Campeonato da Europa de Nações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Campeonato da Europa de Nações
Dados
Países participantes 50 países
Entidade responsável Associação Europeia de Atletismo
◄◄ Taça da Europa (atletismo) {{{evento}}} Campeonato da Europa de Nações 2013 ►►

O Campeonato da Europa de Nações é uma competição de atletismo onde, num total de quatro divisões ou ligas, participam diferentes países da Europa. É a sucessora da finda Taça da Europa.

História[editar | editar código-fonte]

A ideia da Taça foi desenvolvida por Bruno Zauli, presidente do Comité Europeu da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, International Association of Athletics Federations), pretendendo-se criar uma competição onde todas estas pudessem defrontar-se numa série de provas de atletismo. Embora Zauli tenha morrido escassos meses antes do lançamento da primeira Taça, a competição não mais deixou de se fortalecer.

Em 2008 decidiu-se modificar a competição, adoptando um formato novo. Existem agora quatro divisões ou ligas, compostas por 20 provas masculinas e igualmente 20 provas femininas. A Super Liga e a Primeira Liga contam, cada uma, com doze equipas nacionais; enquanto na Segunda e a Terceira Ligas encontramos oito e, catorze equipas, respectivamente. A classificação de cada equipa é apurada pela combinação dos pontos obtidos pelos atletas de ambos os sexos, ao invés de se individualizarem as competições masculina e feminina.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]