Cariama cristata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde abril de 2011). Ajude e colabore com a tradução.
Como ler uma caixa taxonómicaCariama cristata
Perto de Avaré no sudeste do Brasil.

Perto de Avaré no sudeste do Brasil.
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Subclasse: Neornithes
Infraclasse: Neognathae
Superordem: Neoaves
Ordem: Cariamae
Família: Cariamidae
Género: Cariama
(Brisson, 1760)
Espécie: C. cristata
Nome binomial
Cariama cristata
(Linnaeus, 1766)

A Cariama cristata é uma ave predadora terrestre da família das seriemas (Cariamidae), incluída antes na ordem "Gruiformes" mas cada vez mais colocada em uma ordem distinta - Cariamae (juntamente com três famílias extintas). A Cariama cristata habita desde o Uruguai e os campos do sul do Brasil até o Cerrado, o Pantanal e o sul da Amazônia e atinge também o norte da Argentina. A sua área de ocorrência é estimada em 5,9 milhões de km². A espécie está ausente da Mata Atlântica e das terras altas do planalto ao longo do litoral do Brasil.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Cariama cristata

Tem 75–90 cm de comprimento, com pescoço, cauda e pernas razoavelmente longos. A plumagem é marrom médio, com manchas pretas em cima, marrom claro na cabeça, no pescoço e no peito e branca na barriga. A cauda tem uma faixa preta perto da ponta, que é branca. O bico e as patas são vermelhos e os olhos amarelos. Da base do bico emergem penas suaves que dão forma a um penacho em forma de leque.

Muitas características são compartilhadas com a Chunga burmeisteri, o único outro membro vivo da família. O canto é descrito como "um cruzamento entre o latido "serrilhado" de um cão jovem e o cacarejar de perus". Na parte mais alta da música, a ave dobra o pescoço, de modo que a cabeça toca as costas. Ambos os membros de um par, assim como os jovens até a idade de duas semanas, cantam. Por vezes, um membro da família começa uma música apenas quando um outro termina, ou cantam dois ao mesmo tempo. A canção pode ser ouvida por vários quilômetros de distância. No Parque Nacional das Emas, em 1981-1982, os observadores ouviam frequentemente quatro Cariama cristata ou grupos cantando ao mesmo tempo.

Referências