Belisário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Belisário
David - Belisarius.jpg
Belisário, por Jacques-Louis David, 1781.
Nascimento 505
Morte 565
País Império Bizantino
Batalhas/Guerras Revolta de Nika

Flávio Belisário, em latim Flavius Belisarius, (505565) foi um dos grandes generais do Império Bizantino. Talvez devido à falta de atenção ocidental à história bizantina, este general não é tão famoso quanto Júlio César embora, se não tão bravo, um dos mais bravos comandantes militares da história. Belisário foi, durante o reinado de Justiniano, o principal protagonista nas lutas da expansão do império.

Os seus primeiros êxitos bélicos destacaram-se nas lutas contra os persas (a quem forçou a assinar uma "Paz Eterna" depois de décadas de guerra com o Oriente Próximo) e ao sufocar uma sublevação em Constantinopla que ameaçou destronar o imperador no ano 532, a Revolta de Nika. Posteriormente, com 15.000 homens, conquistou o reino vândalo no norte da África, aprisionando o seu último rei, Gelimero. Desde lá, tomou a Sicília e passou para a península Itálica, então sob domínio ostrogodo, onde iniciou uma expedição para Norte, ocupando Ravena e aprisionando o rei Vitige.

Numa segunda expedição em 548, Belisário conquistou Roma, que permaneceu em poder bizantino durante décadas. No seu regresso a Constantinopla, recebeu o título magister militum per Oriente e nesse cargo ocupou-se de defender a capital do Império contra um ataque que as fontes bizantinas definiram como hunos no ano 559 – na realidade tratava-se de uma coalizão de povos eslavos e búlgaros.

Em 562 foi acusado de participar numa conspiração contra Justiniano, sendo aprisionado. Seria libertado no ano seguinte. Uma lenda, já provada como falsa, afirma que Justiniano ordenou cegá-lo.

Belisário faleceu em 565, pobre. Foi retratado pelo pintor francês Jacques-Louis David pelo menos em dois quadros.

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Belisário

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.