de desambiguação e que pode apontar para termos com vários significados.
Para ver como se faz os links para os diferentes termos de Maruim, edite como exemplo a página Guaíba (desambiguação) que aponta para uma cidade e para um lago ao mesmo tempo. Tente fazer e se surgirem dúvidas, me contacte pelo MSN ou via mensagens aqui na Wiki PT, ok?


Quanto aos nomes diferentes dos rios, creio que o correto seja criarmos a página com o nome mais USUAL e CONHECIDO e dentro da página do nome mais usual e conhecido a gente coloca que o rio também é conhecido pelos nomes "X" e "Y". Senão passaremos a idéia, na lista de rios, que temos mais rios do que os que realmente existem, compreendes? Para deixar claro isto para o navegante, deixe na lista de rios o nome mais conhecido, digamos Maruim, e ao lado do link, coloque também conhecido por "X" ou "Y". Ok? Grande abraço, Gervásio Santana de Freitas 13:17, 12 Abr 2005 (UTC)

desambiguação[editar código-fonte]

Caro amigo, peço-te que quando precisar indicar no nome do artigo entre parêntesis que o rio ou lago é de SC, que uses o nome por extenso. Como a nossa Wiki é lida em outros países que usam o português, o termo SC não diz muito aos navegantes de outros países. Veja a manutenção que eu dei na página desambiguação de Rio das Antas, coloquei o rio das Antas de Santa Catarina como sendo Rio das Antas (rio de Santa Catarina) ao invés de (rio de SC). No mais, parabéns, estás desenvolvendo o plano de hidrografia do teu estado muito bem! Abraços, Gervásio Santana de Freitas 21:09, 12 Abr 2005 (UTC)

Esboço e Estado[editar código-fonte]

Cesario, te passei uma informação errada dias atrás. A definição ESBOÇO para artigos de geografia é mesmo aquela que te falei: esboço-geo entre chaves. Mas, especificamente da geografia do BRASIL, nós criamos a pré-definição esboço-geobr, daí mostra claramente ser um esboço da geografia do Brasil. Não estão errados os artigos que possuem a definição esboço-geo, mas nos novos, peço que coloque esboço-geobr, ok? E outra coisa que eu mesmo estava errando nos meus artigos, sempre que nos referirmos a estado "X", estado "Y", a palavra Estado tem que vir com a primeira letra maiúscula, por definição do nosso português, certo? No mais, tudo certo, pard! Boas contribuições! Gervásio Santana de Freitas 12:15, 14 Abr 2005 (UTC)

Caro amigo, Não precisa pedir desculpas se alterou alguns artigos de esboço-geo para esboço-geobr porque eu também tenho feito isso. Se eu edito um artigo e ele é um esboço de geografia do nosso país, troco a predefinição, igual como você fez.
Quanto à imagem que vc colocou, fiquei longos minutos olhando a mesma e não consegui me localizar. Estive em fevereiro em Itapoá, São Francisco e Joinville, fiz o passeio de barco na baía da babitonga (o correto é de ou da babitonga? ) e sinceramente não me localizei na imagem, parece que a cidade velha de São Francisco não aparece no mapa... mas reconheço que uma coisa é ver por baixo e outra muito diferente é ver por cima!! Talvez eu esteja apenas com uma impressão. Mas parabéns pela imagem, ela é belíssima. Acho que os créditos estão corretos, mas em imagens o especialista é o Marcelo Schilindwan, não eu, qualquer dúvida quanto a imagem, peço que pergunte direto a ele, ok?
Sempre que possível insira mesmo as referências às páginas em outras linguas, isto facilita o controle interno e conexão das Wikipédias. Tudo bem sim.
Pelo que eu sei, não há nenhum problema quanto à quantidade de pequenas intervenções. Eu procuro previsualizar sempre, mas mesmo assim, às vezes escapa algum erro e é preciso editar de novo. A regra deve ser a seguinte: o conteúdo de nossa enciclopédia deve estar sempre o mais correto, verossímel e livre possível (sem cópias de outras fontes). E nós, wikipedianos, temos de usar o bom senso também nas edições, sem exageros, mas se necessário for, edite quantas vezes for preciso um artigo. É para o bem do artigo? Então edite sempre. Gervásio Santana de Freitas 17:35, 14 Abr 2005 (UTC)

Caro amigo, eu não percebo nada de línguas nativas do Brasil. Eu não coloquei a informação a que se refere - provavelmente apenas movi essa informação de outro local (talvez da discussão). Por isso, se as informações estão erradas, esteja à vontade para as corrigir! Bem vindo! Manuel Anastácio 13:09, 19 Abr 2005 (UTC)


Ilha de Santa Catarina[editar código-fonte]

Legal! Esse é o artigo que, ao meu ver, deve receber a categoria Ilhas. Floripa deve-se tirar. Abraço e bom trabalho! -- Clara C. 17:27, 28 Abr 2005 (UTC)

Cesário, editei o artigo Ilha de Santa Catarina e ajeitei o link para a ponte Hercílio Luz, artigo já existente, e para a ponte Pedro Ivo Campos, artigo que já existia, porém zerado. Neste último pus algumas informações básicas, que precisam ser complementadas quando possível. Abraços, Gervásio Santana de Freitas 18:45, 28 Abr 2005 (UTC)
Ainda outra coisa, seguindo a linha de catalogação de rios e lagoas, veja o artigo Lista de ilhas do Brasil e Lista de ilhas de Santa Catarina, neste último coloquei as ilhas que vc apontou no arquipélago próximo de Florianópoli, já aparece em azul o artigo da Ilha de Santa Catarina, mas a lista do Estado está incompleta, certamente Santa Catarina tem muitas outras ilhas que podem estar elencadas nesta lista, mas já é um início, né? Abraços, Gervásio Santana de Freitas 19:12, 28 Abr 2005 (UTC)

Oi, criei o artigo Rio Iguape, porque vi que este é o formato que está sendo adotado para rios. Para a desambiguação, dá uma olhada em outros casos semelhantes, e copia - pelo menos eu costumo fazer isto ;-)--idem 22:12, 1 Mai 2005 (UTC)

Rio Ribeira[editar código-fonte]

Já que você se interessa pelos rios, acho que não existe um Rio Ribeira em São Paulo, a não ser o Ribeira de Iguape. Talvez exista um on RJ, não sei.

Em tupi-guarani, igua (que se fala algo como yhua, sendo esse y um som especial do tupi) quer dizer água, como você deve saber. Não sei se o sufixo "i" quer dizer rio. Quando tiver estudado tupi te respondo.

O que é misticismo?

O gênero da abóbora é Cucurbita. --Lígia 23:37, 10 Mai 2005 (UTC)

Cesario, pelo que li em http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/conteudo/creditos.htm não há problema nenhum em usar as imagens, desde que cites os créditos:

Source for this dataset was the Global Land Cover Facility, http://www.landcover.org

na página da imagem. Por favor, coloca uma breve descrição da imagem, os créditos acima e a predefinição {{CopyrightUSGov}} na página da imagem. Abraço, boas colaborações. --Mschlindwein 18:39, 4 Mai 2005 (UTC)

Lagoa da Conceição[editar código-fonte]

Olá, caro amigo. O artigo da Lagoa da Conceição está ficando cada vez melhor, parabéns. Fiz uns ajustes de imagens, veja lá como ficou. Ainda será preciso inserir mais informações (texto) no artigo, de tal forma que o artigo fique um pouco mais extenso, feito isso creio que já seria possível indicar a mesma como artigo destaque! ;-) Quanto a inserir imagem, ao meu ver vc está inserindo da maneira mais difícil. Edite o artigo da Lagoa da Conceição e veja com que tags inseri as mesmas, desta forma me parece mais fácil. Outra coisa, esqueceste de assinar a última mensagem que postou na minha página de discussão... Por sorte sou um bom detetive e logo intuí que era vc quem postou a mensagem... ;-) Abraços wikipedianos e... boas contribuições! Qualquer dúvida, entra em contato. Gervásio Santana de Freitas 14:00, 5 Mai 2005 (UTC)

Por favor, indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Heliconia1.JPG. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se alguma delas encontra-se sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulta Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial.
  2. Se não fores o autor da imagem, certifica-te que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregues tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregues imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Para otimizar o uso de espaço nos servidores da Wikimedia Foundation, sugerimos que carregues as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, vídeos, etc) ao qual todas as Wikipédias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a Wiki PT desnecessariamente. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Obrigado e boas contribuições! -- Get_It ¤ 17:36, 10 Mai 2005 (UTC)

Oi Cesário, desculpa a demora. Aquela minha página tem mais movimento que a Esplanada, irra! A ajuda que eu precisava era a categorizar, parece que já foi resolvido! Quando vires uma entrada minha a dizer "+cat (help!)" é porque estou com problemas a categorizar. Acontece muito com artigos brasileiros, pois não conheço bem a árvore dos estadose municipios do Brasil. Faço o melhor que consigo, mas sem perder muito tempo. Obrigado! -- Nuno Tavares 17:36, 11 Mai 2005 (UTC)

Olá Cesarious ... Lí "Um Estranho Numa Terra Estranha", e tudo quanto aparecia do gênero que, parece, desaparece ... até sobrevir a falta de tempo. Lí também tua epopéia pessoal. Que legal ! Eu sempre quiz loquear assim mas não pude. Agora, que po$$o já não posso ... não há tempo. Adoro Floripa e sua gente, vez por outra passo aí correndo. Que bom ter um co-irmão (sonhador) no projeto. Seja bem vindo. Vemo-nos por aí . Um abraço !--RubensL 00:17, 13 Mai 2005 (UTC)

Administrador[editar código-fonte]

Venho por meio deste agradecer pelo voto de confiança que deste no meu nome. Após a indicação do Burocrata Manuel Anastácio, procedeu-se a votação e por 24 a favor e 1 contra, a comunidade me nomeou Administrador da Wikipédia (veja a votação aqui).

Não quero ser redundante, dizer o que outros administradores que assumiram disseram, mas algumas linhas se fazem necessárias neste momento. Sei que alguns me rotularam de contestador no início de minha participação na WikiPT em função da discussão do fair use (e talvez ainda pensem assim!), chegaram a dizer que eu fazia parte de um grupo de usuários que queria virar a mesa enquanto o que queria (e ainda quero) quanto a este assunto é ter uma alternativa para podermos ilustrar artigos de banda desenhada (quadrinhos)... Se o fair use é pernicioso, tudo bem, mas busquemos juntos alguma outra alternativa que permita ilustrar tais artigos.

Reconheço que há coisas que eu não concordo na WikiPT ou que gostaria que fosse diferente. Eu estaria sendo hipócrita se dissesse o contrário, mas isto não significa que eu subverta a ordem estabelecida. Como filósofo que sou, prezo a democracia, sou um ser social e sei viver em grupo. Claro que tenho idéias firmes e convictas e é óbvio que as defendo aguerridamente, mas sei também respeitar as decisões da comunidade, mesmo contrárias ao que penso. Dizer isto é ser coerente com o que acredito.

Não encaro o cargo de Administrador como um prêmio pelas minhas contribuições ao projeto até o momento, como alguns disseram, até porque sou como uma minúscula formiguinha que ainda fez pouco para o bem maior do formigueiro. Encarei o mesmo sob a ótica do trabalho positivo que eu posso fazer daqui para frente enquanto Administrador.

Reintero ainda que não estou aqui para obter louros e reconhecimento, ou para ter o status disso ou daquilo, ou para criar contendas e dividir, eu vim para somar, sempre. Haja o que houver, para somar. E deixo claro que não pretendo arredar o pé como já vi que muitos outros fizeram devido a uma, outra ou várias divergências, porque antes de tudo acredito nos propósitos mundiais e alcance do Projeto Wikipédia e acredito no entendimento entre os wikipedianos.

Já desde o início dos trabalhos na Wiki PT disponibilizei meu nome, localização, e-mail, ICQ e MSN para que, se necessário, seja rápido o contato comigo. Acredito no projeto desde meu engajamento, nunca me mantive escondido sem mostrar a cara e assim quero continuar. Podem contar comigo para o que der e vier.

Serei ad eternum um soldado-raso, como gosto de frisar, embora agora acrescido deste grande desafio e das responsabilidades adicionais que a comunidade me investiu. Estou relendo e lendo atentamente neste momento inicial como Administrador tudo o que se refere à Wikipédia, para me inteirar o máximo possível de todas as esferas, regulamentos e determinações da comunidade.

Deixo claro que não pretendo mergulhar de cabeça nas recent changes em parte até para ficar livre da maldição dos administradores, mas também não significa que não ajudarei a monitorar a mesma e que não ajudarei a pensar formas de facilitar mais ainda a monitoração das mudanças recentes. Na medida do meu tempo livre, contribuirei contra vandalismos, adequando estilo, ortografia, categorizando, derrubando lixos, participando de votações, etc. e, especialmente, continuarei vistoriando meticulosamente os artigos da área de hidrografia que marquei como vigiados ou aqueles outros tantos que me interessam por um ou outro motivo...

Quero trabalhar também por uma maior integração entre os colaboradores assíduos, por uma Wikipédia mais firme e mais forte, zelando pela qualidade, tanto de artigos já existentes quanto dos novos, fazendo o possível para engendrar cada vez mais os membros registrados que já participam ativamente e os novos colaboradores que se unirem a nós nesta jornada. Quiçá ainda, promover ações para que possamos convergir a um Encontro dos Amigos da Wikipédia PT. Impossível? Eu não diria isso, temos de ter primeiro o sonho, depois dele, tudo é possível...

Nós estamos tendo o privilégio de participar de um projeto histórico para o conhecimento humano, sem quaisquer limitações intelectuais no terreno da composição dos artigos e, embora saibamos que muito ainda há a ser feito, com a ajuda de todos os colaboradores, anônimos ou não, faremos da Wikipédia a melhor e maior Enciclopédia do mundo. É nisto que acredito. É para isto que estou convosco. É para isto que vou empenhar esforços sempre enquanto wikipediano e agora como Administrador. Gervásio Santana de Freitas 17:56, 13 Mai 2005 (UTC)

Universidades[editar código-fonte]

Olá! Claro que podes retirar. Não percebi a duplicação, desculpa. Para indentar, entendo que basta digitar mais vezes o símbolo, como assim:

  • na margem
    • para dentro
      • mais para dentro
        • etc.

Era isso? Abraço! -- Clara C. 19:35, 13 Mai 2005 (UTC)

Esclarecido na seção de discussão. De qualquer jeito, seu espanto me foi útil. Farei uma outra modificação no artigo daqui a pouco. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 22:48, 14 Mai 2005 (UTC)

NTBot, hidrografia[editar código-fonte]

Cesário, o amigo Nuno Tavares, que coordena o robot NTBot fez para nós uma checagem em todos os artigos e trocou automaticamente as ocorrências de substituição do "Veja também" inserindo a predefinição Hidrografia do Brasil. Isto nos fará ganhar tempo. De todo modo, é desejável que passemos uma vista de olhos nos artigos alterados para garantir que tudo deu certo mesmo. E, a propósito, o Nuno comentou que, nos novos artigos, devemos inverter a ordem que eu te disse para as predefinições, devemos colocar as predefinições assim:
{Hidrografia do Brasil}
{esboço-geobr}
(Está com uma chave só para mostrar, mas o correto tem de ser com duas). Qualquer dúvida, me escreva, bom trabalho. Gervásio Santana de Freitas 14:36, 17 Mai 2005 (UTC)

Cesarious, por favor, quando criares um artigo (como Thor Heyerdahl), coloca os interwikis e as categorias. Fica muito mais fácil colocar-se isso logo na criação do artigo do que deixar para mais tarde, ou para outra pessoa fazer. Obrigado, boas colaborações. Mschlindwein msg 23:58, 17 Mai 2005 (UTC)

Tudo bem, não esquentes... Foi só um lembrete e um pedido, nenhum xingão! Abraço! Ah, a propósito: Alzheimer (hehehehe) Mschlindwein msg 00:11, 18 Mai 2005 (UTC)

Caro Cesário, eis abaixo tuas perguntas e as respostas a elas:
Citação: Cesário escreveu: «1) Há rios com o mesmo nome de rios de SC e do PR. Acho que isso vai acontecer muito mais em outros estados tbém! Veja o Rio Palmital, o Rio Cachoeira, o Rio Preto e o Rio Pardo (do qual existem DOIS só no estado de SP!).» Claro que pode acontecer de repetir o nome dos rios, até mesmo dentro do mesmo Estado (com E maiúsculo), para isto, teremos que desambiguar. Veja como ficaria:

  • Rio Palmital - o primeiro artigo de rio com este nome;
  • Rio Palmital (rio de São Paulo) - digamos o segundo artigo de rio com este nome;
  • Rio Palmital (rio da Angola) - digamos o terceiro artigo de rio com este nome;
  • Rio Palmital (rio de São Paulo sul) - digamos o quarto artigo de rio com este nome e segundo do mesmo Estado.
  • Rio Palmital (desambiguação) - a página de desambiguação

Citação: Cesário escreveu: «2) Também há ilhas com o mesmo nome em SP: Ilha Comprida parece haver TRÊS! Uma no litoral sul (perto de Iguape e de Cananéia, e duas em rios do oeste/noroeste: Rio Paraná e Rio Grande. Há também um município com este nome! E Ilha Grande também! Há uma no Rio de Janeiro, e parece haver duas nos rios Grande/Paraná... Além de um município no Piauí!» Claro que isto pode acontecer também com as ilhas, adotemos o mesmo critério:

  • Ilha Comprida - o primeiro artigo de ilha com este nome;
  • Ilha Comprida (ilha de São Paulo) - digamos o segundo artigo de ilha com este nome;
  • Ilha Comprida (ilha de São Paulo sul) - digamos o terceiro artigo de ilha com este nome;
  • Ilha Comprida (desambiguação) - a página de desambiguação

E assim sucessivamente. Quando a ilha inteira for um município ou um bairro, pode ter no mesmo artigo as informações dos dois, como em: Ilha do Governador no RJ, que é ilha e bairro.
Citação: Cesário escreveu: «3) Modêlos de artigos sobre cachoeiras barragens (deve haver um redir. de "reprêsa", não?), ilhas, portos, etc? Existem? A dúvida é a seguinte: em que artigo devo me basear, qual artigo pode servir de modêlo? Tenho mêdo de pegar um artigo com formato incorreto e dar no mesmo que deu com os rios do Paraná...» Um bom modelo de artigo é aquele que segue o livro de estilo da Wikipédia. Não tenha medo, produza o que tiver de produzir e se ficar na dúvida me pergunte que lhe responderei o mais breve possível. Artigos mães que terão artigos filhos devem seguir o padrão, naturalmente, mas, principalmente, devem estar na categoria correta. Um artigo com nome barragem deve estar na categoria Hidrografia. E os artigos das barragens em si, como Itaipu devem estar dentro das categorias Categoria:Engenharia e Categoria:Usinas hidrelétricas. A propósito de Represa (sem acento) devemos mesmo fazer um redirect para parragem. Bom trabalho, Gervásio Santana de Freitas 14:31, 19 Mai 2005 (UTC)

Oi Cesarious,

te explico hoje à noite, agora preciso sair... Administradores fazem isso mais rapidamente, mas usuários comuns também podem fazê-lo. Mais tarde explico! Mschlindwein msg 17:01, 19 Mai 2005 (UTC)

Charles Fourier[editar código-fonte]

Oi, Cesarious. Cara, você se incomoda de apagar o François Marie Charles Fourier, anarquista auto-didata francês. da página de desambiguação? O seu link não apontava para a página existente sobre ele, e julgo que os múltiplos nomes não ajudam a encontrá-lo. Também não sabia que o cara era anarquista (ele viveu antes do nome anarquista ser criado, para rotular os Bakuninistas da Associação Internacional dos Trabalhadores. E autodidata não ajuda a identificá-lo, esse tipo de informação ficaria melhor na página dele, né? Isso, claro, caso estivermos falando do mesmo sujeito. Eu falo do cara que viveu entre 1772 e 1837. Dê uma olhada no link Charles Fourier.

No mais, vamos conversar mesmo. Agora estou ocupado, mais tarde dou uma olhada nos seus projetos, e aí poderemos discutir coisas a fazer juntos. Dê uma olhada nos meus, aqui e na Wiki inglesa. Mr.Rocks 01:07, 20 Mai 2005 (UTC)

Cesarious,

Primeiro: retirei o "François Marie Charles Fourier" da página de desambiguação Fourier (vide mensagem anterior). Se não se trata do mesmo Charles Fourier, avisa-me que recoloco, por favor.

Segundo: ai vai a resposta que fiquei te devendo:

Não-administradores podem reverter assim:

  1. Clicar na "história" do artigo
  2. Selecionar as versões e clicar em "Comparar as versões selecionadas"
  3. Quando quiseres reverter para uma delas, clica em "Revisão de hh:mm, dd mm aaaa", no topo da coluna da versão que queres guardar.
  4. Tens então a revisão do artigo que escolheste. Clica em editar e salva como se tivesses modificado o artigo. A versão que escolheste será recuperada e passará a ser a versão mais recente.

Os administradores têm um método mais rápido, sem precisar editar e salvar a artigo. Abraço, Mschlindwein msg 01:50, 20 Mai 2005 (UTC)

Cesarious, dê uma olhada lá na Discussão:Anarquismo. Abraços, Mr.Rocks 22:29, 8 Jun 2005 (UTC)

Ribeirão das Antas, rio ou ribeirão?[editar código-fonte]

Citação: Cesário escreveu: «Olá, Gervásio! Vi que movestes o "Ribeirão das Antas" para Rio Ribeirão das Antas... Será que não podia ser diferente? Fica meio esquisito "Rio Ribeirão ...", não? Seguindo-se esta regra teríamos que chamar o "Arroio Chuí" de "Rio Arroio Chuí" e assim por diante...» Confesso que fica diferente mesmo, parece que fica fora da norma ortográfica brasileira, caindo na redundância. Se julgarmos por bem voltar atrás ao comando que dei, podemos voltar, sem problemas! ;-) Mas ainda assim te pergunto: o Ribeirão das Antas é chamado assim popularmente por ser mesmo um ribeirão ou ele seria de fato um rio? Outra coisa, qual seria geograficamente a diferença de um rio para ribeirão? Outra que me parece serem sinônimos são os quatro termos lajeado = arroio = igarapé = sanga. Ou estaria equivocado? Gervásio Santana de Freitas 17:04, 20 Mai 2005 (UTC)

Verbo = Palavra[editar código-fonte]

Verbo-Palavra[editar código-fonte]

Peço desculpas pela minha desatenção ao retirar a sentença. Agradeço, por tê-la reinserido dentro do contexto. Grato, --Waldirsousa 12:24, 23 Mai 2005 (UTC)

Caro Cesarious, não entendo por reverteu minha reversão... Igreja, como instituição não deveria ser colocado como Igreja (Biblia), primeiro, porque se for notar, "Bíblia" está sem acento. Em segundo lugar, não concordo colocar a Bíblia como referência, uma vez que o Livro Sagrade pertence à duas religiões e não apenas o cristianismo. Em terceiro lugar, se formos colocar Igreja (instituição), que o façamos sem um texto tendencioso como o que se apresenta. Estou fazendo as alterações e gostaria que você as discutisse comigo antes de revertê-las novamente... Indech::alô? 01:19, 27 Mai 2005 (UTC)

Veja, se formos colocar cada artigo "segundo a Bíblia" teremos uma Wikipédia à parte, não acha? Imagine só: Pão (Bíblia), Peixe (Bíblia), Cachorro (Bíblia), Parede (Bíblia), etc. Se realmente for interessante (e não estou dizendo que não é) colocar o sentido de Igreja da Bíblia na Wikipédia, pq não coloca a definição em Igreja (templo)? A outra religião a que eu me refiro é o judaísmo. Não acredito que os judeus entendam o sentido de Igreja (Bíblia) como parte de sua religião ou cultura, não acha? E pra concluir... qual a diferença entre a Igreja como instituição religiosa e o seu conceito nos discursos de Cristo e seus seguidores? Indech::alô? 01:42, 27 Mai 2005 (UTC)

Igreja (Biblia) - Nada como um fanático religioso para passar por cima de todas as regras de bom senso de convivência em sociedade... Indech::alô? 01:50, 27 Mai 2005 (UTC)

Mesmo ainda discutindo comigo, você criou o artigo - sem o acento em Bíblia, sem links, sem categoria - tudo isso e depois eu mesmo vi que o sentido a que você se referia está em Igreja. Então, reverteu um artigo sem necessidade, criou outro com menos necessidade ainda e ainda por cima contra o bom senso de pelo menos terminar a discussão e chegarmos a um acordo. Preciso dizer mais? Indech::alô? 02:03, 27 Mai 2005 (UTC)

Ok. Fico feliz que chegamos a um acordo: o tempo vai decidir e como está fica. Indech::alô? 02:10, 27 Mai 2005 (UTC)

Cidades catarinenses[editar código-fonte]

alou

em Blumenau fiz um esboço de tabela que mais tarde melhorarei, porque faltam dados e a foto não ficou bem ajustada

se ficar boa, farei isto com as outras cidades..

até

Desejo de conhecer a Floripa![editar código-fonte]

Oi Cesario (continuo na dúvida sobre a falta do acento no A...) você é muito bem vindo em minha casa e vai saber que não é só "very beautiful", mas uma terra de gente boa e hospitaleira - que nem o Brasil!!! É , tem descendente de tuga, de goês, de italiano - se clhar, também de alemão, embora eu não conheça... Mas não são muitos - os de pele mais clara são poucos, mas se dão muito bem com todos! Agora estamos tendo uma vaga de pessoal da Nigéria, Guiné, República Democrática do Congo (estes são geralmente refugiados e eu até já arraneji emprego p'ra um aqui no meu instituto!). Enfim, vale a pena! E, bem pertinho, tem lugares na África do Sul que também vale a pena visitar e ue não são caros.

Quando eu fui ao Rio consegui uma passagem via Joanesburgo, pela South African Airways, que é parceira da Varig, por 500 dólares. Espero que ainda esteja esse preço!...

E já agora, eu vou juntando coragem para ir conhecer a Floripa - êta, pessoal, ocês são djimais com os nomes!!! Até porque PRECISO ir a Buenos Aires pagar a visita de uns amigos argentinos (também ele, descendente de alemã e espanhol e ela de italianos!!)

Como é lindo o Mundo, né irmão?! Abração de África!!!--Rui Silva 12:17, 28 Mai 2005 (UTC)

"Non Ducor, Duco"[editar código-fonte]

Cesarious, gostaria de avisá-lo de que eu movi a explicação do dístico do brasão paulistano da página da cidade para a página específica do brasão, i. e., a explicação do dístico aparece quando clicamos no brasão. Fiz isso porque aquele texto estava deformando a página na resolução 800x600.

Usuário:Fsolda

Bandeira do Estado de São Paulo[editar código-fonte]

Caríssimo, depois dê uma olhada em [1]

Não estou querendo pegar no seu pé nem nada, inclusive sou a favor do Fair-Use, mas eu acredito que devemos dar preferência a imagens feitas por nós mesmos, e não copiadas. Peço a gentileza de mudar sua página principal de usuário com a nova bandeira! ;) um grande abraço! --Lalli 20:31, 31 Mai 2005 (UTC)

Ora! O que você tinha contra os campineiros? ;) Eu não conhecia essa rivalidade Santos × Campinas, o pessoal de Campinas adora as santistas! um abraço! --Lalli 19:26, 1 Jun 2005 (UTC)

Por favor, indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Bandeira de São Paulo.gif. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se alguma delas encontra-se sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulta Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial.
  2. Se não fores o autor da imagem, certifica-te que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregues tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregues imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Para otimizar o uso de espaço nos servidores da Wikimedia Foundation, sugerimos que carregues as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, vídeos, etc) ao qual todas as Wikipédias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a Wiki PT desnecessariamente. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Obrigado e boas contribuições! Mschlindwein msg 20:45, 31 Mai 2005 (UTC)

Guerra do Contestado[editar código-fonte]

Pois é, Cesário. Eu gosto muito de geografia, disso não há dúvidas, né? Mas também adoro história e dias atrás, revisando o trabalho de membros não registrados, dei nesse artigo, que estava pobrérrimo de informações, com meia dúzia de linhas. Como o tema me atrai muito e por ser o assunto de crucial importância na história do Brasil e dos primeiros anos da República, decidi pesquisar para levantar informações (e ainda estou fazendo isso) a fim de compor o artigo o mais completo possível. Ele já está bem adiantado, mas ainda não está pronto. Fico contente que tenha gostado desta minha iniciativa. Tão logo eu libere a edição do artigo, que deve ocorrer em 1 ou 2 dias, se você tiver alguma coisa a acrescentar no mesmo, sinta-se à vontade. Gervásio Santana de Freitas 19:42, 1 Jun 2005 (UTC)

Que beleza, o Vilson Mendes deve ser uma figuraça e tanto! Quanto ao artigo Guerra do Contestado, devo estar terminando a edição do mesmo hoje, modéstia a parte, acho que vai ficar um belo artigo. Gervásio Santana de Freitas 13:11, 2 Jun 2005 (UTC)

Esqueceste de assinar tua msg... Bem, é uma opinião. Por que não votas e a expõe lá, no Wikipedia:Páginas para eliminar? -- Clara C. 01:39, 2 Jun 2005 (UTC)

Você é um barato![editar código-fonte]

Valeu pela ajuda no artigo barato. Os caras são difíceis de se convencer. um abraço! --Lalli 18:49, 2 Jun 2005 (UTC)

Projeto Hidrografia[editar código-fonte]

Cesário, compilei ontem as informações das discussões sobre a convenção da nomenclatura dos artigos de Hidrografia, passa lá na página e veja, no link lá mostrado, como ficou a coisa. Podemos já tocar o trabalho adiante, adequando dentro daquilo que foi definido. Se tiver ainda alguma dúvida, pergunta-me. Ah, a propósito, terminei o artigo Guerra do Contestado, ele inclusive está em votação aqui, nesta página, conto com o teu voto. Gervásio Santana de Freitas 12:33, 5 Jun 2005 (UTC)

Quanto a tua pergunta sobre a hidrografia da Bolívia, podes usar o artigo do Lago Titicaca como modelo para Lagos. Quanto a categoria, vejá o que decidimos lá na discussão, sempre usaremos a categorização por país. No caso do lago Titicaca, veja que ele aparece em duas categorias, "Lagos do Peru e Lagos da Bolívia", assim proceda você quando um acidente gepgráfico for internacional. Quanto a outra pergunta, que eu me lembre, não há listas de rios, lagos e lagoas para a Bolívia, mas vou dar uma procurada. Se encontrar te aviso. Se não encontrar, preparo e te aviso da mesma forma. Quanto a nomenclatura dos artigos, vejá o que decidimos lá na discussão, devemos criar o artigo sempre com o nome PURO, exemplo Titicaca e logo a seguir mover para Lago Titicaca. Qualquer nova dúvida, me escreva. Boas contribuições. Gervásio Santana de Freitas 12:45, 5 Jun 2005 (UTC)
Veja as páginas Lista de rios da Bolívia, Lista de lagos da Bolívia. Se precisar de mais alguma coisa, às ordens. Gervásio Santana de Freitas 12:53, 5 Jun 2005 (UTC)

Fizeste bem em marcar apenas Santa Catarina, assim trabalha dentro do teu possível. Só marque o próximo quando tiver terminado o trabalho em SC, ok? Como eu estou fazendo. Abraços, Gervásio Santana de Freitas 02:36, 6 Jun 2005 (UTC)

RE: Onde está o artigo Corrente contínua?[editar código-fonte]

Disponha :). Mas ainda existe muitas coisas para sem escritas nesses dois arquivo (corrente alternada e corrente contínua), bem como outroas artigos sobre eletrônica e eletricidade. Até breve. --Giro720 15:44, 6 Jun 2005 (UTC)


Paranapiacaba[editar código-fonte]

Nunca viajei por trem de São Paulo a Santos. Não sei exatamente como o sistema funicular funcionava ao longo da serra. Infelizmente há muitas poucas fotos deste sistema pela Net ou mesmo exposto em Paranapiacaba.

Apenas se pode visitar o 5º Patamar e o diretor do Museu Ferroviário de Paranapiacaba, declarou que a pretendem fazer uma viagem de trem até a um patamar inferior.

O sistema está a muito tempo abandonado, como pode ver em uma imagem que está em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_cremalheira

Não há tráfego de passageiros e apenas cargas circulam pela cremalheira. Existe uma estação de passageiros abandonada logo na bifurcação da estrada para a alta e baixa Paranapiacaba.

Bati muitas fotos e pretendo voltar lá para fotografar melhor alguns pontos e coletar dados para a página no Wikipedia sobre Paranapiacaba.

-- Esqueci de assinar minhas msgs anteriores.

Sou Eng. Civil e penso o mesmo sobre o abandono daquele sistema, mas ele era todo a movido a vapor e a cremalheira era uma natural evolução e exige que se retire todos as roldanas que suportavam o cabo de aço, para implamtar o terceiro trilho.

Eu mais sinto pena da perda histórica de todo aquele sistema, mas existe movimento de perservação e a vila de Paranapiacaba, parece ser preservada.

-- OS2Warp discussão 00:06, 8 Jun 2005 (UTC)

Ilha Porchat[editar código-fonte]

Eu tenho subido muitas fotos de cidades que rodeiam São Paulo, ao menos ilustrando os seus sites.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santana_de_Parna%C3%ADba http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazar%C3%A9_Paulista http://pt.wikipedia.org/wiki/Joan%C3%B3polis http://pt.wikipedia.org/wiki/Mairipor%C3%A3

Mas não pretendo no momento ir no litoral para fotografar. Todas as minhas 30 fotos que subi até agora são minhas e ainda devo melhor categoriza-las, pois entrei no Wikipédia a um mês mas só agora posto alguma coisa.

Sérgio Schmiegelow[editar código-fonte]

Cesarious, quem é o Sérgio Schmiegelow ? -- Nuno Tavares 01:01, 8 Jun 2005 (UTC)

Sim, não deves colocar os créditos na legenda, pois eles já estão na página descritiva da imagem. Porém, também não gosto de ver o nome escrito em cima da imagem, muito menos a vermelho. Não sei qual é o posicionamento do Commons a esse respeito. Não dá para colocar as imagens sem os créditos? Nem em marca-de-água (em vez de vermelho berrante)? Mas devias, porém, explicitar que o autor liberta as imagens sob GFDL, não basta apenas dizer quem é o autor e colocar a tag. Tenta colocar a autorização na tua página, por exemplo, remetendo nas descrições dessas imagens para essa tal página. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 01:26, 8 Jun 2005 (UTC)

Projeto Hidrografia[editar código-fonte]

Estou indo o mais rápido que posso, para adequar todos os artigos, as desambiguações e minidesambiguações. Um Estado de cada vez, um rio de cada vez, aos poucos vai indo! Abraços! Gervásio Santana de Freitas 12:08, 8 Jun 2005 (UTC)

Já respondi a tua dúvida em Wikipedia Discussão:Projetos/Hidrografia, passa lá e dá uma olhada. Gervásio Santana de Freitas 14:13, 8 Jun 2005 (UTC)


Sistema funicular[editar código-fonte]

Quando estive visitando o Museu Ferroviário, disseram que eram 4 planos inclinados na Serra Velha e 5 planos inclinados na Serra Nova. Também poderá conferir este dado pelo Google.

Se olhar a foto que tirei, verá um galpão com a placa " 5ºMachina - Novos Planos Inclinados", que se situa em Paranapiacaba.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:5%C2%AA_Machina_-_Novos_Planos_Inclinados.jpg

Alí não está a máquina de tração. Ela está a direita, sob a via de tráfego. Mas é o último plano inclinado, em Paranapiacaba. As demais máquinas, infelizmente são inacessíveis ao publico.

Tirei apenas uma foto externa da colossal máquina do 5º plano, pois o diretor disse que não permitia fotos internas, devido a um cadastramento das peças do Museu.

Bem..., o diretor disse que roubaram peças, como dos capacetes de mergulho. Tem lá em exposição a bomba manual que bombeia o ar, a manivela.

Eu tenho mexido no texto e sei que ele não está claro e com informações técnicas, mas é o jeito que tenho feito. Tem texto mais formal na Net, mas só peguei alguns dados. Segundo o Sistema Internacional o Km é km. Depois mudo. Tem um PDF da USP sobre SI.

-- OS2Warp discussão 20:08, 9 Jun 2005 (UTC)


x-----------------------

Eu prefiro usar na Net um apelhido - OS2Warp. Nas antigas BBS não gostava de ver meu nome em msgs de discussões com trolls e na Net passei a usar apenas um nick, nada mais. Gostaria de ver mais a natureza, descer a serra, mas infelizmente o verde está indo embora aos poucos.

Como sou descendente de catalães, até entendo bem o idoma, uma vez que já estive em Barcelona e arredores. Escrever catalão, eu não sei, mas deixei indicado lá na minha apresentação, mais por enfeite.

Tenho a pretenção de descer ao litoral, pela rodovia, para ver se chego a ver algum outro patamar, mas nada acho na Net, de mapa, caminho ou mesmo algum esboço.

-- OS2Warp discussão 20:53, 9 Jun 2005 (UTC)

Usuário Discussão:Pulikmota[editar código-fonte]

Olá Cesarious, você apagou sem querer os meus comentários de Usuário Discussão:Pulikmota :-)) Agil 23:26, 9 Jun 2005 (UTC)

Não tem problema, isso acontece. Eu também já apaguei muita coisa sem querer! Um abraço! Agil 23:31, 9 Jun 2005 (UTC)
Infelizmente não faço a mínima ideia. Só sei que no historico você é o culpado ;-))). Um abraço! Agil 23:43, 9 Jun 2005 (UTC)

Latitudes e Longitudes:[editar código-fonte]

http://www.mapsofworld.com/lat_long/brazil-lat-long.html São José: 27.38S 48.39W

Onde trabalhar...[editar código-fonte]

...http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Deadendpages

Categorizar... Elaborar...Etc.[editar código-fonte]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Ponta_Negra http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_de_Vila_Velha http://pt.wikipedia.org/wiki/Mazzaropi http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ilhas

Caro amigo,

O texto de Minas Novas não foi totalmente redigido por mim. Na verdade, ele foi redigido por várias pessoas (amigos ou conhecidos meus). Em breve colocarei fotos de Minas Novas lá.

Abraços, --Paulo H Andrade Mota C 17:06, 10 Jun 2005 (UTC)


Mera coincidência... Digamos que as imagens "acharam" o artigo e não vice-versa. :) -- Clara C. 17:30, 10 Jun 2005 (UTC)

hehehe De vez em quando eu gosto de entrar no commons e ficar vendo as últimas imagens que foram carregadas. Daí procuro aqui o artigo em que cabe a imagem! É bem mais divertido e saudável do que ficar discutindo histericamente o fair use... :))) ~~
Oi! Dá uma olhada nesta conversa aqui e C.#Respostas aqui? Abraço! -- Clara C. 01:39, 11 Jun 2005 (UTC)

ah! :)))) e você, não? -- Clara C. 09:35, 13 Jun 2005 (UTC)

Acho que não... Olha, não me disseste nada sobre o que escrevi aí em cima, no dia 11... Abraço! -- Clara C. 10:33, 13 Jun 2005 (UTC)
Cesarious, Não há necessidade de criar a página de desambiguação, como fizeste em Araçatuba (desambiguação). Vais à página (Araçatuba, no caso) e introduz a predef {minidesambig|a ilha de mesmo nome|Ilha de Araçatuba}. É bem mais prático, rápido e - ao meu ver - elegante! Bom trabalho! -- Clara C. 11:38, 13 Jun 2005 (UTC)

Cesarious, creio que tens todas as informações em WP:CR. Se precisares de alguma coisa, apita. -- Nuno Tavares 10:42, 13 Jun 2005 (UTC)

Alô Cesarious,

Gostei muito das informações que você colocou.

Mesmo assim, acho que ainda dá pra melhorar o design do artigo.

Um usuário colocou 6 imagens sobre a Nascente do Rio Tietê. Embora as imagens sejam relevantes, continuo achando que estão em excesso. Talvez, se fizessem um artigo no commons com as imagens, e deixássemos lá apenas as essenciais...

Um modelo para ajudar a dizer o que penso é a página do Commons sobre o Camaleão: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Chamaeleonidae

São todas imagens muito legais. Mas veja a solução dada no artigo Camaleão: uma referência externa à página de fotos de camaleão no Commons.

Idem para a página da wiki em inglês sobre a Estátua da Liberdade: http://en.wikipedia.org/wiki/Statue_of_Liberty Nesse caso, a página de imagens da wiki commons está em: http://commons.wikimedia.org/wiki/Statue_of_liberty

De qualquer modo, eu jamais reclamaria da sua solução de colocar mais texto significativo no artigo  ;-) --Andre v 00:31, 14 Jun 2005 (UTC)

Só pra reiterar: ficou muito boa a nova diagramação que você fez. Agora sim, o problema está resolvido, e da melhor forma possível. Abraços, --Andre v 14:00, 14 Jun 2005 (UTC)

http://kohl.wikimedia.org/~kate/cgi-bin/count_edits (nº de edições do usuário)

Re:Santa Catarina?[editar código-fonte]

Barriga-verde nato :). E em Jaraguá do Sul pelo menos até o final do ano. --Giro720 13:21, 14 Jun 2005 (UTC)

Não, nunca visitei essas duas cidades.

Estudo de nova página principal[editar código-fonte]

Cesário, obrigado quanto ao teu voto na Proposta 7 para a nova página principal da Wikipédia. Peço que, se possível, mostre este estudo a outros wikipedianos que tenhas contato, pois toda e qualquer participação dos colaboradores ativos da Wikipédia nesta votação é muito significativa, já que, quanto maior a participação, mais vão surgir dicas e sugestões que talvez proporcione melhorar ainda mais este estudo. Abraços fraternos, Gervásio Santana de Freitas 17:32, 14 Jun 2005 (UTC)

Cesário, quanto às barragens, tem conserto. Que é por sinal a mesma adequação que estamos fazendo com os rios, que também já estavam criados. Veja por exemplo o artigo que vc criou: Barragem Bariri. Edite o termo Bariri, que é o termo mãe, e insira a chamada para desambiguação nesta página {{ver desambiguação}}. Feito isso, edite a página de desambiguação e coloque os links para os dois objetos de Bariri, a cidade e a barragem. Na etapa final, edite o artigo Barragem Bariri e coloque a predefinição {{minidesambig|outros significados de Bariri|Bariri (desambiguação)}} no alto da página, para esta página apontar para a página de desambiguação. Pronto. Nos casos em que o termo mãe não existir, edite o termo mãe e faça um redirect dele para o artigo que vc criou. Ah, para finalizar, todos estes artigos de barragens do Brasil precisam ter a predefinição {{Hidrografia do Brasil}} antes da categoria. Isto é importante para dar ao navegante uma visão geral do parque hidrográfico brasileiro ao final do artigo. Qualquer dúvida me escreva dizendo tuas dúvidas que te dou mais dicas. Agora uma pergunta, nota que nesta predefinição há o link para Usinas Hidrelétricas. Precisamos ver como fazer corretamente isso, afinal, vamos criar os artigos como "barragens" ou como "usinas hidrelétricas"? Ou são coisas diferentes? Abraços, Gervásio Santana de Freitas 20:20, 14 Jun 2005 (UTC)

Albergaria dos Doze[editar código-fonte]

Não posso fazer nada. :S sou do norte, mas há pessoal que é de mais perto que pode bem passar por aí. O Nuno acho que estuda cá pro Norte, como essa terra fica a caminho da terra dele, ele tvz possa fotografar, não sei.-Pedro 20:25, 14 Jun 2005 (UTC)

Eheheh, nem por isso, Pombal é um pouco longe ainda, mas sim, às vezes passo lá. Fica agendado, caro Cesairous, na minha próxima visita a Pombal, não me há-de custar nada bater umas chapas :))) Bom trabalho! -- Nuno Tavares 00:39, 15 Jun 2005 (UTC)

Assinatura, link para página discussão[editar código-fonte]

Cesário, quanto a tua pergunta de como inserir automaticamente o link para a nossa página pessoal de discussão, é muito fácil, dá uma olhada em Wikipedia:Personalizar a assinatura e mude tuas preferências pessoais no cadastro da Wikipédia. No meu caso, para gerar a mãozinha, no campo de edição usei o seguinte: [[Usuário Discussão:Santana-freitas|☜]] depois da minha assinatura, experimenta (edita este texto que verá qual o código gera a mãozinha, ou escolha outro de tua preferência). Gervásio Santana de Freitas 20:45, 14 Jun 2005 (UTC)

Cesarious disc. 20:51, 14 Jun 2005 (UTC)

Parabéns, agora já tens link para tua página de discussão! Gervásio Santana de Freitas 20:58, 14 Jun 2005 (UTC)
Quanto às barragens, achas que seria então o caso de inserir o link para barragens do Brasil ao lado de usinas hidrelétricas dentro da predefinição {{Hidrografia do Brasil}}?. Que achas? Gervásio Santana de Freitas 21:01, 14 Jun 2005 (UTC)

LOL Cesarious! Sei lá! Eu estava enrolada com umas desambiguações complicadas e fui obrigada a criar este mínimo para ter a desambiguação. Mas te confesso que não entendo nada de bichos! :))) -- Clara C. 02:25, 16 Jun 2005 (UTC)

Predefinição Hidrografia[editar código-fonte]

Cesario, vi que estás fazendo um belíssimo trabalho, mas notei que te esqueceste de postar a predefinição Hidrografia do Brasil nos últimos artigos que está trabalhando, como em Usina Hidrelétrica de Campos Novos. Dá uma vistas de olhos e inseres esta predefinição em todos os artigos da Hidrografia do Brasil que trabalhaste e que, porventura, não tenha inserido a predefinição. Em tempo, para inserir, basta postar a seguinte tag antes da categoria {{Hidrografia do Brasil}}. Abraços fraternos, Gervásio Santana de Freitas 11:20, 16 Jun 2005 (UTC)

Ainda a propósito da Predefinição:Hidrografia do Brasil, notas que inseri depois do pedido teu, o link para Barragens, veja se temos um artigo de Listas de barragens do Brasil ou similar para ou consertarmos o link ou criarmos o artigo, ok? Gervásio Santana de Freitas 11:29, 16 Jun 2005 (UTC)
É exatamente isto, Cesário. Esta é a predefinição. No artigo que vc citou está perfeito, mas note que em alguns outros está faltando, como em Usina Hidrelétrica de Campos Novos. Abraços, Gervásio Santana de Freitas 11:44, 16 Jun 2005 (UTC)

Alemão danado...[editar código-fonte]

Oi Cesar! Se calhar, nem era alemão... Mas é assim: p'ra reverter é melhor estares na "dif" (diferença da edição anterior, que se apanha na página de Mudanças recentes) ou na "história" do artigo. Aí, podes andar por trás, vendo as diferenças, até encontrares a edição "limpa". Aí, tens que chamar a "Revisão do dia...", clicar no "editar" e - apanhas uma mensagem de "estares a ediatr uma edição "desatualizada". Não te preocupas e salvas. É bom sempre colocar no resumo "revertendo para a última edição de...". Bom trbalho e abraços.--Rui Silva 11:45, 16 Jun 2005 (UTC)

Relatividade[editar código-fonte]

Oi Cesárious, comentei sua observação e estou reproduzindo aqui o comentário (com ligeiras modificações). A questão é que em relatividade não existe tais coisas como espaço e tempo. Não falamos de dimensão espacial E dimensão temporal. O que existe são 4 dimensões. Dependendo do seu referencial neste espaço, o que vc chama de tempo eu chamo de espaço e vice-versa. Por isto foi necessário cunhar uma palavra nova para descrever esta situação, de onde o termo espaço-tempo. Tentar fazer analogias com um espaço de 3 dimensões e um dimensão temporal nunca da certo e cria uma impressão erronea sobre o que é realmente o espaço-tempo de 4 dimensões. Não existem tb velocidade, e sim quadrivelocidade, nem vetores, mas quadrivetores. Além disto o fato de existir uma constante 'c' chamada de velocidade da luz é um homocentrismo, que aparece devido as nossas escalas de medida. Em relatividade usam-se escalas em onde ou as distâncias são medidas em unidades de '300.000 km' ou o tempo em '1/300.000' segundos (aproxidamente), desta forma a tal constante, 'c' some, pois passa a valer 1. E dependendo da escala escolhida vc passa e medir 'dimensões' em metros ou em 'segundos'. Um dos dois, não ambos. O problema que me levou a remover sua contribuição é que ela leva exatamente para o lado cartesiano da separação espaço e tempo como entidades distintas. Esta separação é fundamental, e entenda-la e reconhecer a diferença entre os dois pontos de vista, é a base para o entendimento de coisas bem mais complicadas que estas neste assunto. Como por exemplo, como é que curvarndo extremamente o espaço-tempo,de forma adequada, poderiamos voltar ao 'passado'? Se estas dimensões fossem distintas, a curvatura de um não afetaria em nada a da outra.

Abraços --Sebastiao.rocha 23:10, 16 Jun 2005 (UTC)

Fotos de Pirapora do Bom Jesus - Autorização de uso[editar código-fonte]

Olá Cesário Simoes Vc pode ficar a vontade em usar as fotos do meu site,fazendo somente a menção da origem das mesmas...ok No fim de semana conversarei via messenger ,para explicar melhor as barragens do Rio Tiete... Um abraço

                                 Alex Minck

WebCentral Promove Produtos e Serviços na Internet 5 anos Visite www.webcentral.com.br alexminck@hotmail.com

             webmaster 

>From: "Cesario Simoes Jr." <Cesario.Simoes@digitro.com.br> >To: <alexminck@webcentral.com.br> >CC: <alexminck@hotmail.com> >Subject: Fotos de Pirapora - espuma >Date: Tue, 14 Jun 2005 11:05:14 -0300 > >Olá, Alex. Sou Cesario Simões, residente em Santa Catarina. >Estava pesquisando sobre a usina de Rasgão quando deparei com uma página na qual constava teu nome e um link para tua HP... >Estou melhorando um artigo da Wikipédia sobre o rio Tietê, suas barragens e seus problemas (veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tiet%C3%AA) >Gostaria de saber se disponibilizarias algumas de tuas fotos para um artigo sobre esta poluição e sobre as barragens... Preciso entender melhor o sistema de barragens desta parte do Tietê...

Mapas CIASC: podem ser usados.[editar código-fonte]

Prezado Cesario. Sim o Mapa Interativo é um produto de domínio público. Solicitamos a você que não se esqueça de referenciar precisamente a fonte dos dados. Atenciosamente, Gabriel Vieira Ferrari Grupo de BI GEDEP CIASC


Mensagem Original -------------

Data: Quarta-feira, 6 de Abril de 2005 14:58 De: Cesario Simoes Jr. < Cesario.Simoes@digitro.com.br > Para: mapainterativo@ciasc.sc.gov.br Cc: Cesario Hotmail Simões < CesarioSimoes@Hotmail.com > Assunto: Uso dos mapas

   Por favor, poderiam me informar se as imagens dos mapas interativos de http://www.mapainterativo.ciasc.gov.br/sc.phtml podem ser usadas no projeto da enciclopédia aberta (Wikipédia)? Podem ser consideradas de domínio público?
   Em outras palavras: "As imagens dos mapas poderão ser usados conforme o que especifica a licença GFDL que rege a Wikipédia?
   Outra questão: As imagens podem ser usadas para qualquer fim, mesmo comercial?

Obrigado! Cesario Simões Junior

Bom dia! Sabes o que fazer com Rio Ararapira? Parece que é no Paraná, pelo menos a foz, não encontrei mais informação e ele não está na lista de rios do Paraná. Posso deixar contigo? Abraço, -- Clara C. 11:19, 21 Jun 2005 (UTC)

Lógico! Só queria passar a batata que estava assando na minha mão. :))) -- Clara C. 11:23, 21 Jun 2005 (UTC)
Olha, uma dica: não usa acento, cedilha ou til na ordenação das categorias. O sistema entende, por exemplo, Á como uma letra diferente de A e põe o artigo depois do Z. Abraços! -- Clara C. 11:47, 21 Jun 2005 (UTC)
LOL! Então tá Teco. É assim: se colocas [Categoria:Países|Índia], com acento, a Índia vai para uma letra Í, depois do Z. Se colocas [Categoria:Países|India], sem acento, ela fica no I, bonitinha, junto com a Itália, o Iraque... A mesma situação acontece com as letras do meio da palavra. Entendeu Tico? :)) -- Clara C. 16:48, 21 Jun 2005 (UTC)

Autorizações[editar código-fonte]

Cesário, por favor, publique estas duas autorizações em Wikipedia:Organizações que permitem publicar as suas imagens para que sirvam de referência futura! Bom trabalho! -- Nuno Tavares 11:30, 21 Jun 2005 (UTC)

Certo, ficou porreiro, as minhas alterações foram de improviso. O importante é que a informação fique disponível ali, centralizada. Vou copiar agora mesmo, os emails. -- Nuno Tavares 13:31, 21 Jun 2005 (UTC)

Sim. Normalmente usa-se uma marca de água, mas parece não ser o caso (depreendendo pela sua mensagem). Esperemos que a tag não seja maior que o conteúdo eheheh brincadeira :) -- Nuno Tavares 16:26, 21 Jun 2005 (UTC)

Cesarious, eu escrevo na barra de endereço :)) -- Nuno Tavares 18:09, 12 Julho 2005 (UTC)

Metendo o bedelho: Escreves numa página qualquer (na tua de usuário por exemplo) o nome do artigo pretendido; Fazes prever, clicas no link e já está. Paulo Juntas 18:43, 12 Julho 2005 (UTC)

Obrigado pela dica[editar código-fonte]

Muito obrigado Cesarious, um abrção.Angeloleithold 00:10, 15 Julho 2005 (UTC)

Velho Cesário; Shallot ou Shalott ou seja o que for: Que rica forma de começar o dia. Para a semana podes trocar pelo "Tango to Evora". abraço. Paulo Juntas 13:55, 15 Julho 2005 (UTC)

Cesarious Old, por favor recategorize os artigos para Categoria:Empresas de telecomunicações, de preferência para Categoria:Empresas de telecomunicações do Brasil. Por favor. -- Nuno Tavares 22:28, 16 Julho 2005 (UTC)

Quem julga saber não sabe como convém...[editar código-fonte]

(??!!) Esta eu não entendi. Te referes a que afinal? Campani discusssão 23:08, 19 Julho 2005 (UTC)

Desculpa não ter retribuído logo as bonitas palavras que deixaste na minha discussão. Fiquei sem saber bem ao que é que te estavas a referir. Mas são belas palavras, na mesma! :) Ah: sim, o Campani é muito sábio. Muito, mesmo. É pena que não o mostre, por aqui. Manuel Anastácio 02:54, 20 Julho 2005 (UTC)

Não, caro amigo, não sumi não. Continuo a trabalhar por nossa Wikipédia, um pouco menos nos últimos dias devido a ter aumentado meus compromissos no trabalho, mas continuo firme. Precisas de alguma coisa? Gervásio Santana de Freitas 02:32, 21 Julho 2005 (UTC)

Falanstério do Saí e do Palmital[editar código-fonte]

Oi, Cesarious. Notei que o seu parágrafo sobre os falanstérios brasileiros está ficando grande e bem detalhado no anarquismo. Será que essa informação não ficaria melhor em um artigo próprio, com um resumo menos detalhado e mais generalista no artigo do anarquismo? Por que você não cria um Falanstério do Saí? É uma sugestão... --Mr.Rocks 00:53, 28 Julho 2005 (UTC)

Sim, claro! Quer me mandar por e-mail? Já está no Commons? Como posso fazer isso? abraço! --FML oi 14:10, 4 Agosto 2005 (UTC)

Pronto! Já entendi. Coloquei a imagem Image:PonteHercilioLuz-Julho2001.jpg e Image:Ponte Hercilio Luz - Dezembro 1996 - by Sérgio Schmiegelow.jpg em Florianópolis. A propósito, certeza que esta segunda está sob GNU? O autor é seu amigo ou você pediu autorização? Valeu, abraço!! --FML oi 21:36, 4 Agosto 2005 (UTC)

Ok, me enganei. Achei que era padrão das capitais, mas quando você falou eu vi. Vou corrigir. Obrigado! Indech::alô? 22:36, 10 Agosto 2005 (UTC)

Ops, me enganei de novo. Cesarious, se a cat Floripa já está em cat:SC não faz sentido colocar o artigo Floripa lá também. Cheque São Paulo (cidade) e demais capitais. Obrigado! Indech::alô? 22:38, 10 Agosto 2005 (UTC)

BOA! :) Creio que a instrução rotate também existe em x86, mas não sei qual é, só consultando o calhamaço que ali tenho e como ainda não almocei não tenho força para pegar naquilo lol -- Nuno Tavares 15:12, 11 Agosto 2005 (UTC)