Potencial escalar magnético

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O potencial escalar magnético, ψ, é uma quantidade no eletromagnetismo clássico análoga ao potencial elétrico. É usado para especificar o campo magnético H [en] nos casos em que não há correntes livres [en], de maneira análoga ao uso do potencial elétrico para determinar o campo elétrico na eletrostática. Um uso importante de ψ é determinar o campo magnético devido a ímãs permanentes quando sua magnetização [en] é conhecida. O potencial é válido em qualquer região com densidade de corrente zero, portanto, se as correntes estiverem confinadas a fios ou superfícies, soluções fragmentadas podem ser unidas para fornecer uma descrição do campo magnético em todos os pontos do espaço.

Potencial escalar magnético[editar | editar código-fonte]

Potencial escalar magnético de ímãs cilíndricos planos codificados como cores de positivo (magenta) a zero (amarelo) a negativo (ciano).

O potencial escalar é uma quantidade útil para descrever o campo magnético, especialmente para ímãs permanentes.

Onde não há corrente livre,

então, se isso ocorrer em um domínio simplesmente conexo, podemos definir um potencial escalar magnético, ψ, como[1]

As dimensões de ψ em unidades de base do S.I. são .

Usando a definição de H:

segue que

Aqui, ∇ ⋅ M atua como a fonte do campo magnético, assim como ∇ ⋅ P atua como a fonte do campo elétrico. Analogamente à carga elétrica ligada, a quantidade

é chamada de densidade de carga magnética ligada. Cargas magnéticas nunca ocorrem isoladas como monopolos magnéticos, mas apenas dentro de dipolos e em ímãs com uma soma total de carga magnética de zero. A energia de uma carga magnética localizada qm em um potencial escalar magnético é

,

e de uma distribuição de densidade de carga magnética ρm no espaço

,

onde µ0 é a permeabilidade do vácuo. Isso é análogo à energia de uma carga elétrica q em um potencial elétrico .

Se houver corrente livre, pode-se subtrair as contribuições de corrente livre pela lei de Biot – Savart a partir do campo magnético total e resolver o restante com o método do potencial escalar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Vanderlinde (2005, pp. 194 – 199)
  • Duffin, W.J. (1980). Electricity and magnetism (em inglês) 4ª ed. [S.l.]: McGraw-Hill. ISBN 007084111X