Zimri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por o chefe da tribo de Simeão morto por fornicar com uma midianita em Peor, veja Zimri (filho de Salu).

Zimri ou Zinri (זמרי) ("louvável") , foi o quinto rei de Israel Setentrional e reinou apenas durante sete dias. Sua história é contada no I Reis no Capítulo 16.

Era um dos comandantes de cavalaria do Rei Elá. Assassinou o rei em Tirza, e sucedeu-lhe como rei. Contudo, Zimri reinou apenas sete dias, porque o exército escolheu Omri como seu rei, e com seu apoio, sitiaram Tirza. Achando sua posição insustentável, Zimri colocou fogo na torre do palácio real e morreu queimado. Omri tornou-se rei único apenas quatro anos após vencer os apoios a favor de Tibni, o outro pretendente ao trono de Israel.

O nome Zimri tornou-se uma alcunha para um traidor que assassina seu rei. Quando Jeú comandou uma revolta sangrenta para executar Jorão, Rei de Israel, e feriu mortalmente Acazias, Rei de Judá, e entrou no Palácio de Jezreel para executar a Jezabel, ela o saudou com as palavras irónicas: "Olá, Zinri, assassino do seu senhor!". (II Reis 9:31).

De acordo com a tradição judaica das datas do Seder Hadorot (סדר הדורות), o Rei Zimri reinou no ano judaico de 3010, correspondente ao ano -750 da era comum.


Precedido por
Elá
Rei de Israel
Jerônimo de Estridão: 946 a.C. [1]
James Ussher: 929 a.C. [2]
Albright: 876 a.C.
Thiele:   885 a.C.
Galil:      884 a.C.
Sucedido por
Onri

Referências

  1. O ano de 946 a.C. corresponde ao primeiro ano do reinado de Ambri em Jerônimo de Estridão, Chronicon [em linha]
  2. James Ussher, The Annals of the World [em linha]