Carlos IV do Sacro Império Romano-Germânico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos IV
Sacro Imperador Romano-Germânico

Carlos IV
Nascimento 14 de maio de 1316
  Praga
Morte 29 de novembro de 1378 (62 anos)
  Praga
Branca de Valois
Ana da Baviera
Ana de Swidnica
Isabel da Pomerânia
Casa Luxemburgo
Pai João I da Boêmia
Mãe Isabel da Boêmia
Título(s) Rei da Boêmia, Conde do Luxemburgo, Rei da Itália, Rei da Burgundia

Carlos IV do Luxemburgo (Praga, 1316 - 1378) foi o filho mais velho e herdeiro de João I do Luxemburgo e neto do imperador Henrique VII. Com a morte do seu pai em 1346 na Batalha de Crécy, Carlos herdou o Condado do Luxemburgo e o Reino da Itália e tornou-se rei da Boémia (2 de setembro de 1347). No mesmo ano, tornou-se rei dos romanos com o apoio do papa Clemente VI. Em 1355, torna-se imperador em Roma. No ano de 1356, através da Bula Dourada, fixou a constituição do Sacro Império Romano-Germânico. Criou a Universidade de Praga, a primeira da Europa Central.

Vida

Nascido em Praga como Wenceslaus (Václav), mais tarde escolheu o nome de Carlos após uma ida à França, na corte de seu tio, Carlos IV da França, onde permaneceu sete anos.

Carlos recebeu uma educação francesa e tornou-se fluente em cinco línguas: Latim, Checo, Alemão, Francês e Italiano. Em 1331 ganhou alguma experiência de guerra com seu pai na Itália. A partir de 1333, administrou as terras da coroa da Boêmia devido à frequente ausência de seu pai e mais tarde pela sua visão em deterioração. Em 1334, foi nomeado marquês da Morávia, um título tradicional para os herdeiros da coroa. Dois anos mais tarde tomou o governo de Tirol em nome de seu irmão João Henrique, e em breve tornou-se ativo na luta pela posse do condado.

Ver também

Precedido por
João, o Cego
conde de Luxemburgo

Sucedido por
Venceslau I
Precedido por
João, o Cego
rei da Boêmia

1346 - 1378
Sucedido por
Venceslau IV
Precedido por
Luís IV
Sacro Imperador Romano-Germânico

Sucedido por
Sigismundo


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carlos IV do Sacro Império Romano-Germânico