Amanhecer (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Amanhecer (novela))
Amanhecer
Amanhecer (telenovela)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia, Romance, Suspense
Duração 60 minutos
Criador(es) Tozé Martinho
Elenco Fernanda Serrano
Joaquim Horta
Bárbara Norton de Matos
João Reis
Morais e Castro
Maria José Paschoal
Estrela Novais
Gracinda Nave
Sinde Filipe
Sara Barradas
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 202
Produção
Diretor(es) Hugo de Sousa e Jorge Cardoso
Produtor(es) NBP
Tema de abertura "Meu Amanhecer (Que Me Dá Vida)" - Lara Afonso
Exibição
Emissora original Portugal TVI
Transmissão original 3 de Novembro de 2002 a 7 de Agosto de 2003
Cronologia
Sonhos Traídos
O Teu Olhar

Amanhecer é uma telenovela portuguesa, produzida e exibida pela TVI entre 3 de novembro de 2002 e 7 de agosto de 2003, conta com 202 episódios de produção. Na sua emissão original, substituiu Sonhos Traídos e foi substituída por O Teu Olhar. Da autoria de Tozé Martinho, foi dirigida por Hugo de Sousa e Jorge Cardoso. Aborda temas como a prostituição, a riqueza, a ignorância, a doença, o aborto, o amor puro, a maternidade e a esperança. A telenovela foi um grande sucesso de audiências, atingindo, no último episódio, uma média superior a 50% de share.

Contou com Fernanda Serrano, João Reis, Joaquim Horta, Gracinda Nave, Bárbara Norton de Matos, Morais e Castro, Maria José Paschoal, Sinde Filipe, Tozé Martinho e Rita Salema nos papéis principais da trama.

Foi reposta no canal RTP África, entre 2009 e 2010. Regressou às madrugadas da TVI entre 6 de Janeiro de 2013 e 8 de Maio de 2013, substituindo Mistura Fina e sendo substituída por Deixa-me Amar. Foi transmitida pelo canal TVI Ficção entre 8 de Agosto de 2013 e 16 de Janeiro de 2014. Encontrou-se novamente em reposição nas madrugadas da TVI, entre 2018 e 2019.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história de Amanhecer começa num hospital, com João Santos Semedo (Diogo Martins), que segura o seu irmão Pedro Santos (Manuel Custódia) ao colo... Está claramente nervoso e apreensivo. Finalmente, surge um médico que lhe diz que a mãe, Clara Santos (Gracinda Nave), terá que ficar no hospital. João fica sem palavras. O médico pergunta à criança pelo pai e, ao contrário do que seria esperado, João responde que só o viu duas vezes e que não sabe onde ele está mas que, certamente, a mãe terá o contacto.

É assim que em Mafra, o professor Luís Carlos Semedo (João Reis) recebe o telefonema de um hospital de Lisboa informando-o de que Clara vai ser operada de urgência e que o seu filho João não tem com quem ficar. Um pouco atormentado lá vai, ao encontro de uma grande surpresa... Clara recebe-o já na maca, no Serviço pré-operatório do Hospital. Ela pede-lhe que se ocupe do seu filho pois vai ser operada à cabeça e o pior pode acontecer... Luís Carlos compromete-se a encarregar-se de João, embora mal o conheça...

Já no corredor, Clara levanta um braço indicando que pretende ainda falar uma vez mais com o pai do seu filho. Luís Carlos vai ter com ela. Ela agarra-lhe a mão, pede-lhe que jure que se ocupará de facto do filho e nisto surpreende-o ao dizer-lhe: “Ele não é teu filho!...”

Luís Carlos fica atónito. Nessa noite vai falar com Anabela Gomes (Fernanda Serrano), uma amiga de Clara que é prostituta... Ao vê-la, Luís Carlos fica claramente perturbado com a sua beleza e logo aí se apaixona por ela!

No decorrer da conversa, pergunta-lhe quem é o pai de João e conta-lhe a revelação de Clara. Anabela fica bastante surpresa e diz que não sabe de nada pois Clara sempre lhe disse ser ele o pai de João. Já de saída, Luís Carlos pergunta a Anabela o que é que uma mulher tão bonita faz naquela vida, mas Anabela sai sem lhe responder.

No dia seguinte, no hospital, Luís Carlos é informado pelo médico que, depois da operação, Clara entrou em coma.

A indefinição do estado de saúde de Clara e a terrível revelação que esta lhe fizera levam Luís Carlos a partir para o Douro, sua terra natal e também a de Clara, em busca do verdadeiro pai de João... e também de algumas surpresas e alguns segredos!

Elenco[editar | editar código-fonte]


Participação Especial:


Elenco Infantil:


Elenco Adicional:

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A estreia de Amanhecer a 03 de Novembro (Domingo) foi vista por 3.371.000 espectadores. Em termos médios esta novela registou uma audiência de 15.7% e 40.6% de share ocupando a 1ª posição do top.[1] Amanhecer alcançou uma audiência média de 12.2% e 40.7% de share.[2][3]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.