By the Way

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
By the Way
Álbum de estúdio de Red Hot Chili Peppers
Lançamento 9 de julho de 2002
Gravação Novembro de 2001 a Maio de 2002 em Cello Studios, Chateau Marmont em Los Angeles, California
Gênero(s) Rock alternativo, funk rock
Duração 68:46
Gravadora(s) Warner Music
Produção Rick Rubin, Michael Beinhorn (faixa 12 apenas)
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Red Hot Chili Peppers
Último
Último
Californication
(1999)
Greatest Hits
(2004)
Próximo
Próximo
Singles de By The Way
  1. "By The Way"
    Lançamento: 10 de Junho de 2002
  2. "The Zephyr Song"
    Lançamento: 17 de Agosto de 2002
  3. "Can't Stop"
    Lançamento: 24 de Janeiro de 2003
  4. "Dosed"
    Lançamento: 19 de Maio de 2003 (single promocional)
  5. "Universally Speaking"
    Lançamento: 15 de Julho de 2003
  6. "Midnight"
    Lançamento: 21 de outubro de 2002
  7. "Venice Queen"
    Lançamento: 15 de abril de 2002
  8. "I Could Die For You"
    Lançamento: 30 de setembro de 2002

By the Way é o oitavo álbum de estúdio da banda Red Hot Chili Peppers. Foi lançado em 09 de julho de 2002 pela Warner Bros Records. Ele vendeu mais de 286.000 cópias na primeira semana, só nos EUA e chegou ao número dois no Billboard 200. Os singles do álbum foram "By the Way", "The Zephyr Song", "Can't Stop", "Dosed", "Universally Speaking", "I Could Die For You", "Midnight" e "Venice Queen".

By the Way teve uma boa recepção da critica, e é reconhecido pelas canções melódicas e suaves. O álbum vendeu 1.8 milhões de cópias em sua primeira semana, sendo 281,948 cópias nos Estados Unidos. Ao total já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

Escrita e composição[editar | editar código-fonte]

No álbum, John Frusciante teve uma grande participação em melodias com uma sonoridade emocional e comovente em toda a gravação. Também participou em grande parte do som do baixo, o que fez com que Flea achasse que seu poder na banda estivesse diminuindo. Kiedis foi influenciado musicalmente pelo amor e sua namorada. As músicas do álbum, como "By the Way", "I Could Die for You", "Midnight", "Dosed", "Warm Tape ", todas tiveram influência do amor. O tema das drogas também desempenhou um papel integral nas músicas escritas por Kiedis. Faixas como "This Is the Place"e "Don't Forget Me", expressam o seu desagrado intenso dos entorpecentes e os efeitos nocivos físicos e emocionais que lhe causaram. Ele referiu-se ao guitarrista Hillel Slovak em "This Is the Place", descrevendo como o uso de drogas o obrigou a faltar ao funeral: "On the day my best friend died/I could not get my copper clean". "Venice Queen" foi composta por Kiedis em homenagem a sua terapeuta Gloria Scott que ele conheceu durante uma reabilitação de drogas e que morreu logo depois que ele comprou-lhe uma casa em Venice Beach, Califórnia. Ele lamentou essa morte: "We all want to tell her/Tell her that we love her/Venice gets a queen/Best I've ever seen."

By the Way é diferente de estilos anteriores da banda, contendo mesmo assim algumas canções funk. "Can't Stop" e a faixa-título foram as únicas músicas com o antigo estilo do Red Hot Chili Peppers. Throw Away your Television continha uma linha de baixo orientada pelo funk, porém com influência de rock experimental, devido ao uso pesado de distorção ao longo do verso e refrão. "Cabron" é tocada inteiramente no violão e tem influências latinas."Tear" e "Warm Tape" foram mais baseadas no teclado do que na guitarra ou no baixo.

Tecnicamente, Red Hot Chili Peppers empregou em By the Way dispositivos para distorcer e alterar seqüências de guitarra e vocal. "Don't Forget Me" utiliza o Wah-wah, ecoando técnicas para transmitir uma atmosfera emotiva, enquanto Frusciante usa um Big Muff para os solos de "Minor Thing" . Os Backing Vocals de Frusciante, apesar de presentes em Californication, tornaram-se dominantes em By The Way, aparecendo em quase todas as faixas.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Sentindo extremamente confiante em seu álbum, o Red Hot Chili Peppers emitiu um comunicado dizendo que a música neste disco tem expandido seu espaço e os fez maiores. Chad Smith comentou que por sinal é um álbum muito dinâmico, rico e exuberante. Provavelmente, o melhor albúm da banda. A Warner Bros Records promoveu fortemente o álbum nos meses anteriores ao lançamento do disco em 2002, especialmente para o mercado online, a fim de orientar as pessoas não fizessem downloads ilegais. A gravadora implementou uma campanha de "Uma Canção Um Dia". Este programa, iniciado em 21 de junho, teve como objetivo exibir uma música por dia até que o álbum for lançado. Mais de 150 estações de rádio participaram da divulgação do material novo da banda, juntamente com a MTV, VH1 e o iTunes, bem como as empresas de telefonia celular.

By the Way foi lançado em CD e LP em 09 de julho de 2002, sob o selo da Warner Bros, vendendo 281.948 cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana e 1,8 milhões em todo o mundo. Foi certificado ouro apenas alguns meses depois, em 26 de outubro de 2002..[1] [2] Cinco singles foram liberados a partir dele, dos quais a faixa-título "By the Way" foi o maior sucesso, alcançando a posição # 2 nas paradas do Reino Unido e # 1 na Billboard rock. Embora o álbum vendesse menos cópias do que Californication, By the Way conseguiu pico na posição # 2 na Billboard 200,[3] [4] um ponto mais elevado do que Californication. Em todo o mundo, o álbum estreou no número um no Reino Unido,[5] Suíça, Nova Zelândia, Áustria e Suécia;[6] e número dois na França.[6]

By the Way tour[editar | editar código-fonte]

Flea ainda estava chateado com os problemas que teve com John durante as gravações do álbum. Flea sentia que John estava tentando assumir o controle da banda e que ele já não podia expressar-se no contexto da banda.Com os seus problemas resolvidos, a banda lançou sua turnê para divulgar o álbum em New York City's Ellis Island, patrocinado pela rádio K-Rock, o evento foi intitulado de "Pep Rally", onde tocaram para vencedores de concurso. O local foi escolhido a fim de revigorar a baixa de Manhattan após os Ataques de 11 de setembro de 2001 e todos os recursos foram doados a organizações de caridade pertinentes. Imediatamente após isto, os Chili Peppers embarcaram em uma turnê mundial para divulgar o álbum. Começando na Europa, eles também tocaram em eventos como o Fuji Rock Festival. A banda culminou sua parte europeia da turnê, em fevereiro de 2003, e começou a dos Estados Unidos em 01 de maio.[7] Os Chili Peppers tocaram no Madison Square Garden, em Nova York, em 03 de junho de 2003 para uma multidão com ingressos esgotados e com uma resposta entusiástica por parte dos críticos. A turnê nos EUA terminou em 21 de junho;. a banda deu uma pequena pausa antes de tocar no Slane Castle, em 23 de agosto, para uma multidão de mais de 80.000[8] que se chamou Live at Slane Castle, o resultado do show, se tornaria o segundo DVD ao vivo do Red Hot Chili Peppers depois de Off the map.

Após várias apresentações no Japão e Austrália, o Red Hot Chili Peppers tinha previsto três noites no Hyde Park de Londres. Mais de 240 mil ingressos foram vendidos em poucas horas, com cerca de 80 mil pessoas indo a cada show em 19, 20 e 25 de junho, respectivamente.[9] Tornou-se o concerto de maior bilheteria em um local único na história, acumulando um número estimado de 17 milhões de dólares de receita bruta.[9] Devido ao sucesso dos três shows, a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo Live in Hyde Park. Mais tarde naquele ano, os Chili Peppers tocaram em 2004 na Convenção Nacional Democrata, em apoio das suas convicções políticas. Finalmente, eles tocaram no Rock am Ring Festival em uma das últimas apresentações da turnê By The Way.

Capa[editar | editar código-fonte]

Todas as direções pinturas, fotografia e arte é creditado ao Julian Schnabel e Red Hot Chili Peppers. A mulher na capa de By the Way é Stella Schnabel, filha de Julian Schnabel e então namorada de Frusciante.[10] [11] Ele também preparou a capa de singles do álbum.

Elogios[editar | editar código-fonte]

A informação relativa elogios atribuídos a By the Way é uma adaptação da AcclaimedMusic.net.[12]

Publicação País Elogio Ano Rank
Q Magazine Reino Unido Top 20 dos álbuns da vida da Q (1986–2006)[13] 2006 16
Q Magazine Reino Unido A coleção Ultimate Music[14] 2005 *
Rolling Stone Alemanha Os 100 melhores álbuns desde outono de 1994[15] 2003 71
Rolling Stone Alemanha Os 500 melhores álbuns de sempre[16] 2004 304

(*) designa listas não ordenadas.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas escritas e compostas por Red Hot Chili Peppers (Anthony Kiedis, Flea, John Frusciante e Chad Smith).

N.º Título Duração
1. "By the Way"   3:37
2. "Universally Speaking"   4:19
3. "This Is the Place"   4:17
4. "Dosed"   5:12
5. "Don't Forget Me"   4:37
6. "The Zephyr Song"   3:52
7. "Can't Stop"   4:29
8. "I Could Die For You"   3:13
9. "Midnight"   4:55
10. "Throw Away Your Television"   3:44
11. "Cabron"   3:38
12. "Tear"   5:17
13. "On Mercury"   3:28
14. "Minor Thing"   3:37
15. "Warm Tape"   4:16
16. "Venice Queen"   6:07

B-sides[editar | editar código-fonte]

Música Duração Lançamento
"Time" 3:47 B-side de "By the Way"
"Teenager In Love" 3:01 B-side de "By the Way"
"Body of Water" 4:41 B-side de "The Zephyr Song"
"Someone" 3:24 B-side de "The Zephyr Song"
"Out of Range" 3:58 B-side de "The Zephyr Song"
"Rivers of Avalon" 3:39 B-side de "The Zephyr Song"
"Slowly Deeply" 2:38 B-side de "Universally Speaking"
"Eskimo" 5:31 B-side de "Fortune Faded"
"Runaway" 4:30 B-side de "Dosed"
"Bicycle Song" 3:23 B-side de "Venice Queen"

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Canção Posições nos gráficos
Billboard Hot 100 [17] Alt.
Songs
US Mainstream Rock UK Top 40
2002 "By the Way" 34 1 1 2
"The Zephyr Song" 49 6 14 11
2003 "Can't Stop" 57 1 15 22
"Dosed" - 13 - -
"Universally Speaking" - - - 27

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gold and Platinum: Diamond Awards Recording Industry Association of America (RIAA) (undated).
  2. Gold and Platinum: Searchable Database RIAA (undated). Visitado em 12-05-2011.
  3. Artist Chart History - Red Hot Chili Peppers Billboard. Visitado em 12-05-11. Cópia arquivada em May 6, 2006.
  4. Red Hot Chili Peppers Charting Allmusic. Visitado em 12-05-11.
  5. By the Way UK Charting Every Hit. Visitado em 12-05-11.
  6. a b Red Hot Chili Peppers Europe Charting Charts.org. Visitado em 12-05-11.
  7. Zahlaway, Jon (February 11, 2003). Red Hot Chili Peppers plot first U.S. dates behind By the Way LiveDaily. Visitado em 12-05-2011.
  8. Live At Slane Castle Play.com. Visitado em 12-05-2011.
  9. a b Red Hot Chili Peppers Set World Record at London Hyde Park RHCPnews.com (2004-07-14). Visitado em 12-05-2011.
  10. By the Way booklet, and liner notes
  11. John Frusciante Bio & Information NNDB. Visitado em 2007-07-26.
  12. By the Way accolades Acclaimed Music. Visitado em 2007-07-22.
  13. 20 Albums And Singles Top 20 Albums from the Lifetime of Q Q Magazine. Visitado em 2007-07-21.
  14. Ultimate Music Collection Q Magazine. Visitado em 2007-07-21.
  15. The 100 Best Albums Since Autumn 1994 Rolling Stone Germany. Visitado em 2007-07-21.
  16. 500 Greatest Albums of All Time Rolling Stone Germany. Visitado em 2007-06-05.
  17. Red Hot Chili Peppers single chart history Billboard. Visitado em 2007-04-20.