Walk This Way

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Walk This Way (Aerosmith))
"Walk This Way"
Walk This Way
Single de Aerosmith
do álbum Toys in the Attic
Lado B "Round and Round"
Lançamento 28 de agosto de 1975
Gênero(s) Hard rock[1], funk rock[2]
Duração 3:40
Gravadora(s) Columbia
Composição Steven Tyler, Joe Perry
Produção Jack Douglas
Cronologia de singles de Aerosmith
"Toys in the Attic"
(1975)
"You See Me Crying"
(1975)

"Walk This Way" é o sétimo single da banda norte-americana Aerosmith. Terceiro single do terceiro álbum de estúdio da banda, Toys in the Attic, a canção faz parte da lista The Rock and Roll Hall of Fame's 500 Songs that Shaped Rock and Roll.[3]


Ele alcançou o número 10 na Billboard Hot 100 no início de 1977, parte de uma série de sucessos de sucesso da banda na década de 1970. Além de ser uma canções que ajudou a transformar o Aerosmith em banda mainstream na década de 1970, também ajudou a revitalizar sua carreira na década de 1980, quando foi ganhou uma versão cover pelo grupo de hip hop Run-DMC em seu álbum de 1986, Raising Hell. Este cover a foi uma pedra fundamental para um novo subgênero musical, o rap rock, ou a fusão de rock e hip hop. Tornou-se um sucesso internacional e ganhou dos dois grupos um Soul Train Music Award de Melhor Rap Rap em 1987, Soul Train Music Awards.


Em 2008, a revista Rolling Stone a colocou na 34ª posição da lista 100 Greatest Guitar Songs of All Time.[4]

A canção também serviu de cover em 1986 pelo grupo Run-DMC no seu álbum , que trouxe o Aerosmith de volta ao sucesso após um período de decadência.[5] A canção foi gravada também pelos girl groups Sugababes e Girls Aloud em 2007.


Produção[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

A música começa com uma introdução de dois compassos de bateria de Joey Kramer, seguida pelo conhecido riff de guitarra de Joe Perry. A música prossegue com o riff principal que ficou famoso por Perry e Brad Whitford na guitarra e Tom Hamilton no baixo. A canção continua com letras rápidas de Steven Tyler.

Letras[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 1974, o Aerosmith abriu para o The Guess Who em Honolulu. Durante a checagem de som, o guitarrista Joe Perry estava "brincando com riffs e pensando no grupo "The Meters", um grupo que o Jeff Beck o havia mostrado. Amando "o riffy funk de New Orleans, especialmente 'Cissy Strut' e 'People Say'", ele pediu ao baterista "que deitasse algo plano com um groove na bateria". O riff da guitarra para o que se tornaria "Walk This Way" simplesmente "saiu de suas mãos".[6]

Quando o colega de banda Steven Tyler ouviu Perry tocando aquele riff, ele "correu e sentou-se atrás da bateria e [eles] tocaram". Tyler espalhou "palavras sem sentido inicialmente para sentir para onde as letras deveriam ir antes de adicioná-las mais tarde".

Quando o grupo estava no meio da gravação de Toys in the Attic, no início de 1975, na Record Plant, em Nova York, eles se viram presos por material. Eles haviam escrito três ou quatro músicas para o álbum, tendo que "escrever o resto no estúdio". Eles decidiram tentar a canção que Perry tinha inventado no Havaí, mas ela ainda não tinha letra ou título. Decidindo fazer uma pausa na gravação, os membros da banda e o produtor Jack [Douglas] foram à Times Square para ver o Young Frankenstein de Mel Brooks. Voltando ao estúdio, eles estavam rindo de Marty Feldman dizendo a Gene Wilder para segui-lo no filme, dizendo "walk this way" ("ande por aqui") e mancando. Douglas sugeriu isso como um título para a canção deles.[7] Mas eles ainda precisavam de letras.

No hotel naquela noite, Tyler escreveu letras para a canção , mas as deixou no táxi a caminho do estúdio na manhã seguinte. Ele diz: "Eu devo ter sido chapado. Todo o sangue escorreu do meu rosto, mas ninguém acreditou em mim. Eles pensaram que eu nunca tinha conseguido escrevê-los". Chateado, ele pegou uma fita cassete com a faixa instrumental que gravamos e um toca-fitas portátil com fones de ouvido e "desapareceu na escada". Ele "pegou alguns lápis nº 2", mas esqueceu de pegar papel. Ele escreveu a letra na parede "no último andar da fábrica de discos e depois algumas escadas da escada dos fundos". Depois de "duas ou três horas", ele "desceu as escadas em busca de um bloco de anotações, correu de volta e as copiou".[6]

Perry achou que as "letras eram ótimas", observando Tyler, como baterista, "gosta de usar as palavras como elemento de percussão". Ele diz:

As palavras têm que contar uma história, mas, para Steven, elas também precisam ter uma sensação positiva de fluxo. Em seguida, ele procura por palavras com duplo sentido, que saem da tradição do blues.

Perry sempre gostou de esperar até que Tyler gravasse seu vocal para que ele "pudesse tecer em torno de seu ataque vocal", mas Tyler queria que Perry gravasse primeiro pelo mesmo motivo. Depois de um "cabo de guerra", o vocal de Tyler foi gravado primeiro, com a faixa de guitarra de Perry sendo dublada.[6]

As letras, que contam a história de um garoto do colegial perdendo a virgindade, são cantadas com muita rapidez por Tyler, com forte ênfase nas letras que rimam (por exemplo, "so I took a big chance at the high school dance").

Entre os versos elaboradamente detalhados, o refrão consiste principalmente em uma repetição de "Walk this way, talk this way" ("Ande por aqui, fale por aqui").

Ao vivo em shows, Tyler geralmente tem o público, combinado com os membros da banda, cantando "talk this way"( "fale dessa maneira"). Há também um longo solo de guitarra no final da canção, em shows, Tyler geralmente harmoniza sua voz para imitar os sons da guitarra.

Versão de Run-DMC[editar | editar código-fonte]

"Walk This Way"
Single de Run-DMC
do álbum Raising Hell
Lado B "Round and Round"
Lançamento 4 de julho de 1986
Gênero(s) Rap rock,[8] hard rock[9]
Duração 5:17 (versão do álbum)
3:38 (versão singl)
Gravadora(s) Profile, Geffen
Produção Russell Simmons, Rick Rubin
Cronologia de singles de Run-DMC
"My Adidas"
(186)
"You Be Illin"
(1986)

Em 1986, o grupo de hip hop Run-DMC apresentou um cover de "Walk This Way", com Steven Tyler e Joe Perry participando de vocais e guitarras. Enquanto trabalhava em Raising Hell, Rick Rubin pegou o álbum Toys in the Attic (um álbum que eles fizeram um freestyle) e explicou quem era o Aerosmith. Eles já haviam se apresentado com essa canção antes, mas apenas usando os primeiros segundos da canção em um loop, sem saber como era a canção completa ou mesmo ouvindo a letra. Enquanto Joseph Simmons e Darryl McDaniels não tinham ideia de quem era o Aerosmith naquela época, Rubin sugeriu refazer a canção. Nem Simmons nem McDaniels gostaram da ideia, embora Jam Master Jay estivesse aberto a ela. Eles não queriam que o disco fosse lançado como single, mesmo depois de gravar com os membros do Aerosmith, e ficaram chocados quando tocados por todas as rádios, tanto nas estações urbanas quanto nas de rock.[10] Mais tarde, no entanto, o Run-DMC fez um cover da canção. DMC chamou de "uma coisa bonita" em um trailer de Guitar Hero. Esta versão de "Walk This Way" alcançou um lugar mais alto na Billboard Hot 100 do que a versão original, chegando ao número 4. Foi também um dos primeiros grandes singles de hip hop do Reino Unido, alcançando o pico do número 8 por lá.

A canção também marcou um grande retorno para o Aerosmith, como haviam sido em grande parte fora da cultura pop mainstream durante vários anos, enquanto os membros estavam lutando de drogas e álcool, juntamente com os principais membros tendo deixado a banda. O álbum de retorno de 1985, Done with Mirrors, também fracassou. O Aerosmith seguiu "Walk This Way" com uma série de álbuns multi-platina e os 40 melhores hits, começando com o álbum Permanent Vacation e o single "Dude (Looks Like a Lady)" em 1987. Em 2008, "Walk This Way" foi ficou em 4º lugar nas "100 Maiores Canções do Hip Hop" do VH1. Esta versão da canção está atualmente classificada como a 110ª melhor canção de todos os tempos, bem como a segunda melhor música de 1986, pela Acclaimed Music.[11]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Ano Parada Posição[12]
1977 Billboard Hot 100 10





Versão de Girls Aloud Vs. Sugababes[editar | editar código-fonte]

"Walk This Way"
Walk This Way
Single de Girls Aloud Vs. Sugababes
Lançamento 12 de março de 2007 (2007-03-12)
Formato(s)
Gravação Dezembro de 2006
Gênero(s) Dance-rock
Duração 2:53
Gravadora(s)
Composição
  • Steven Tyler
  • Joe Perry
Produção Dallas Austin
Cronologia de singles de Girls Aloud
"I Think We're Alone Now"
(2006)
"Sexy! No No No..."
(2007)
Cronologia de singles de Sugababes
"Easy"
(2006)
"About You Now"
(2007)

"Walk This Way" é o título do single produzido na parceria dos girl groups britânicos Girls Aloud e Sugababes. É uma regravação da canção original do Aerosmith e maior sucesso da banda, já interpretada também pela banda Run-D.M.C., lançado em 12 de março de 2007 como o single oficial da campanha Comic Relief de 2007. A canção alcançou o primeiro lugar do UK Singles Chart em 18 de março, dando às Girls Aloud seu terceiro primeiro lugar na parada e às Sugababes o quinto (o primeiro com a nova integrante, Amelle Berrabah).

Lançamento e recepção[editar | editar código-fonte]

O single foi mal recebido pela crítica, e muitos dão o crédito ao primeiro lugar que a canção alcançou ao fato de ser um single beneficente, e por ser interpretado por duas bandas pop influentes no Reino Unido.

Em 2008, uma equipe de especialistas em canção fez uma lista das "Piores regravações da história" para a revista "Total Guitar Magazine", onde "Walk This Way" foi classificada em segundo lugar.[13]

Vídeoclipe[editar | editar código-fonte]

O vídeo de "Walk This Way" estreou no canal The Box em 2 de fevereiro de 2007, e foi exibido no programa Popworld do Channel 4 no dia seguinte.

O vídeo é uma regravação do vídeo do Run-D.M.C. e Aerosmith, com as Girls Aloud fazendo o papel de Aerosmith, e as Sugababes como Run-D.M.C.. No final do vídeo Davina McCall, Lily Cole, Ewen Macintosh, Jocelyn Jee Esien, Ruby Wax, Graham Norton, Stephen Mangan, Oliver Chris, e Natalie Cassidy também aparecem, com narizes de palhaço.

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

Esses são os principais formatos e faixas lançados do single de "Walk This Way".

# Título Duração
CD single britânico
1. "Walk This Way" 2:52
2. "Walk This Way" (Yoad Mix) 3:01
3. "Walk This Way" (vídeo) 3:07
4. Behind the Scenes Footage (vídeo) 3:15

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

O single estreou em primeiro lugar no UK Singles Charts, caindo para 2° lugar na segunda semana. Em sua terceira semana já se encontrava em 14° lugar, e na semana seguinte mais 10 posições, ficando em 24° lugar, passando apenas quatro semanas no Top 40. O single foi o 72° mais vendido em 2007 no Reino Unido.

Posição nas paradas
Chart (2007) Maior
posição
União Europeia Europa (Hot 100 Singles)[14] 8
Irlanda (IRMA)[15] 14
Reino Unido (UK Singles Chart)[16] 1
Precessão e sucessão

Precedido por
"Shine" por Take That
Single número um na UK Singles Chart
18 de março de 2007
Sucedido por
"I'm Gonna Be (500 Miles)" por The Proclaimers feat. Brian Potter & Andy Pipkin

Apresentações de Girls Aloud e Sugababes[editar | editar código-fonte]

A canção foi apresentada nos seguintes eventos:

  • Fame Academy (Girls Aloud & Sugababes)
  • Comic Relief 2007 (Girls Aloud & Sugababes)
  • Overloaded: The Singles Tour (apenas as Sugababes)
  • The Sound Of Girls Aloud: The Greatest Hits Tour (apenas as Girls Aloud)
  • Tangled Up Tour (apenas as Girls Aloud)

Referências

  1. Yasui, Todd Allan (17 de setembro de 1987). "Faster Pussycat Scratches". The Washington Post.
  2. Giles, Jeff. «The History of Aerosmith's Funky, Slow-Building Hit 'Walk This Way'». Ultimate Classic Rock (em inglês). Consultado em 3 de novembro de 2019 
  3. 500 canções (em inglês)
  4. Gavin Edwards. «"Walk This Way" Makes 100 Greatest Guitar Songs Of All Time». Rolling Stone. Consultado em 12 de junho de 2008 
  5. Gabriel Pillar Rossi, ed. (2004). «Rock Pesado & Punk». Mundo Estranho apresenta Rock!. São Paulo: Editora Abril. p. 45 
  6. a b c «How Aerosmith Created 'Walk This Way' - WSJ». web.archive.org. 10 de março de 2015. Consultado em 3 de novembro de 2019 
  7. LTD, BubbleUp. «Aero Force One - Login». Aerosmith Official Website (em inglês). Consultado em 3 de novembro de 2019 
  8. «Run-D.M.C. | Biography, Albums, Streaming Links». AllMusic (em inglês). Consultado em 3 de novembro de 2019 
  9. Cheryl Lynette Keyes (2004). University of Illinois Press (ed.). Rap Music And Street Consciousness. p. 80. ISBN 978-0252072017
  10. DMC: The Real Story of Aerosmith + Run-D.M.C.'s 'Walk This Way', consultado em 3 de novembro de 2019 
  11. «Acclaimed Music». www.acclaimedmusic.net. Consultado em 3 de novembro de 2019 
  12. www.allmusic.com
  13. BBC NEWS | Entertainment | Dion sang 'worst ever cover song'
  14. «European Hot 100 - Week of March 31, 2007». Billboard. Nielsen Company. 4 de Abril de 2016. Consultado em 4 de Abril de 2016 
  15. Rastrear Parada: Semana 11, 2007» (em inglês). Irish Singles Chart.
  16. «Official Singles Chart Top 100» (em inglês). Official Charts Company.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Sugababes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.