Ampère

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O ampère ou ampere nota 1 (símbolo: A) é uma unidade de medida do Sistema Internacional de Unidades de intensidade de corrente elétrica1 . O nome é uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère (1775-1836).

Definição[editar | editar código-fonte]

Relativo à qualidade, o ampere "é atualmente definido em termos de uma corrente que, se mantida em dois condutores paralelos retos de tamanhos e em posições específicas, irão produzir uma certa quantidade de força magnética entre os condutores".5 Quantitativamente, um ampere é definido como a corrente que produz uma força atrativa de 2 × 10−7 newton por metro de comprimento entre dois condutores retos paralelos de comprimento infinito e secção circular desprezível colocadas a um metro de distância uma da outra no espaço livrenota 2 1 . A definição é baseada na lei de Ampère6

O ampere é uma unidade fundamental do SI, juntamente com o metro, kelvin, segundo, mol, candela e o quilograma: ele é definido sem a referência de quantidade de carga elétrica. É calculado por A=C/s, ou coulomb por segundo.

Esta unidade do Sistema Internacional é nomeada em homenagem a André-Marie Ampère‎. Assim como todas as unidades do SI cujo nome se derivam de nome próprio de uma pessoa, a primeira letra do símbolo é maiúscula (A). Quando uma unidade do SI é escrita, deve-se sempre empregar letras minúsculas (ampere ou ampère), exceto nos casos em que qualquer outra palavra seria escrita com maiúsculas, como no começo de uma frase ou em um título.
Basado em The International System of Units, seção 5.2.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. O nome por extenso da unidade, bem como sua acentuação, varia conforme o idioma. Em inglês, costuma-se grafar ampere sem acentuação,1 enquanto em francês grafa-se ampère.2 Em português, são comuns as as duas formas escritas: no Brasil a notação usual é ampère (conforme Vocabulário Internacional de Metrologia do Inmetro3 e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas), enquanto em Portugal a forma usual é ampere, conforme Vocabulário Internacional de Metrologia do Instituto Português da Qualidade.4
  2. O Escritório Internacional de Pesos e Medidas não distingue vácuo quântico e espaço livre.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]