Comunicação audiovisual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Comunicação audiovisual é todo meio de comunicação expresso com a utilização conjunta de componentes visuais (signos, imagens, desenhos, gráficos etc.) e sonoros (voz, música, ruído, efeitos sonoros etc.), ou seja, tudo que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido. A linguagem audiovisual é resultante de três linguagens: a linguagem sonora, linguagem visual e linguagem verbal, que juntas transmitem uma mensagem.

O curso de graduação que tem como foco o ensino aprofundado em comunicação audiovisual é mais conhecido no Brasil por Rádio e TV, mas pode receber nomes distintos dependendo da Universidade ou Faculdade em questão. Alguns destes nomes podendo ser: Rádio, TV e Internet, Audiovisual, Imagem e Som, Midialogia. Neste tipo de curso se desenvolve a base técnica e teórica para exercer as principais funções no audiovisual como direção, montagem, edição, roteirização, fotografia e sonorização.

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, a Internet passou a ser um veículo importantíssimo para o audiovisual, por isso os cursos estão se atualizando e focando não só em rádio e TV, mas também em produções voltadas para a Internet.

As principais diferenças entre os cursos de comunicação audiovisual geralmente dizem respeito à especialização. Assim, cursos que levam o nome de "Cinema" estudam também a comunicação audiovisual, mas têm como foco o veículo Cinema, bem como o curso de Rádio e TV têm os veículos homônimos como foco.

Ícone de esboço Este artigo sobre comunicação é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.