Ecunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ekunha)
Ecunha


Igreja Católica do Bom Regresso, em Ecunha, em 2010.
Província Huambo
Características geográficas
Área 1 677 km²
População 92 000 hab.
Densidade 55 hab./km²

Projecto Angola  • Portal de Angola

Ecunha, também grafada como Ekunha, é uma cidade e município da província do Huambo, em Angola.

Tem 1 677 km² e cerca de 92 mil habitantes. O município da Ecunha localiza-se na parte central da província do Huambo tendo como limites a norte os municípios de Londuimbale e Bailundo, a leste o município de Huambo, a sul o município de Caála, e a oeste os municípios de Longonjo e Ucuma.[1]

O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Ecunha, e pela comuna de Quipeio.[2]

Forma com a cidade do Huambo e com a cidade de Caála uma grande área conurbada, a virtual Região Metropolitana do Huambo.[3]

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município é habitado por três grupos étnicos, os huambos, bailundos e sambos, com pequenas comunidades de ganguelas e chócues.

O clima é do tipo temperado, com inverno seco e verão chuvoso com precipitação média anual na ordem dos 1.400mm e temperatura média anual é de 19,6°C. Os tipos de solos predominantes são os paraferralítico e ferralítico.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Geohive [1]
  2. Comunas. Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado. 2018.
  3. Estratégia de Desenvolvimento Territorial da ELP Angola 2025. in: Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022. Luanda: República de Angola/Ministério da Economia e Planeamento, Abril de 2018.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado ao projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.