A

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja A (desambiguação).
A a
{{{nomes}}}
A
Sistema de escrita alfabeto latino
Representações alternativas
Alfabeto fonético da OTAN {{{nato}}}
Código Morse {{{Morse}}}
Código internacional de navegação marítima [[Imagem:ICS {{{NATO}}}.svg|50px|borda]]
Telégrafo óptico [[Imagem:Semaphore {{{NATO}}}.svg|50px]]
Braille Ficheiro:Braille A.svg
Alfabeto manual estadunidense

A (chamada á, plural ás, equivalente cirílica а, equivalente grega α, equivalente hiragana , equivalente katakana , equivalente hebraica א, equivalente árabe ) é a primeira letra do alfabeto latino básico, sendo também, com algumas variações de forma, a primeira letra e primeira vogal dos alfabetos de escrita fonética, à exceção do alfabeto etíope.

História

A letra A (ou suas equivalentes) é a primeira letra em quase todo os alfabetos do mundo, com exceção do mongol, tibetano, etíope e outros menos conhecidos. A forma do "A" encontra aparentemente sua origem num hieróglifo (pictografia) egípcio simbolizando uma águia (ahom) na escrita hierática cursiva. Os fenícios renomearam a letra aleph (bovídeo), a partir da semelhança imaginada com a cabeça e os chifres deste animal. No alfabeto grego mais antigo, aleph passa a ser a letra alfa. Em seguida, ela se tornou o A romano, de onde a forma e o valor em geral foram transmitidos aos povos que mais tarde adotaram o alfabeto latino. Representa, entre os povos antigos, um grande poder místico e características mágicas, associadas ao número um. É assim o aleph hebraico, o az dos eslavos e o alfa grego.

Para os cabalistas cristãos, o aleph é um símbolo santificado, representando a Trindade na Unidade, por ser composto por duas letras hebraicas yod, uma voltada para cima e outra invertida, com uma ligação entre elas.[1]

Egípcio   Cretense Aleph fenício A semita Alfa grego A
etrusco
A
romano/cirílico
Beócio
800–700 a.C.
Uncial
grego
Uncial
latino 300 d.C.
Hieróglifo egípcio (bovídeo) Versão recente de Creta da letra "A" Aleph fenício Letra semita "A", versão 1 Alfa grego, versão 1 A etrusco, versão 1 A romano Beócio Uncial grego clássico, versão 1 Uncial latino 300 d.C., versão 1
A cretense Versão fenícia de A A semita, versão 2 Alfa grego, versão 2 A etrusco , versão 2 Latino IV século a.C. Beócio 800 a.C. Uncial grego clássico, versão 2 Uncial latino 300 d.C., versão 2

Por volta de 1500 a.C., os fenícios deram à letra sua forma linear, que serviu de base para as formas mais tardias. O seu nome, provavelmente, corresponderia aproximadamente ao aleph do alfabeto hebreu.

Quando, na Grécia Antiga, se adotou o alfabeto, como não se fazia uso fonético da paragem glotal a que a letra obrigava nas línguas semíticas (e na língua fenícia em particular), a letra passou a designar a vogal [a], mudando-se o seu nome para alfa. Nas mais primitivas inscrições gregas, que datam do século VIII a.C., a letra aparece apoiada verticalmente de um lado, mas no alfabeto grego mais tardio, já tem uma forma semelhante ao a maiúsculo moderno (A), ainda que variantes locais se possam distinguir pelo encurtamento de uma das pernas ou pelo ângulo em que as linhas se cruzam.

Os etruscos levaram o alfabeto grego para a Península Itálica, sem lhe fazer qualquer alteração. Mais tarde, os romanos adotaram o alfabeto etrusco na escrita do latim. A letra resultante foi preservada no moderno alfabeto latino, o alfabeto mais utilizado atualmente.

Fonética e códigos

Consoante a língua em que está sendo utilizada, a letra a pode assumir diversos sons. O som [ə], por exemplo, refere-se aos dois aa da palavra "cada", na pronúncia do português europeu.

O som [a] corresponde ao a de "má".

O som [ã] ao a de lã.

O alfa representa a letra a no Código Internacional de Sinais.

O código ASCII para o a maiúsculo (A) é 65 e para o a minúsculo (a) é 97.

Símbolo de Anarquia

Significados do vocábulo A

Tipografia

Blackletter A
Letra gótica
Uncial A
Uncial
Another Capital A
Outro exemplo de letra gótica
Modern Roman A
Letra romana moderna
Modern Italic A
Letra italiana moderna
Modern Script A
Letra A moderna

Códigos na computação

Caracter A a
Nome Unicode LETRA LATINA A MAIÚSCULA (A) LETRA LATINA A MINÚSCULA (a)
Codificação decimal hexadecimal decimal hexadecimal
Unicode 65 U+0041 97 U+0061
UTF-8 65 41 97 61
Referência de caractere numérico A A a a
Família EBCDIC 193 C1 129 81
ASCII 65 41 97 61

No formato Unicode, a caixa alta para a letra A é U+0041 e para caixa baixa é U+0061.[2]

Uso

O A é a terceira letra mais utilizada na língua inglesa, e a segunda mais usada nas línguas francesa e espanhola. Um estudo concluiu que 90,8% das palavras da língua inglesa têm as, e que este número é de 62,2% para o espanhol e de 39,5% para o francês[3].

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons

Referências

  1. «A». The World Book Encyclopedia. 1. Field Enterprises, Inc. 1956. p. 1 
  2. «Javascript Unicode Chart» (em inglês). Macchiato.com. Consultado em 8 de março de 2009 
  3. «Percentages of Letter frequencies per Thousand words». Starbase.trincoll.edu. Consultado em 1 de maio de 2006